O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CAPA: Edição2.109 - Içara, 19 de maio de 2020

Sesc e Senac realizam blitz contra o abuso
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Professores da Rede Estadual paralisados
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Professores são mal pagos no Estado

Enquanto os servidores de Içara chegaram a um acordo com a Administração Municipal, os professores da Rede Estadual de Ensino resolveram entrar em greve nesta quarta-feira.
Em Içara, a maioria dos educadores das escolas estaduais aderiram a paralisação decretada pela Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catari-na (Sinte-SC), após não haver entendimento com o Governo Estadual. Os professores querem que o Piso Nacional de R$ 1.187,97, seja o salário inicial, pago sem a retirada de outros benefícios que estão na folha.

CHARGE

POLÍTICA - Servidores municipais aceitam proposta econômica de Gentil

Foi aprovada por unanimidade pelos servidores públicos municipais de Içara, em mais uma assembleia no Sindserpi, nesta quarta-feira, a contraproposta enviada pelo prefeito Gentil Dory da Luz.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Depois de rejeitarem a proposta do prefeito Gentil Dory da Luz de 6,35% de repasse sobre a inflação, mais 1,15% de ganho real, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) exigiu mais de 2% de ganho real e conseguiu, nesta quarta-feira, dia 18.
Em assembleia na sede do sindicato, a presidente Vera Regina Vieira, infor-mou que recebeu do prefei-to uma contraproposta da parte financeira do dissídi-o coletivo.
Foi aprovada por unani-midade pela categoria a proposta de 6,35% de repo-sição inflacionária (Índice do INPC) em maio, acresci-do de 0,5% de ganho real a ser concedido em quatro parcelas nos meses de se-tembro, outubro, novembro e dezembro, totalizando um ganho real de 2%. Po-rém, sendo em quatro par-celas, os cálculos acabam tornando a reposição infla-cionária em 8,49% e o ga-nho real sobe para 2,14%.
“Nós não queríamos o ganho real parcelado em tantas vezes. Mas, sendo assim, cumulativo, acaba-mos ganhando um pou-quinho a mais”, ressaltou a tesoureira do sindicato, Edna Benedet da Silva.
O advogado do Sindser-pi, Douglas Mattos, expli-cou aos servidores que não é a melhor proposta da re-gião. Porém, alcançou os 2% de ganho real exigidos pela categoria.
Outra questão que ficou pendente foram as cláusu-las sociais, não contempla-das na proposta do prefei-to. “Não vamos aceitar esta situação pendurada. Sem as cláusulas sociais, o dis-sídio coletivo fica em aber-to. Por isso, nós vamos co-municar à Administração Municipal que, se não fe-charmos estas cláusulas até o ano que vem, vai ter briga novamente”, prome-teu Mattos.
O advogado disse que o Sindserpi vai exigir da Ad-ministração uma contra-propostas para as cláusu-las sociais em 30 dias. “Ca-so não tenhamos resposta neste tempo, vamos nos mobilizar novamente, com carro de som e outros recur-sos, como fizemos agora”, advertiu.
O ganho real para 2012, incluído na proposta do prefeito, também foi apro-vado na assembleia, depois de muita discussão.
O ganho real de 1,5% vai ser parcelado em três ve-zes, em janeiro, fevereiro e março, somado ao índice de reposição inflacionária a ser repassado em maio de 2012. Sendo assim, o esta-do de greve foi suspenso em até 30 dias, para que o sindicato aguarde a con-traproposta para as cláu-sulas sociais e de melhori-as de condições de traba-lho, como um novo laudo de periculosidade e insalu-bridade; valorização dos servidores que cursaram o terceiro grau e dos que pre-tendem continuar se quali-ficando; subsidio para o plano de saúde; cupom ali-mentação, entre outros.

GERAL - Professores da rede estadual tiveram primeiro dia de greve

Após o Governo do Estado não ter apresentado uma nova proposta durante negociação na terça-feira, os professores da rede cumpriram a ameaça e entraram em greve pelo piso salarial.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Na Região Carbonífera, cerca de 40 mil estudantes ficaram sem aula nesta quarta-feira, dia 18, devido ao início da greve dos professores da rede estadual.
Na terça-feira, dia 17, a Executiva Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Ca-tarina (Sinte-SC) reuniu-se com a equipe de negociações do governo, que não apresentou nenhuma nova proposta. “Os coordenadores da região, presentes no encontro, avaliaram que a intenção do governo foi saber mais detalhes sobre as reivindicações e não fazer proposta”, explicou o membro da coordenação regional do Sinte-Criciú-ma, Ênio Leonardo.
A equipe do governo a-gendou uma nova reunião com a Executiva Estadual do Sinte, na próxima segunda-feira, dia 23, no Centro Administrativo.
Leonardo informou que em Criciúma, das 25 escolas, apenas duas não aderiram a paralisação.

POLÍCIA - Blitz de conscientização é realizada pelo Sesc e Senac

Ocorreu durante toda a amanhã desta quarta-feira uma blitz, no posto da PMRv de Içara, com o intuito de conscientizar aos motoristas sobre índice de abuso sexual sofrido por crianças.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Voluntários do Sesc e Se-nac de Criciúma realizaram durante toda a manhã de ontem, no posto da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara, no bairro Liri, uma blitz de conscientização, contra o abuso de crianças e adolescentes.
Colaboradores entregavam adesivos e um folder com todas as informações básicas sobre os tipos de abusos e os causadores.
O Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.A campanha tem como objetivo lembrar a data.
São duas as estratégias pensadas pela Comissão Intersetorial de Enfrenta-mento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo que une sociedade civil e governo na construção da agenda para o 18 de maio.
Além da mobilização, que reúne representantes do sistema de garantia de direitos, autoridades do Poder Executivo e população em diversos eventos, também está sendo elaborada uma pauta política para que se leve para a a-genda pública o combate à violência sexual na dimensão de proteção dos direitos humanos.
A blitz contou com o a-poio da corporação da PMRv, que sempre é solicita em campanhas educativas.
Os colaboradores do Se-sc e Senac afirmam que o objetivo é de participar de campanhas com intuitos sociais, como essa, de Com-bate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças.

VARIEDADES - Os novos membros dos conselhos deliberativo e curador da Fundação Assistencial de Içara (FAI) serão empossados nesta quinta-feira, em eve

Os novos membros dos conselhos deliberativo e curador da Fundação Assistencial de Içara (FAI) serão empossados nesta quinta-feira, em evento, junto com aniversário da entidade.

(Divulgação)
A Fundação Assistencial de Içara (FAI) comemora nesta quinta-feira, dia 19, o segundo aniversário.
As velinhas serão sopra-das do Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges, em Içara, a partir das 14h, com a presença de mais de 1,4 mil participantes dos clubes de mães e terceira idade do município.
Bolo, música e diversão marcarão também a home-nagem às mães, ponto alto da comemoração.
Na oportunidade serão empossados os membros dos conselhos deliberativo e curador da entidade.
Na semana passada a-conteceu também nas de-pendências da FAI uma ou-tra festa, o aniversário de 25 anos do Clube de Mães Vida Nova, formado por mães dos alunos da Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excepcionais (AP AE) de Içara.
As cerca de 34 mães fize-ram a festa no Centro de E-ventos da FAI, na Praça da Juventude Fernando Pa-checo, local do encontro se-manal do clube. “Fundado em 1985, o clube passou por diversas sedes até que a atual administração ofe-recesse o centro de eventos e desde então nos reunimos aqui todas as semanas”, destacou a presidente do clube, Luisa Castagna.
Durante a festa foram oferecidas rosas vermelhas e um bolo, que marcou os 25 anos de existência do Clube de Mães Vida Nova.
O Centro de Eventos da FAI foi inaugurado oficial-mente no dia 27 de abril, com a presença de Rai-mundo Colombo.

ESPORTE - Escolinhas preparadas para o Campeonato da LUD

As equipes de futebol de Içara se preparam para mais uma rodada do Campeonado da Liga Urussanguense de Desportos (LUD), neste sábado nas categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara terá um fim de semana movimentado, já que as escolinhas de futebol irão participar de várias competições regionais.
Destaque para as equipes de futebol que irá disputar a Campeonato da Liga Urussanguense de Desportos (LUD).
Neste sábado, 21, será disputada a terceira rodada do Campeonato Regional da LUD e as equipes de Futebol da FME Içara, comandadas pelo técnico Allan Rezende, estarão em campo contra CME Forquilhinha.
Todos os jogos serão no bairro Vila Lourdes, em Forquilhinha.
O primeiro confronto do Sub-12 será às 8h30min, enquanto o Sub-14 entra em campo às 9h30min e o Sub-16 joga às 10h30min.
Além do futebol a equipe da FME de Içara irá participar do 1ª Etapa do Festival de Tênis de Mesa 2011, que reúne atletas de Içara e região nas categorias Sub-12, Sub-15 e Aberto, nos naipes masculino e feminino. Será realizado em três etapas, e cada uma sairá um vencedor, sendo que na ultima etapa é realizado a somató-ria para sair o campeão geral da competição.
O evento será realizado sabado, às 9h, no gGnásio Esportivo Ergínio Januário Borges, no Complexo João Ramos Rousseng.