O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Esportes: Rodada do Interfirmas encerra com goleadas

Nesta quinta-feira foi realizada no Ginásio Ergino Januário Borges, a 5ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Interfirmas, 3ª Taça Casa do Rock,
No primeiro jogo a equipe do Budny não tomou conhecimento da Gel Gráfica e goleou por 10 a 0.
Dando seqüência na rodada, a Vitapan perdeu de 10 a 1 para a Agrovida/Biff Material de Construção.
Mostrando ser forte candidato ao título o Giassi Filial 11 venceu o Kasburg por 4 a 2.
A segunda fase do Inter-firmas inicia terça-feira, com dois jogos por noite.

Variedades: Projeto Som e Imagem do Carvão Mineral

Com 88 anos e muita história para contar, o empresário Ophélio Benetton concedeu entrevista aos jornalistas Joice Quadros e Archimedes Naspolini Filho.
A conversa foi registrada em áudio e vídeo para o Projeto Som e Imagem do Carvão Mineral, realizado pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), com o objetivo de resgatar a história do minério e de outros segmentos que marcaram a economia da região através de entrevis-tas com pessoas que exerceram atividades no setor. A próxima entrevista será com o empresário Sebastião Neto Campos, em 2 de dezembro
O projeto iniciou dia 1º de outubro com as entrevistas dos ex-mineiros Arnoldo Cândido Passos, de 85 anos e Antônio Jeremias, de 84 anos. O registro foi feito na Capela Mãe Peregrina, Bairro Operária Nova, em Criciúma, local onde foram instituídas as primeiras minas de carvão da antiga Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá (CBCA) e onde os ex-mineiros trabalharam.
No dia 22 de outubro, mais duas entrevistas foram realizadas com Maria de Jesus Joaquim, de 90 anos e Dilma de Oliveira Sou-za, 84 anos. Ambas trabalharam na Mina Santa Augusta, em Criciúma, como escolhedeiras de carvão, profissão que atraía mulheres de diversos municípios da região carbonífera e tinha como intuito beneficiar o minério.

Polícia: Crime que chocou Lombas Pedreiras vai a Júri Popular

O mecânico aposentado Defende Plaskievicz, 58 anos, teve a vida roubada em março do ano passado por três tiros que o acertaram na cabeça.
Três homens estão sendo acusados, sendo que dois deles já estão presos.
A vítima era natural de Nova Veneza e foi encontrada morta na caminhonete Ford Ranger parada num terreno do quilômetro 15 da rodovia SC-444.
Conforme a versão de um dos suspeitos do crime, preso em maio de 2007, E. P. C., 25 anos, Defende dirigia no momento dos disparos.
O delegado Alan José de Amorim contou, na época da prisão, que A. A. A. , de 36 anos, também preso, possuía uma dívida com o aposentado e, por isso, começou a planejar o assassinato dele. Pediu, então, que o cunhado E. P. C., o auxiliasse na prática do crime.
Na SC-444, no bairro Lombas Pedreiras, A. A. A. teria disparado os tiros contra a cabeça da vítima, com o carro ainda em movimento, enquanto Defende dirigia o veículo.
As três balas atravessaram a cabeça do mecânico e chegaram a quebrar o vidro da janela esquerda da Ford Ranger.
O Fórum de Içara não quis identificar o terceiro réu, que responde em liberdade.
O julgamento será na próxima quinta-feira, 27, no Fórum da comarca de Içara por Júri Popular.

Geral: Movimento Pela Vida e Igreja promovem celebração religiosa

Para quem chegou a pensar que o Movimento Içarense Pela Vida (MIV)não teve sucesso na corrida "Preservação Ambiental x Desenvolvimento" e desistiu no meio da caminhada, está totalmente por fora do assunto. O grupo continua forte e lutando pelos ideais que, segundo o movimento, "promove vidas".
Exemplo disso, é a celebração que está sendo organizada a quase um mês pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com 70 entidades que integram o MIV. Entre essas, os padres Oscar Pietsch, Eloir Nazário, Jacinto Benedet e Marcos Rech.
O objetivo da celebração é arrecadar recursos para o MIV e conscientizar as pessoas, ainda referente aos impactos ambientais causados pela mineração.
Segundo o padre Oscar Pietsch, que desde o começo esteve apoiando os agricultores, o envolvimento da igreja nesse processo é a prova da preocupação de líderes religiosos para promover vidas através da preservação ambiental. "O mundo é a casa que Deus fez para todos nós e o nosso dever é cuidar dessa casa", ressaltou o religioso.
O presidente da CDL, Jader Ednei de Souza, explica que "a presença dos religiosos, que estão juntos na causa pela fé e que gera a vida, e a participação da população, busca fortalecer ainda mais o movimento".
O coordenador do Movimento Familiar Cristão, José Renato Brígido, afirma que falta apenas a vontade política para o vitória de uma vontade do próprio povo. "Os políticos ainda não entenderam a gravidade dessa situação. Os mineradores têm apenas a Licença Ambiental de Intalação (Lai), mas ainda falta a Licença Ambiental de Operação (Lao), e vai ser contra isso que lutaremos", esclareceu.
O almoço de domingo vai ser para cerca de 500 pessoas. No cardápio, polenta com galinha e um vídeo sobre os efeitos da mineração no meio ambiente e nas pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos na Secretaria da Igreja. Adultos pagam R$ 10,00 e crianças de seis a 10 anos R$ 5,00.

Edição 1.514: Política: Projeto de emancipação do Rincão deve ser aprovado até o final do ano

Em 2003, a população de Içara votou a favor da criação do município de Balneário Rincão. Carreatas, festa e muita alegria, agitavam a praia, comemorando o "novo município".
A aprovação da lei foi confirmada 15 dias depois das votações pelos deputados e homologada logo a seguir pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).
A alegria dos rinconenses durou pouco. Em respeito à Emenda Constitucional 15/96, alguns novos municípios não prosperaram devido à ação direta de inconstitucionalidade. O Rincão se manteve distrito e até a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que já tinha sido implantado teve que ser desativado.
Mas a comunidade voltou a ter esperança e motivação. Isso porque o prefeito eleito Gentil da Luz (PMDB) se mostrou favorável ao processo.
Segundo o vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB), que sempre foi confiável quanto a emancipação, a lei agora precisa ser aprovada pelo Senado Nacional. "Se o Congresso não aprovar essa lei acredito que ela será aprovada pelo Supremo Tribunal Federal", revela Custódio.
O vereador também comenta que o PT sempre foi contra a lei de emancipação, e, portanto o projeto ficou parado. "A senadora Ideli Salvatti sempre trabalhou para a não-aprovação dessa lei, o prefeito também se posicionou contra", lembra Celoy, que acredita que até o final desde ano a lei já estará aprovada.
A aprovação pode evitar que 57 municípios no Brasil, criados a partir de 1996, que já têm prefeitos e vereadores, deixem de existir até o final do ano. Esta decisão reativou o movimento pró-emancipação que começou a buscar informações para reativar o plebiscito realizado em 2003.
Aproximidade da emancipação está ampliando os investimentos da praia. Exemplo disso foi a edição zero do informativo criado no distrito, o "Jornal do Rincão", assinado por Nery Paes de Farias Filho, que já circula no distrito.