O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.2243 - 2 de novembro/2011

MASO NYETTO/JI
DISTRITO: Acesso ao Torneiro deverá ficar pronto até sexta-feira






DIVULGAÇÃO
GERAL: ‘Envelhecer Saudável’
Esse foi o tema discutido entre o NASF e as monitoras da FAI que atendem Clubes de Mães e de Terceira Idade do município de Içara





FRAMBER JÚNIOR/JI
ESPORTES; As disputas do Joesinho continuam até sexta-feira


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Busque ajuda para parar de fumar


Deixar o vício do cigarro é um desafio para muitas pessoas. Entendendo esta dificuldade, a Secretaria de Saúde, proporciona auxílio aos fumantes do município com os Grupos de Controle do Tabagismo.
Os grupos são distribuídos nas comunidades e prestam auxílio aos fumantes por meio de palestras de conscientização, rodas de bate-papo e adesivos de nicotina.
O cigarro é um dos grandes causadores do câncer de pulmão e de garganta, e quem amam a vida deve deixar de tragar essa droga.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Elza de MELLO

Aquém dos Trilhos Vidas em Crônicas (32)

Mais um dia de Finados se apresenta ao calendário e, conforme o nosso costume cristão, nos convida a visitar o cemitério, limpar as lápides que mostram os devidos ocupantes, a nos envolvermos com o mistério da morte. E, como não poderia ser diferente, ao nos depararmos com novos ocupantes, exclamamos com pesar: puxa, fula o (ou fulana) já faleceu? Não há como não refletir sobre o sentido da vida nessa época do ano. Até porque a morte tem inúmeras significações. Vista como libertadora das penas e preocupações, ela é um fim em si. Ela abre acesso ao reino do espírito, a vida verdadeira. Mas essa afirmativa não impede que o mistério da morte seja tradicionalmente sentido como angustiante. Talvez o mais angustiante seja as saudades eternas que um ente querido nos deixa. Não tê-lo entre nós, não vê-lo, não tocá-lo é o mais angustiante para um filho, um pai, um irmão, um amigo...a morte nos deixa uma eterna saudade.
Mas falando do dia dos finados em nossa cultura, ele é um dia de encontros dos que ficaram com a memória de nossos finados.
Lembro que meu pai visitava o cemitério de São Jorge, em Lagoa dos Esteves, no dia 2 de novembro, religiosamente. Sabíamos que ele tinha os pais sepultados ali. E era comum os sobrinhos e parentes cumprimentá-los. O assunto preferido desse dia, época que antecedia em dias as eleições, era sempre o político. Alguns, até, pediam-lhe conselho em quem votar. E eu me questionava sobre um assunto tão fora da realidade – Dia dos Mortos. Só há pouco tempo entendi o significado do Dia de Finados e pude observar que, na verdade, é o dia em que mais falamos de vida, mais celebramos a vida e mais vamos ao encontro dos que vivo então. E se tememos a morte, é porque ela é introdutora de um mundo desconhecido e podemos afirmar que há em si a revelação e a introdução. Ao desmaterializar, ela libera forças de ascensão do espírito. Ela é filha da noite e irmã do sono e ambos contém o poder regenerador. Então se visita os mortos e fala-se de vida.
Durante a semana os cemitérios se encheram de movimento e de assuntos diversos. Algumas famílias, que já estão afastadas de sua comunidade natal, esperam pela data para um retorno. É comum observar nos cemitérios de São Sebastião de Urussanga velha as famílias Cabreira, Silva, Figueira, Goulart, Vieira, Rosa, Teixeira, Pereira, Ferraz; entre outras. No cemitério de São Jorge há a visitação das famílias Silva (Estevão e Fortulino), Vianna, Nascimento, Vieira, Mello, Oliveira, Ferreira, entre outras. Vila Nova centraliza as localidades de Sanga Funda, Barracão, Jussara, Espigão. Outros cemitérios de localidades como São Rafael, Boa Vista, Pedreiras, Esplanada e o Centro de Içara reúne todas as famílias. É o cemitério que guarda as memórias de famílias em sua dor final, a despedida inevitável e mais dolorida que se tem em toda a vida. Não há quem possa deixar de passar por este momento de lágrimas, pois, todo o ser humano coexiste com morte e vida. Içara, aos cinqüenta anos de emancipação político administrativa reverencia os seus mortos entre as saudades dos familiares e o reconhecimento da colaboração na construção de nossa terra e na formação de nossa gente. Que saibamos elevar uma prece aos que nos antecederam na construção de nossa bela e prazerosa Içara.
Até a próxima semana com mais um assunto de interesse dos içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Vereador propõe comissão para fiscalizar maquinário

Denúncias sobre uso de maquinário da prefeitura para serviço de empresas particulares motivaram o vereador Osmar Manoel dos Santos (PP) a formar uma comissão para fiscalização.
BRUNA BORGES/JI
O vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), propôs na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 31, a criação da Comissão Temporária de Acompanhamento das Secretarias de Agricultura e Obras.
A comissão terá a finalidade de acompanhar os trabalhos realizados pelas secretarias, principalmente a utilização do maquinário da Administração Municipal. “Há comentários de que empresas que prestam serviço para a Administração Municipal estão usando maquinário da prefeitura para benefício próprio. Esta comissão vai acompanhar e fiscalizar onde está este maquinário. Na próxima sessão vamos definir quem fará parte da comissão”, explicou o vereador progressista.
Mesmo afirmando não ser contra a fiscalização, o vereador Darlan Carpes (PP) disse não concordar com a criação de mais uma comissão. “Já existem as comissões permanentes para discutir estes assuntos. Não sou favorável a ficar se criando comissões para diversas coisas e, às vezes, não se ver resultado. O Legislativo pode ficar desacreditado. Penso assim também sobre as audiências públicas. Fiscalizar já faz parte da tarefa dos vereadores”, opinou Carpes.
Para o secretário de Agricultura, Silvio João Viana, os vereadores têm todo o direito de fiscalizar e isto não o preocupa.
“O maquinário que nós temos é todo destinado para o trabalho com os agricultores. Se algum funcionário está disponibilizando para empresas particulares, não tenho conhecimento. Temos uma retroescavadeira, um trator agrícola e uma escavadeira hidráulica. Além de uma caminhonete isotérmica, mas esta é mais usada pela Secretaria de Educação. Porém, as outras estão sendo usadas exclusivamente na agricultura”, explicou o secretário da Pasta.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O nosso grupo, formado por várias lideranças de base do partido, é que vai decidir se aceita ou não a proposta. Por enquanto, não vou manifestar minha opinião, para que não digam que interferi. Vamos resolver em conjunto”. Ex-secretária de Administração Dalvânia Cardoso, sobre a formação de diretório em consenso.

Nesta segunda-feira

os responsáveis pelo projeto ONIBUSTUR do Balneário Rincão, estiveram reunidos na Empresa Librelato, em Içara.
Participaram do encontro o deputado Estadual Manoel Mota, o gerente de turismo do Rincão, Clóvis Marcelino, as professora Édina Freitas e Anália Silva, além do secretário parlamentar Fábio Freita, e o diretor-presidente da empresa, José Carlos Librelato.
O motivo do encontro, foi a busca de uma parceria para a transformação do ônibus. " O primeiro passo foi dado, nos reunimos com o prefeito Gentil Dory da Luz e o subprefeito do Balneário, Jairo Celoy Custódio, no qual apresentamos o projeto e eles nos deram total liberdade para conduzir os trabalhos para que esse projeto venha a se concretizar o mais rápido possível", comentou Freitas.
Librelato mostrou interesse em colaborar com mais esta ação de crescimento para o novo município e se prontificou em ser parceiro do projeto. Outras empresas serão convidadas.

Ex-vereador
Márcio Dalmolin é candidato pelo PSD e deve contar com o apoio do grupo de Fabiano Ma-narim, presidente da As-sociação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio, que saiu do PMDB.
Está no ar
o Portal de Notícias JINews, mais uma ferra-menta de notícias do Jor-nal Içarense. Acesse e dê uma espiada, sua partici-pação é importante para nós, que completamos 18 anos de estrada.







Vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP)

manifestou-se contra o investimento dos R$ 250 mil prometidos pelo Governo do Estado, para a realização de festas e decoração de Natal no município. “Todo mundo gosta de decoração de Natal. É muito bonito. Mas, penso que este recurso, e outros que já foram a-plicados em festividades, poderia ser investido em coisas que beneficiariam mais a população. A decoração de Natal beneficia sim os comerciantes. Porém, nunca vi nenhum deles fazer campanha para dar nota fiscal, o que traz arrecadação para o município”, criticou o presidente da Câmara Legislativa.
Ele também fez questão de frisar que fará uma chapa de oposição a direção da Cooperaliança, que tem como presidente o ex-vereador Pedro Deonízio Gabriel. “Está na hora de renovar e dar mais espaços para outras pessoas do município”, comenta Carpes, que até pouco tempo era funcionário da concessionária de energia elétrica de Içara..

Frase
“O Brasil progride a noite, enquanto os políticos estão dormindo .” (José Elias Murad - Deputado Federal (MG).


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Grupo de Controle de Tabagismo ajuda içarenses a deixar vício

Como toda prática prejudicial à saúde, o tabagismo precisa ser combatido, é isto que os Grupos de Controle de Tabagismos fazem em Içara, ajudando a população a se livrar do vício.
DIVULGAÇÃO
Deixar o vício do cigarro é um desafio para muitas pessoas. Entendendo esta dificuldade, a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, proporciona auxílio aos fumantes do município com os Grupos de Controle do Tabagismo.
Os grupos são distribuídos nas comunidades e prestam auxílio aos fumantes por meio de palestras de conscientização, rodas de bate-papo e adesivos de nicotina.
Além disso, o exemplo de quem já conseguiu deixar o fumo, junto ao apoio de quem se encontra na mesma batalha, dá ainda mais força para continuar.
Dona Salete Santana Padoin, de 60 anos, participa do grupo realizado no bairro Cristo Rei. Ela já vê resultados positivos. “Para mim, o grupo tem sido muito importante. Além de fazer novas amizades, participo de palestras, vejo depoimentos de pessoas que também têm vencido e já coloquei o adesivo”, conta Dona Salete.
O adesivo de nicotina é aplicado no corpo, liberando uma quantidade da substância ao longo de 24 horas, para que o paciente não sofra de síndrome de abstinência.
Segundo a coordenadora do grupo, Gisele Córdova, o adesivo é parte do tratamento. “Ao deixar radicalmente o cigarro, a pessoa está mais propensa a ter uma recaída. Por isso, começamos aplicando o adesivo de 21 mg, passamos para o de 14 mg, depois 7mg até que a pessoa não sinta mais a necessidade”, esclarece Gisele.
“Desde que coloquei o primeiro adesivo não fumei mais. Está sendo difícil, não posso mentir dizendo que é fácil. Mas, no grupo encontrei a ajuda que precisava. Por três anos tentei parar de fumar sozinha e não consegui”, disse Dona Salete, otimista.
O Secretário de Saúde Laudo Calegari, acredita que a força de vontade do paciente é que determina seu sucesso ou não.
“A participação nos grupos ajudam o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário. Mas, o verdadeiro trabalho é feito internamente quando a pessoa decide que é este o caminho”, falou.
Os pacientes recebem acompanhamento durante um ano e, após este período, sempre que houver necessidade.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Homem tenta invadir casa de ex para matá-la no Rincão

Um masculino, armado com uma faca, que tentou arrombar a janela da casa da ex-mulher para agredíla, investiu contra a guarnição da Polícia Militar, mas foi detido e levado a delegacia.

ARQUIVO/JI
A Polícia Militar (PM) de Içara foi chamada para atender uma ocorrência na Rua Rafael Viscardi, Centro do Balneário Rincão, na noite desta segunda-feira.
Ao chegar no local a guarnição se deparou com V L.F., 41 anos, deitado na calçada entre o muro e a residência da ex-esposa, D.F.B., 26, com uma faca em punho. Um dos policiais deu voz de prisão ao homem, mas ele não acatou a ordem e investiu contra o soldado na tentativa de agredi-lo. Para conter o masculino a PM foi obrigada a usar gás de pimenta e a algemá-lo.
O homem, identificado como ex-marido de D., estava tentando arrombar a janela dos fundos para entrar na residência. A mulher já possui uma medida protetiva, sendo que V. precisava se manter pelo menos a 100 metros de distância dela e dos filhos. Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão a V. e o levaram para a delegacia, onde foi autuado em flagra-te pela PM.
A violência tem sido constante no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Recentemente, ocorreu um assassinato e uma tentativa de homicídio na Praia do Rincão.
Em outubro, O.D.,76, estava pintando uma residência na Zona Sul, quando foi chamado até a frente da casa por homem, que disparou dois tiros, um acertou de raspão na cabeça e outro atingiu o lado esquerdo do abdômen, fugindo em uma motocicleta.
Uma semana depois, L.C.V., 42, não teve a mesma sorte e foi morto com seis tiros, em frente à obra em que estava trabalhando, na Divinéia, bairro da Praia do Rincão.
Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia Civil de Içara, que tem algumas pistas mas nenhum suspeito foi preso.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Espaço da Leitura é projetado para inaugurar em dezembro

As obras dos autores içarenses serão reunidas em um único local, onde poderão ser lidas por toda a população; o Espaço da Leitura deve ser inaugurado em dezembro, ao lado da FAI.
CALEBE BORGES/JI
A disponibilização de obras de escritores içarenses em um só lugar. Este é o Espaço da Leitura, local que vai ser inaugurado em dezembro pela Administração Municipal, em parceria com a Academia Içarense de Letras e Artes (Aila). “A Aila sempre foi parceira da Secretaria de Educação e Cultura. Então, vamos unir o útil ao agradável, organizando este local, que já era uma reivindicação da academia”, ex-plica o secretário de Educação, Antônio de Mello.
A sala para o Espaço da Leitura já está locada, ao lado da Fundação Assistencial de Içara (FAI).
“Estamos fazendo algumas mudanças, como arrumação de portas e janelas, colocação de móveis. Queremos deixar tudo pronto para inaugurar no final do ano. Esta é uma das ações em comemoração aos 50 anos de Içara. A cidade vai ganhar um espaço para disponibilizar as obras dos autores para a população pesquisar”, enfatiza Mello.
A Academia Içarense de Letras e de Artes (Aila) foi fundada no dia 5 de outubro de 2007, com uma equipe provisória para tratar da organização.
Foram presenças no ato de fundação da academia os membros acadêmicos: Altamiro Dagostin, Sonia Therezinha Ribeiro Batista, Leonarda da Silva Fernandes, José Vital Estácio, Gesiel Silveira Gonçalves, Francisco de Souza, entre outros, que assinaram a ata de fundação.
Atualmente o grupo se reúne na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Conhecidos os primeiros colocados do Joesinho

FRAMBER JÚNIOR/JI
A 10ª edição do Joesinho em Içara, que começou na última sexta-feira, dia 28, envolvendo mais de 300 alunos de 13 escolas municipais, estaduais e particulares, já apresentou os primeiros campeões.
No xadrez masculino a Escola Municipal Theófilo Silveira (Barracão) ficou com o primeiro lugar; e Escola Estadual Maria da Glória (Aurora) em segundo; e a Escola Municipal Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete) na terceira colocação.
Já no feminino, o primeiro lugar ficou para a Escola Maria da Glória; Quintino Rizzieri está em segundo e na terceira colocação vem Escola Municipal Rural São Rafael.
A escola campeã no futsal masculino foi Maria Arlete Bitencourt (Raichaski); com o Colégio Cristo Rei em segundo; e Quinti-no Rizzieri em terceiro. No futsal feminino a campeã foi Quintino Rizzieri, com Tranquilo Pissetti (Nossa Sra de Fátima) em segundo e Paulo Rizzieri (Boa Vista) em terceiro.
Hoje, ainda acontecem as disputas nas modalidades de voleibol. Na quinta, serão realizadas as partidas de handebol e futebol suíço feminino, e na sexta, futebol suiço masculino. Os campeões no atletismo também devem ser conhecidos na quinta.
A competição encerra no dia 4 de novembro.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Quarentão

CALEBE BORGES/JI
Nesta quarta, será disputada mais uma rodada do Campeonato de Futebol Suíço Quarentão, organizado pela Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC).
A quarta rodada terá início às 19h30min, entre o Artêmio Serafim e Jubaa. Já, Cristo Rei e União Pedreiras fazem o segundo jogo e a terceira e ultima partida da noite fica por conta de Jaqueline e Laje Silva.
Em nove jogos disputados até o momento, foram marcados 43 gols. Na liderança está o Artêmio Serafim com quatro pontos, uma vitória, um empate e uma derrota.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Seguro desemprego

O seguro desemprego tem por objetivo, assegurar ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, meios de sobrevivência até a conquista de nova vaga no mercado de trabalho que lhe garanta o seu sustento e de sua família.
O governo federal decidiu colocar em prática o artigo 8° da Lei nº 7.998/90, ou seja, o trabalhador que recusar ofertas de emprego poderá ter seu benefício do seguro desemprego cancelado ou até mesmo não concedido.
O governo pretende implantar em todo País ate final do ano, o Portal Mais Emprego. Assim, se o trabalhador ficar desempregado, tão logo dê entrada no pedido de seguro desemprego, será encaminhado para um novo emprego. Havendo vaga de emprego disponível dentro do perfil profissional do trabalhador, o mesmo será encaminhado para novo emprego e não receberá o seguro desemprego, caso contrário o pedido será encaminhado normalmente.È importante esclarecer também, que mesmo recebendo o seguro desemprego, o trabalhador poderá ser convocado para uma nova vaga de emprego no mercado de trabalho. Caso recuse três vagas sem justificativa legal, o pagamento do seguro-desemprego é suspenso
O novo sistema do seguro-desemprego já está funcionando nos estados: Acre, Alagoas. Amapá. Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
No ano de 2012, o sistema deve estar implantado em todo o Brasil. Com a implantação do sistema, a intenção do governo não é cortar nenhum benefício do trabalhador, mas sim assegurar que ele tenha oportunidade de ofertas de emprego tão logo procure o Sine ou outro órgão responsável para encaminhar o benefício do seguro desemprego.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Mais um encontro do Projeto ‘Envelhecer Saudável’ é realizado

As monitoras da FAI participaram da palestra motivacional realizada pela assistente social do NASF com o objetivo de que elas levem aos clubes de mães dicas de saúde para prática no dia-a-dia.
DIVULGAÇÃO
O tema estatuto do idoso foi abordado na tarde destas terça-feira, 1o, no quinto encontro do Projeto ‘Envelhecer Saudável’, viabilizado pela Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Sáude, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Fundação Assistencial de Içara (FAI).
Na reunião de ontem, as monitoras da FAI participaram de palestra, sobre o tema mencionado, com a Assistente Social Maria Isabel Nietto, do quadro multiprofissional do NASF. “O assunto é de suma importância, pois a equipe da FAI lida diretamente com os clubes de mães e de terceira idade”, explicou a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família .
Os encontros já foram realizados com psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga e assistente social. O projeto tem como objetivo principal trabalhar com as monitoras dos clubes da FAI para que elas multipliquem o programa nas comunidades, levando aos participantes dicas de saúde para serem colocadas em prática no dia-a-dia.
Atualmente a FAI atende mais de 53 clubes no município, com número aproximado de 1500 participantes.“Mais um encontro. Mais conhecimento e mais informação a ser repassa aos participantes dos grupos da melhor idade em todo o município”, ressaltou a primeira dama e presidente da FAI, Marielza Inácio da Luz, acrescentando que está é mais uma ação voltada à humanização e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida das pessoas da terceira em Içara.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Distrito: Balneário Rincão e Pescaria Brava estréiam nas eleições 2012

Com pouca estrutura, os administradores dos novos municípios vão ter que improvisar; mas não faltam candidatos a prefeito em Balneário Rincão e em Pescaria Brava, que estréiam em 2012.

MASO NYETTO/JI
Em menos de um ano, dois municípios do Sul de Santa Catarina vão estrear nas eleições.
Balneário Rincão e Pescaria Brava e vão escolher em outubro de 2012 os primeiros prefeitos e vereadores. Mas o que eles herdam? Como eles começam?
Sem estrutura e sem dinheiro, no início vão ter que improvisar e muito. Neste momento é importante o apoio do comércio local.
Eles nasceram há pouco tempo, são os caçulas do Estado, e vão escolher os primeiros prefeitos e vereadores em outubro do ano que vem. Os primeiros meses de vida devem ser complicados.
Pescaria Brava, que se emancipou de Laguna, e Balneário Rincão, que era um distrito de Içara, começam do zero, sem infraestrutura definida. Brincando, se fala que nem cadeira de trabalho os futuros prefeitos têm.
Durante a transição do processo de emancipação, foram feitos inventários que definiram o que os novos municípios herdariam: os imóveis públicos, máquinas, veículos e outros bens seriam o ponto de partida para a implantação das novas prefeituras.
Em Pescaria Brava, a ca-sa de alvenaria que abrigou, durante anos, um pe-queno posto de saúde é o destino mais provável da prefeitura.
No Rincão, a sede da sub-prefeitura pode abrigar a futura prefeitura, mas alguns já admitem a construção de um novo prédio em um terreno perto da Rodovia SC-444, a principal via da nova cidade.
Prováveis candidatos
Mas os futuros prefeitos vão ter mesmo que improvisar. Como não há caixa e muito menos dinheiro, o jeito é pedir doações a empresas, ao próprio município-mãe e a órgãos estaduais. E isso vai ocorrer por um bom tempo.
Até outubro de 2012, os funcionários públicos que moram nas duas novas cidades podem escolher em qual prefeitura irão trabalhar. Se faltar gente para completar a administração, o prefeito será obrigado a fazer concurso público. Atualmente, os moradores acompanham a criação dos partidos e as negociações partidárias para a definição dos candidatos.
Em Pescaria Brava, a lista de possíveis candidatos a prefeito, que começou com Antônio Honorato e Deivison Souza, dois personagens-chave do processo de emancipação, pode ser completada ainda por Marcelo Mendes, Cleosmar Fernandes e Enaldo de Souza.
No Rincão, já existem o PPS, PDT, PMDB, PP, PSB e PT e nesta “largada” antecipada os mais cotados para lançarem candidaturas a prefeito são Jairo Celoy Custódio (PMDB), que comanda a subprefeitura até dia 4 de novembro e preside a comissão de emancipação, e Naelti Vianna, que foi vice-prefeito de Içara e é um empresário de respeito no Distrito.
Também tem os nomes de Olírio José Lino, João Picollo, Décio Góes, Jorge da Costa, Carlos Alberto Souza, entre outros. Até julho do ano que vem serão muitas as especulações.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.