
Os agentes também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros. Eles trabalham em conjunto com profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).
O curso teve início em março, com término estipulado para agosto. As alunas estão divididas em quatro turmas, com realização das aulas no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (SINDSERPI), no bairro Primeiro de Maio, duas vezes por semana.
A capacitação tem carga horária de 400 horas/aula, sendo 120 teóricas e 280 de ensino em serviço, recebendo orientação de profissionais da saúde e educação.
Dentre os assuntos abordados no curso estão: a Saúde Bucal, Saúde mental, Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança, Prevenção as Violências, Tuberculose, entre outros temas importantes para o desempenho da função de agentes comunitárias
O curso é promovido pela Escola de Formação de Saúde (EFOS), em parceria com as gerências de saúde das Secretarias de Desenvolvimento Regional, com apoio do município e Ministério da Saúde.
Já no último fim de semana, mais de 40 odontólogos de Içara e região receberam capacitação sobre atendimento emergencial, promovido pela Secretaria de Saúde do município, por intermédio do departamento de odontologia. Da rede municipal de saúde, que conta atualmente com 18 odontólogos, participaram mais 85% do efetivo, pois alguns profissionais participam de outros cursos de especialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário