O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.960 - Içara, 30 de setembro de 2010

Agências bancárias de Içara aderem à greve nacional
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Depois de um dia parado Coposul reinicia trabalhos
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Moto furada no Rincão é achada em Criciúma

EDITORIAL - A maioria do eleitor não tem candidato

A descredibilidade da classe política e a mistura de partidos faz com que a maioria dos eleitores catarinenses ainda não tenham definidos os votos à deputados estaduais e federais.
É importante que o eleitor pesquise a vida do candidato, em quantos partidos ele já passou, o que fez e o que deixou de fazer, e principalmente se é ficha suja. Não se deixe enganar com os lobos vestidos de cordeiros, que querem apenas os votos para se elegerem e depois só voltam daqui quatro anos, na campanha da reeleição. Fique de olhovivo e faça valer o seu voto, eleitor içarense.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Nos mínimos detalhes

Favoráveis ou desfavoráveis? Os mínimos detalhes podem definir felicidade, ajustamento, solidão, alegria a medida em que o ser humano valoriza-os.
Os mínimos detalhes serão uma declaração de simpatia se você, ao menos sorrir para alguém. Estarás dispensando discursos recheados de argumentações teóricas. Conte uma canção para uma criança. Este vínculo que alia a carência, a dependência e a disponibilidade pode ser um modelo para todos que te rodeiam; sempre haverá alguém carente de um detalhe, sempre haverá alguém dependente do teu mínimo e alguém estará torcendo pela tua disponibilidade. Erre várias vezes, porém, se por detalhes não venceres, os pormenores te farão continuar a lutar. Há quem valorize nas mínimas coisas, o alento de um coração que vive para servir, outros porém, fogem e fazem dos detalhes, verdadeiras batalhas existenciais.
Por mínimas coisas “explodem”, desconsideram pessoas, excluem seres humanos, radicalizam posicionamentos, atribuem ao todo o fracasso de apenas um detalhe. Muitos esforçam-se de maneira sobre-humana para alcançar a simpatia e o apreço dos outros; os pequenos detalhes, quando destruídos fazem do detalhe a justificativa do erro maior. Muitos não buscam recompensas apesar de merecêlas, porém detalhes como orgulho, auto afirmação, impedem o reconhecimento.
São pequenos fatos e migalhas de satisfação que podem sufocar as grandes iniciativas por inibição ou medo. Um quadro branco com um ponto preto. Temos o costume de dizer que estamos olhando o ponto preto e, não, o quadro branco. Os detalhes negativos tenderão a ser mais fortes, inevitavelmente. Faça as suas próprias considerações! Olhe nos outros as virtudes e o defina pelas virtudes, caso os detalhes negativos surjam, seja coerente com tudo aquilo que os outros deveriam ter; “ cada um na sua.”
Apegue-se sim a você e na essência madura, entendendo que não somos frutos perfeitos da criação, mas sendo transformados de detalhes em detalhes até atingir o ápice da consciência que nos dirige a viver melhor no meio do todo.
Até a próxima semana.

POLÍTICA - Candidatos ao governo de SC realizam debate morno

Ao contrário do que era esperado para a reta final da campanha ao governo do Estado, o debate desta terça-feira foi calmo e com poucos ataques entre os principais candidatos.

(Divulgação)

O último debate entre os candidatos ao governo de Santa Catarina antes das eleições aconteceu na noite desta terça-feira, e foi transmitido pela RBS TV.
Participaram do debate os candidatos Angela Amin (PP), Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM), Carmelito Smieguel (PMN), Rogério Novaes (PV) e Wal-mir Martins (PSOL).
O programa foi dividido em cinco blocos, quatro com perguntas e respostas entre os candidatos e o quinto com as considerações finais.
Foram feitas perguntas relacionadas a saúde, educação, funcionalismo, turismo, segurança, corrupção, entre outros. Os candidatos reforçaram as propostas de governo e as discussões foram amenas, apenas com alguns ataques sutis.
Ideli e Angela aproveitaram para alfinetar Colombo, líder nas pesquisas buscando convencer o eleitorado a levar o pleito ao segundo turno.
“No governo Lula, quadruplicamos o número de escolas profissionalizantes no Estado. Passados sete governos, não foi criada nenhuma nova escola profissionalizantes, nem o governo do Amin e nem a turma do Colombo”, cutucou Ideli.
Já a candidata progressista fez questão de falar que, na prefeitura da capital, reduziu a mortalidade infantil e que em Lages, cidade que Colombo governou, havia o maior índice do problema no Estado.
O candidato democrata permaneceu tranquilo e não atacou, apenas usou as perguntas para reafirmar propostas de governo. Na saúde, destacou o modelo de hospitais filantrópicos; na segurança citou que foram feitas novas contratações e concursos públicos no governo Luiz Henrique.
Novaes e Angela miraram em Colombo ao falar do piso nacional aos professores, que não foi concedido.
No final do terceiro bloco, Ideli disse que estão encaminhando ao Ministério Público pedido de investigação sobre o procedimento que ocorreu em um hospital em Lages, quando a equipe de Colombo “infectou o ambiente”, ao filmar um programa eleitoral.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tem todo o meu apoio, estou trabalhando para que ele seja o presidente da Câmara.” Presidente da Câmara Municipal de Içara, Acirton Costa (PMDB), se referindo ao vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), candidato à presidência da Mesa Diretora do Legislativo içarense.

Aloísio Sérgio Rezende Silveira
juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo não aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o candidato a deputado federal Francis-co Everardo Oliveira Silva, o Tiririca.
Segundo o juiz, não há justa causa para a ação penal, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), durante o processo de registro de candidatura, “entendeu não haver qualquer causa de inelegibilidade do candidato, inclusive no que se refere à instrução mínima, ou seja, o não analfabetismo”.
Tiririca, candidato do PR (Partido Republicano), deve ser o mais votado em São Paulo, e um dos representantes dos paulistas em Brasília. Se vai ser um bom deputado ou não somente o tempo dirá, mas não precisará fazer muito esforço para superar os atuais.
Falando com várias pessoas percebi que muitos içarenses, muitos mesmos, ainda não se definiram em quem votar para deputado estadual e federal. Pelo que parece os votos brancos e nulos vão ser a maioria.

O vereador
Joaci Domingos Pereira (PP) está trabalhando nas reeleições do deputado es-tadual Altair Guidi (PPS), que tem raízes progressistas, e do deputado federal Jorge Boeira (PT), que deverá ser o mais votado em Içara.

O Clube de Mães
do Poço Três vai doar R$ 1,5 mil à Associação dos Bombeiros Voluntários de Içara.
O dinheiro coletado em um bingo será entregue nesta sexta-feira pela presidente Elizete Alves Rosso e mulheres do clube.

Recebi muitos elogios
pelo comentário que teci na edição de ontem sobre o secretário de Obras de Içara, José Eloir Nascimento, e do prefeito Gentil da Luz.
Desta vez foram os moradores de um loteamento no bairro Pedreiras, próximo ao PETI, que reclamam do abandono por parte da Administração Municipal.
E mais uma vez a equipe do Jornal Içarense não conseguiu fazer contato com Nascimento e com Gentil.
Eles devem estar trabalhando assiduamente para fazer os 4 mil votos que garantiram para Ada de Luca que não tem tempo para atender o celular.

Governador
Leonel Pavan (PSDB) declarou em Dionísio Cerqueira, no Oeste de SC, que foi corneado politicamente pelo PMDB e DEM.
Ele também se referiu ao Senador Neuto de Conto (PMDB), que está fora do pleito deste ano. Por isso deve apoiar Angela Amin no segundo turno.

O material
dos candidatos em Santa Catarina é de qualidade e caro. Na hora da prestação de contas verifique se ele registrou o gasto real da campanha.
Nesse ano os candidatos não podem deixar contas para trás como ocorriam antes. Tem alguns que ainda devem.

Frase

“O mundo é bom porque é uma bola! Se fossem duas seia um saco”. (Anônimo).

GERAL - Trabalhos na Coposul devem ser retomados hoje

Trabalhadores interromperam os serviços na última terça-feira, em razão da apreensão da matéria-prima, que ocorreu por medida cautelar de arresto movida por um antigo administrador.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Após dois dias de braços cruzados, os 317 funcionários da produtora de embalagens descartáveis Coposul, devem voltar ao trabalho hoje. A empresa localizada no bairro Jaqueline, teve matéria-prima apreendida na manhã de terça-feira, em razão de uma medida cautelar de arresto, movida por um antigo administrador e atual fomentador.
Conforme o advogado da empresa, Alexandre Faria, todo o material que estava nas dependências da Coposul foram levados, contabilizando cerca de R$ 500 mil. “Paralisamos porque todo o material foi levado. Mas, entre está quinta e sexta-feira uma nova encomenda deve estar chegando”, relatou. O advogado destaca que os meios para reverter a medida estão sendo tomados. “Entramos com um agravo de instrumento, porque ao novo ver o juiz se equivocou. A Coposul está com todos os pagamentos em dia”, ressaltou Faria.
Em função da resistência imposta pelos funcionários no momento da apreensão, foi necessário acionar o reforço da Polícia Militar. A PM chegou a dar voz de prisão a um diretor por desacato. Um termo circunstanciado foi lavrado e ele foi liberado em seguida.
O advogado do credor, Júlio Cesar Kamisnki, não foi encontrado pelo JI.
Nesta sexta-feira, às 14h, ocorre uma audiência no Fórum de Içara entre as partes para discussão da dívida cobrada judicialmente com a retenção de material. Já a assessoria do juiz Fernando Ritter, disse que não pode divulgar informações do processo.

POLÍCIA - Jovem é preso em Criciúma com moto furtada na Praia do Rincão

Ao tentar fugir da PM, o autor do furto, de 18 anos, caiu da motocicleta, levantou e continuou a fuga a pé, e no bairro Santa Luzia; quatro adolescentes são flagrados em tentativa de assalto.

(Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos, em Criciúma, com a motocicleta Honda CG, cor vermelha, placa MEC 52-94, furtada na madrugada anterior no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
A guarnição da Base Comunitária Móvel (BCM) do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Setor Sul, realizava rondas pelo bairro Santa Luzia quando o motociclista ao ver a viatura policial, tentou fugir. Na fuga, o jovem bateu em um biciclitário e chegou a cair do veículo, mas continuou correndo a pé.
Os policiais empreenderam perseguição com o apoio de outra guarnição. Na abordagem, os policiais encontraram uma bolsa feminina vazia. Ao consultar a placa da motocicleta, foi constatado que havia registro de furto naquela mesma madrugada. Ao ser questionado, o jovem alegou ter pego a motocicleta emprestada com um amigo. Ele foi preso e encaminhado ao Presídio Santa Augusta por receptação.
Nesta madrugada também, a PM apreendeu quatro adolescentes, entre 15 e 16 anos. Os menores abordaram um homem que chegava em casa, no bairro Santa Luzia. Ao pegar a chave da vítima, o bando tentou levar o carro, mas a ação foi interrompida pela polícia, que realizava rondas pela localidade. O grupo foi levado à Delegacia do Menor.

VARIEDADES - 10º Festival de Dança de Içara acontece na próxima semana

O tradicional Festival de Dança de Içara, que conta com apresentações de alunos do município, chega a 10ª edição, com a expectativa de receber um grande público para prestigiar o evento cultural.

(Divulgação)

Com o objetivo de promover a dança como arte, em harmonia com a música, a Secretaria de Educação e Cultura, realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o 10º Festival de Dança de Içara.
O evento acontece no Ginásio de Esportes Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg, com início às 19h30min.
“O festival dá oportunidade para as crianças desenvolverem uma atividade diferenciada, fora da escola. Serve também como conclusão das disciplinas de Educação Física e de Artes, nas quais os estudantes prepararam as apresentações”, explica o coordenador pedagógico de Educação Física e organizador do evento, Edenilson José Prudêncio.
De acordo com o coordenador pedagógico, nos anos anteriores eram feitas cerca de 20 apresentações e o evento terminava por volta das 22h. Muitas crianças, principalmente da Educação Infantil, não aguentavam ficar acordadas até o final. Nesta 10ª edição, serão realizadas 13 apresentações em cada dia, com previsão para término às 21h.
A escolha da ordem de apresentação foi feita através de sorteio. Segundo Prudêncio, todas as escolas que participam este ano, não participaram no ano passado. “Fizemos este rodízio para que todas as instituições de ensino possam participar”, explica.
As crianças ganharão certificado de participação e cada escola um troféu.
A abertura e o encerramento do festival ficarão sob a responsabilidade dos alunos da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, com apresentações de balé e de street dance.
No dia 5, estarão no palco as instituições de Ensino Fundamental: E.M.E.F. Vila Alvorada, E.M.E.F. Tranquilo Pissetti, E.E.B. Melchíades Bonifácio Espíndola, E.M.E.F Ângelo Zanellato, E.E.B. Profª Maria da Glória, E.M.E.F Paulo Rizzieri, Escola Sonho Dourado (APAE), E.M.E.F Maria Barcellos Puzinski, E.M.E.F. José Réus, E.E.B. Profª Alaíde Tabalipa, E.M.E.F Quintino Rizzieri, além da Escola de Dança Jéssica Santos.
Dia 6, será a vez das crianças dos Centros de Educação Infantil: Aventura do Aprender, Alegria do Saber, Reino Encantado, A Pequena Sereia, Aquarela, Espaço para Crescer, Procópio Lima, Tempo Feliz, Bem-me-Quer, Algodão Doce e Cinderela. Na mesma noite se apresentarão alunos da Casa da Cultura e da Escola de Dança Jéssica Santos.
“Estão envolvidos no evento aproximadamente 800 alunos. Acreditamos que cerca de 3.500 pessoas devem prestigiar o festival”, explica Prudêncio.
O festival de dança faz parte do projeto Cidade que Educa. “Estamos planejando a última ação do ano. Provavelmente vamos trabalhar a semana da criança, na qual cada escola vai promover uma atividade diferente”, conta o organizador do festival.

ESPORTE - Familiares de Edivan da Rosa ganham ação do Criciúma

O Criciúma pode ter um rombo nos cofres ao ter que pagar uma indenização de R$150 mil aos familiares do jogador que veio a falecer no ano de 2003, quando treinava na equipe junior.

(Divulgação)

Os problemas que cercam a equipe do Criciúma parecem nunca ter fim além da preocupação do jogo contra o Macaé pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C.
Um processo por danos morais movido pela família do ex-jogador Edivan Gabriel da Rosa rendeu indenização de R$ 150 mil contra o Criciúma. O veredicto é de primeira instância, e cabe recurso.
O Criciúma ainda não foi notificado pela justiça.
Edivan, 20 anos na época, era titular e capitão dos juniores do Tigre, e vinha sendo convocado algumas vezes para o elenco profissional do Tigre.
Durante um treinaento em 3 de junho de 2003, no Caravággio, em Nova Veneza, o jogador sofreu um ataque cardíaco, e teve morte súbita. A ação teve por base a falta de atendimento médico no local.
Vários jogadores se manifestaram na época, abatidos com a perda, afirmando que Edivan tinha um futuro próspero nos gramados e lastimaram a morte prematura do atleta.
“Ele sonhava alto e estava se preparando para ir longe no futebol”, disse o pai Ivan Isoppo da Rosa, um dia após a morte do jogador do Criciúma.
Nesta quarta-feira, os familiares Edivan da Rosa não quizeram dar muitos detalhes sobre o caso, apenas informaram que estão exigindo os diretos dentro da lei, já que o time teve uma cota de responsabilidade sobre o atleta.
Edivan saiu do Caiçara, chegou a equipe júnior do Criciúma, chegando ajogar nos titulares em algumas partidas, a última foi na vitória de 4 a 0 contra o Alto Vale, em 2003.