O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

VARIEDADES - Casa do Escritor é novo espaço da Academia Içarense de Letras e Artes

Um espaço aconchegante, histórico e que inspira cultura é o novo ponto de encontro para os vinte e três acadêmicos içarenses de Letras e Artes, inaugurado sexta-feira, no Centro de Içara.

No dia 14 de agosto, sexta-feira, ocorreu a inauguração do novo local de encontro dos membros da Academia Içarense de Letras e Artes (AILA).

As reuniões agora vão acontecer na antiga residência de Melchíades Bonifácio Espíndola, localizada na Rua Coronel Marcos Rovaris, n° 87, Centro de Içara, no segundo piso do Da Vó Café.

A casa é uma das poucas remanescentes em Içara, com cerca de 80 anos de idade (Içara ainda está prestes a completar 50 anos).

Segundo a presidente da AILA, Sônia Therezinha Ribeiro Batista, a construção continuará de pé pelo menos por um ano, após isso, é possível que ela seja demolida para a construção de um shopping center, que está em estudo.

O local possui dois pequenos cômodos sem muita mobília, mas muito aconchegantes e propícios para o desenvolvimento das reuniões da academia.

Antes deste local, os acadêmicos se reuniam na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, onde têm um espaço reservado durante todas as segundas sextas-feiras de cada mês.

“O problema é que era um espaço muito amplo e propício à distrações. Já aqui, por ser um local menor e sem trânsito de outras pessoas, nós podemos nos concentrar no foco da reunião”, explica Sônia.

A saber, os objetivos das reuniões são justamente debater ideias e apresentar as obras de cada um, tais como poemas, histórias, crônicas, contos, pesquisas, teatros, corais, etc.

Nomeada “Casa do Escritor”, o ambiente sediará a partir de então os encontros da AILA, sendo que o próximo será no dia 11 de setembro, às 19h30min.

De acordo com a presidente, as reuniões podem ser visitadas por não-acadêmicos, desde que avisem com antecedência pelo telefone da presidente: (48) 3432-2308.

A ex-presidente da AILA, Elza de Mello Fernandes (colunista semanal do Jornal Içarense), diz que mais do que reuniões, os “sonhadores - pois antes de escritores, somos primeiramente sonhadores”, segundo ela - precisam de convivência, pois não basta apenas se reunir e conversar, mas praticar atividades, tanto na área da literatura quanto na área das artes.

Assim, um dos cômodos do novo local será destinado à Biblioteca da Casa do Escritor, reunindo as obras de todos os acadêmicos da AILA.

“Queremos deixar para as próximas gerações uma forte Casa do Escritor, mesmo que o local mude”, conta Elza de Mello.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Viatura da PM de Barra Velha é incendiada

Domingo a noite, foi ateado fogo em uma viatura da Polícia Militar, habilitada no posto de Barra Velha, localidade do Distrito Balneário Rincão, período em que os soldados não fazem Plantão.

Por volta das 22h deste domingo, dia 16 de agosto, foi incendiado a viatura Corsa placas MEP-0602, da Polícia Militar do posto policial de Barra Velha, localidade do Distrito Balneário Rincão.

O veículo estava estacionado na garagem do posto policial, por ser um período em que não há plantão no local, segundo o soldado da PM, Claudecir Alves, responsável pela unidade.

De acordo com ele, há suspeita de que um ou mais envolvidos no incêndio criminoso façam parte de um grupo de motociclistas que tiveram recentemente as motos apreendidas por apresentarem irregularidades. “Na garagem encontramos garrafas de álcool, além de vários palitos de fósforos sobre o capô do veículo”, explica.

A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local, já o Policiamento Ostensivo Velado (P2), da PM, está colhendo mais informações que levem a prisão dos incêndiários.

O incêndio foi percebido por vizinhos do posto, que trataram de apagar as chamas e acionar a polícia.

O fogo atingiu o pneu dianteiro e os para-choques dianteiro e esquerdo do Corsa da PM.

Os turnos dos policiais ocorre de segunda à sexta-feira, um policial fica durante o dia e outro à noite, alternando às 19h. No sábado à noite, não há plantão e o carro ficava estacionado na garagem. No domingo, seriam feitas rondas com o veículo.

Fotos: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Quatro suspeitos de vírus H1N1 em Içara

É importante lembrar aos içarenses que, em Içara, não há ainda nenhum caso confirmado de Gripe A, que é causada pelo vírus Influenza H1N1.

Entretanto, atualmente há quatro casos de suspeita no município, todos internados no Hospital São Donato (HSD).

Três dos quatro casos são de içarenses, um menino de 1 ano de idade, um garoto de 8 anos e uma mulher de 34 anos.

A quarta suspeita é um menino também de 1 ano de idade, de Criciúma, segundo informações da administração do hospital de Içara. Todos eles apresentam os sintomas da nova gripe, tais como, febre alta, dores de garganta e de cabeça e tosse.

Segundo a diretora do Hospital São Donato, Morgana Zock, a criança criciumense está internada em Içara, pois não havia leitos disponíveis em Criciúma. “Isso é algo que ocorre sempre, recebemos crianças do Hospital Santa Catarina frequentemente”, conta.

Segundo informações do Pronto Socorro do Hospital Santa Catarina, o menino foi atendido no sábado, mas como o caso dele não era tão grave, pode ser encaminhado à internação de um hospital da região.

Geralmente, os hospitais mais próximos são escolhidos, mas o Hospital São José (HSJ) e São João Batista (HSJB), de Criciúma, estavam com os leitos todos ocupados, sendo que o hospital de Içara era o mais próximo com leito disponível.

Segundo o secretário de saúde de Criciúma, Paulo Conti, há dois pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HSJB e cinco internados na clínica, além de 16 pacientes internados no HSJ e mais cinco na UTI, todos com suspeitas de ter o vírus.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Começa o recadastramento para o benefício do FGTS

Vítimas das enchentes no início do ano, em Içara, devem fazer o cadastramento para receberem o benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, segundo tabela de dias e horários.

Dezenas de pessoas acordaram cedo e formaram fila para se cadastrar e obter o direito ao recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em Içara. Até o dia 28 de agosto, moradores dos bairros atingidos pelas fortes chuvas do final do ano passado podem se cadastrar para receber o benefício.

O cadastro está sendo realizado em parceria entre a Administração Municipal de Içara e a Caixa Econômica Federal.

De acordo com o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) foram atingidas, em Içara, mais de sete mil pessoas em 13 localidades e todos os moradores têm direito a receber o FGTS. Barra Velha, Esplanada, Jussara, Balneário Rincão, Marili, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Silvana, Pedreira, Vila Nova, Jaqueline, Loteamento Antônio Lima, Rio Acima e Urussanga Velha são os bairros beneficiados.

O cadastramento deve ser feito na Rua Marcos Rovaris, 3019, ao lado da Câmara de Vereadores, das 9h às 17h. Até quarta-feira, podem se cadastrar os moradores nascidos entre os meses de janeiro e abril.

De 20 a 21 de agosto, cadastram-se os nascidos nos meses de maio e junho. Os nascidos entre julho e outubro podem se cadastrar nos dias 24 a 26 de agosto. Para quem nasceu entre novembro e dezembro, o cadastro deve ser feito nos dias 27 e 28 de agosto.

A liberação dos recursos começa a ser feita a partir de 14 de setembro, também diferenciada por datas de nascimento.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PT denuncia gastos de Câmara de Içara ao Ministério Público

A compra de condicionadores de ar em outra cidade e as despesas com a futura sede da Câmara de Içara e com a provisória, simultaneamente, levaram o PT a fazer denúncia ao Ministério Público (MP).

A presidente petista, Maria Canever da Silva, diz que querem fiscalizar e provocar o MP a apurar se há ilicitude nos gastos da Casa. “Devido as acusações veículadas pela mídia e as afirmações do presidente do Legislativo pedimos que o órgão competente avalie se há ação ílicita”, explica Maria. A líder afirma que o PT tem feito proposições para contribuir com a Administração Municipal, como o pedido de Audiência com o prefeito para tratar da Farmácia Popular.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Acirton Costa (PMDB), esclarece que o departamento Jurídico da Casa vai encaminhar ao MP toda a documentação que comprova que as denúncias são improcedentes. “Todos os nossos atos estão dentro da lei; os documentos que provam isso estão à disposição de todos que quiserem verificar”, se defende o peemedebista.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Reunião na Câmara de Içara fixa prazo para adequação de agências bancárias

As agências bancárias do município têm até 31 de dezembro para se adequar a Lei Municipal 2013/04 que visa a instalações de senhas, assentos e mais caixas, para atender bem aos clientes.

Gerentes de agências bancárias de Içara se reuniram, segunda-feira, com os vereadores Osmar Manuel dos Santos, Itamar da Silva, Joacir Domingos Pereira e Darlan Carpes, todos do PP, Geraldo Baldissera, do PDT, e André Jucoski, do PSDB, para discutirem cumprimento da Lei Municipal n°. 2013/04. No encontro foi acordado adequação e organização dos bancos até 31 de dezembro.

Compareceram no Plenarinho Adão dos Santos Moreira os gerentes das seguintes agências: Banco do Brasil - Olacir Restelatto, Itaú - Jaime Constâncio, Bradesco - Richard Lavina, Besc - Diego Citadini, Credija - Fábio Tomaz Santinoni e o Coordenador do Procon em Içara, Giovani Martins da Silva.

O dirigente do Procon disse que irão fiscalizar, notificar e multar agências, que não atendam às exigências até a data acordada.

Silva e Santos citaram itens da lei estadual e municipal sobre atendimento ao público nas agências bancárias para cumprimento e adequação das mesmas.

Cada agência precisa ter um relógio registrando o tempo de espera, na frente do caixa, e informações sobre a legislação e Procon visíveis aos clientes; além de aparelho telefônico acessível para possíveis reclamações ao órgão competente.

Precisam ainda ter banheiros sanitários para a clientela, assentos e distribuição de senha com data e hora.

Para o gerente do Itaú, “todo processo de melhoria tem significado, nosso objetivo é satisfação do cliente içarense”.

Gerentes vão adequar agências no prazo combinado, de acordo com regulamentos de cada Banco, e disseram que dias de pico (tempo maior de espera) é excessão.

Para o autor do requerimento, vereador Osmar Manoel dos Santos, o encontro foi produtivo. “Os Bancos se comprometeram em fazer em um tempo mais rápido possível, as melhorias necessárias para atender melhor os clientes, conforme a lei”; enfatizou.

Fotos: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Espada de Dâmocles

Você, leitora e leitor, já ouviram a expressão: “estar sob a espada de Dâmocles”? Ela significa um momento muito difícil na vida de uma pessoa, de uma cidade, de uma nação. Significa que está na hora de se tomar decisões arrojadas, que exigirão coragem. Pois, só para matar curiosidade de alguns, conto donde surgiu a expressão.

Antes do Cristo, havia na Sicília uma cidade-estado chamada Siracusa, que era governada por um Rei muito rico chamado Dionísio, o Velho. O homem vivia em um palácio de causar inveja a outros reis. Havia grande criadagem que lhe supria todas as vontades, e suas palavras eram cumpridas à risca. Muitas pessoas invejavam a vida de Dionísio, dentre estas, Dâmocles, um dos conselheiros e amigo do Rei que vivia dizendo:

- Que sorte a sua! Você tem tudo que se pode desejar. Só pode ser o homem mais feliz do mundo!

Dionísio foi ficando cansado de ouvir isso, até que um dia propôs a troca das funções, por um dia apenas. E então, no dia seguinte, Dâmocles foi levado ao palácio e todos os criados reais lhe puseram na cabeça a coroa de ouro. Ele sentou-se à mesa na sala de banquetes e foi-lhe servida lauta refeição. Havia vinhos requintados, raros perfumes, lindas flores e música maravilhosa. Recostou-se em almofadas macias. Sentiu-se o homem mais feliz do mundo.

- Ah, isso é que é vida! - confessou a Dionísio, que se encontrava sentado à mesa, na outra extremidade. - Nunca me diverti tanto.

De repente Dâmocles enrijeceu. O sorriso fugiu-lhe dos lábios e o rosto empalideceu. Suas mãos tremeram. Esqueceu-se da comida, do vinho, da música. Só quis saber de ir embora dali, pois havia observado que pendia bem acima de sua cabeça uma espada, presa ao teto por um único fio de crina de cavalo. A lâmina brilhava, apontando diretamente para seus olhos. Ele foi se levantando, pronto para sair correndo, mas deteve-se temendo que um movimento brusco pudesse arrebentar aquele fiozinho fino e fizesse com que a espada lhe caísse em cima. Ficou paralisado, preso ao assento.

- O que foi meu amigo? - perguntou Dionísio - Parece que você perdeu o apetite.

- Essa espada! Essa espada! - disse o outro, num sussurro - Você não está vendo?

- É claro que estou. Vejo-a todos os dias. Está sempre pendendo sobre minha cabeça e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa partir o fio. Um dos meus conselheiros pode ficar enciumado do meu poder e tentar me matar. As pessoas podem espalhar mentiras a meu respeito, para jogar o povo contra mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para tomar-me o trono. Ou então, posso tomar uma decisão errônea que leve à minha derrocada. Quem quer ser Rei precisa estar disposto a aceitar esses riscos. Eles vêm junto com o poder, percebe?

Só aí Dâmocles percebeu que a prosperidade do Rei tinha um preço, o das decisões difíceis.

Está mais do que na hora, Içarenses, de tomarmos as decisões corajosas sobre nossa relação com as coisas e pessoas à nossa volta. Você está tendo a rua lajotada, mas percebe que dois ou três estão se movimentando para conseguir “benesses” malandras, lute contra. Você pertence a uma associação, a uma cooperativa, a uma entidade qualquer e percebe a desconstrução desse organismo por meia dúzia, lute contra. Você é eleitor de político que descumpre os postulados éticos do partido que o elegeu, que descumpre promessas, lute contra.

Lutar contra é uma decisão difícil, porque implica em ser alvo da maldade, da traição, da corrupção, mas é melhor, muito melhor do que ficar nos bares, nos cantos de sala, aos sussurros, falando que em Içara só tem ladrão, que ali-babá, aqui, teria de fazer concurso, ou projeto de lei, para selecionar seus 40 ladrões. Ninguém aguenta mais essas pessoas que só “querem cuidar da própria vida”, comerciantes que nunca marcam posição porque são “comerciantes”... da vida de seus próprios filhos.

Se há uma espada sobre sua cabeça... É PORQUE SUA CABEÇA TEM VALOR.

Até a próxima semana...

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Fundação Municipal de Esportes

Vejam leitores que situação interessante nos deparamos quando se fala em FME, quando temos a frente dessa instituição um político e um professor de Educação Física. Quanto ao político, não vou relatar, pois fica claro seu papel dentro desse processo, já em relação ao professor a esse sim vou escrever. Penso que o chefe do Poder Executivo quando nomeia esse profissional para compor seu quadro, seria como se fala na gíria esportiva “deu bola dentro”, mas porque, é fácil esse profissional fica dentro de uma Universidade por 4 anos estudando não somente a questão do esporte mas tudo que envolve o esporte, eventos, lazer, qualidade de vida além é claro da questão pedagógica.

Vamos aos exemplos: Professor Carlos Augusto Euzébio (Kabuki), durante o governo de Décio Góes em Criciúma, quantos projetos foram planejados e realizados, a quantidade de crianças em situações de risco social que foram agregadas a esses projetos, quantos adolescentes e jovens que faziam parte de algum grupo em suas comunidades, respeitando e valorizando cada um além de contribuir para uma melhor Qualidade de Vida desses munícipes, quantos foram os talentos descobertos.

Na minha opinião a bola da vez chama-se Professor Flávio Felisberto, que participa do governo de Gentil da Luz em Içara, com projetos esportivos e recreativos por todo o município oportunizando a participação de crianças e adolescentes, abrindo as portas para outras modalidades esportivas e categorias que a muito tempo foram esquecidas no município. Acredito que, para está à frente de uma Instituição com essa importância para a sociedade e ao Governo Municipal não poderá apenas pensar no desporto ou na competição e sim ter uma visão mais ampla e generalizada cuidando também do social, criando assim uma plataforma de possibilidades e oportunidades.

Quem será o próximo?

Edenílson José Prudêncio - Professor de Educação Física

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1686: EDITORIAL - Você se irrita com frequência

O chinês Zhou, 45 anos, pulou de um navio dentro do rio Yangtze, na província chinesa de Hubei, no dia 4 de agosto, por causa da chateação constante da esposa, Hu, 40, que, segundo ele, é muito “ranzinza” e “reclamona”, conforme reportagem do jornal chinês “Gx-news”. As últimas palavras de Zhou antes de pular no rio foram: “Eu quero paz”. Todos a bordo do navio pensaram que Zhou iria se afogar no rio. No entanto, ele nadou até a costa, onde foi encontrado pela polícia. Ao revê-lo vivo, Hu, abraçou o marido e prometeu manter a calma e parar de reclamar.

A correria no trabalho, com os filhos, e também em outras atividades vem deixando as pessoas estressadas, sem paciência, prejudicando os relacionamentos, sejam, com familiares, amigos ou na área profissional, como se fossem os culpados pela sua insatisfação. E em alguns momentos, até deve ter pensando em pular do barco, como se fosse a solução. São pais agredindo professores porque repreenderam os filhos, jovens se matando por causa de R$ 1,00, esposo assasinando a mulher devido ela reclamar da toalha jogada no banheiro.

Antes de se irritar com qualquer fato corriqueiro, respire fundo, evite fazer ou falar uma bobagem, afinal, a solução dos problemas depende exclusivamente de cada indivíduo, que tem de deixar de ser recalcado e ver o lado bom da vida, que é amar, para ser amado.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.