O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DESTAQUE IÇARENSE 2010

PROFESSOR

JORGE DORY DA LUZ

Formado em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pós-graduando em Práticas Pedagógicas Multidisciplinar na Educação Básica pela mesma universidade, Jorge Dory da Luz é professor da Rede Municipal e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Foi coordenador do Projeto Arco-Íris e do Projeto Marcenaria. Atualmente é professor de artesanatos do PETI do bairro Jaqueline, em Içara, e faz parte do grupo folclórico Brincar e Aprender Trabalhar Quando Crescer.


PROGRAMA EDUCACIONAL

PETI

Içara conta com três núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Pedreiras, Esplanada e Jaqueline, programa do Governo Federal, que tem como objetivo retirar menores de 6 a 16 anos do trabalho consi-derado perigoso, insalubre e degradante que os coloquem em risco de vida. A proposta de trabalho é fundamentada na promoção e na garantia do atendimento aos direitos humanos oportunizando a inserção à escola e a participação em oficinas sócias-educativas, cultu-rais, esportivas e de lazer. A professora Ana Olga Teixeira representou o PETI.

REVENDA DE VEÍCULOS

SALMI AUTOMÓVEIS

De propriedade do empresário Salmi Tei-xeira Fernandes, natural de Içara, neto de Gervásio Teixeira Fernandes, que foi um líder político muito respeitado e atuante na comunidade de Pedreiras, a Salmi Automóveis conta com duas lojas de revenda de carros, uma em Içara e outra em Criciúma. A empresa, localizada na Rodovia SC-444, conta com a experiência do pai, Salmi, e do filho, Roberto, que acreditam no crescimento da cidade. Eles agradecem a indicação e dividem a premiação do Destaque Içarense com os funcionários e clientes.

REVENDA DE TRATORES

TRATORSUL

Em 1996, Valdinei Mário Vieira, deu início a oficina e venda de tratores usados, localizada no Loteamento Jussara, em Içara. E a partir de 2008 a Trator Sul começa a expandir os negócios passando a Revenda de Tratores, de Implementos Agrícolas e de Serviços. Recentemente passou a concessionária autorizada dos tratores Montana Ladini, marca italiana, com montadora no Brasil. Ele conta com o apoio administrativo da esposa Zulma. A empresa tem uma equipe especializada em mecânica agrícola e serviços de torno.

SALÃO DE BELEZA

ESPAÇO DA BELEZA DIVINA MULHER

De propriedade de Marilei de Souza Ju-coski o salão de beleza funciona na Rua Vi-tória, no Centro de Içara. Com uma equipe especializada o diferencial está no atendimento nas segundas-feiras, dando mais uma opção as mulheres de bom gosto. O o-bjetivo do Salão de Beleza Espaço da Beleza Divina Mulher é dar uma atenção especial ás clientes. Marilei, que é casada com o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Po-lakinho, agradece por ter sido escolhida destaque içarense, e afirma que a premiação avaliza o trabalho realizado pelo salão.

SECRETÁRIO MUNICIPAL

JAIRO CELOY CUSTÓDIO

Natural de Pedreiras, residente há 40 anos no Distrito Balneário Rincão, onde tem grande liderança política Jairo Celoy Custódio tem participação fundamental no movimento que culminou na emancipação da localidade. Cus-tódio foi vereador em dois mandatos pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro, na administração de Deobaldo Pa-checo, quando foi apontado como um dos me-lhores legisladores. Na atual Administração foi secretário de Governo e após reforma administrativa está à frente da Secretaria de Obras e da Subprefeitura do Rincão.

SERRALHERIA

SERRALHERIA GRADEX

Fundada há 25 anos por Pedro Picin Neto a Serralheria Gradex, localizada no Distrito Industrial do Bairro Aurora, em Içara, vem conquistando mercado através da alta qualidade dos produtos. É uma empresa moderna que tem como principal objetivo a satisfação dos clientes, produzindo grades e portões de ferro com material de qualidade que garantem segurança e adiciona beleza a fachada das residências. Os profissionais da Serralheria Gradex somente usam aço de qualidade, por isso os produtos oferecem segurança e acabamentos perfeitos.

SERVIDOR PÚBLICO

MÁRCIO REALDO TORETTI

Nascido em Içara, Márcio Realdo Toretti é casado com Cleusa Mizieski e tem uma fi-lha: Tainá. É servidor público há muitos a-nos na área de transporte e por conhecer bem o município na administração de Júlio César Cechinel (2001-2004) e Heitor Valvassori (2005-2008) ocupou o cargo de secretário de Obras. No atual governo, de Gentil Dory da Luz, é encarregado da pasta Também foi assessor da Fundação do Meio Ambiente de Içara – Fundai, sendo responsável pela arbo-rização e paisagismo da cidade. Mais uma vez é lembrado pelos içarenses.

CAPA: Edição2.008 - Içara, 14 de dezembro de 2010

HSD tem 15 dias para apresentar defesa à PF
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Toretti será adversário de Pedro Gabriel
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Polícial apesentado atropela motociclistam e depois colide com outro carro no Centro

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Ensino de Içara é de ótima qualidade

Quando se escreve um texto sem conteúdo ou com erros, seja em um jornal ou na escola, é motivo de critica, mas quando um texto é escolhido como um dos melhores do Brasil, como ocorreu com os alunos Jonas Tei-xeira Ignácio, da Escola Ma-ria Arlete Lodetti, do bairro Raichaski, na Olimpíada de Língua Portuguesa, Diego Dagostim Frasson e Bianca Neves, da Escola Tranqüilo Pissetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, medalhas de bronze na Olimpíada de Matemática, e Tamíres do Nascimento e Natália Bor-ges, também da Escola Arlete Lodetti, premiadas com medalhas de bronze na O-limpíada Brasileira de Astronomia, é porque tem uma educadora dedicada. Que continuem assim!!!!

CHARGE

De olhovivo na Educação

Alunos içarenses se destacam na olimpíada escolar brasileira

(Divulgação)

Medalhistas de bronze na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2010, na AMREC; classificado para a final nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro “O Lugar Onde Vivo”. Estudantes de escolas municipais de Içara estão dando show na qualidade de ensino.
Na última semana foi a vez das alunas Tamíres do Nascimento e Natália Borges, da E.M.E.F. Maria Arlete Bitencourt Lodetti, serem as premiadas com medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) ao alcançar media acima de 7,00. As meninas concorreram com mais de 7.000 alunos de todo Brasil. A professora de Geografia Ivanir C. B. Manarim foi a coordenadora do projeto na escola.
“Estes resultados mostram o excelente trabalho que vem sendo realizado na área Educacional de nosso município. O desafio, de nós, educadores é tornar nossos estudantes competentes para que possam ler e entender aquilo que está registrado no mundo, nas diferentes situações de comunicação e nas diferentes tarefas de interlocução em que, como cidadãos, estamos inseridos”, salientou a Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental de Içara, Conceição Búrigo Lima.
Também foram premiados o aluno Jonas Teixeira Ignácio da Escola Municipal Maria Arlete Bittencourt Lodetti que participou da final nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa. E Diego Dagostin Frasson e Bianca Neves da Silva, ambos alunos da 6ª série da EMEF Tranquillo Pissetti, únicos ganhadores da região da AMREC, na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP 2010.

POLÍTICA - Toretti é candidato a vice do grupo de oposição

Filiado ao PP e supervisor de obras da Administração Municipal, atualmente do PMDB, Márcio Toretti vai contra a maré e busca uma nova alternativa com o grupo de oposição.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O grupo de oposição à atual diretoria da Coopera-liança, formado por empresários associados, indicou o supervisor de obras da Prefeitura Municipal de Içara, Márcio Realdo Toretti, para vice da chapa, que está em formação.
O convite foi feito na última reunião do grupo, que aconteceu na segunda-feira, dia 6. “Participei da primeira reunião. Depois eles se reuniram outras vezes, formando uma comissão. Agora, dia 6, recebi o convite para ser pré-candidato a vice”, conta Toretti.
A intenção dos descontentes é lançar o empresário Sandro Serafim como candidato a presidente, tendo Toretti como vice.
“Estamos esperando a definição do Sandro, que foi convidado pelo PMD-B”, diz um dos integrantes da comissão, Cléber Luis de Oliveira.
De acordo com Toretti, o empresário estava na reunião e trabalha nos bastidores. “O Sandro está elaborando um projeto, para agregar o maior número de pessoas”, explica.
Toretti relata que o grupo fez um levantamento de nomes para vice da chapa. “Segundo o levantamento, o meu nome era o que mais agregaria pessoas”, diz.
O atual supervisor de O-bras tem 23 anos de prefeitura. “Conheço todos os cantos do município. Quanto à cooperativa, já participei do Conselho Fiscal. Além disso, sempre ti-ve amizade com os presidentes. Conheço bem a cooperativa e acredito que posso ajudar a dar uma alternativa para a população. Oito anos de administração é suficiente, não precisa de 12”, declara, sobre o atual presidente Pedro Gabriel, que deseja um terceiro mandato.
Segundo Toretti, nem ele próprio, nem Serafim devem mandar no grupo. “As 16 pessoas que formaram o grupo de oposição é que vão definir quem será candidato. Se, por acaso, encontrarem algum outro nome que agregue mais, este poderá me substituir”, ressalta. Toretti, que é fili-ado ao PP e faz parte da E-xecutiva, torna-se oposição ao candidato da sigla, Pedro Deonízio Gabriel.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Temos que tomar algumas providências e questionar onde estão indo os recursos. Só estamos pagando e não estamos recebendo nada de volta. Por isso que tem um grande número de associados descontentes com a atual administração da Cooperaliança”. Declaração do empresário José Francisco Pizzetti, na primeira reunião do grupo de oposição à atual administração da Cooperaliança.

O vereador André Mazzuchelo Jucoski
o Polakinho (PSDB) autor do Requerimento 220/10, solicita para que a Mesa Diretora da Câmara Munici-pal convide o tenente-coronel Adilton Maciel, da Po-lícia Militar, o delegado Rafael Marin Iasco, o presi-dente do Conseg Maurino Perez, presidente da CDL A-gilmar Viana, presidente da Acii Adalberto Pizzetti e todos os vereadores para uma reunião no dia 22 de de-zembro, às 17h, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, sobre a instalação de câmeras na cidade.
Esse assunto já deveria ter sido discutid a mais tem-po. Espero que todos os vereadores compareçam na reunião, e não uma minoria, como ocorreu em muitas reuniões durante o ano.

Foi aprovado
em primeira votação o projeto de Lei do Executivo 116/10, que autoriza ao Município de Içara a celebrar convênio com Jaguaruna para a finali-zar a construção da ponte de Torneiro, que deve custar R$ 600 mil, sendo a metade do Governo do Estado, e a contrapartida de R$ 150 mil por parte de cada município.

O ex-prefeito
de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, Carlos Hoe-gen, foi condenado à pena de cinco anos de detenção pelos crimes de dispensa e fraude à licitação.
Na sentença, o juiz Leandro Katscharowski A-guiar, titular da 1ª Vara da Comarca de Ituporan-ga, ainda decretou a perda do cargo público do ex-prefeito.

Vereador Valdeci Figueiredo (PSDB)
deu um drible na oposiçã e garantiu ontem a presidência do Legislativo de Forquilhinha. O parlamentar, que tinha participado de acordo para eleger vereador do PT ao comando da Câmara, resolveu aprontar. Garantiu na oposição os votos necessários para ser o presidente e saiu da Câmara eleito, mas também escoltado pela Polícia Militar.
Segundo o site Sulnotícias, o acerto era para Jerri Eleias ser o novo presidente, no entanto, o petista ficou com quatro votos, enquanto Figueiredo manobrou os votos de três progressistas e de um democrata. Nesta composição teve 5 dos nove votos possíveis e está no comando da Câmara por dois anos.
Figueiredo devolveu o “golpe” sofrido em janeiro de 2009. Na ocasião ele estava cotado para ser o presidente, mas caiu do cavalo através de manobra da peemedebista Ivone Minatto. Revoltado ele protestou com uma bandeira do PMDB pendurada em um anzol e chegou a quebrar uma vidraça da câmara. Agor aele deu o troco.

Frase
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”. (Bjornstjerne Bjornson - Es-critor norueguês - 1832-1910).

GERAL - Caso HSD: hospital tem prazo de defesa na investigação da PF

Auditoria sobre procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) é encerrada e direção do hospital tem prazo para pronunciar defesa; em seguida investigação da PF será concluída.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Em meio às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital São Donato, se aproxima da conclusão o inquérito que apura as fraudes nos procedimentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após quase oito meses de investigação, a Secretaria Regional de Saúde encerrou a auditoria do caso e a-briu prazo de 15 dias para que a direção do hospital se pronuncie em defesa.
O delegado da Polícia Fe-deral de Criciúma, Rafael Broietti, explica que o recurso é utilizado geralmente sob alegação de falhas técnicas na investigação, o que faz com que acredite que o artifício não será utilizado.
Com o término do prazo, as conclusões finais serão apresentadas. “Acredito que em 30 dias já teremos um resultado”, acrescenta o delegado.
Nos próximos dias a direção do hospital deverá se reunir com o responsável jurídico para analisar a possibilidade de defesa. “Ainda não podemos afirmar se haverá defesa ou não”, declara o presidente da instituição Acirton Costa. Também esta semana, a direção do hospital deve se reunir com a Administração Municipal para discutir o corte de verba proveniente do Governo de Santa Catarina.
Conforme a diretora administrativa, Cleide Gere-mias, procurar o apoio do município foi uma orientação do Estado.
Mensalmente o governo repassa cerca de R$ 212 mil, mas a partir deste mês o valor será de R$ 193 mil. A causa para a redução seria que a maioria dos atendimentos realizados no Pronto Socorro não serem considerados de emergência.

POLÍCIA - Paciência ao volante após descarrilamento na SC-444

Usuários da rodovia SC-444 foram surpreendidos por lentidão no tráfego na manhã de ontem; carroceria se desprendeu de caminhão bloqueando o trânsito e ocasionando engavetamentos.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Os motoristas que trafegavam na manhã de ontem pela Rodovia SC-444, se depararam com filas extensas e movimentação lenta dos veículos. O transtorno aconteceu após a cabine do caminhão, placas AJZ-0014, de Criciúma, se desprender da carroceria, no acesso à Avenida Centenário, no trevo do bairro Presidente Vargas.
A carroceria levou cerca de duas horas para ser removida. O fato provocou algumas colisões no viaduto, mas sem o registro de feridos. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) esteve no local orientando os motoristas.
Na tarde de domingo, 12, uma caminhonete Nissan, placas DIQ-0071, de Criciú-ma, se perdeu na pista e chegou a capotar na rodovia. O motorista teria perdido o controle do veículo no Km 19,50. O homem não sofreu ferimentos.
O fim de semana foi o menos violento nas estradas do estado no ano.
Foram regis-tradas duas mortes, uma na rodovia BR-101, em São José e outra na SC-495, em Barra do Sul. Os dois acidentes aconteceram neste domingo. A chuva teria reduzido o fluxo de veículos, acarretando no número reduzido de acidentes graves.

VARIEDADES - Casa da Cultura realiza ensaio geral para o Auto de Natal

Esta é a última semana para os alunos das oficinas artísticas, oferecidas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, se prepararem para o Auto de Natal, que acontece no final de semana.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A história do nascimento de Jesus será contada pe-los alunos das oficinas ar-tísticas da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, no próximo sábado, dia 18, e domingo, dia 19.
O Auto de Natal contará com a participação de cer-ca de 300 alunos, das aulas de balé clássico, street dance (dança de rua) e violão. “Vai ser um belo teatro, dançado e tocado. De acor-do com o roteiro, que con-templa todas as etapas da história do nascimento de Jesus, a apresentação deve levar cerca de uma hora”, explica a coordenadora de museus, Sanete Monteiro Dagostin.
Começou na tarde desta segunda-feira, dia 13, o en-saio geral do espetáculo, que será feito também na quarta e quinta-feira, das 14h30mim às 17h30min. “Os grupos de cada oficina ensaiaram suas partes in-dividualmente e nestes úl-timos dias, antes da apre-sentação, estão sendo reu-nidas as três modalidades para o ensaio geral”, conta a coordenadora de museus.
O roteiro está sob a dire-ção da professora de balé clássico, Maiana Sampaio.
“É sempre uma alegria vê-los se apresentar. É mu-ito importante desenvolver um trabalho de preparação emocional nas crianças também”, ressalta Maiana, que dá aulas há mais de 20 anos e é formada pelo mé-todo Royal Academy de Londres, que, além de for-mar bailarinos, forma tam-bém professores.
A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Içara, oferece os cursos gratuitamente.
Podem participar das o-ficinas pessoas de todas as idades.
As próximas turmas ini-ciam em 2011, no começo do ano letivo.

ESPORTE - FME Sub-11 decide amanhã a Copa LAC

Foi realizada durante a manhã deste domingo, a final do beach soccer no bairro Nossa Senhora de Fátima. E mais uma vez a equipe do Pinducas sagrou-se campeão na quadra de areia.

(Divulgação)

A Equipe Sub-11 de Fut-sal da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara entra em quadra nesta quarta-feira (15), para disputar a final da TAÇA FME DE FUTSAL/LAC (Liga Atlética Criciumen-se) 2010.
A partida, que seria realizada no sábado foi trans-ferida para amanhã, ÁS 19h, no Colégio São Bento, em Criciúma, contra a equipe da casa.
Outros jogos serão disputados a partir das 17h entre as equipes de For-quilhinha e Colégio São Bento nas categorias Sub-13 e Sub-15.
“Além do titulo de campeão, estamos na disputa pela artilharia da competição, com o atleta Marcos Pa-trício Burigo, e o goleiro menos vazado, com Gusta-vo Silvano. Em 2009 a equipe içarense foi vice na competição, e este ano vamos em busca do titulo”, destacou o professor Gustavo Teixeira.
A vaga para a final da LAC foi conquistada com A vitória por 8 a 3 diante da equipe de Forquilhinha.
A trajetória da equipe içarense na competição: seis jogos, seis vitórias, 53 gols pró e 10 gols contra. “São resultados que deixam a equipe confiante, mas sabendo que o adversário é forte e de qualidade”, salientou o professor Gustavo Teixeira..