O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.945 - Içara, 09 de setembro de 2010

Motociclista morre ao colidir em ponte na SC-444
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Moradores do Jussara querem instalação de trevo alemão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Escritoras preparam guia ortográfico para auxiliar alunos
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Menores continuam matando no país

Cada vez mais está provado que o fator que vem levando os menores ao vício das drogas, que um dos braços do crime, é de ordem social. E o índice de envolvidos na criminalidade é crescente.
Os candidatos à presidente da República já tem um discurso pronto para a educação, saúde e segurança, mas não especificam o que vão fazer para combater a criminalidade. Enquanto as drogas não forem combatidas de forma enérgica os traficantes, que estão presentes na sociedade, vão continuar destruindo as fa-mílias, viciando os rebentos.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Cultura de gestão de pessoas nas empresas

A empresa precisa crescer, precisa aperfeiçoar. O negócio tem que ser viável, tem que dar retorno. Verdades estas comentadas, discutidas e, em todas as discussões, um consenso comum: Todas as afirmações anteriores são verdadeiras. A verdade é que os resultados não aparecem sozinhos e, segundo a equação física do trabalho ( trabalho é igual a força vezes deslocamento) a força está nas pessoas.
Seres pensantes, criativos, cada uma delas com objetivos pessoais, profissionais, visando os resultados como gente. Esta é a força e nela estão alojados todos os motivos pelo qual uma pessoa produz resultado ou não.
As empresas terão de conviver eternamente com os poderes de decisão e os respectivos planos de ação, resultante das pessoas. Se as empresas estão no foco de uma macro estratégia são as pessoas que irão direcionar o caminho. Se a empresa necessita de uma reação rápida, são as pessoas que estudarão e proporão uma ação corretiva, logo, as pessoas são a força e o deslocamento é a eficácia da força dispendida. Não se consegue mudar o rumo de um negócio sem iniciativa e projeto humano.
Resultados empresariais são conseqüências de planejamentos e ações. Quem planeja e quem age? Não devemos atribuir o insucesso empresarial na ineficácia de fatores incontroláveis como economia, governos, sistema, sem passar pela peneira das pessoas que estão no quadro funcional. O que estamos fazendo com elas? Trocando trabalho por salário? Cumprindo rigidamente as regras de horário, de processos sem antes perguntar o que pode ser feito para se fazer melhor.
A razão da infidelidade na empresa, da baixa produtividade, de clientes insatisfeitos, da falta de controles, da falta de comprometimento, está diretamente relacionada ao nível de investimento nas pessoas. Por vezes gastam-se fortunas com materiais e, ironicamente, pessoas sem nenhum investimento operam equipamentos milionários com as vastas limitações. Vamos investir nas pessoas e no contexto. As teorias da administração, da engenharia e as demais áreas do conhecimento nunca estarão dissociadas das pessoas. Pessoas felizes são criativas, parceiras e envolvidas, lo-go passam a ser fonte de resultados!

POLÍTICA - Vox Populi mostra Ângela e Colombo com empate técnico

A disputa pelo governo do Estado está acirrada entre a progressista Ãngela Amin e o Demo-crata Raimundo Colombo, segundo A pesquisa Vox Populi, encomendada pela Ric Record.

(Divulgação/Jornal Içarense)

A pesquisa Vox Populi, contratada pela RIC Record, divulgada entre domingo e segunda-feira, dia 6, mostrou que os candidatos ao governo do Estado, Ângela Amim (PP) e Raimundo Colombo (DEM), estão muito próximos no percentual de intenção de voto dos eleitores catarinenses.
De acordo com a pesquisa, a deputada federal está com 29% e o senador com 25% das intenções de votos, enquanto a senadora Ideli Salvatti (PT) permanece estável com 14%.
Em pesquisa Ibope, contratada pelo Grupo RBS, e divulgada dia 28 de agosto, Ângela estava com 31% e Colombo com 27%. As duas pesquisas mostram uma diferença de quatro pontos percentuais entre os dois candidatos, o que determina um empate técnico na oscilação dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Para o presidente do Partido Progressista de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, o crescimento de Colombo nas pesquisas é normal. “Ele é de um partido forte e a coligação também é forte. Seria pouco provável continuar com menos de 25%. Não acho que os programas do horário eleitoral tenham influenciado o eleitorado a favor de Colombo, pois tivemos até a realização da última pesquisa Ibope, cinco exibições, que não é um número significativo para mudar as intenções de voto”, declara.
Sobre o crescimento do número de indecisos, passando de 12% para 18%, mostrado na pesquisa Ibope, Lodetti diz achar estranho. “Achei estranho o crescimento dos indecisos, pois, o que víamos nas eleições passadas, mostrava que a partir do horário eleitoral e com o avanço das campanhas, as pessoas passavam a definir em quem votar. Nestas eleições, parece estar acontecendo um efeito contrário”.
O presidente do Democratas de Içara, Renato Réus, e o vice-prefeito de Içara, José Zanolli (DEM), não quiseram opinar por ainda não terem conhecimento da pesquisa.
Colombo não compareceu ao debate promovido pela Rádio Difusora, sábado, dia 4, por motivo de agenda em Florianópolis.

COLUNISTA - Maso Nyetto



“Muitos municípios já criaram os conselhos da mulher, da criança, do adolescente e idoso, mas também em muitos, seu funcionamento ainda não saiu do papel.”.Secretário Estadual de Assistência Social, Antônio Derli, em encontro na SDR de Criciúma. Içara já conta com a secretaria, que funciona na antiga Cãmara de Vereadores.

O prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz, passou a terça-feira, dia 6, visitando lideranças de diversas cidades do estado, dentre elas Bom Jardim da Serra, onde esteve na casa do prefeito Rivaldo Macari.
Como coordenador sul da campanha de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), Gentil levou convites para o comício de Temer, que será realizado sexta-feira, dia 10, às 19h30min, no Centro Comunitário do Jardim Elizabete, em Içara.
O ex-prefeito de Urusanga, Vanderlei Rosso, e a esposa Janja confirmaram presença, assim como o vereador de Lauro Muller, Manoel Izidório, além do prefeito peemedebista Hélio Bun. Horas antes do comício será feita a inauguração do comitê suprapartidário no munícípio.
Com comício programado no sábado na região, Ângela Amin poderá subir no palanque do PMDB, que está junto com o PT, que conta com o apoio do PP em nível estadual. Que confusão de siglas.


“Depois das eleições

vamos conversar com ele (Neuzi Silveira) e cobrar uma explicação, do porquê de não estar apoiando os candidatos do partido. Agora estamos focados nas eleições, em trabalhar por nossos candidatos. Quanto à exoneração do Valdelir Da Rolt, nós, do partido, lamentamos muito, porque ele é um companheiro que tem trabalhado bastante pelo partido. Mas, é um direito que o Neuzi tem. Mas, o Da Rolt ainda continua vinculado ao cargo, não foi exonerado, está apenas afastado.” Renato Réus, presidente da comissão provisória do DEM.
Sobre a participação no comício de Michel Temer:

Valdelir Da Rolt
afirmou que “não está afastado do trabalho como assessor de Neuzi Silveira porque o presidente da Câmara, Acirton Costa, não assinou a exoneração. Então, não estou demitido ainda. Só não fui atrás para saber por quê?” comenta.
A bancada do vereador afirmou que Da Rolt não compareceu mais na Câmara depois que Neuzi afirmou têlo exonerado.
Mas segundo dados da Câmara de Vereadores, todos os dez assistentes tem vinculação com o presidente da mesa diretora e somente ele poderá exonerálos. E o salário de cada assistente é depositada em conta-salário.

Vereador
Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, solicitou uma reunião hoje, às 18h, no Plenarinho da Câmara Municipal, para tratar de assuntos relacionados à obrigação das empresas prestadoras de serviços a realizarem os serviços de tapa-buracos em vias e passeios públicos danificados após instalação, manutenção ou conserto das redes de água e esgoto, luz, gás, telefone, internet e outros serviços. Para a reunião foram convidados o Diretor Presidente do Samae, Paulo Preis Neto, e o Diretor Presidente da Setep Engenharia e Topografia, Ademir Locks.

GERAL - Comunidade aguarda providências após manifestação feita na SC-444

Para reivindicar a instalação de um trevo alemão, moradores do Loteamento Jussara interditaram a Rodovia SC-444 no sábado e ofícios foram encaminhados aos órgãos competentes.


(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

pós centenas de moradores do Loteamento Jussara, em Içara, terem se mobilizado no último sábado, 4, em prol da instalação de um trevo alemão, a comunidade local aguarda agora providências dos órgãos públicos.
O presidente da Associação de Moradores da localidade, Itamar Luiz, aponta que se não houver resposta das autoridades competentes, novas manifestações serão realizadas, sendo que uma delas deverá acontecer ainda antes das eleições, em 3 de outubro. “Não vamos parar de solicitar até alcançarmos uma solução”, destacou.
Segundo Luiz, a comunidade reivindica a obra há mais de dois anos, sendo que neste período houve promessas e comprometimentos para a realização do serviço. Ele ressalta que a instalação de um trevo alemão se faz necessária, já que na localidade ocorrem acidentes frequentes, inclusive com mortes. “Hoje temos grande dificuldades em entrar e sair do bairro”, disse o presidente.
Um ofício foi encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).
Conforme o Deinfra, o processo para realização da obra envolve a análise do ofício e elaboração do projeto, o qual em seguida é encaminhado a Florianópolis. Na Capital, a necessidade do serviço e disponibilidade de recursos são averiguadas. Posteriormente é definida a realização ou não da obra. Os moradores descontentes bloquearam a rodovia por quase uma hora. Em função do bloqueio, as estradas municipais, como a Lino Zanolli, se tornaram caminho alternativo aos motoristas.

POLÍCIA - Feriadão é marcado por mortes e acidentes na Rodovia SC-444

Motociclista de 20 anos, morre ao colidir contra a defensa de proteção de uma ponte na SC-444, no bairro Vila Nova, na noite de terça, e outros três acidentes são registrados no município.

(Divulgação/Jornal Içarense)

Feriado prolongado é para muitos, sinônimo de descanso e lazer. Mas, nas estradas a ocasião foi marcada por acidentes e óbitos. O último dos acidentes vitimou o jovem Diego Vaschileski, 20 anos, na noite desta terça-feira, 7.
Por volta das 21h45, o jovem que conduzia uma moto Twister placa MHU-4100, de Içara, colidiu contra a defensa de proteção no Km 11, na SC-444, bairro Vila Nova. Conforme os bombeiros, o corpo estava em baixo da ponte do Rio dos Porcos.
O impacto da colisão teria arremessado a vítima a uma distância de 20 metros, enquanto que a motocicleta deslizou no asfalto por mais de 50 metros, partindose ao meio. O jovem foi encontrado morto, com a perna direita decepada, e fraturas na coluna cervical e crânio, além de outros ferimentos.
A princípio, o corpo teria sido encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal de Criciúma), sem identificação. Em seguida, ao ser reconhecido, foi liberado aos familiares.
Na mesma noite, por volta das 22h30, um acidente envolvendo um veículo Corsa, placas LZS-8573, de Sangão e um caminhão resultaram em mais um óbito na SC-443, rodovia que liga Sangão e Morro da Fumaça.
O motorista do carro, V.S.B., 28, morreu no local. O condutor do caminhão fugiu, mas já foi identificado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) pelas placas.
Na manhã de sábado, 4, uma colisão na SC-444, resultou na capotagem do Corsa placas BOT-1559 no trevo de acesso à Avenida Leoberto Leal, no Distrito Balneário Rincão.
Por volta do meiodia, um veículo Gol de Criciúma, bateu contra a mureta de proteção do viaduto na rodovia Jorge Zanatta, no anel do contorno viário, no bairro Presidente Vargas, em Içara. Em ambos acidentes, não houve ferimentos graves.
Na noite de domingo, 5, um veículo Gol, placas LXD-6706, de Içara, se envolveu em acidente com a motocicleta, placa LZT-2504, na Avenida Procópio Lima, no bairro Jaqueline. Ao chegar no local, a Polícia Militar constatou que o condutor do Gol havia se evadido, mas o sistema de banco de dados apontou o endereço do motorista, que foi achado na residência. T.P.F., 25, relatou que o veículo estava sendo conduzido por um adolescente de 17 anos. Os envolvidos foram encaminhados à delegacia. O homem poderá responder por omissão de socorro. O motociclista M.C., 19 anos, sofreu apenas ferimentos leves
Conforme o policial rodoviário de Içara, Reginaldo, no restante do feriadão não foram registradas ocorrências fora da normaldade. Segundo ele, a não utilização do cinto de segurança pelos motoristas foi a infração mais recorrente.
Na quarta o Corpo de Bombeiros de Criciúma gastou cerca de 300 litros para apagar o fogo em uma Van com placas de Içara, carregada de ovos, estacionada na Rodovia Luiz Rosso.

VARIEDADES - Escritoras içarenses preparam livro com guia ortográfico

Além de apresentar poesias e crônicas, escritas pelas autoras içarenses Elza de Mello Fernandes e Fátima Silveira Pavei, a obra tem como objetivo ensinar a nova ortografia da Língua Portuguesa.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Com previsão de lançamento para outubro, o livro Eco de Duas Vozes: Versos, Prosas e Guia Ortográfico, das escritoras içarenses Elza de Mello Fernandes e Maria de Fátima Silveira Pavei, tem a proposta de oferecer um recurso pedagógico às bibliotecas e escolas de Içara.
“Nosso anseio é suprir a necessidade de aprendizado da Língua Portuguesa no nosso município. Ajudar os alunos a saírem bem preparados para o vestibular, para concursos, entre outras situações que exijam tal conhecimento”, explica Elza.
Fátima completa, sugerindo a leitura a todos que utilizam a escrita no dia-a-dia. “O livro trará benefícios não só para os estudantes, mas para todo profissional que necessita da escrita como, por exemplo, jornalistas e professores”.
O livro, que está em fase de finalização na editora, possui 136 páginas e conta com poesias e crônicas escritas pelas escritoras.
“As crônicas e poesias contidas no livro são resultado de um trabalho de três anos. Eu e a Elza selecionamos as melhores para compor o livro”, conta Maria de Fátima.
Uma das preocupações das autoras, motivo da criação da obra, é a necessidade do brasileiro se adaptar à nova ortografia da Língua Portuguesa.
“A partir de 2013 será obrigatório o uso da nova ortografia na escrita em Língua Portuguesa. Por isso, a nossa preocupação em oferecer este livro como um recurso pedagógico, de fácil manuseio, que as pessoas poderão consultar no momento de dúvida”, enfatiza Elza.
O poema Floripa Açoriana, escrito por Elza e contido no livro, foi solicitado pelo canal de televisão Ric Record para ser exibido no seriado Açores: As nove pérolas do Atlântico.
“É interessante como em Florianópolis o trabalho do escritor içarense é valorizado. Aqui é difícil acontecer isso, nos sentimos desvalorizados”, diz Fátima.
A publicação vai ser lançada em Florianópolis, no Shopping Iguatemi; em Criciúma, na Livraria Fátima; e em Içara, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. As datas para o evento estão sendo definidas.
As duas escritoras fazem parte da Academia Içaren-se de Letras e Artes (AILA), instituição registrada desde junho deste ano, mas existente desde outubro de 2007.
Escritores e artistas da academia se reúnem, mensalmente, para conversar . Além disso, uma vez por semana, a instituição oferece, através do trabalho da professora Silésia Pizzetti, aulas de escrita para estudantes da região.

ESPORTE - Caiçara conquista 3 pontos em dois jogos no feriadão

A LARM marcou duas rodadas de sábado a terça-feira, e no primeiro confronto, jogando no Diomício Freitas, o Caiçara goleou o Mãe Luzia por 5 a 2, e na terça, perdeu para o Inter por 1 a 0.


(Divulgação/Jornal Içarense)

O feriadão foi de descanso para muitas pessoas, mas para os atletas que disputam as competições regionais o calendário foi de disputas, já que a Liga Atlética da Região Mineira (LARM) aproveitou o 7 de setembro, para adiantar uma rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão.
Duas derrotas e três vitórias, sendo dois destes resultados favoráveis em casa, é a trajetória do Caiçara no regional da LARM. Para o quarto jogo, o time recebeu, no Estádio Diomício Freitas, o Mãe Luzia. E, logo aos 8min, já iniciou a contagem, com Léo. Foi o gol mais rápido da rodada. Ainda no primeiro tempo, o colorado içarense ampliou com Charles, aos 22. Nome de destaque na partida, Léo elevou a soma, aos 24 e 42 para 4 a 0. No segundo tempo o Caiçara continuou forte e finalizou em 5 a 2.
Na terça-feira o Caiçara não teve a mesma apresentação do jogo anterior e errou muito em campo, beneficiando o Internacional, que aproveitou o incentivo da torcida e venceu por 1 a 0, subindo para a terceira posição, com 10 pontos. O Caiçara, com 9 pontos, ocupa a quinta colocação.
O atacante Felipe Oliveira, vice-artilheiro do último Campeonato Catarinense pelo CFZ Imbituba, vai jogar o Regional da Larm/Taça Empresas Rio Deserto atuando no Metropolitanoque também contratou Leandro Melo, ex-Criciúma.