O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Polícia: Caso da Mina continua em andamento na Justiça

O caso de invasão na mina 101, de propriedade das Empresas Rio Deserto, na localidade de Santa Cruz, continua em andamento no Fórum de Içara. O ato de vandalismo ocorrido em 20 de maio, com derrubada de cercas, destruição de dois pavilhões e mais um caminhão pelo incêndio pode chegar a um prejuizo de R$300 mi, afirma a assessoria da empresa de mineração.
Depois dos seis suspeitos e testemunhas serem ouvidos pelo delegado da Polícia Civil da comarca de Içara, Nivaldo Carvalho dos Reis, o processo foi encaminhado ao Ministério Público de Içara.
O delegado afirma que espera identificar mais alguns envolvidos no crime de vandalismo e pretende ouvi-los no decorrer da semana. "As seis primeiras pessoas nos deram muitas pistas de outros envolvidos, sendo que os mesmos já estão sendo intimados à comparecerem na delegacia para prestar depoimentos", ressalta.
Para evitar que novos ataques venham a ocorrer nas futuras instalações da Mina 101 a Polícia Militar faz ronda 24h no local, ação que vem sendo criticada pela comunidade de Santa Cruz.

Esportes: Criciúma perde e se complica na Série B

Na disputa por um lugar no G-4 da Série B do Campeo-nato Brasileiro, o Vila Nova levou a melhor sobre o Criciúma ao vencer o confronto desta sexta-feira por 2 a 0, no Serra Dourada, em Goiânia, pela oitava rodada da competição. De quebra, a equipe da casa ainda viu o atacante Tú-lio assumir a artilharia isolada do torneio, com sete gols marcados, superando Herrera, do Corinthians, que marcou 6.
Com 13 pontos ganhos, o Vila Nova é o quarto colocado e, para se manter no G-4, o time terá de torcer contra São Caetano e Barueri na rodada. Já o Criciúma parou nos dez pontos, na parte intermediária.
O primeiro gol do confronto saiu aos 45min da etapa inicial, na cobrança de pênalti de Túlio. Veio o segundo tempo e, logo aos 3min, o Vila Nova consolidou a vitória, quando Caíco cruzou, a zaga do Tigre não cortou e Luis Carlos não teve trabalho para marcar o segundo gol..
O Criciúma tenta a reabilitação nesta terça-feira, em casa, contra o Paraná, que perdeu para o América-RN por 3 x 2, enquanto no dia 4, o Vila Nova voltará a campo para pegar o Fortaleza, no Castelão.
Enquanto Jean Coral irá defender o Vitória de Guimarães, clube de Portugal, que disputa pela primeira vez a Liga dos Campeões, o atacante Jardel, ex-jogador do Vasco e do Grêmio, mostrou , nesta semana, interesse em acertar com o tricolor criciumense.

Esportes: Atlético Içarense quer quebrar invencibilidade do Vila Nova

O Campeonato Içarense 2ª Taça Agrovida/Sports chega a quinta rodada neste domingo e muitas equipes ainda não mostraram a garra de outras competições, como por exemplo, o Jaqueline, Barão e Barracão, que ocupam as últimas coligações na tabela dos Titulares, mas em compensação no Sub-20 lideram a classificação. Os jogos do Sub-20 inícia às 13h30min, euquanto os titulares são às 15h10min.
O Atlético Içarense recebe neste domingo, no Estádio Diomício Freitas, a visita do Vila Nova, e vai tentar quebrar a seqüência de vitórias do líder do Içarense.
No Bairro Aurora, o Barão vai tentar a primeira vitória sobre o Jardim Silvana, que também não venceu no campeonato.
Enquanto no Bairro Liri, o time da casa pretende freiar o Praia do Rincão, que precisa da vitória para subir na tabela.
Já no Módulo Esportivo, o Jaqueline, que vem de dois empates e duas derrotas, enfrenta o São José, que também precisa da vitória.
O União da Praia, que joga no Balneário Rincão, quer deixar o Barracão na última colocação com 2 pontos.
Jogando em casa, o Presidente de Vargas vai buscar surpreender o vice-líder União do Sul.

Geral: Passagens de ônibus vão subir na terça-feiraGeral

Está marcado para 1° de julho,terça-feira, o aumento na passagem do transporte intermunicipal em Santa Catarina. O percentual médio de reajuste é de 5,9%.
De acordo com o diretor de Transportes do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Roberto Scalabrin, o repasse das tarifas foi minimizado e levou em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período. "Com o aumento do diesel e dos salários do motoristas, é necessário repassar esse valor, mas esse será o único aumento do ano", garantiu o diretor.
Maria da Silva, moradora do BairroAurora (Mineração), é usuária da Expresso Coletivo Içarense. Para ela, a passagem é cara. "É complicado. Tudo está aumentando e quem depende de ônibus acaba gastando mais do que pode", explica. Até o momento nada foi divulgado nas empresas e nem os funcionários estão sabendo do acréscimo.
Leandro Francelino, agente da Içarense, diz que provavelmente os usuários serão avisados na segunda-feira, um dia antes da mudança.

Geral: Inaugurada Praça de Esporte Fernando Pacheco

Moradores de Içara passam a desfrutar de um local bonito e aconchegante, criado para melhorar a qualidade de vida da população, a partir desta sexta-feira.
Centenas de pessoas não se preocupou com a fina chuva e prestigiaram na noite de ontem a inauguração da Praça da Juventude Fernando Pacheco, a Praça do Imigrante e o Museu do Ferroviário Anselmo Cargnin. O local deve ser transformados no ponto de encontro de jovens, adultos e crianças.
O ato de inauguração e de entrega, que teve início às 19h, contou com apresentação de bandas, show pirotécnico e muitas homenagens forram feitas, uma delas para os famíliares de Anselmo Carginin e Fernando Pacheco. Entre elas, uma em especial.
Um local, que antes sempre foi considerado um banhado e escuro, onde as pessoas evitavam de passar pela falta de segurança, foi revitalizado e transformado em um espaço que vai servir para caminhadas, prática de esportes e conhecimento da história do município por parte dos iça-renses e de visitantes.

Política: Teste para comprovar se candidato sabe ler e escrever

Para concorrer a um cargo eletivo, todo candidato precisa apresentar comprovante de escolaridade. O analfabeto é considerado inelegível. Mas o que fazer quando o interessado não possui o atestado de que sabe ler e escrever? O Promotor de Justiça de Santa Catarina, Pedro Roberto Decomain sugere um teste em que o candidato copie em letra cursiva um texto escrito em letra de imprensa.
"Se não copiar é porque não sabe ler", explicou o Promotor de Justiça, durante palestra, nesta sexta-feira, na última edição dos "Seminários Regionais - Eleições 2008", que ocorreu em Tubarão.
O Promotor de Justiça afirmou ainda que o exame, apresentado como sugestão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, tem que ser realizado de forma reservada e individual para não constranger o candidato. "O teste é simples, mas bastante eficaz", garante Decomain.
O militar, seja das Forças Armadas, do Corpo de Bombeiros ou da Polícia, é o único que foge à regra. Ele não precisa ser filiado a nenhum partido político para ser candidato. Basta ter 10 anos ou mais de atividade e ser lançado por uma sigla. "O militar é o único que não segue a lei da filiação partidária", esclarece Decomain.

Política: PMDB e DEM fazem convenção no domingo

Neste domingo o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza a Convenção Municipal,das 20h às 22h, na SER Ipiranga, em Içara, para definir os candidatos a prefeito e a vereadores do partido para a disputa das eleições em 5 de outubro de 2008.
O pré-candidato a prefeito do PMDB é o ex-vereador Gentil Dory da Luz, que deve ter o nome avalizado pelos filiados.
O PMDB está coligado com PPS, PDT, DEM, PC do B, PSC, PRB, PSC e PS.
Uma hora antes vai ser a vez dos Democratas (DEM), definirem os nomes dos candidatos ao Legislativo e oficializarem o nome do ex-vereador e presidente da Comissão Provisória, José Zanolli , como candidato a vice-prefeito na chapa majoritária com o PMDB.
Os partidos tem até dia 30 de junho para oficilializar a coligação, colocando os nomes dos candidatos a prefeito, a vice e a vereadores para o pleito deste ano.

Variedades: Família Feliz ajuda pessoas carentes em Içara

"Nos sentimos emocionados ao olhar para os semblantes felizes dessas pessoas, por estarmos suprindo pelo menos um pouco de suas necessidades". A declaração do presidente da entidade, Rudmar José Rodrigues, resume o sentimento dos voluntários na entrega dos 7.500 agasalhos e 500 sapatos sábado passado.
O evento foi realizado no centro comunitário do bairro Primeiro de Maio. Mais de 200 famílias cadastradas no programa ou não, foram beneficiadas.
Em um mundo no qual, segundo o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um bilhão de pessoas vivem com menos de US$ 1 por dia, iniciativas como essa tentam minimizar o problema, combatendo a pobreza e a desigualdade.
"Isso só foi possível graças a comunidade de Içara", afirma o presidente.
Em apenas um mês, os cidadãos conseguiram juntar toda a quantidade, graças a ajuda dos içarenses..
A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, um sentimento nobre e os diretores e todos os voluntários que fazem parte da Família Feliz, sabem disso, e merecem os aplausos.