O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vice-presidente de Esportes: Conseg do Rincão é pego com objetos furtados e posse ilegal de arma

Geladeira, máquina de lavar roupas, cortadores de grama, aparelho de som, colchão, ventiladores e muitos outros objetos foram encontrados na casa de Edson Schimit, 44 anos, comerciante e vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Balneário Rincão e na residência do enteado, Gilberto, localizada próxima a Lagoa Jacaré.
O Conseg é uma entidade que visa dar apoio às polícias estaduais e municipais nas relações com a comunidade para combater a criminalidade.
Entretando, o que foi feito por Schimit é exatamente o inverso. "De qualquer forma ele cometeu um crime, recepção ou furto dos objetos", explica o delegado da Polícia Civil, Nivaldo Carvalho dos Reis.
A denúncia foi feita pela própria vítima, Zenaide Becker, que é vizinha do vice-presidente. "Eu vi alguns objetos menores e imaginei que se aqueles estavam lá, poderia ser que os outros também estivessem", afirmou. Na casa dela, foram realizados dois furtos, um ano passado e outro em 15 de julho.
A partir da denúncia, foi realizada uma investigação que terminou no início da tarde desta terça-feira, na Rua Getúlio Vargas, no Rincão, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, que revelou os objetos furtados.
Segundo policiais que participam das reuniões do Conseg, Edson "é um dos que mais criticam o trabalho da Polícia no sentido de alegar que somos ineficazes". Na casa de Schimit também foi encontrado um revólver calibre 38, pelo qual ele não tem posse legal, e várias munições.
Foi instaurado Inquérito Policial para apurar o caso. Schimit, a esposa e o enteado vão responder o processo em liberdade. Com relação a arma de fogo, foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante contra ele.

Esportes: PV e Liri fazem a primeira partida das quartas-de-final

O Campeonato Içarense de Futebol 2008, que neste próximo fim de semana entra nas quartas-de-final, com os jogos entre Praia x São José e Presidente Vargas x Liri.
O técnico do Presidente Vargas, Edgar Machado, afirmou que a expectativa é grande para o jogo de domingo contra o Liri , pois os jogadores já conseguiram superar muitos obstáculos durante a competição e já começam a sonhar com a participação na final, e quem sabe na conquista do título. "O jogo contra o Liri vai ser bem duro e disputado, pois o adversário tem uma equipe muito forte e nós teremos os desfalques de um meia, de um lateral-direito e de um zagueiro, devido a penalidade por cartões amarelos nos jogos da semana pas-sada", comentou Machado.
Ao ser questionado com qual equipe sonhava em fazer a final do Campeonato Içarense, a resposta foi rápida. "Queríamos uma disputa com o Vila Nova, sendo que foi um dos melhores times da competição, sofrendo apenas uma derrota, com 100% de aproveitamento na primeira fase, o que surpreendeu a todos pela eliminação", finalizou.
Já o adversário, o time do Liri, quem tem como técnico Agenor Sartori Castagna, vai completo para a partida de domingo que promete ser um dos melhores jogos do Içarense."Acreditamos que o time que sair classificado deste grupo, terá grande chance de ser campeão da competição municipal, pois são duas equipes com grande potencial", comenta Castagna, que não espera um jogo nada fácil.
Outro fator importante será o apoio das torcidas dos dois clubes.

Geral: Um grande número de pessoas participam do encontro do Caps

O tempo nublado da manhã de ontem não desanimou os participantes do 2° Intercaps. Em seis ônibus, aos poucos os convidados começaram a chegar das cidades de origem: Orleãns, Urussanga, Forquilhinha, Criciúma Siderópolis e Cocal do Sul.
O pessoal de Içara já aguardava ansiosamennte pelos convidados. Às 10h as equipes já começavam a se formar. "Foi tudo feito por afinidade. Quem queria jogar futebol foi para um canto, bocha para outro e assim por diante", explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Içara, Simone Della Bruna de Souza.
Cerca de 400 pessoas, entre funcionários e usuários se encontraram, visando integração entre os centros. "Os usuários que participaram do primeiro evento comentaram muito bem, isso fez com que neste ano muito mais gente participasse. Isso ajuda muito, pois tem gente aqui que antes nem saia de casa", conta a psicóloga do Caps de Siderópolis, Leila Lucchesi. "Além disso, os funcionários também se divertem bastante. Eu até dancei", brinca.
O evento foi na Associação da Cooperaliança, devido ao espaço para opções de atividades. Foram realizadas jogos de mesa, futebol, dança, bocha, distribuiçao de brindes, entre outros."Eu dancei, ri, chorei... Gostei muito da festa, sem contar que o pessoal, aqui, de Içara é muito receptivo", afirma Vânia Guiguer, usuária, de Siderópolis.
O Caps é um centro voltado a assistir pessoas com problemas de saúde mental, individual e coletiva. O Serviço conta com Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Enfermagem e Educação.

Política: Gentil Da Luz: "Por quê quero ser prefeito de Içara"

"Quando o cidadão ocupa um cargo público aumentam as possibilidades de fazer o bem para as pessoas, este é um dos principais motivos que me levaram a candidatura para prefeito de Içara", afirma Gentil da Luz, candidato da coligação "Por uma Içara mais Humana", ao ser questionado por quê pretende administrar o município.
Da Luz ocupou vários cargos públicos, entre eles o de secretário de Estado e coordenador das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regionais. "Nesta caminhada adquiri muitas experiências e podem ser tomadas como exemplo para que o município tenha o crescimento que merece", salienta e afirma que "nosso coração bate muito forte por Içara".
Outro ponto levantado pelo candidato é que o município precisa ser o portal de entrada da Amrec e se tornar o primeiro em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "Atualmente ocupamos a 11ª posição em IDH entre as onze cidades que fazem parte da Amrec. É necessário um planejamento estruturado para o entorno da BR-101 para que isso aconteça. Vale ressaltar, ainda, que a comunidade precisa ter voz e vez. Esta é a eleição da transformação. Toda a cidade deve estar em sintonia". Gentil afirma que está preparado. "Eu e o Zé Zanolli esperamos ter esta oportunidade para fazer a administração que ficará marcada na história de Içara", completa.

Variedades: Rádio Comunitária de Içara transmite missa e futebol amador ao vivo

O rádio é um dos mais importantes meios de comunicação. De grande alcance, especialmente entre as populações de menor poder aquisitivo e de regiões distantes dos centros urbanos, é excelente prestador de serviço e formador de opinião. Baseados nessas idéias, a Rádio Cidadania Digital 104.9 FM, passa a transmitir a missa de domingo, às 8h e os jogos amadores de Içara, ao vivo.
A idéia da rádio comunitária nasceu com o sentido de dar voz aos populares. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que pode ser sintonizada do bairro Vila Nova ao Presidente Vargas. Lá, os içarenses tem condições de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a eles, no qual os membros divulgam suas idéias.
Conforme o presidente da rádio, Albertino Armindo, a intenção é democratizar a comunicação. "Aqui a população local tem voz", afirma.
E quem pensa que rádios pequenas não tem audiência, está muito enganado. "Tem programas em que o telefone não pára de tocar um minuto", conta o presidente.
A rádio, que surgiu em 1998 e foi legalizado 2007, conta com 9 colaboradores, que se revezam para fazer os diversos programas.