O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.026 - Içara, 18 de janeiro de 2011

União estreia com empate
(Divulgação)


Calegari não cogita deixar Secretaria
(Arquivo/Jornal Içarense)


Da Luz se reúne com Tiscoski em Brasília
(Divulgação)

EDITORIAL - Analfabeto político

O Brasil ainda tem 14,1 milhões de pessoas analfabetas. A maior incidência ocorre entre a população que se declara preta ou parda, 70%. Em relação à idade, a pesquisa mostra que 42% daqueles que não sabem ler e escrever têm 60 anos ou mais. A região nordeste continua abrigando mais da metade dos analfabetos, 52%. Já a população de 15 a 24 anos representa apenas 4,6% dos analfabetos. Em 1999, este número era de 10,1.
Mas na política o analfabetismo é maior em todo o país, pois o eleitor elegeu em 2010 candidatos fichas sujas como Paulo Maluf (PP), Jader Barbalho (PM-DB), Joaquim Roriz (PMDB, entre outros, que receberam vista grossa da Justiça Eleitoral e vão ser empossados em Brasília.

CHARGE

De olhovivo no Rincão

Rincão e sua bela capela

A Capela do sé-culo passado carre-ga em sua arqui-tetura contempo-rânea a beleza do criador, que foi complacente com os católicos desta fatia exuberante do mar. Movido pela fé não mediu esforços para a construção de um recinto religioso.
Construída em 1943, a primeira i-greja do Balneário Rincão, tornou-se Patrimônio Histórico Cultural do município, em 1988. Em 1997 tornou-se o “Museu Arqueológico da Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes”. Visitei-a numa manhã ensolarada, buscava a história das gerações que se afas-taram de nós e partiram para outros mares. Há uma do-çura misturada com dores, naquela Capela... De mansinho, aproximei-me da porta da igreja, meus cabelos voavam embalados pela brisa do mar, tão familiar. Pensei “sem-pre senti esta suave mão em meu hemisfério esquerdo, fechei os olhos e me entreguei ao puro mistério, senti saudades da minha mãe, que acariciava meus cabelos as-sim...” Observei as pessoas visitando o ambiente, nin-guém falava nada, certamente desejavam saber as histórias dos índios que habitaram Içara. Curiosos e apreciadores da cultura local, olhavam-se de soslaio, infiltrados por entre as imagens vindas dos sítios arqueológicos. Es-queletos, louças e fotos contavam os segredos de um sé-culo passado. Flutuavam por entre os objetos e com certeza voltaram ao tempo em que os Vicentinos mataram aqueles corpos ou os escravizaram, segundo a história real.
Comovi-me várias vezes, porque os índios foram mal-tratados no início da nossa história. Uma lágrima teimosa cai sobre a barra do meu vestido. Sensibilizei-me porque tive a sensação de estar diante de um ser humano igual a mim, e teve uma morte extremamente dolorosa. Num folder a imagem de um padre escavando o solo em busca de objetos ou corpos. Diante do corpo que extraia da terra, atenção e dedicação expressa na gravura, e imaginei que sua descoberta lhe trouxe alegrias, tristezas e realizações.
É um luxo, o azul e branco desejando a paz que vem das águas puras do Rincão. A simplicidade é o mistério da ca-pelinha misteriosa... Ah, não me falem que ela está adormecida e pálida, porque só consigo ver seu esplendor. Como é bela esta CAPELA!!!!
Fátima Pavei - Historiadora

POLÍTICA - Laudo afirma que continua na Secretaria de Saúde

Após cogitada a saída da Secretaria da Saúde, Laudelino Calegari, o Laudo, afirma que continua à frente da Pasta; e o prefeito chegou a convidar o vereador Acirton Costa para o cargo.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O prefeito de Içara, Gen-til Dory da Luz (PMDB), informou ao Jornal Içaren-se, no final de 2010, que ha-via convidado o vereador Acirton Costa (PMDB) pa-ra assumir a Secretaria de Saúde, comandada por La-udelino Calegari, o Laudo.
De acordo com o prefeito, o secretário havia pedido para sair para tratar de assuntos particulares, ligados a empresas da família.
Nesta segunda-feira, dia 17, Calegari afirmou que continua na Secretaria e que nunca disse que sairia da Pasta. “Estou trabalhando na Secretaria de Saúde. Não vou sair. Nunca disse isso”, contestou.
Recentemente, o prefeito içarense informou que o secretário desistiu de abandonar o cargo. O chefe do Executivo declarou, ainda, que preferia mesmo que Calegari continuasse à frente da Saúde de Içara.
O vereador Acirton Costa (PMDB) confirmou, tam-bém nesta segunda-feira, que recebeu o convite. “Re-cebi sim o convite do pre-feito. Faz uns 25 dias, ma-is ou menos. Nós ficamos de conversar mais à dian-te sobre o assunto. Mas, ainda não fizemos isto”, respondeu Costa.
O vereador peemedebis-ta deixou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Içara no dia 31 de dezembro de 2010. Na área da saúde, atua como presidente do Hospital São Do-nato, desde abril do ano passado. O vereador ocupou o cargo também entre os anos de 1997 e 1999.
O prefeito de Içara em-possou Laudelino Calega-ri como secretário de Saúde na manhã do dia 24 de agosto de 2010. Ele assumiu a função no lugar de Micélia Luiz. A enfermeira Mira Dagostin continuou na gestão da Secretaria.
A posse aconteceu na se-de da Secretaria de Saúde, antes do “Café com o Prefeito” itinerante, que teve a participação dos funcionários do setor.
Calegari, que trabalha na Saúde do município desde 2009, também está à frente da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Ele assumiu a Pasta em outubro de 2010, no lugar de Adair Benjamin de Souza, o China; que foi exonerado quando o prefeito fez cortes, que atingiram 94 cargos comissionados.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Temos que tomar algumas providências e questionar onde estão indo os recursos. Só estamos pagando e não estamos recebendo nada de volta. Por isso que tem um grande número de associados descontentes com a atual administração da Cooperaliança”. Declaração do empresário José Francisco Pizzetti, na primeira reunião do grupo de oposição à atual administração da Cooperaliança, que tem Márcio Realdo Toretti como candidato.

Prefeito Gentil Dory da Luz
está cada vez mais convencido que a coli-gação entre PMDB e PP em 2012 vai ser bom pa-ra Içara.
Acredita também que esta aproximação por aqui vai facilitar o entendimento no Balneário Rincão entre os dois partidos. As conversas tem sido mais frequentes e o primeiro passo será encaixar o vice de Pedro Deonísio Gabriel. A escolha será entre Sandro Serafim e Jorge Rodrigues. E pelo que parece o PSDB vai ficar para escanteio neste requisito e se contentar com alguns cargos. Nesta segunda-feira, Da Luz viajou á Brasília, com Márli De Faveri, gestora de projetos, para levar documentos e visitar alguns ministérios.
As fotos com Luiz Henrique da Silveira, em 2002 e 2010, mostra uma certa transformação no físico de Gentil da Luz, mas a astúcia política do ex-cobrador de ônibus continua a mesma.

Será hoje
ou amanhã a reunião entre lideranças do Distrito Balneário Rincão pa-ra tratar sobre a eleição da Cooperaliança. O suplente de vereador Fábio Della Bruna Vieira, sobrinho de Pedro Gabriel, é que está encabeçando o encontro. Se houver um acordo com a situação, o grupo pede alguns cargos, entre eles o de gerente da cooperativa do Distrito.

O Centro de Içara
está que nem um queijo suíço, devido os serviços de saneamento básico, prejudicando o tráfego.
Uma ideia: a cada 100 metros a empresa responsável pelo esgotamento poderia ir recapeando o asfalto após a colocação dos drenos, assim ganham todos, o Samae, a empresa, os motorista e os moradores que convivem pouco tempo com a poeira.

Em Criciúma
o Prefeito Clésio Salvaro está em lítigio com a Casan para definir o preço da tarifa de esgoto para o município. Ele quer criar uma agência reguladora. Em Içara, o assunto ainda não foi discutido pelo Samae, que já começou os serviços de saneamento básico. Vamos torcer que a facada não seja grande.

Laudo Calegari
agarrou com todas as forças o cargo de secretário de Saúde e afirmou que tão cedo não deixa o cargo, com isso Acirton Costa, que já havia aceito o convite feito por Gentil, terá que aguardar na fila.

Darlan Carpes
vai discutir junto com o Executivo para criar uma comissão para discutir os limites e rever a questão da água da Lagoa do Fa-xinal.
Acredito que esse assunto ainda vai render.

Frase
“No Brasil não basta vencer as eleições, é preciso ganhar a posse”. (Getúlio Vargas - Ex-presidente do país).

GERAL - Testes de balneabilidade são retomados no Litoral Sul

Após meses sem realizar coleta no Litoral Sul, a Fundação do Meio Ambiente divulga boletim atualizado sobre a balneabilidade; e arroio da Praia do Rincão é apontado como imprópri

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

De leptospirose a hepatite; as possibilidades de doenças adquiridas pelo contato com água contaminada são diversas. Na última semana a Fundação do Me-io Ambiente (Fatma) divulgou o quinto relatório sobre a balneabilidade no litoral catarinense.
O documento que teve a coleta realizada no último dia 13, manteve a reprovação ao arroio da praia do Rincão. A negativa vinha sendo apresentada nos relatórios anteriores, mas sem a devida análise do local.
O diretor de proteção de Ecossistema, Luís Antônio Garcia, não foi localizado. Mas, informações repassadas pela sede da fundação em Criciúma apontam que a coleta não era realizada desde fevereiro do ano passado. Segundo o funcionário, o procedimento não estava sendo realizado em razão de uma determinação. “A questão não é monetária, é administrativa”, comenta.
O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Geraldo Baldissera, disse que foi solicitado o serviço do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecno-lógicas da Unesc. Mas, o instituto informou que apenas a Fatma poderia realizar os testes. “Iríamos procurar outro órgão para fazer a coleta, mas soubemos que já foi feita”, acrescentou Baldissera.
Durante a alta temporada, que abrange de março a dezembro, os testes devem ser realizados semanalmente. Os banhistas aproveitaram o fim de semana quente e lotaram a praia.

POLÍCIA - Veículo é consumido pelo fogo no Acesso Sul

Santana com placas de Criciúma foi destruído pelo fogo na tarde deste domingo; já a Rodovia SC-444 teve fim de semana tranquilo com registro apenas de engavetamento e danos materiais

(Kiko Della Giustina/Divulgação)

Um veículo foi destruído pelo fogo na tarde deste do-mingo, dia 16, no Acesso Sul do Distrito Balneário Rincão. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h30min para conter as chamas do Santana, placas MAF-9698, de Crici-úma. Não houve o atendimento a feridos, mas o batalhão não sabe informar a identificação dos ocupantes do carro. A suspeita é de que tenham sido encaminhados ao hospital por populares.
Durante o fim de semana, a Polícia Militar Rodoviária registrou seis ocorrências, sendo quatro na rodovia de Araranguá e duas no município. Os envolvidos nos acidentes tiveram apenas danos materiais.
No entanto, com o fluxo mais intenso na Rodovia SC-444 uma simples colisão pode coincidir com engaveta-mento e lentidão na via. Acidentes similares têm o-corrido com fre-quência, como a-conteceu na noite da última sexta-feira, dia 14.
Seis veículos se envolveram em uma colisão, provocando fila de carros na rodovia. Para e-vitar os engavetamentos, os policiais recomendam manter a atenção ao volante e respeitar as leis do trânsito. No mesmo dia, um a-cidente de trânsito teve desfecho negativo na BR-101, em Garopaba. No início da noite, um caminhão com placas de Içara invadiu a pista contrária da rodovia e colidiu de frente com três veículos. O acidente resultou na morte de duas pessoas.

VARIEDADES - Organizadores de queimas de fogos no Rincão são premiados

A virada do ano no Distrito Balneário Rincão foi abrilhantada por uma queima de fogos de artifício promovida por veranistas da região; quatro deles foram premiados neste final de semana.

(Divulgação)

(Divulgação)

(Divulgação)

Foram premiados neste final de semana, pela Sub-prefeitura do Balneário Rincão, os quatro vencedores do concurso de queima de fogos promovido durante a virada de 2011.
A entrega dos troféus a-conteceu junto à confraternização de Jet Ski, na Lagoa do Mussuline.
Os organizadores dos espetáculos pirotécnicos foram premiados: o empresário Adriano Felisbino; a Xanahi e B3C eventos; os Amigos da Lagoa dos Es-teves; e a agremiação carnavalesca Casa Verde. “Gostamos de proporcionar este espetáculo para to-dos que passam o reveillon no Rincão e, com esse incentivo, queremos aumentar ainda mais o número de fogos”, anunciou o empresário do ramo de motores elétricos, Adriano Felis-bino, que não se intimidou em afirmar que gastou mais de R$ 8 mil pelos 14 minutos de bateria de fogos. “A-no que vem vou aumentar em dois minutos a apresentação”, declarou.
Assim como ele, os outros vencedores também afirmaram que irão voltar a fazer show na virada do ano no Rincão.
“Juntamos o dinheiro que sempre gastávamos em festas em outras cidades e fizemos o espetáculo de fogos, no meio dos amigos no Balneário Rincão. Para terem ideia do sucesso, tivemos até DJ da Argentina a-brilhantando o evento”, conta, entusiasmado, João Paulo, integrante da Xana-hi e B3C eventos.

ESPORTE - Muitos gols na abertura do Praião

Depois de duas semanas de atraso teve início neste sábado do Praião A e B, e a participação do público foi grande em um fim de semana de muito calor e também de muitos gols na Arena.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Depois de vários meses de empecilho finalmente os jogos do Praião 2011 pode ser iniciado e com o tempo colaborando, acabou levando muita gente para a beira-mar. E o público presti-giou com ansiedade o campeonato que tanto esperou para começar.
O futebol, a disciplina e os gols foram os destaques da competição que teve inicio neste sábado.
Na partida inaugural, Vila Nova e Praia reedi-taram a decisão de 2010 e empataram em 2 a 2, em um jogo bem disputado. No segundo confronto, a Carbo-nífera Criciúma ganhou do Siderópolis por 5 a 4.
Quatro jogos completaram a primeira rodada do Praião, no domingo.
O Palmeiras derrotou o Ajax, de Siderópolis, por 2 a 0. Na preliminar, em confronto de içarenses, o São José passou pelo CPAI, por 2 a 1. À tarde, houve dois empates em 2 a 2, no jogo Espaço Alternativo x União da Praia e no confronto de Siderópolis entre Trilho x São Martinho.
Com os resultados Palmeiras, São José e Carboní-fera Criciúma iniciam a semana na liderança da competição de areia.
O Praião continua no próximo final de semana, com os jogos da segunda rodada. No sábado, jogam Ajax x Trilho e CPAI x Espaço Alternativo. No domingo, se enfrentam São Martinho x Carbonífera Criciúma, União da Praia x Vila Nova, Siderópolis x Palmeiras e Praia x São José.
Também foram abertos neste fim de semana os jogos do Praião B, que tem apenas dois jogos por semana. No sábado, o Brasil Pedreiras venceu por 3 a 2 o Jubaa, enquanto, no domingo, o Comerciário começou mal a tentativa de voltar a Série A e foi derrotado por 2 a 0 pela equipe da Quarta Linha.
Neste fim de semana se enfrentam Comerciário e Juventus (sábado) e Jubaa e Quarta Linha (domingo).