O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

CAPA: Edição2.075 - Içara, 30 de março de 2011

Morreu Nereu Guidi fundador da Rádio Difulsora AM 910
(Divulgação)


Banheiro público é alvo de vândalos
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Comissão deve se reunir com Gentil e TRE/SC
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Vândalos devem ser punidos

As pessoas que destroem uma obra pública não de-vem ficar impune aos o-lhos da justiça.
O Centro de Içara tem si-do de vândalos, que não medem as consequências. Quebram as vidraças da Casa da Cultura Padre Ber-nardo Junkes, mijam e de-fecam na parte de fora do banheiro público, na Praça Matriz São Donato, Centro de Içara. Além de quebra-rem as portas e os sanitá-rios. Na maioria da vezes, são viciados em drogas e desocupados que fazem da praça a extensão da sua casa. A Polícia Militar deve fazer mais rondas e garan-tir a ordem na Praça, que passa a ser um refúgio da ralé da sociedade.

COLUNISTA - Elza de Mello



Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (10)

Há dias em que nos enfia-mos em recordações e o dis-tante parece que se torna la-tente em nossa memória. Sobretudo as conversas que tivemos com pessoas que nos forneceram um conheci-mento à priori.
Conhecimento que não ti-vemos por vivermos em é-pocas diferentes. Falo, hoje, da memória do Balneário Rincão na descrição de Pe-dro Luiz Fernandes. Ele também me repassou lem-branças de quando contava 51 anos de idade, exatamente no dia 12/04/1989, um dia de outono com um venti-nho que deixava o ar leve-mente frio naquele dia.
Seu Pedro Luiz falou que chegou à Lagoa dos Freitas, para onde a família veio mo-rar, aos 3 anos de idade. Os pais eram ainda recém casa-dos, visto que ele era o único filho nascido. E em Lagoa dos Freitas, na época Lagoa do Zé Réus, viveram da la-voura e ad-quiriam os gêneros de ne-cessidades: a-çúcar, sal, que-rosene, fósfo-ros, entre ou-tros, na venda do Gervásio Ferraz.
Logo que vieram resi-dir em Lagoa dos Freitas, presenciou os veranistas da Praia do Rincão: Addo Cal-das Faracco, Elias Angeloni, Bepe Casagrande, Lito Sea-ra, Jorge Carneiro, Massu-eto Costa, Eriberto Hül-se,Leandro Martignago, A-bílio Paulo, Adamastor Ro-cha. Entre esses veranistas podemos afirmar que tive-ram as primeiras casas no Rincão. E como moradores fixos: Antônio Manoel Ma-chado, Antônio Luiz Fer-nandes e Rafael Viscardi, pescadores que trocavam os pescados por outros gêneros na colônia.
Para atravessar as areias que fechavam a entrada do Arroio Rincão e divisavam com as lagoas, as mudanças eram tiradas dos caminhões e colocadas em carro de bois e transportadas até as casas. As pessoas acompanhavam os carros, à pé até a residên-cia da família e o carro ficava guardado na casa de Vital Mariano, na entrada da La-goa dos Freitas.
É preciso lembrar que a primeira pavimentação da estrada foi com juncos e a-pós, com palanchões de ma-deira que diziam ter sido jo-gado de um navio que esta-va para afundar nas ime-di-ações.
Então Osvaldo Cruz requereu da marinha. Assim os palan-chões eram colocados sobre as dunas e os carros atraves-savam o areal até as moradas dos veranistas.
Depois, a estrada foi sola-da com barro e pirita, e as pessoas pagavam um pedá-gio ao Gustavo Osório para ele limpar a areia que inva-dia a estrada e dificultava a passagem dos automóveis.
Os colonos, que no inver-no, devido as geadas, ti-nham os pastos queimados e soltavam o gado para pas-tar nos cômbros, também davam a sua ajuda ao cobra-dor do pedágio para cuidar do gado. Só mais tarde, com a transferência de Gustavo Osório para ajudar no traba-lho da Prefeitura Municipal de Criciúma é que foi cons-truído um mata-burros e deixou-se a vigilância da porteira.
Entre as la-goas e o mar haviam belos capões reves-tidos de vege-tação típica e adornados de belas bromé-lias e orquíde-as. Neles, as aves revoa-vam e se re-produziam.
Também o-correram fa-tos inesquecíveis: a morte de um alfaiate no Capão do Al-faiate; o tesouro enterrado no capão do Tesouro; o ni-nhal de papagaios no capão dos Papagaios. Perto do ca-pão dos papagaios havia a Casa da Nação, ponto de re-pouso do viajante do cami-nho do mar e, por ser acesso de viajantes, várias pessoas encontraram moedas e ou-tros objetos que marcaram a atividades deste caminho.
Hoje, esses caminhos es-tão descaracterizados pelas mudanças ocorridas na pai-sagem, com as construções de casas.
Outro fato inesquecível foi o naufrágio de um navio, en-tre o Balneário Rincão e a Barra Velha, na entrada da Lagoa do Faxinal, carrega-do de leite em pó e de cavalos de raça. Na segunda quebra do mar, quem pescar de re-des ainda engalha nos restos desse navio.
Então, quando as sauda-des batem forte no coração, relembrar os tempos passa-dos são faróis para entender os tempos presentes e valo-rizar ainda mais nossa terra e nossa gente.
Até a próxima semana com mais um assunto.

.

POLÍTICA - Morre ex-deputado e fundador da Rádio Difusora Nereu Guidi

O empresário, que sofria de distrofia muscular há mais de 10 anos, faleceu no começo da tarde desta terça-feira, em casa, na presença de familiares, e o prefeito de Içara decreto luto oficial.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Morreu nesta terça-feira, aos 68 anos, Nereu Guidi, fundador da Rádio Difuso-ra AM910, instalada no município de Içara.
Ele faleceu em casa, na companhia da esposa Cla-rice e dos filhos Rafael, Ca-rolina e Ana Rosa, de insu-ficiência respiratória. Há cerca de 10 anos, Guidi lu-tava contra a distrofia mus-cular, uma doença rara, de caráter hereditário e que pro-voca a degeneração da mem-brana que envolve as células musculares.
O velório acontece no Fó-rum de Criciúma e o sepul-tamento está marcado para esta quarta-feira, às 10 horas, no Cemitério Muni-cipal de Criciúma, no ba-irro São Luís.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Nereu Guidi destacou-se na atividade jurídica na região de Criciúma. Mais tarde, foi deputado federal (1975/1978), eleito pela A-rena, vereador de Criciúma (1969-1975) e presidente da Câmara (1973 a 1975). A-tuou ainda como secretário de Justiça no governo de Antônio Carlos Konder Reis, secretário chefe da Casa Civil de Jorge Bornha-usen, presidente da Eletro-sul e procurador geral de Criciúma da gestão de Altair Guidi.
Depois de deixar a car-reira política, entrou para a área empresarial. Ocu-pou um cargo administra-tivo no Grupo Angeloni.
Mesmo afastado da polí-tica tinha forte influência no meio até os dias atuais.
Em 1982 fundou a Rádio Difusora, hoje administra-da pelos filhos Rafael e Carolina Guidi.
O prefeito Gentil da Luz, oficializou o decreto de luto oficial por três dias em Iça-ra. O mesmo decretou o prefeito de Criciúma, Clé-sio Salvaro.
A região perdeu um dos mais importantes e influ-entes políticos da história. Homem que dedicou a vida pública para o desenvol-vimento do Sul do Estado.
O ex-prefeito Heitor Val-vassori, amigo de longas datas de Nereu Guidi, de-clarou: “O sul catarinense está de luto, perdemos um grande homem que nos deixa um grande legado de trabalho. Sua história de vida ficará marcada no coração de todos da Região Sul. Doutor Nereu, fique junto a Deus, que Deus lhe proteja e aos seus filhos também”, comentou à Rá-dio Difusora 910.
Governadores, deputa-dos, prefeitos, vereadores empresários enviaram mensagens de condolên-cias aos familiares de Ne-reu Guidi durante esta ter-ça-feira.

GERAL - Banheiros públicos de Içara são alvo de vandalismo

Gari Tereza Teixeira, que cuida da limpeza dos banheiros públicos, relata ao Jornal Içarense as más condições de uso dos sanitários; e a Administração Municipal prometeu melhorias.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os banheiros públicos próximos à Casa da Cultu-ra Padre Bernardo Junkes, no Centro de Içara, há anos vêm sofrendo com a ação de vândalos, que utilizam o local à noite.
As más condições de uso dos banheiros foram lem-bradas pelo vereador Ita-mar da Silva, na sessão da Câmara Municipal de Iça-ra, na noite desta segun-da-feira, dia 28.
Silva comentou que há seis meses pediu para que a Administração Munici-pal tomasse alguma provi-dência a fim de manter o ambiente em ordem. “Peço que o prefeito arrume aque-le local, pois isso pode ser feito com pouco dinhe-iro”, observou o vereador.
Porém, de acordo com a gari Tereza Teixeira, res-ponsável pela limpeza dos banheiros, o problema não é tão simples de resolver.
“A prefeitura já arrumou diversas vezes. Mas, os drogados vêm à noite e es-tragam tudo de novo, além de roubarem as coisas”, conta a gari.
Dona Tereza, senhora i-dosa, prestes a se aposen-tar, diz que em alguns dias não sobra tempo para to-mar café, tamanha a suje-ira deixada pelos vânda-los. “Algumas vezes não posso nem tomar café ao chegar. Tenho que ir direto limpar. Pois, eles deixam a-té fezes nas paredes e uri-na pelo chão”, ressalta.
A gari relata, ainda, que encontra frequentemente roupas íntimas de homens no banheiro feminino e de mulheres no banheiro mas-culino. “Aqui fica tudo lar-gado. Acho que eles usam o local para fazer ‘sacana-gem’”, comenta.
Durante à noite é que a-contece o maior número de depredações. Dona Tereza diz que lixeiros foram queimados, azulejos ar-rancados, além de supor-tes para sabonete e papel toalha roubados. “Rouba-ram também um pedaço de mármore da pia do banhei-ro masculino e partes de vasos sanitários”, informa.
Até um buraco foi feito pelos vândalos entre as paredes para “espiar as mulheres”, enfatiza a fun-cionária pública.
As condições de traba-lho dos garis também são prejudicadas com a depre-dação. “As portas não fe-cham mais, nem dos ba-nheiros e nem do local on-de nós nos abrigamos para fazer lanche e guardar os produtos de limpeza. Quando chove, a água des-ce e alaga tudo”, reclama Dona Tereza.
Para a gari, o problema acontece por que os guar-das que ficam no local à noite não intervém.
“Ninguém cuida. Os guardas ficam a noite toda, mas não fazem nada. Eles nem ligam”, relata a fun-cionária pública.
Apesar das más condi-ções de uso dos banheiros públicos, o local é bastante frequentado pela popula-ção. Pois, “as pessoas não podem fazer as necessida-des na rua”, como ironiza Dona Tereza.

POLÍCIA - Operação realizada pela PF e PC prende falsificador em Içara

Uma operação conjunta entre as Polícias Federal e Civil prendeu na manhã de ontem um falsificador no bairro Vila Nova, em Içara, sendo que na região seis pessoas são investigadas.

(Mauricio Vieira/Divulgação)

A manhã, de ontem foi movimentada para agentes da Polícia Civil de Cri-ciúma e de Içara, pois desenrolou-se uma operação envolvendo a Polícia Federal, além de representantes do Ministério Público com apoio de agentes de Floria-nópolis. O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha especializada em falsificação de documentos.
Segundo o promotor de Justiça Eduardo Paladino, toda documentação necessária para a obtenção de vistos de entrada em outros países eram falsificados pelos acusados, que tinham “clientes” inclusive fora do Estado.
No total, serão cumpridos cerca de seis mandados de busca e apreensão. Quatro mandados de prisão já foram cumpridos e quatro pessoas estão detidas. Uma delas, J.O., 39 anos, preso no Bairro Vila Nova, em Içara, apontado pela polícia como o chefe da quadrilha. Ele já esteve preso antes, acusado pelo mesmo crime.
Na residência de O., que conta com sistema de mo-nitoramento por câmeras, os policiais apreenderam vários computadores e documentos. A polícia segue com a operação e outros envolvidos no esquema po-dem ser presos, se pegos em flagrante.
As investigações que levaram à desarticulação da quadrilha duraram cerca de dois meses.
Conforme o Consulado, para documentos falsificados eram cobrados em média R$ 5 mil e R$ 10 mil para passaportes. Informações preliminares dão conta de que aproximadamente 100 pessoas fizeram uso dos serviços da quadrilha para viajarem para os Estados Unidos e Canadá.

VARIEDADES - Colégio Evangélico Pastor Pedro Valentim Monteiro é ampliado

O colégio precisou ser ampliado devido à demanda; um novo prédio foi adquirido e a escola passa a oferecer Berçário; são 150 alunos nos períodos matutino, vespertino e integral.

(Divulgação)

O Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Va-lentim Monteiro, de Içara, está passando por reformas para atender a demanda, que segundo a direção da escola, cresce a cada dia.
Após procura e sugestões da comunidade, o CECPVM decidiu abrir a turma de Berçário e passa a atender crianças a partir dos seis meses de idade, no período integral.
Segundo a diretora da escola, Adriana Fernan-des, esse já era um desejo de funcionários e pais.
“Devemos ter clareza de que, ao dedicar o trabalho a essa área tão delicada, que se trata de bebês extremamente indefesos e que dependem totalmente de cuidados especiais, é fundamental compreender as necessidades destes, em especial dos que possuem até um ano de idade”, explica a diretora.
Para Adriana, a instituição deve propiciar às criança e aos pais conforto e segurança.
“A escola, até então, não estava preparada para a-tender essa demanda. Porém, hoje, estamos a cada dia buscando recursos e melhorias, a fim de garantirmos uma infraestrutura adequada para receber os bebês. Nos preocupamos com o desenvolvimento co-gnitivo, afetivo, motor e social da criança”, enfatiza.
A proposta pedagógica do CECPVM visa à participação ativa do educando, segundo relata a coordenadora pedagógica Ivaneile Alves, a Tita.
“Dentro de nossa proposta pedagógica a criança deve participar do planejamento e ocupação do espaço da sala de aula; or-ganizá-lo de forma a facilitar as atividades diárias. Esta construção e descoberta conjunta do espaço físico é o alicerce para a apropriação do conhecimento desde o berçário. O educador é um provocador. Sua atuação deve orientar-se para desafiar a criança a solucionar problemas de interesse”, comenta Tita.
Hoje, a escola atende cerca de 150 alunos nos períodos matutino, vespertino e integral, desde o Berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental.
O colégio evangélico também oferece cursos na área teológica, desde o curso básico até o bacharel em teologia reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
“A educação continuada é outra preocupação nossa. Por isso, disponibiliza-mos também estes cursos para outros profissionais da área da educação de nossa cidade e região”, relata Adriana. A primeira turma de Teologia se formou neste ano.

ESPORTE - Criciúma conhece adversários da Série B

O Tigre conheceu nesta segunda-feira, dia 28, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série B e o Criciúma vai estreiar em casa, diante da torcida, contra o Guarani-SP, treinado por Argel Fucks.

(Divulgação)

O Criciúma recebeu nesta segunda-feira dia 28, a tabela do Brasileiro da Série B de 2011.
O Tigre estreia noa competição nacional jogando em casa contra o Guarani de Campinas (SP), treinado por Argel Fucks, ex-técnico do Criciúma. A data ainda está para ser confirmada mas será entre o dia 20 ou 21 de maio.
Todos os 38 jogos do Tigre terão transmissão pelo sistema pay-per-view. Na rodada inaugurau, os jogos Criciúma x Guarani, Portuguesa x Náutico e Sport x Icasa estão programados para transmissão na TV aberta.
Mesmo com a aproximação da Série B, o Criciúma faz dispensas. Sessenta conselheiros participaram, na noite desta segunda-feira, da reunião do Conselho Deliberativo do Criciúma, realizada no Restaurante Oásis. Durante o encontro, o superintendente de futebol Enedir Perraro anunciou que os quatro jogadores vindos do Internacional serão devolvidos. "Eles não aprovaram", disse aos conselheiros. Assim, os laterais Kléber e Mineiro, o meia Wá-gner Libano e o atacante Talles Cunha deixaram o Criciúma, que está contratando um meia uruguaio, de 23 anos.