O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

POLÍTICA - Juventude içarense apoia pré-candidatura de Dóia

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.





Na noite de terça-feira, dia 20, o pré-candidato à deputado estadual pelo PSDB, Adilor “Dóia” Guglielmi, recebeu o apoio da juventude içarense em sua residência, no Distrito, Balneário Rincão, em Içara.
Os jovens marcaram presença e fizeram questão de demonstrar que estão engajados na campanha do ex-vereador tucano. “Quando esta turma de jovens pega junto, não tem para ninguém”, declarou Edson Ricardo Toretti, o Torettinho.
Também estiveram presentes o vereador André Mazzuchello Juscoski, o Polakinho, o coordenador da Defesa Civil de Içara, Márcio Realdo Toretti, além do empresário Hudson Colonetti e a jovem Morgana Castro Guisso.
Para Dóia, o apoio da juventude “é favorável, mas independente da sigla partidária, os jovens perceberam que é necessário que Içara tenha um deputado estadual na Assembleia Legislativa ”, comentou.
Ele também acrescenta que a ideia para a realização do encontro, partiu dos próprios jovens e contou com a presença de aproximadamente 60 lideranças.
Dóia irá acompanhar o governador Leonel Pavan durante a visita ao município, para a assinatura da ordem de serviço para a construção do asfalto na localidade de Esplanada.

COLUNISTA - Maso Nyetto


”Temos que tirar o chapéu para o ex-prefeito Heitor Valvassori, apelidado de Zé Pracinha, que construiu uma grande obra como a Praça da Juventude Fernando Pacheco, onde as pessoas tem um local para caminhar e se encontrar”. Vereador Darlan Carpes (PP), elogiando o ex-prefeito de Içara no ano passado, que tem fama de construir pracinhas e escolas em Içara, que hora e meia não perde a oportunidade de dar um tapa de pelíca na Administração Municipal.

O vereador André Jucoski, o Polakinho

conseguiu que o vice-prefeito José Zanolli, e o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, participassem nesta quinta-feira, de uma reunião com os moradores do bairro Vila Nova, antiga Sapolândia, para tratar dos constantes alagamentos que ocorre na localidade.
Agora é esperar que a Secretaria de Obras consiga cumprir os serviços nas localidades.

Parece
que a troca de secretários em Içara devem ocorrer somente no segundo semestre ou depois das eleições, em outubro.

Se for avaliar

a maioria dos secretários ou gestores estão dando conta do recado.
Então prá que mexer em time que está ganhando.

É claro
que o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, por mais esforçado que seja, não vem dando conta do recado, e ainda acumula a função de subprefeito do Distrito Balneário Rincão.

Um assunto
que está quieto, até demais, é sobre a gestão compartilhada.
Nem os vereadores de situação e nem os de oposição comentaram mais nada. O que está havendo? Será que foi esquecimento ou estratégia.

Governador
Leonel Pavan estará hoje em Forquilhinha e ama-nhã aterrisa em Içara, onde assinará diversos convênios.
O tucano ainda não se definiu mas duvido que seja candidato a governador pelo PSDB.

Tem algo muito mal explicado
no caso do assalto ao apartamento de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Lula da Silva, na madrugada da Sexta-Feira Santa (2), no bairro Itaguaçu, em Florianópolis. De acordo com o boletim de ocorrência os ladrões levaram um notebook e objetos pessoais de Lurian, que estava sozinha no apartamento praticando exercícios e não percebeu a ação dos bandidos. A segurança dela é feita pela Segurança Institucional da Presidência da República, que não deixam passar uma mosca.

Frase
”A política é como o show business você tem uma estreia fantástica, desliza por algum tempo e acaba no inferno”. (Ronald Reagan - 46º presidente norte-americano - 1911-2004)

Edição 1.848: EDITORIAL - Médicos devem ser mais humanos

A cada dia que passa as universidades estão formando médicos robotizadas, são poucos os que tratam as pessoas com dignidade.
Talvez o alto custo dos estudos faz com que eles, na maioria, pensem mais no ter (dinheiro) do que no ser (paciente).
Isso acontece , não só em Içara mas em outras partes do país, e também no exterior. A falta de humanidade é constante nos pronto-socorros da vida. É momento dos médicos reverem os conceitos e serem mais éticos e profissionais.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (42)

Na sequência seu Chico cita o descobridor do Brasil: Pedro Álvares Cabral/ foi do Atlântico pioneiro/ o primeiro a pisar/ em nosso solo brasileiro. Depois seu Chico coloca os seus antecessores familiares ao falar da etnia açoriana: aos bravos açorianos/ com foice, machado e facão/ enfrentando as intempéries/ desbravaram o sertão. Os sonhos de liberdade foi versado assim: Joaquim José da Silva Xavier/ o vulto maior do Brasil/ morto entre os carrascos/ por amor ao nosso Brasil. Ou a liberdade aos agrilhoados pela escravidão: a princesa Isabel/ rainha da abolição/ assinou a Lei Áurea/ terminando a escravidão. Outra mulher heroína estava a alguns quilômetros de nossa terra: À Anita Garibaldi/ o nosso agradecimento profundo/ orgulho do nosso Estado/ a heroína de três mundos. Mas o seu olhar para o Pai dos Pobres está bem representado na voz do povo e nos ver-sos do Poeta: o Doutor Getúlio Vargas/ presidente trabalhista/ foi o ídolo do povo/ também o maior estadista.Em 94 o poeta deixou a memória de seu espírito investigador no seguinte verso: 3 de novembro de 94/ que o fenômeno aconteceu/10 horas e 44 minutos/ nossa cidade escureceu.
Assim era o Chico Poeta, sempre registrando em versos, os fatos que se fazem memória. Na segunda edição, “O Bagageiro” registra o seu sofrer resignado argumentando que o amor é bom e doce. Fala com amor aos jovens e as crianças enaltecendo o valor da educação, do amor, do respeito aos pais, mestres e aos que nos ensinam pela memória de vida.
Amoroso e crente da fé cristã, Seu Chico clama nos versos o perdão pelas vezes que não foi fiel e não soube entender as singelezas da pessoa que esteve ao seu lado. Mas alegre e confiante ele tem sempre a esperança de que o amor tudo perdoa e tudo regenera, afirmando que a doçura não se mis-tura com o margor.
É Chico Poeta, fostes chamado para levar o teu bagageiro a outra imensidão cósmica. Certamente estarás mais perto das estrelas, mais junto do mar que amavas e das pessoas que te admiravam em tua simplicidade poética. Nós teus fãs, Jornal Içarense e Academia Içarense de Letras e de artes, com carinho e respeitosamente nos despedimos de ti. Vai Chico, vai levar teus versos até Deus!

GERAL - Recusa em assinar laudo causa confusão no PAPSI

Médico psiquiatra teria feito a Custódia Laurindo e a filha, que sofre de doença mental severa e dá crises, esperarem por mais de uma hora e depois se retirado, provocando revolta em pacientes.


Nesta terça-feira(20), houve um tumulto no Pronto Atendimento Psicossocial de Içara (PAPSI). A servidora pública Custódia Laurindo precisava de duas assinaturas médicas em um laudo de avaliação em nome da filha Renata Laurindo Magé, que sofre de deficiência mental severa, para isenção do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Custódia foi aos Postos de Saúde Primeiro de Maio e Central, mas segundo ela, como não havia médico para atendê-la, recorreu a Escola Especial Sonho Dourado, a APAE. Na qual a médica Nira Brião Vaz efetuou o laudo mental da filha, assinou a documentação e sugeriu que fosse requerido o visto e carimbo do psiquiatra do PAPSI.
Lá o psiquiatra André Luiz dos Santos teria se recusado a assinar sem ver a paciente. Logo, Custódia trouxe a filha que estava na APAE. Depois de aguardar mais meia hora, Santos disse que não atenderia sem o agendamento prévio.
Acompanhando a situação, uma paciente que estava na fila cedeu a vez. Já na sala do psiquiatra, elas teriam esperado por mais de uma hora, que segundo informações o médico estaria no banheiro. Renata apresentou algumas crises, gritou e inclusive chegou a rasgar alguns papéis que estavam ao seu alcance.
“Dei um soco na mesa e disse que não saía dali sem que ele me atendesse. Queria só a assinatura dele. Vendo a situação o médico saiu do banheiro e tentou ir embora, peguei na camisa dele e disse que ele não era homem e não tinha ética, em não atender uma pessoa especial”, relatou Custódia em meio a confusão.
Para João Luiz Brunel, psicólogo e coordenador do PAPSI, houve uma conduta inadequada da mãe em exigir que fosse atendida. “Até certo ponto se justifica ele não assinar o laudo sem conhecimento da causa da paciente”, declarou.
Segundo Brunel, Custódia não havia agendado consulta, e a enfermeira teria na boa vontade tentado apresentar o laudo ao médico. O coordenador diz ainda que o médico não esteve o tempo mencionado na banheiro, havia apenas mudado de sala. Com a decorrência dos acontecimentos, criou-se uma situação de tumulto, na qual o médico foi agredido, tendo sido rasgada a camisa e ele teve que se retirar do local.
“O incidente foi lamentável. Nossa conduta é de melhor atender a todas as pessoas. A gente está tomando todas as medidas para que isso não se repita”, concluiu Brunel.
Custódia acrescentou que sempre foi bem atendida e não houve nenhum problema quando precisou fazer esse procedimento para a aquisição do carro.
Após o incidente, ela se dirigiu a delegacia de Polícia Civil para registrar ocorrência, e pretende procurar um advogado para entrar com ação por danos morais e discriminação contra o médico.
Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com o psiquiatra André Luiz dos Santos no número de telefone repassado pela Secretaria de Saúde de Içara.

POLÍCIA - Motorista perde controle e acaba capotando na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal e os Bombeiros de Içara atenderam a um acidente nas proximidades de Esperança, em Içara, onde um caminhão acabou tombando na pista, mas ninguém se feriu.



Na primeira hora da tarde desta quarta-feira o caminhão placas MGI-0883, de Criciúma, capotou no trecho duplicado da BR-101, no trecho de Esperança, em Içara, bem próximo ao viaduto.
Segundo opopulares, o motorista A.S.T., 40 anos, disse que tinha óleo na pista, e por esse motivo o caminhão derrapou, vindo a capotar por duas vezes. O veículo estava sem carga.
O condutor e o caroneiro E.C.A., 21 anos, sofreram ferimentos leves e foram levados pelo Corpo de Bombeiros de ao Hospital São Donato, em Içarsa.
De acordo com a guarnição, o que ficou mais ferido foi o caroneiro que passou por diversos exames, mas sem risco de vida, sendo liberado em seguida.
Um caso parecido foi registrado na terça-feira.
Após capotar o caminhão caçamba placas CLH 02-03, de Criciúma, o motorista J.C.V., de 39, ficou preso nas ferragens. Ele seguia pela SC-487, no Acesso Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, quando perdeu o freio e tombou o veículo próximo ao trevo entre as lagoas. O atendimento foi realizado por soldados do Corpo de Bombeiros de Içara e Criciúma. Apesar de ficar na ferragens o motorista não teve ferimentos. A-inda assim, foi levado ao Hospital São Donato como procedimento padrão em caso de acidentes.
De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), do bairro Liri, em Içara, o Dia de Tiradentes foi tranquilo, por ser um feriado isolado sem muito movimento nas rodovias como ocorre nos fins de semanas.

VARIEDADES - Etnia Negra de Içara promoverá 14o Encontro

Fundada no ano de 1977, por um grupo de famílias que tinham como objetivo preservar a cultura e os costumes negros em Içara, atualmente o movimento conta com mais de 200 participantes.



O Movimento de Consciência Negra Chico Rosa de Içara, está promovendo o 14o Encontro da Etnia Negra de Içara, que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, no Salão de Festa da Igreja Matriz São Donato, no Centro da cidade.
Conforme a presidente do Movimento, Nadir da Rosa dos Santos, mais conhecida como Ika, a fundação aconteceu durante o ano de 1977, quando um grupo de famílias negras da cidade se reuniram, com o objetivo de preservar a cultura e os costumes históricos.
Atualmente, 23 anos após os primeiros encontros, o número de integrantes aumentou de oito para 200 pessoas, que vem de várias partes de Santa Catarina e também de outros estados.
A expectativa de Ika para o evento é que compareçam de 500 a 600 pessoas. “Será uma festa muito bonita, com homenagens às mulheres negras, principalmente as senhoras de idade”, finaliza, a coordenadora do evento.
Confira a programação:
15/05 - Sábado: 19h - Missa Afro Brasileira na Igreja Matriz São Donato.
16/05 - Domingo: 9h - Recepção no Salão da Matriz, seguido por uma palestra;
10h30min - Homenagem as Mulheres Negras;
12h - Almoço de Confra-terniação no Salão de Festas da Igreja Matriz, com comidas típicas;
13h30min - Escolha da Rainha Mirim. As meninas deverão ter idades entre sete e dez anos, e estarem vestidas com roupas afro;
14:30 - Apresentações culturais;
15h30min - Show com banda de pagode local;
18h - Encerramento do evento.
Os ingressos para o almoço de confraternização estão sendo comercializados pelo valor de R$ 10.
Para mais informações ou compra de ingressos, basta ligar para a presidente Ika, nos telefones (48) 9949-2114 ou para Tereza no (48) 9977-1686.

ESPORTES - Lagoa do Faxinal terá regional de Triathlon

As lagoas do Distrito Balneário Rincão, em Içara, irão receber mais uma modalidade esportiva no próximo fim de semana, além das competições de vela agora será realizado o Triathlon.



A Região das Lagoas do Distrito Balneário Rincão, em Içara, tem movimento garantido na próxima semana, dia 2 maio.
Será quando acontece a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Triathlon em homenagem aos 130 anos de colonização da cidade de Criciúma.
Mais de 100 atletas do país e do exterior são esperados para o evento na Lagoa do Faxinal. Entre eles, a competidora olímpica Sandra Soldan, do Rio de Janeiro, e os argentinos Ezequiel Morales e Soledad Omar.
O percurso total terá 72 quilômetros, sendo dois deles de natação, 56 de ciclismo e outros 14 de corrida.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 26 de abril, pela Internet, no www.fetrisc.org.br.
O evento esportivo é uma realização da Fede-ração de Triathlon de Santa Catarina, Fetrisc, com patrocínio da Prefei-tura Municipal de Criciú-ma, Fundação Municipal de Esportes (FME) de Cri-ciúma, e Secretaria de De-senvolvimento Regional de Criciúma (SDR).
E, tem ainda o apoio da ProRunner, 3T triathlon, U-niversidade do Extremo Sul Catarinense, Ávila Su-plementação, Flash Power, AquaSphere, Cia Do Pe-dal, Absoluta Telecom.