O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de março de 2011

CAPA: Edição2.065 - Içara, 16 de março de 2011

PM recupera
Uno abandonado no Cristo Rei

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Comissão arregaça as mangas
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Vereadores se reúnem com prefeito
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Emancipação volta a pauta

O debate da emancipação do Balneário Rincão voltou à tona na noite de ontem com uma reunião da comissão. De forma meia desordenada, meio sem rumo, foi discutido quais e de que forma serão os encaminhamentos.
Agora a comissãodeverá procurar os órgãos compe-tentes para elaborar um es-tudo técnico de viabilidade e-conômica e também jurídico. Um estudo, sem interferência política, que mostre, hoje, qual é percentual da arreca-dação própria (IPTU, ISS, IPVA e TAXAS) do município proveniente do Balneário Rincão. Em um segundo mo-mento teria que avaliar qual seria os gastos e os encargos para se criar a nova estrutura administrativa (pessoal, má-quinas, equipamentos, alu-guel, frota de veículos, Câma-ra de Vereadores e outros) e qual seria o impacto do cus-teio em relação à arrecadação própria do Rincão.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello



Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (8)

O telefone tocou e da voz suave de Jane Tibincoski, do outro lado da linha veio o con-vite: que tal falarmos de poesia na próxima segunda-feira, dia 14 de maio? Mentalizei a data e recordei – Dia Nacional da Poesia. E então o convite estava consolidado. Afinal, o que po-de haver de mais belo que uma poesia? O Dia Nacional da Po-esia é comemorado no nasci-mento de Castro Alves, o con-doreiro da poesia brasileira, o poeta dos escravos e, sobretu-do, o poeta romântico que sou-be expressar em palavras a ins-piração poética.
E o Dia Nacional da Poe-sia é dedicado aos que expõem en-tre rimas e versos o ser lírico, as emoções e sentimentos, a sensibilidade criadora. A po-esia que antigamente era em-balada ao som da lira, na voz de um seresteiro, ou em um madrigal. Atualmente os poe-mas fazem parte de um gênero literário e os poetas constroem a sua obra literária em versos livres, com ou sem rimas.
São textos que, se bem direciona-do no ensino-a-prendizagem se tornam um recurso didático-pedagógico. Vale lembrar que as rimas são de fácil memorização.
Depois pensei nos poemas ternos e sensuais de Maura de Senna que buscou nas belezas naturais da ilha de Florianó-polis, a poesia matuta, sensual e lírica jogada de seu cântaro de ternuras.
Maura é a mulher que deixa escorrer nos versos a sensuali-dade e o recato feminino. Então entrei pela porta entreaberta que o Dia Nacional da Poesia deixou escancarada e revi ver-sos inspirados de poesias que falam de coisas e de vidas iça-renses: não faz tanto tempo, eu lembro claramente/o giná-sio, o clube, as casas e a atriz/ somente a rua principal com calçamento/ e o içarense traba-lhador e feliz.
Pelo o-lhar poético a vida içarense dos anos ses-senta eram sonhos, com sonha-dores audaciosos que cons-truíam com labor entre as mui-tas casas, lares cheios de espe-ranças. E a esperança era perce-ptível nas cirandas que as cri-anças cantavam na boca da noite, na música que os adul-tos reviviam nas festas com as cantigas da tradição italiana, nas lições que os alunos estuda-vam com o desejo de serem os primeiros da classe, de ter um boletim com notas que fizessem os pais felizes.
Na casa organizada por mã-es e esposas dedicadas ao lar. Hoje: ...chinelos somando mais de cem anos/balançam na va-randa..../ o corredor range can-sado/das pisadas arrasta-das/no constante caminhar... do quarto, lembrando berçá-rio,/evola-se cheiro antigo:/naftalina, benjoim, alfa-zema e lavanda... é Sônia versejando a visão de um asilo . É a vida que enve-lhece na distância do sonho produ-zido. E minha cole-ga Leonarda com-pleta dizendo: vou buscando o meu es-paço / entre um riso ou um abraço/ deste povo que eu amei. E então a poetisa acordando do idílio sonoro da poesia perguntou: cadê aquele povoado daqui/ que marcou a minha infância adormecida?/e aquela ruazin-ha que existia li /no lugar dessa praça desconhecida?
Falar de poesia é falar lirica-mente em cada estrofe que a inspiração constrói e que a li-teratura guarda com carinho por muitas gerações.
Faz poema quem tem na al-ma as nuances da poesia e sabe musicar os dons que a natureza coloca em nosso berço ou em nossas vidas.
Parabéns a todos os poetas!
Até a próxima edição com mais um assunto de nossa terra, de nossa gente.

POLÍTICA - Vereadores apresentam estradas em situação crítica ao prefeito

As reclamações de que içarenses não conseguem nem mesmo sair de casa, devido às más condições das vias, levaram os vereadores a uma reunião com o prefeito de Içara nesta terça-feira.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Um grupo de vereadores de Içara se reuniu com o prefeito Gentil Dory da Luz na tarde desta terça-feira, dia 15, a fim de pedir providências quando às ruas de alguns bairros que necessitam pavimentação e manutenção.
Os vereadores Dilnei Darcy Lima (PMDB); Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP); André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSD-B); Jurê Carlos Bortolon (PMDB); Itamar da Silva (PP); Diego Vittorassi (PD-T); e Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho; mostraram ao prefeito fotos de estradas dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Rai-chaski, Cristo Rei, Jaque-line, entre outros.
As fotos, que continham imagens de ruas em mau estado de conservação, foram analisadas pelo prefeito que afirmou que as vias serão pavimentadas.
“A gestora de Projetos, Marli de Faveri, está em Brasília entregando os documentos que faltavam pa-ra a pavimentação de mais de 60 quilômetros, através de projetos já aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. O dinheiro nós já temos garantido”, enfatizou o prefeito, completando que está mais preocupado com os bairros Presidente Vargas, Demboski, Aurora, Barracão, Vila Nova e Esplana-da, que não estão incluídos na primeira etapa do projeto de pavimentação.
“Se nós gastarmos material com os bairros que vo-cês estão solicitando, não vai sobrar para os outros que não vão ser asfaltados nesta primeira etapa”, argumentou Da Luz.
Porém, a explicação não satisfez os vereadores, que desejam uma ação imediata. “Sabemos que esta obra de pavimentação não acontece de um dia para o outro. É necessário, de imediato, passar a patrola nas ruas e carpir alguns loca-is”, pediu o pedetista Diego Vittorassi.
O progressista Itamar da Silva também intercedeu por uma ação rápida nos pontos críticos. “Nos loca-is onde há maior urgência, intransitáveis, é preciso passar patrola e colocar a-reão”, reforçou.
O prefeito prometeu, junto com o supervisor de O-bras, Márcio Toretti, percorrer os bairros que não vão receber recursos do PAC 2 na primeira etapa, para saber quais vias precisam ser melhoradas.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Colocamos as diretrizes para as eleições municipais de 2012, como tudo se encaminha para uma coligação entre PP e PMDB, vamos criar chapa própria e sair como oposição as duas siglas ”. Paulo Roberto Brígido, presidente do PSDB de Içara, no mês de fevereiro.

O vereador Joacir Domingos Pereira
protocolou on-tem na Executiva do Partido Pro-gressista (PP) de Içara, um ofício mostrando o seu descontentamento com o comandan-te do partido, Ar-naldo Lodetti Jú-nior, e também com o presidente da Câmara de Ve-readores de Içara, Darlan Bitenco-urt Carpes, que não está cumprindo o acordo feito com os vereadores da bancada. “Nós cumprimos a nossa parte e ele insiste em desobedecer o que foi acordado”, critica Boca, esperando uma manifestação por parte do presidente do partido.

Pelo que parece
a ponte do Torneiro vai demorar mais do que o previsto. Inicialmente, deve ficar pronta até o mês de maio.
José Silvano Silveira, do-no da casa que está na reta da ponte, afirmou que ainda não foi procurado por ninguém da Prefeitura de Jaguaruna para discutir a desapropriação do local.

A comissão (1)
pró-emancipação do Balneário Rincão, que estava adormecida, voltou a se reunir na noite de ontem.
Na mesa estava sentada lideranças do PMDB, do PP, do PT, do DEM, do PPS, do PSDB, que devem se reunir com os representantes do Executivo e Le-gislativo de Içara no dia 5 de abril.

O ex-prefeito Deobaldo Pacheco (2)
afirmou a comissão tem que saber sobre os equipamentos, se vai vir funcionários da sede de Içara, e seria melhor que não venha dívida ao novo município. “Precisamos da Câmar para legitimar essa negociação. Não existe a possibilidade de mexer em nada do que está feito no processo de emancipação. É importante buscar informações nos últimos municípios que se emanciparam , como por exemplo, Treviso, Passo de Torres, Cocal do Sul e Arroio do Silva.”, enfatizou.
Depois ele comentou que a reunião de ontem não foi produtiva, e que é preciso render mais. Ele foi contestado pelo vereador Jurê Bortolon: “O senhor está enganado, a reunião foi bem produtiva, pois estão aqui todos pessoas da comissão que sabem o que querem”, indagou. Bado Pa-checo respondeu: “(...), não adianta encher a roça de gente, tem que capinar”.

Frase
“A política...há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder.” (Luciano Bian-ciardi - Ator italiano - 1922-1971).

GERAL - Samae percorre ruas em obras para resolver problemas

As obras para instalação da rede de esgoto em Içara têm causado problemas do tráfego e danificado as vias; apesar de inevitáveis, os pontos críticos estão sendo analisados pelo Samae.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara, Paulo Preis Neto, comunicou que está percorrendo as ruas que estão recebendo as obras de esgotamento sanitário no município, junto com técnicos da empresa Setep Engenharia, para a-veriguar os locais que apresentam problemas.
Apesar dos constantes protestos feitos pela comunidade, relatados por vereadores e, consequentemen-te, pela imprensa, Preis diz que “o nível de reclamações junto ao Samae é muito baixo”. Concorda com ele, também, o engenheiro da Setep, Marcelo Del Mo-ro. “Levando em conta o porte de obra, de grande proporção, notamos que a população não está reclamando muito. O mesmo percebemos nas cidades de Araranguá e Praia Grande, onde também estão sendo realizadas as obras pela Setep. As dificuldades encontradas nestas cidade são parecidas com as de Içara”, explica Del Moro.
O presidente do Samae conta que o trabalho está sendo concluído nas vias do centro da cidade e nos próximos dias iniciam no bairro Cristo Rei.
Nesta terça-feira, dia 15, foi feito o recapeamento as-fáltico da Avenida Procópi-o Lima. A previsão para conclusão da rua Dom Joaquim Domingues Oliveira é para esta quarta-feira, dia 16. Dentro da programação para os próximos dias estão, ainda, as Ruas Coronel Marcos Rovaris e Amaro Maurício Cardoso.
“Pedimos que a população tenha paciência, pois o transtorno é passageiro, mas os benefícios são permanentes”, afirma Preis.
O presidente do Samae a-lerta que agora é a oportunidade para resolver os problemas. “Aos moradores que tiverem alguma reclamação, peço que me procurem no Samae e comuniquem. Vamos tentar achar uma maneira de resolver os transtornos. Contamos também com a boa vontade da empresa, que está fiscalizando”, informa o presidente do Samae.

POLÍCIA - Carro roubado é achado no Cristo Rei pela PM

Um Uno roubado foi encontrado na noite de segunda-feira no bairro Cristo Rei, próximo ao Centro de Içara, pela PM, que achou estranho o carro abandonado no local e fez uma busca no sistema.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O número de carros furtados na região de Içara e nas cidades vizinhas tem chamado muito atenção da Polícia Militar. E as investigações feitas em cima de casos como esse tem trazido a publico muitas quadrilhas especializadas em roubo de veículo.
A Polícia Militar (PM) de Içara fez o registro de um carro na noite desta última segunda-feira dia 14. O Uno placas STV-5523 de Criciúma foi localizado próximo ao Loteamento Antônio Lima. O veículo é o mesmo que foi furtado no bairro Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, ao meio dia de quinta-feira.
O veículo foi levado ao Pátio do Farol Guinchos, no bairro Vila Nova, para depois ser entregue ao pro-prietário.
Conforme o informações da, Guarnição Especial de Içara, o carro estava em meio a um matagal. E, para a retirada, foi necessário o auxílio de um trator da Prefeitura Municipal de Içara (PMI). O veículo foi deixado no local com uma batida, pára-choque caído e sem o aparelho de som.
No domingo, um jovem de 22 anos, mais conhecido pelo apelido de Sedex, foi detido pelo roubo de um car-ro no Distrito Balneário Rincão, em Içara. O ladrão foi localizado nas proximidades da Lagoa do Jacaré, onde se deu início a perseguição. Sedex, interceptado em frente da casa da avó, no Centro do Rincão, foi preso em flagrante em poder de um Fiat Premium. O jovem já tem passagens pela polícia e deixou há alguns dias o Presídio Santa Augusta, em Cri-ciúma,

VARIEDADES - Içarense que teve câncer de mama pede direito à informação

Para Ivanete de March, os investimentos na área de pesquisa e tratamento do câncer de mama no Brasil são escassos e não têm acompanhado o crescimento do número de casos da doença.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Integrante do grupo Ami-gas do Peito de Içara (AM-PI), Ivanete de March des-cobriu que estava com cân-cer de mama em 2008, fa-zendo a retirada do tumor logo em seguida.
“Desde 2007 vinha per-cebendo alteração em uma das mamas. Mas, devido à correria do dia-a-dia, não dei importância. Foi em um exa-me de rotina, em 2008, que descobri a doença”, conta a jovem.
O choque provocado pe-la notícia e as complicações em na saúde, decorrentes da doença, fizeram com que Ivanete se interessasse em pesquisar sobre o as-sunto. Agora, ainda em tra-tamento, ela deseja levar informações à população.
“Não quero apenas cons-cientizar as pessoas sobre a prevenção, que é essenci-al, sem dúvi-da. Mas, tam-bém manifes-tar nosso dire-ito à informação sobre pes-quisas relativas a este as-sunto tão sério e delicado”, ressalta.
Para Ivanete, o governo brasileiro deveria dar mais atenção à causa, disponi-bilizando verbas para pes-quisas e tratamentos.
“O número de casos de câncer de mama cresce dia-riamente. Segundo estatís-ticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 50 mil mulheres terão ou ti-veram câncer de mama só em 2010 no Brasil. Isto e-quivale a 137 novos casos por dia. É a principal causa de morte entre as mulheres. Em média, dez mil morrem todos os anos”, conta.
Durante as pesquisas, I-vanete descobriu que estu-dos que estão sendo feitos por laboratórios e univer-sidades brasilei-ras, a fim de en-contrar novos tratamentos con-tra o câncer, es-tão parados por falta de investimentos.
“Posso citar um exemplo bem próximo da nossa re-gião. Pesquisadores do Mestrado em Ciências Far-macêuticas da Univali/SC descobriram uma erva cha-mada São Simão, que pode ser uma esperança contra o câncer. Segundo a coor-denadora do mestrado, é necessário investimento fi-nanceiro para isolar as su-bstâncias em laboratório e dar continui-dade à pes-quisa”, relata a jovem.
Ivanete sugere que o go-verno brasileiro siga os passos do governo ameri-cano, que disponibiliza verba pública para pesqui-sas como, por exemplo, es-tudos com células-tronco. “Que seja descoberto pelo menos um tratamento mais eficaz e menos agressivo”, pede a jovem, que vem so-frendo com bateria de exa-mes desgastantes.
Para Ivanete, a informa-ção é a base inicial para to-do o processo de preven-ção e apoio. “Somos cida-dãos que cumprimos nos-sas obrigações, pagamos nossos impostos. Mas, não apenas por isso que o go-verno deveria dar mais a-tenção a esta doença, com estatísticas tão alarmantes, mas também por que so-mos seres humanos, com direito à vida”, enfatiza.
De acordo com Ivanete, o governo tem gastado mui-to com medi-camentos que, muitas vezes, não trazem os efeitos esperados e nem sempre estão disponíveis aos pacientes.
Faz parte das críticas da integrante da AMPI o fato de profissionais da Saúde dizerem que a mulher deve fazer a mamografia a partir do 35 anos e, antes disso, o exame de toque.
“Sabemos que isto não condiz com a realidade. O número de jovens com a doença é muito grande. Conheci garotas de 17 e 20 anos que tiveram. Sem con-tar que o fator de risco para as jovens é maior”, observa Ivanete, que completa di-zendo que 80% das mulhe-res não conseguem detec-tar o tumor com o exame de to-que, apenas quando já estav em um estágio avançado, o que pode ser “tarde de-mais”, ressalta.
Ivanete recomenda que as mulheres realizem a ma-mografia uma vez ao ano, a partir dos 25 anos.
A pesquisadora pede que haja mais empenho dos governantes, empre-sários e população, “pois a luta é de todos”.

EESPORTE - Onze gols na abertura do Suíço do Clube dos 50

Foi aberto ontem o Campeonato de Futebol Suíço do Clube dos 50, e no primeiro confronto o Aurora goleou o Sky Board’s por 10 a 1, enquanto a Farmácia São Donato venceu o Samae por 1 a 0.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Foi realizado na noite desta quinta-feira a abertura do Campeonato de Futebol Suíço do Clube dos 50, Taça Chef Lazo, disputado no bairro Jaqueline, em Içara.
No primeiro confronto da noite, a equipe Aurora goleou por 10 a 1 o Sky Board’s, tendo como destaques na partida Tico e Bicu-dinho que marcaram quatro gols cada, enquanto E-verton e Rafael Fidélis encerraram o placar. E Felipe Bressan descontou.
Em uma partida bem disputada, a Farmácia São Donato, com gol de Paraná, de pênalti, venceu a equipe do Samae.
A rodada será encerrada nesta quinta-feira, dia 17, com os cruzamentos entre: Perkas x Kones, Jaguara x Amigos do Pavei e Santec x Posto Pele-grini
A competição conta com a participação de 10 times divididos em dois grupos. Na chave A estão: André Ávila, Sa-mae, Perkas, Jagua-ras e Santec; enquanto na chave B estão Aurora, Farmácia São Donato, Kones, Amigos dos Perkas e Posto Pelegrim.
As partidas serão disputas todas as terças e quintas-feiras.
Os organizadores esperam que as equipes entrem em campo visando jogar futebol e mantendo a disciplina em primeiro lugar.

DISTRITO - Comissão arregaça as mangas e inicia trabalho

A comissão de emancipação do Balneário Rincão se reuniu nesta terça-feira e traçou algumas metas para tratar do assunto em uma reunião dia 5 de abril, com os Poderes Executivo e Legislativo.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A comissão pró-emancipação do Distrito Balneário Rincão, em Içara, se reuniu na noite desta terça-feira, no Praia Clube Rincão.
Depois de muitas discussões ficou determinado que a comissão vai se reunir no dia 5 de abril com os representantes do Executivo e Legislativo de Içara.
Até lá, vão recolher todas as documentações e buscar esclarecimentos sobre o processo de emancipação, que foi aprovado em 23 de outubro de 2005.
O presidente da comissão, Jairo Celoy Custódio, enfatizou que a reunião vai servir para saber quais procedimentos que vão tomar. “Vamos atrás dos documentos do processo e tirar as nossas dúvidas junto ao Tribunal Regional Eleitoral”.
O ex-vice prefeito Naelti Vianna, en-fatizou que é importante que haja uma transição seis meses antes das e-leições. “Precisamos do apoio dos vereadores, até a eleição do novo mu-nicípio, mas seria interessante buscar suporte jurídico na Fecam (Federação Cartarinense dos Municípios) e tirar as nossas dúvidas”, comenta.
A comissão terá que avaliar qual seria os gastos e os encargos para criar a no-va estrutura administrativa (pessoal, máquinas, e-quipamentos, aluguel, frota de veículos, Câmara de Vereadores e etc...) e qual será o percentual e o impacto do custeio em relação à arrecadação própria do Balneário Rincão para se manter como município a partir de 2012.