O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.938 - Içara, 27 de agosto de 2010

Marceneiro transforma madeiras de obras
em móveis rústicos





Menor furta carro em Içara para cometer assalto em Criciúma


CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes




Inscrição indevida em cadastro do SPC

Mais comum do que se possa imaginar, infelizmente, diariamente pessoas são surpreendidas, ao tentarem efetuar compras a prazo, por algum tipo de restrição ao crédito. Ocorre que muitas vezes esta inscrição é indevida, tendo a origem em débitos inexistentes.
Não é raro ocorrer inscrição por produtos ou serviços que sequer foram contratados pelo consumidor. São cobranças por terminais telefônicos nunca instalados, celulares jamais adquiridos, cartões de crédito, taxas e manu-tenção de contas que o consumidor sequer tinha conhecimento da existência.
Muitas vezes esse débito indevido ocorre porque a empresa não tomou todos os cuidados ao prestar o serviço, permitindo a utilização fraudulenta de dados pessoais do autor, ou até mesmo por erro na base de dados da empresa.
Várias são as possíveis causas que levaram a ocorrência de uma inscrição indevida em órgãos de proteção ao crédito, mas é certo que o consumidor não pode sofrer pela falta de cuidado ou erro da empresa que promoveu inscrição do nome, como devedor, em órgão de restrição/proteção ao crédito por débito inexistente.
O consumidor, ao se deparar com a notícia de que teve o nome inscrito indevidamente em órgãos de proteção ao crédito por dívida que não é sua, deve de imediato procurar o serviço de proteção ao crédito e pedir uma declaração onde constará o débito e a empresa que promoveu tal inscrição para tomar as medidas necessárias para exclusão do registro indevido.
Ocorre, que muitas empresas, mesmo percebendo que houve um registro indevido, se recusam em promover a retificação do cadastro sem que o consumidor promova o pagamento do débito que sequer é seu. Nesses casos o consumidor tem um aparato legal a seu favor que deve ser utilizado. Poderá socorrer-se ao PROCON ou mesmo buscar através do Poder Judiciário a exclusão do nome e até mesmo uma indenização, uma vez que o crédito faz parte dos bens imateriais do ser humano e o abalo por débitos inexistentes é um ato ilícito passível de indenização.
O mesmo vale para aquelas pessoas que tiveram o nome inscrito por uma dívida e mesmo após o pagamento con-tinuam com o nome nos órgãos de proteção ao crédito, pois se o fornecedor de produtos ou prestador de serviços tem direito de apresentar a restrição é a obrigação darlhe baixa depois de cessado o motivo que a instaurou.
Inclusive, segundo o art. 73 do Código de Defesa do Consumidor, se sujeita a penalidade de ordem criminal "deixar de corrigir imediatamente informação sobre consumidor constante de cadastro, banco de dados, fichas ou registros que sabe ou deveria saber ser inexata".

POLITICA - MP e Polícia Civil investigam ex-Administração Municipal

Ministério Público afirma que são três denúncias e a procuradoria do município, quatro, o número de acusações de supostas irregularidades na administração de Heitor Valvassori (PP).

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Promotoria de Justiça da Comarca de Içara e a Procuradoria do Município divergem quanto ao número de acusações de supostas irregularidades investigadas na administração do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP).
Segundo o promotor de justiça da Comarca de Içara, Henrique da Rosa Ziesemer, o procurador do município, Walterney Réus, encaminhou ao Ministério Público de Santa Ca-tarina três acusações de crimes cometidos pela administração do ex-prefeito. Destas três acusações, uma está sendo investigada pela promotoria de justiça e duas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para instauração de inquérito policial.
“No dia 8 de julho deste ano, recebemos as acusações feitas pela atual administração do município, e demos o devido encaminhamento. A que está sob nossa responsabilidade, no momento, depende de informações e documentos que estamos buscando e não há previsão de conclusão. Já as outras duas, recebidas pela delegacia no dia 18 de agosto, dependem dos trâmites deles”, explicou Ziesemer.
De acordo com o delegado da Polícia Civil de Içara, Rafael Marin Iasco, as acusações de supostos crimes serão investigadas em breve. “Vamos intimar algumas pessoas para depor. Devemos começar por representantes da atual administração, que são os autores das acusações”, esclarece o policial.
Segundo Réus, a auditoria realizada no Paço Municipal, para conferir os procedimentos da ex-administração, começou a ser feita em agosto de 2009 e terminou em março de 2010. “A partir disso, separamos os erros de procedimento, daquilo que constitui crime, ao nosso ver. No dia 8 de julho encaminhamos ao Ministério Público quatro denúncias: convênio irregular com o banco Itaú, (deveria ser feita licitação); alteração cadastral de imóveis do ex-prefeito (segundo acusação, ele colocou imóveis próprios em nome da prefeitura); convênio com a AFASI (que também diz ser irregular); e apropriação indébita (acusa a prefeitura de não repassar o dinheiro aos comerciantes que venderam produtos aos servidores através de convênio).
Sobre as dívidas deixadas pela ex-administração, Réus explica que “os valores reais só serão conhecidos a partir da conclusão das investigações”.
O promotor de justiça lembrou que, independente da atuação do Ministério Público, “o município de Içara, por sua procuradoria, também possui dever e legitimidade para acionar judicialmente o gestor público e reaver eventual prejuízo que alega ter sofrido”. Réus explicou que vai entrar com uma ação para recuperar valores, no caso da acusação de apropriação indébita.

COLUNISTA - Maso Nyetto




“Tenho conversado com pessoas do MDB, aqueles históricos e eles me colocam que não querem votar em um braço da Arena. Eles percebem que Ângela e Raimundo tem o mesmo DNA, mesma origem”. Senadora Ideli Salvati (PT), candidata ao governo de SC, quando esteve em Cri-ciúma no mês de julho, sobre os candidatos da Tríplice Aliança entre DEM/PMDSB/PSDB.


Parece que o fogo amigo
está perseguindo o ex-prefeito Júlio Cechinel, que manifestou apoio ao candidato à deputado estadual José Milton Schellfer (PP), ex-prefeito de Sombrio, em gratidão por ele ter lhe ajudado quando foi candidato a deputado estadual.
Pela segunda vez as placas espalhadas por Içara foram pichadas com a frase de traidor.
Tuca Fabris, coordenador da campanha de José Milton, manifestou o seu repúdio contra as pixações e acredita, que o ato, possa ter vindo de pessoas do próprio partido, o PP.
Pelo que parece a briga por votos na própria sigla não vai ocorrer somente no PMDB mas também no PP.
A situação deve esquentar até o fim da eleição e, possivelmente, virar caso de polícia, o que é de praxe nas eleições em Içara.
Amanhã darei mais detalhes sobre esse apisódio.

“Essa obra
é muito importante não só para os moradores da rodovia, mas também para todos que se utilizam da via, que servirá também como alternativa pa-ra deslocar o trânsito pesado do centro da cidade”, destacou o prefeito de Obras de Içara, Gentil da Luz, sobre a ICR-253, assim veio a frase final do release da assesoria de imprensa sobre a pavimentação da ICR-253..
Desculpem, mas não tive como deixar passar.

Na página 5
Delegado de Içara, Ra-fael Marin Iasco ressaltou, que em casos de furto de veículo é realizado uma espécie de triagem. “Tem muita gente que está irregular com o pagamento de veículos e forja furto. É preciso saber quem é a vítima, e quem usa a delegacia de má fé”, finalizou.
O que ele não pode é ge-neralizar, ao menos o a-tendente da Polícia Civil deveria registrar o BO para saber se tem ou não alguma irregularidade.

A justiça tem que ser mais branda
com os menores infratores que estão virando uma epidemia, antes o que se via pela televisão, se tornou realidade em Içara e região.
Os menores furtam e roubam, são detidos e horas depois estão na rua, prontos para cometer outros assaltos porque a justiça é falha. O exemplo mais recente foi de três menores de 14 e 15 anos, que detonaram um carro de Içara e foram soltos horas depois, enquanto o responsável pelo carro levou um dia para ter o veículo liberado.


Frase de impacto

”Errar é humano, culpar outra pessoa é política”. (Anônimo).

GERAL - Meta de vacinação contra Pólio é alcançada em Içara

Imunização alcança 95% das crianças de zero a cinco anos do município; campanha atingiu cerca de 4.200 crianças em Içara e vacina continuará sendo disponibilizada até dia 30 de agosto.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A Campanha Contra a Paralisia Infantil teve a meta de 95%, índice preconizado pelo Ministério da Saúde, atingida em Içara.
Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, 4.200 crianças entre zero e cinco anos foram imunizadas no município.
Para atingir o maior número de crianças, a vacina continuará sendo disponibilizada nas 17 unidades de Saúde até a próxima segunda-feira, 30.
“Parabenizamos toda a equipe pelo esforço e empenho em alcançar a meta, imunizando o maior número possível de crianças, e por deixar Içara no cenário de um município que cumpre o estabelecido”, salientou a Gestora de Saúde Mira Dagostin.
A enfermeira ainda ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde promove e viabiliza ações para que haja a prevenção e promoção da saúde”e para que este trabalho seja efetivado com sucesso é necessária a participação de toda população”.
A meta no Estado era imunizar cerca de 430 mil crianças do público alvo da campanha.
Os responsáveis que ainda não levaram os menores para a vacinação devem apresentar a caderneta de vacinação, independente da criança ter recebido a primeira dose da vacina ou não.

POLÍCIA - Menor furta carro em Içara para cometer crimes em Criciúma

Ao tentar fugir da polícia, três menores colidiram o veículo furtado no bairro Cristo Rei, em Iça-ra, contra um poste no bairro Rio Maina, em Criciúma, onde planejavam assaltar uma loja.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Dois menores de idade, de 14 e 15 anos, foram detidos na madrugada de quinta-feira, no bairro Rio Maina, em Criciúma, após furtarem horas antes o GM Kadete placas BTN-3400, de Içara, no bairro Cristo Rei.
Conforme o depoimento dos envolvidos, o crime teria sido cometido por apenas um infrator, que posteriormente teria buscado mais duas pessoas, em suas respectivas casas.
Os menores foram apreendidos por volta das 4h-51, quando a Polícia Militar de Criciúma teria sido informada que masculinos em um veículo estariam tentando furtar um estabelecimento comercial na Avenida dos Imigrantes, no Rio Maina. Ao fugir da polícia, o condutor colidiu o veículo contra um poste de energia elétrica.e se evadiu do local a pé não sendo encontrado.
Segundo o delegado da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Criciúma, Antônio Márcio Campos Neves, os adolescentes foram liberados aos responsáveis, mediante Termo de Compromisso. Um dos menores, o de 14 anos, era reincidente, e segundo Campos, o fator não ocasiona a internação, que é efetivada mediante Ordem Judicial ou atos infracionários mais violentos.

VARIEDADES - Fábrica de Móveis reaproveita madeiras de demolição de obras

Antônio Rodrigues Francisco, dono de uma fábrica de móveis rústicos, no bairro Sanga Funda, em Içara, resgata a história da região através da restauração de peças e reciclagem de madeira.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Para muitos, madeira de demolição de obras e móveis antigos não passam de entulhos que só servem para fazer lenha ou ir para o lixo. Mas, para o marceneiro Antônio Rodrigues Francisco os objetos são matéria-prima que podem se transforma em belas pe-ças de decoração e em móveis rústicos.
Francisco descobriu, há seis anos, que é possível fazer móveis a partir de madeira de demolição. Além disso, ele faz um trabalho de “garimpagem” de peças antigas para restauração em obras da cidade.
“Algumas peças são doadas, outras eu compro. Quando vejo algum objeto antigo como objetos de engenho, carroça, entre outras, faço a restauração ou transformo em algum móvel útil”, explica.
O marceneiro mostra com satisfação os objetos antigos que conseguiu encontrar com essa garimpagem. “Com uma roda de carroça fiz esta mesa”, comenta, entusiasmado.
A ideia partiu de um sobrinho que, sabendo do tra-balho do tio com esquadrias, sugeriu a utilização de madeira de demolição.
“Ao invés de queimar, reaproveitamos taboas de casas e objetos antigos. É uma forma de preservar a história e a cultura da nossa região”, conta o artesão de móveis.
Antônio Rodrigues Francisco tem 62 anos e é natural do Rio Grande do Sul. Vive na região carbonífera há 20 anos e instalou o Engenho dos Móveis há seis anos, na localidade de Sanga Funda, em Içara.
Além da fábrica, onde produz e vende as peças, possui uma loja na qual comercializa os móveis e artigos confeccionados por ele e um ajudante.
“Meu primeiro cliente foi o jornalista Archimedes Naspolini Filho, de Criciúma, que gostou do trabalho e começou a divulgar para amigos e conhecidos, pois na região não há mais ninguém que faz móveis reaproveitando madeira usada”, ressalta.
Ele diz que recebe clientes até de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Os veranistas acabam conhecendo o meu trabalho através de amigos aqui da região e me procuram para encomendar móveis, principalmente para mobiliar casas de praia e sítios”, conta.
A maioria dos clientes da marcenaria são jovens. Segundo Francisco, este público gosta de móveis coloniais, principalmente os arquitetos.
Ao redor da pequena fábrica, o marceneiro expõe as obrasem acabamento. “O fluxo de trabalho é variado. Tem semana que não recebo nenhuma encomenda, já em outras, muitos pedidos em um único dia. Gosto muito deste trabalho. Fico satisfeito em transformar estes objetos em obras”, finaliza.

ESPORTES - Içara se despede dos Joguinhos sem ganhar nenhuma medalha

Içara participou em três modalidades: basquete, vôlei de praia e karatê e não conseguiu nenhuma medalha, já Criciúma, ocupa até o momento, o segundo lugar no quadro de medalhas.

(divulgação)

Amanhã será o último dia dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, disputados em Criciúma.
O quadro de medalhas é liderado por Joinville, com 56 medalhas, seguido de Criciúma, com 41 premiações, superando cidades tradicionais na disputa como Blumenau, Florianópolis e Brusque, sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em setembro.
Os atletas de Içara até que tentaram mas foram derrotados e voltam para casa sem medalhas. No basquete, foram três derrotas, enquanto no vôlei de praia os içarenses perderam os quatro jogos: Corupá 21/9, Florianópolis 21/14, Ascurra 21/8 e Criciúma 21/19. Já no karatê o campeão foi a cidade de Itajaí, e não sendo possível saber a classificação da equipe içarense.
O futsal feminino de Criciúma foi eliminado nos pênaltis por 4 a 3 pela equipe de Jaraguá do Sul, após empate em 1 a 1. O vôlei masculino também deu adeus ao ser derrotado por Florianópolis em 3 sets a 1. A equipe feminina venceu Guaraciaba por 3 sets a 0 e joga hoje contra Nova Trento.