O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CAPA: Edição1.872 - Içara, 27 de maio de 2010

Mulher quebra imagens de capela da Zona Sul do Rincão






Isentos de IPTU voltam a pagar taxa de coleta de lixo






Inimigos da Bola e FMG Comercial decidem suíço

EDITORIAL - Auditoria no HSD é a solução

Não deve estar sendo fácil para os funcionários e diretores do Hospital São Donato (HSD) viverem com a dúvida e angústia, depois que foi denunciado um possível fraude nas IHs.
Na semana passada cinco auditores do Sistema Único de Saude estiveram na cidade, mas não foi noticiado à imprensa. Para que o HSD volte a ser visto com outros olhos o caminho é fazer uma auditoria nas contas da instituição para rastrear o desvio.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Déio Cardoso fala sobre as perspectivas dentro do PSDB

O comerciante José Dionísio Cardoso, o Déio, aproveitou o encontro realizado pela legenda, no dia 14 de maio, e “por opção”, resolveu filiar-se aos tucanos, tornando-se assim um militante.

O grande encontro que o PSDB organizou no dia 14 de maio, para aumentar o número de filiados na legenda, atraiu aproximadamente 100 novos militantes, entre eles o comerciante José Dionísio Cardoso, mais conhecido como Déio.
“Minha filiação ao partido foi por opção, pois há pessoas que congregram os mesmos valores que eu, uma identificação ideológica, como o presidente municipal do partido, Paulo Roberto Brígido, o pré-candidato Adilor (Dóia) Guglielmi, o candidato à presidente da República, José Serra, e o falecido governador de São Paulo, Mário Covas”, relata Déio.
Em relação ao governo de Leonel Pavan no Estado, ele assume uma postura cautelosa sobre a releeição. “É prematuro avaliá-lo nesse sentido, mas espero que ele cumpra o seu recado”, salienta, destacando também a participação de um candidato içarense concorrendo às eleições para deputado estadual. “É importante que Içara resgate os bons tempos e se una para eleger Dóia”, complementa, citando como exemplo os representantes que o muncípio teve, como os deputados federais Walmor de Lucca e Manoel Dias. “Acredito que o partido possa oferecer dignidade aos brasileiros” finaliza Déio sobre o PSDB.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O PPS continua apoiando a Administração Municipal, trabalhando para o melhor do município. Estamos juntos neste barco, e se o barco afundar, afundamos juntos”.” Volnei Lino, presidente do PPS de Içara, afirmando que confia na administração do Prefeito Gentil Dory da Luz.

Juventude Progressista de Içara
participará do Encontro Estadual da Mulher e da Juventude, no dia 29 de maio, em Balneário Camboriú, Norte de Santa Catarina.
Segundo o vice-presidente da JPP de Içara, Rodrigo da Silva Gonçalves, o encontro servirá para apresentar ideias e qual a política o partido quer para os jovens e mulheres de Santa Catarina!
Alem de lideranças políticas como prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, a pré candidata ao governo Ângela Amin é uma das convidadas a ministrar palestra sobre planejamento estratégico.

Na semana passada

cinco auditores do Sistema Único de Saúde de Brasília ficaram hospedados três dias no Vob Hotel, em Içara. Mas o estranho é que eles não estiveram no Hospital São Donato.
O presidente do Hospital São Donato, Acirton Costa, afirmou não saber desta informação.

Administração
Municipal de Içara, através da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, convida para a formatura do Programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 27 de maio, às 19h, na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI).

Caro eleitor
na hora de fazer um venda ou um acordo com um político tenha muito cuidado, pois ele é capaz de lograr você. Por isso que foi criada a Ficha Limpa, para ver se eles (os políticos velhacos) tenham vergonha na cara. E aqui na Içara, também tem político velhaco, cuidado com ele. Ainda bem que a eleição é de quatro e quatro anos.

Encontro

realizado terça-feira, na Capital, entre Eduardo Moreira (PMDB) , Leonel Pavan (PSDB) e Raimundo Colombo (DEM) não define a manutenção da tríplice aliança e tudo segue como antes, na estaca zero.
O mediador foi o ex-governador Luiz Henrique da Silveira mas os três querem ser rei.

Um dia
depois que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, aderir à campanha de José Serra (PSDB) à Presidência da República, a ala governista do partido defendeu nesta quarta-feira uma estratégia de contra-ataque para for-talecer a candidatura de Dilma Rousseff (PT).
Olha o golpe, aí, gente.

Frase
“Em política as experiências significam revolução”. Benjamin Disraeli - Escritor e primeiro-ministro inglês - 1804-1881).

POLÍCIA - Igreja da zona sul sofre com vandalismo

Uma mulher, aparentando ter distúrbio mental, segundo a Polícia Civil, invade a Capela da Sagrada Família, na Zona Sul do Rincão, e quebra imagens, deixando a comunida dechocada.

Imagens de santos e caixas de som da Capela Sagrada Família, localizada na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, foram quebradas por uma mulher, cujo nome não foi divulgado pela Polícia Civil de Içara.
A direção da CAEP (Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais) ficou chocada com o ato de vandalismo. A porta frontal da capela foi arrombada e todas as imagens santas foram quebradas.
Segundo o padre Eloir Borges, responsável pela Paróquia São Miguel, em Vila Nova, que abrange aquela capela, os primeiros a ouvirem o barulho foram os moradores que residem ao redor da igreja,
De acordo com o sacerdote, o prejuízo pode chegar a R$ 3 mil. “O prejuízo financeiro é significativo para a comunidade, mas o valor sentimental e espiritual que o local trazia as pessoa era bem maior. A nossa preocupação sempre esteve relacionada à falta te patrulhamento policial na localidade, sabemos que são poucos policiais em toda a praia, mas continuamos com o pedido de patrulhamento, precisamos de segurança”, finaliza
A capela já sofreu uma primeira tentativa de invasão, mas acabou sendo sem sucesso, e os ladrões apenas quebraram o trinque da porta.
A Polícia Militar esteve no local.
A suspeita pelo vandalismo foi levada a Delegacia de Polícia Civil de Içara. “A pessoa não estava apresentando um motivo aparente para cometer tal ato e que, provavelmente, sofre de distúrbios mentais. Quando chegou à delegacia não sabia dizer o nome”, comentou o delegado Fernando de Fáveri.

GERAL - Cobrança da taxa da coleta de lixo de isentos gera reclamação

Reforma tributária invalidou isenção e aumentou IPTU e empresa responsável pelo Plano Municipal de Planejamento irá elaborar novos critérios para isenção do pagamento da taxa.

A cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos começou a ser cobrada aos isentos do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), neste mês. Com a reforma do Código Tributário Municipal, foi revogado o artigo que dispensanva o pagamento da taxa aos isentos de IPTU.
A agente administrativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Jane Henrique Nunes, comunicou que a Lei 38 foi sancionada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo, no dia 28 de dezembro do ano passado. A Lei foi publicada nos órgãos oficiais.
O retorno da cobrança pegou de surpresa contribuintes como Almerindo Zanetta, pai de Paulo Roberto Zanetta, que já havia solicitado a dispensa do pagamento, como faz usualmente todos os anos. “É um valor insignificante, mas é um direito do meu pai”, disse Zanetta.
O advogado do SAMAE, Joel Antônio Casagrande, explicou que a lei passou a valer no mês de abril, já que só poderia ser implantada após 90 dias da aprovação, e acrescentou que pode ter havido um “descuido da Administração Municipal”, finaliza.
O vereador Darlan Bitencourt Carpes disse que foi contrário à reforma tributária, a qual além de cobrar o tributo aos isentos, aumenta o valor do IPTU.
A empresa contratada para realizar o Plano Municipal de Saneamento Básico deverá elaborar novos critérios para isenção da cobrança em aproximadamente dois meses, além de regularizar as tarifas.
O vice-prefeito e diretor do SAMAE, José Zanolli, informou que o plano está em processo de “elaboração e levantamento da situação do município, para que seja elaborado um cronograma que irá solucionar as todas as carências de Içara”.

VARIEDADES - Gincana sobre o Meio Ambiente envolve alunos

Escola Quintino Dajori, localizada no bairro Presidente Vargas, participou pela primeira vez da Segunda Gincana Ambiental ”Aprendendo a Preservar”, realizada pela Satc, de Criciúma.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Básico Quintino Folhiarini Dajori, localizada no bairro Presidente Vargas, em Içara, selecionados pela direção do colégio, participaram durante a tarde de quarta-feira, pela primeira vez, da primeira etapa da Segunda Gincana Ambiental “Aprendendo a Preservar”, realizada em parceria pela Satc, de Criciúma, e a Rádio 105 FM, de Lauro Müller.
Foram realizadas, durante a tarde, quatro provas, sendo que uma era a realização de um grito de guerra, outra com o título de “luxo e um lixo” e duas relâmpagos.
Conforme a estagiária de educação da Satc, Bruna Semeler, serão realizadas mais duas etapas do evento, com as seis escolas da região carbonífera partipantes, de 7 à 10 de junho e depois a etapa final, no dia 8 de julho, onde serão conhecidos as instituições de ensino que ficarão em primeiro, segundo e terceiro lugar. Ela ressalta que as provas foram elaboradas pela equipe da Satc em parceria com professores.
A assessora de direção da Escola Quintino Dajori, Edna da Silva de Freitas, declara que a importância da atividade dos alunos é sobre educação ambiental. “No total, 24 alunos escolhidos pela direção foram inscritos na gincana, visto que as escolas também deveriam realizar as suas inscrições, mas ficamos muito tristes porque de Içara fomos a única escola que está participando da Gincana”, relata Edna, acrescentando que estão participando crianças de oito anos até o Ensino Médio.
O principal objetivo da Gincana Ambiental “Aprendendo a Preservar” é ensinar a importância da preservação para os alunos, reforçando os valores aprendidos com as provas realizadas, que ajuda a despertar a consciência ambiental nos estudantes.

ESPORTES - FMG Comercial e Inimigos da Bola decidem o Suíço do Clube dos 50

Depois de dois adiamentos, devido as chuvas que castigaram a cidade nos últimos 15 dias, foi disputada na noite de ontem a semifinal do Campeonato de Futebol Suíço do Clube dos 50.

A final do Campeonato de Futebol Suíço do Clube dos 50 será entre FMG Comercial e Inimigos da Bola, em data a ser definida pelos responsáveis pela competição.
Nesta quarta-feira, no primeiro confronto, o FMG Comercial passou dificuldades para vencer o Clube Bar Darolt por 4 a 3 e garantir vaga na final.
Na sequência da rodada oInimigos da Bola/Mercado Rosso ganhou de 3 a 1 da Contabilidade Valvassori e decide o título com o FMG Comercial.
Foram disputados 20 jogos, totalizando 131 gols, com uma média de 6,5 gols por partida.
O artilheiro da competição é Rodrigo, do FMG Comercial, com 12 gols.
A maior goleada do campeonato foi de 9 a 0 aplicados pelo Inimigos da Bola sobre o Salvador Material de Construção.
Para Eduardo Costa, do FMG Comercial, a equipe tem um grande potencial e vai com tudo para a decisão do título. “Não faremos corpo mole, o jogo vale a taça”, comentou.
Já pelo lado do Inimigos da Bola, o goleiro Pedro dos Santos Neto, destaca que a decisão será barra pesada, pois as duas equipes querem ser campeãs.