O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.974 - Içara, 22 de outubro de 2010

Karatecas de Içara ganham seis medalhas na Olesc
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gentil afirma que vai começar a melhorar as ruas
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Vice de Serra esteve em Criciúma em busca de apoio
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Gentil começa a melhorar as ruas

Próximo de completar dois anos de mandato o Prefeito de Içara, Gentil Do-ry das luz, se reuniu com os vereadores nesta quinta-feira e afirmou que nesta primeira fase da sua admi-nistração focou mais a e-ducação e o social mas que agora as estradas vão pas-sar por um tratamento vip, ou seja, as estradas de chão serão patroladas e revesti-das com areão e as lajota-das receberam a manuten-ção que merecem.
Os vereadores, princi-palmente os de oposição, torcem que o prefeito cum-pra a palavra, caso contrá-rio, terão motivo para criti-car o Chefe do Executivo nas sessões ordinárias.
Terá que fazer milagres.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS

Descontrole

Podemos estar rodeados de problemas. Estar rodeado de dificuldades, porém não temos o direito de prejudicar o bem maior que te-mos; nós mesmos! Não precisamos abrir parênteses na vida para viver os conflitos de forma desordenada.
Não prejudiquemos o fôlego da vida com questões que nos fazem andar de ré na trajetória da vida. Sejamos força para enfrentar o mundo e as situações. Talvez digamos “falar é fácil!” porém se não iniciarmos o processo, mesmo a passos curtos nunca chegamos lá.
Chegaremos até ao cúmulo de perder o foco. Não maltratemos nossa vida agindo de maneira impulsiva dando margem arrependimentos. As agressões à mente ocorrem nos momentos da incerteza. Bus-quemos o equilíbrio, para que nossos atos não sejam base para nossa ruína. Poderá ser difícil enfrentar situações complicadas, mas farão parte de nossa existência.
Pode parecer fraqueza, mas fragilizados não iremos a lugar nenhum. A nossa consciência estará sempre nos cobrando atitudes. Não questionemos nossa capacidade de reação. Nosso corpo não deve sofrer com as indecisões da mente. Cuidemos da mente e do corpo como um bem valioso,intocável que servirá se base para o crescimento e maturidade. Nossas questões passarão e o tempo será um professor. Não devemos a-companhar o processo de renovação como derrotado e ferido.
Acostumemos a cuidar de nós. Conquistemos incessantemente nosso espaço e a raiz dos nossos sonhos e vivenciemos a plenitude da realidade e da realização. Momentos de fraqueza e de descontrole, mesmo temporários, vividos de forma irracional produzem seqüelas . Elas são irreparáveis na vi-da e na beleza interior. Cuidemos de nós, com a alegria e vitalidade. Tenhamos saúde para viver. Neste cenário a gente pode sonhar no meio das dificuldades. Sejamos ma-is amantes de nós mesmos. Os fatos e questões internas não podem sofrer os reflexos da impulsivida-de. Pare, pense, respire, reaja, simplifique, pense novamente e viva.
Não há nada melhor que uma situação vivida e enfrentada com maturidade o qual conduz o ser humano há um estagio confortável. Não nos deixemos vencer pelos erros do acaso e das coisas não pensadas, dos impulsos da mente sem consulta ao coração. Vivamos há soberania do amor próprio que nos impede de maltratar e quem tanto preservamos: nós.
Sejamos sábios e vivamos plenamente nos momentos em que as adversidades são ameaçadoras ,mas nunca vitoriosas.
Até a próxima semana com mais um assunto.

POLÍTICA - Gentil da Luz “Agora é a vez da infraestrutura”

O prefeito Gentil da Luz apresentou aos vereadores as obras de pavimentação em andamento no município e prometeu que a infraestrutura será o foco dos dois próximos anos de gestão.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Vereadores içarenses e representantes da Administração Municipal estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, dia 21, na Câmara Municipal, para tratar sobre as condições da malha viária da cidade.
Além do prefeito Gentil Dory da Luz, estavam presentes o subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio; o secretário de planejamento, Emerson de Jesus; o supervisor de obras, Mar-cio Toretti; e o engenheiro civil, Márcio Peruchi.
O vereador André Ma-zzuchello Jucoski, o Pola-kinho (PSDB) questionou o prefeito quanto os seus planos para resolver os problemas nas ruas.
Depois, os vereadores progressistas Joacir Domingos Pereira, o Boca; Ita-mar da Silva; Osmar Ma-noel dos Santos e Fábio Della Bruna Vieira falaram sobre as regiões da cidade que estão necessitando de manutenção.
Além destes, o vereador Diego Vitorassi (PDT) destacou as constantes idas à prefeitura para reivindicar a realização das obras.
O prefeito começou ressaltando os investimentos nas áreas da saúde e educação, que estão sendo realizadas pelo seu governo.
“Em quatro anos o ex-prefeito só ampliou as unidades de saúde. Na administração atual, já construímos nove novas unidades”, frisou o prefeito.
Em seguida, Da Luz explicou que nos dois primeiros anos do mandato, procurou focar nas áreas sociais e na saúde, que tinham urgência. Agora, nos próximos dois anos, é a vez da infraestrutura.
“A nossa administração está com ótimos níveis de aprovação nas áreas sociais. Mas, quanto à manutenção nas estradas esta-mos com 62% de reprovação. Agora que assumi a gestão da Secretaria de Obras, vou estar mais junto da comunidade”, disse Gentil Da Luz.
O prefeito falou aos vereadores que o município está prestes a adquirir novas máquinas e que está sendo criada uma agência de desenvolvimento, que vai funcionar no local on-de hoje está a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai). Além disso, disse que vai criar o Banco da Pavimentação. Reuniões sobre o tema serão realizadas nos próximos dias, no Paço Municipal.

COLUNISTA - Maso Nyetto,

“Nosso projeto maior é fazer Dilma (Rousseff) ganhar em SC com Michel Temer. Todos os que são favoráveis a eleição deles são bem vindos ao nosso palanque”. Frase do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, no primeiro turno das eleições para presidência da República.

As eleições do Balneário Rincão
é assunto para depois da temporada de Verão. Mas alguns no-mes começam a ser cogitados para disputar o cargo de primeiro prefeito do novo município. Jairo Celoy Custódio (PMDB), O-lírio José Lino (DEM), Naelti Vianna (PP), Í-dio Mussuline (PSDB) e João Picollo (PT) são alguns dos pré-candidatos para 2012.
Outro que vem dizendo aos quatro cantos do Distrito que não abre mão da disputa é José Mosquito (PP), que luta pelo consenso tendo a indicação do filho Jorge, que é do PSDB.
Então tá, vamos esperar para depois do verão e ver o que acontece na política rinconense.

Na quarta-feira
comentei que o motorista do Gol placas MCF-4074 da Secretaria de Saú-de havia dado carona a uma pessoa em Lombas Pedreiras e realizado u-ma manobra perigosa na Rodovia SC-444, para que o passageiro decesse.
Recebi o ofício 537/2010 da Secretaria de Saú-de de Içara informando que o veículo está cedido ao Conselho Tutelar e não era de responsabilidade daquela pasta. Entrei em contato com o conselho e repassei o recado.
É importante fisclaizar pois os carros públicos são mantidos com os impostos pagos por nós.

Um grupo
de associados deve se reunir na segunda-feira, às 20h,no Skentus Lanches, no Centro de Içara, para tratar sobre as eleições da Cooperaliança em março de 2011.
Segundo Zizo Casa-grande, o grupo não é contra a cooperativa e nem ao presidente Pedro Deoní-zio Gabriel e sim contrários ao terceiro mandato que foi aprovado na alteração do estatuto no dia 7 de outubro. Ele falou que tem vários descontentes.
É importante frisar que no dia da Assembleia Extraordinária apenas três associados foram contrários a alteração do estatuto.

Pelo que parce
as pessoas não estão muito confiantes no Hospital São Donato. Estou me baseando no número reduzido de de “interessados” que participaram do lançamento do “Projeto Mãos Dadas”, nesta quarta-feira, no auditório da Cooperaliança.
O projeto é bom mas acredito que precisa ser mais divulgado. E os empresários e lideranças da cidade deveriam abraçar a causa para ajudar o hospital.

Parabéns
a FME de Içara pelo bom trabalho que vem desenvolvendo no esporte amador na cidade.
Ontem, os karatecas conquistaram seis medalhas na OLESC.

Quem
foi o energúmeno que jogou a bolinha de papel ou qualquer coisa que seja na cabeça do Serra?
Os tucanos estão aproveitando o fato para ganhar no tapetão. Que feio.

Frase
“É evidente que você vende candidatos políticos da mesma forma que sabão ou cera ou o que for, porque, no fundo, essa é a única forma que qualquer coisa é vendida.“ Sid Bernstein - mú-sico e escritor norte-americano).

GERAL - Acordo possibilita que médicos das ESFs trabalhem seis horas

Médicos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) têm duas horas para realizar cursos ou ir a paletras, o Ministério da Saúde estipula oito horas de trabalho e MPF analisa o caso.

(Daniela Soares/Jornal Içrense)

O cumprimento da carga horária dos médicos da re-de municipal de saúde foi novamente pauta de reuni-ão. Na tarde de ontem o promotor público Márcio Rio Branco Nabuco de Gô-uvea tratou a temática com os gestores de Saúde de Içara, Mira Dagostim e Laudelino Calegari.
Conforme Mira, foi apre-sentado ao representante do Ministério Público (MP) o acordo vigente entre mu-nicípio e profissionais. O combinado prevê que os médicos trabalhem seis ho-ras nas Estratégias de Saú-de da Família (ESFs) e du-rante as duas restantes possam realizar serviços, como ir a palestras ou fazer visita domiciliar. “Os mé-dicos têm desenvolvido um bom trabalho no município. E é impor-tante que eles possam se atualizar”, disse.
Segundo a gestora, as oito horas de traba-lho, preconizadas pelo Ministério da Saúde, é seguida por alguns profissionais. Mas, a categoria manifestou em encontro o desejo da permanência pelas 30 horas semanais de atendimento.
Mira disse ainda que o promotor informou que irá analisar os Ter-mos de Ajustamento de Conduta (TAC) fei-tos com o município, para em seguida realizar uma nova reunião em que será definido os procedi-mentos da carga horária médica nas unidades do município.
Os médicos cumprindo o horário estipulado de 8h nos postos de saúde, com certe-za, vai diminuir os atendi-mentos no pronto-socorro, que está sobrecarregado.

POLÍCIA - Por semana pelo menos um adolescente é detido por furto

Distrito Balneário Rincão é alvo mais frequente das ações; no início da semana menores de 12 anos foram flagradas arrombando residências e delegado alerta proprietários da localidade.

(Divulgação)

Conforme o Código Penal Brasileiro, entende-se como furto o ato de subtrair algo, sem prática violenta ou ameaça. Em Içara, pelo menos uma ocorrência deste crime cometido por adolescentes é registrada por semana.
Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, a ação apresenta maior recorrên-cia no Distrito Balneário Rincão, em razão das residências de veraneio.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nesses casos o responsável pelo menor assina uma termo de compromisso e responsabilidade para que o mesmo seja liberado.
Nesta semana, uma ocorrência ganhou destaque entre as registradas. Três menores de 12 anos, foram flagradas furtando residências. Segundo o delegado, existe a possibilidade de coerção de adultos nos crimes. Ele ressalta ainda que o número de crianças na criminalidade ainda é pequeno no município.
Para prevenir essas ocorrências, Iasco aconselha os proprietários de residências no Rincão a prover segurança particular, como adquirir um cão ou contratar os serviços de um vigia. Ele destaca ainda, que é importante visitar a casa com frequência aleatoriamente. “É bom não ir sempre nos mesmos dias e procurar deixar a casa bem cuidada, para coibir a ação de ladrões”, salienta Iasco.

VARIEDADES - Destaque Içarense 2010 já tem data confirmada

Os içarenses votaram nos cidadãos, empresas e entidades que foram destaque em Içara durante o ano; estes serão premiados com o troféu Destaque Içarense 2010, no dia 27 de novembro, no Clube Ipiranga.

(Foto Axé)

As urnas já foram recolhidas com os votos da população aos 100 cidadãos, empresas ou entidades içarenses que mais se destacaram na comunidade durante o ano, em suas respectivas áreas de atuação.
Com os nomes já indicados, o Jornal Içarense comunica que o Destaque Içarense 2010 acontecerá no dia 27 de novembro, sábado, na Sociedade Recreativa Ipiranga, Centro de Içara.
O JI realiza o evento pelo 12º ano consecutivo. Durante a noite, além da entrega de troféus, é oferecido jantar para homenageados e convidados.
As urnas para depósito dos votos foram disponibilizadas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Prefeitura Municipal de Içara, Câmara Municipal de Içara, Giassi Supermercados, Subprefeitura do Balneário Rincão e Abimar Supermercados.
A votação do destaque foi disponibizada também na internet através do e-mail: www.votedestaque.com.br
Por aproximadamente três meses, o jornal publicou, na contracapa, a cédula de votação, com espaço para preenchimento das categorias e nomes dos indicados. Além disso, uma lista de sugestões de categorias disponíveis para votação.
“Nada mais justo é premiar essas pessoas e empresas que se destacaram durante o ano ”, explica o jornalista Vilmar Santos Nietto, o Maso Nyetto.
Em 2009, a cerimônia aconteceu no dia 28 de novembro, também no Clube Ipiranga, tendo a presença de quase 100% dos homenageados.
O Destaque Içarense é um evento que também comemora mais um ano de conquistas do Jornal Içarense, rumo aos 17 anos de periodicidade em Içara, contribuindo para o crescimento do município ao registrar os acontecimentos diariamente na cidade.
Este ano também foi marcado pela troca de sede. O JI começou a atender na Rua Natal Tassi, nº 360, Centro, no dia 9 de agosto.
Devido ao crescimento do jornal e às necessidades de ampliação, teve que deixar a antiga sede, que era locada. Até o dia 6 de agosto, o periódico estava localizado na Rua Vitória, nº 828, Centro de Içara, onde permaneceu por quatro anos.
Colaboradores, clientes e visitantes contam agora com um espaço maior e mais confortável. Além da redação, o local possui uma sala para o departamento financeiro, sala de reuniões, telemarketing e recepção. Faça uma visita ao Jornal Içarense.

ESPORTE - Atletas comemoram final do Joesinho com muitas medalhas

A Fundação Municipal de Esporte (FME) de Içara, encerrou, na tarde de ontem, as atividades do Joesinho, que aconteceram durante toda a semana no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Durante todo o dia de ontem foram realizadas no Complexo Esportivo João Ramos Rousseg as disputas finais dos Joguinhos Estudantis de Içara (Joesinho), com as competições de atletismo.
O Joesinho movimentou a semana dos mais de 1,5 mil jovens atletas de Içara da rede pública e particular, com idade entre 7 a 10 anos. Foram disputadas as modalidades de futebol suíço, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo, que serviram para unir os estudantes das escolas do município em competições saudáveis e competitivas.
Carlos Eugênio Fernandes, 9 anos, estudante da Escola Salete Scotti dos Santos, afirmou ter aproveitado bastante as atividades realizadas durante a semana. “Achei muito legal, principalmente nesta quinta-feira, com o atletismo, onde tive a oportunidade de participar de modalidade que nunca tinha disputado”.
A Fundação Municipal de Esportes, através dos colaboradores, informou que os Joguinhos seguiram o cronograma desejado e que preparam novos eventos esportivos até o final do ano, tanto no Centro quando no Balneário Rincão.

CAPA: Edição1.973 - Içara, 21 de outubro de 2010

Sede da Polícia Militar deve ficar pronta antes de março de 2011
(Alex Ciclella/Jornal Içarense)


Secretaria de Aaúde discute horário dos médicos com MP
(Daniela Soare/Jornal Içarense)


Gabriel vai em busca de apoio à reeleição
(Daniela Soares/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Gabriel disputa reeleição em 2011

O presidente da Coope-raliança, Pedro Deonísio Gabriel, conseguiu que os associados aprovassem a alteração do estatuto, que teve a última mudança em 2003. E com a aprovação ele poderá disputar a reeleição em março de 2011.
Gabriel deve passar pelo crivo dos 45 membros do Diretório e da Executiva Municipal do Partido Progressista. Se for o nome escolhido o ex-vereador deve se mobilizar em buscar apoios em outras siglas.
O prefeito Gentil da Luz (PMDB) já anunciou que apoia a candidatura do empresário Sandro Serafim e caso haja entendimento pode ser o vice de Gabriel.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello

Nuances de Vida em Crônicas (64)

Olho as estantes da biblioteca da Escola onde trabalho e avalio o acervo que temos. É um belo acervo! Cuidada e asseada pela dona Gorete, a biblioteca é um dos recintos mais importantes para o corpo docente e discente. Ali poderia ser um lugar muito além de apenas guardar memória, se houvesse recurso humano disponível para este fim. Mas que pena! Não há uma pessoa disponível, unicamente, para levar este recurso cultural tão precioso ao educador e ao educando.
Governadores e governantes parecem que não tiveram em mãos livros e materiais de escrita em sua formação. Ou talvez estejam a reproduzir o discurso do momento: Leitores mal existem para qualquer livro e o livro sofre ameaça de morte diante de contínuas novidades tecnológicas. Será? Mas se há o apelo às tecnologias, especialmente aos recursos da NET, nós educadores conhecemos a carência desse recurso à nossa população da escola pública. Creio que não temos três por cento da população içarense que disponha dessa tecnologia em sua vida familiar. Mesmo com laboratórios, as escolas não atendem, na íntegra, a necessidade do educando e do educador. Daí, podemos concluir que nada supre a necessidade do livro, da leitura diária, da pesquisa em um texto científico para poder contextualizar o saber individual do aluno e o seu processo evolutivo. Ainda é lógico afirmar o velho adágio de que “uma nação se faz com homens e com livros”.
Sabemos que longe dos grandes centros de ensino do Brasil ainda há dificuldades em se assimilar o ensino por habilidades e competências. Em se falando de escola, não há como não falar de leitura e, para falar em leitura, não há como não falar de livros.
Hoje predomina a visão da sociedade que valoriza o chegar lá sem muito esforço, embora o estudo exija um es-forço e investimento pessoal. Há alguns anos atrás os professores orientavam os alunos para pesquisa na bi-blioteca. Hoje a Escola, através dos Professores precisa re-orientar os alunos que, devido a tecnologia se desen-volvem em habilidades mas estão bem mais imaturas com o espaço a sua volta. O letramento tão enfatizado pela Educação precisa trazer a literatura como ponto de partida, pois o texto literário foi escrito em um momento específico, com características específicas de uma so-ciedade, razão pela qual o texto literário veicula o discurso.
Com este pensamento foi escrito Eco de Duas Vozes, um livro em parceria com Maria de Fátima Pavei. Este livro foi pensado no Encontro da Lusofonia, no mês de Abril, em Florianópolis. Participamos do encontro e, como edu-cadora que somos (e sempre seremos), ficamos a meditar como colaborar com as mudanças que o acordo ortográfico traria à linguagem escrita. Embora não traga nenhuma mudança na pronúncia, a ortografia precisará de ade-quação e, sobretudo, de internalização das formas cor-retas de escrever. Então optamos por uma literatura de nosso contexto social, para em seguida abordarmos um pouco do Acordo Ortográfico.
Sem nenhuma pretensão de dar lições gramaticais, o nosso trabalho propõe uma ajuda de mestras, sem qualquer interesse que não seja doar um pouco de nosso carinho pela nossa Língua Materna. Mesmo sabendo que os alunos leem muito pouco, nos aventuramos no caminho da escrita. Não há leitores sem a escrita e não haverá mais a escrita se não tivermos escritores. Um de-pende da existência do outro. Ler ainda é o melhor meio de se adquirir conhecimento e escrever é o meio de se guardar e divulgar os conhecimentos às gerações futuras. Eco de Duas Vozes fala de um tempo atual, a reforma ortográfica, e de um contexto social, Içara. As crônicas da Fátima descrevem locais e personagens bem tipicamente içarenses enquanto os meus poemas ilustram nossas praias, nossas belezas, nosso jeito de ser e de fazer uma cultura içarense .
Onde quer que estejamos, içarenses se identificarão em nossos textos e sentirão um pouquinho das saudades de nossa terra e de nossa gente. E nesta próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, estamos esperando leitores e leitoras de todas as idades para autografarmos o nosso trabalho. Você é nosso convidado especial!!!!

POLÍTICA - Pedro Gabriel fala sobre eleição da Cooperaliança

As eleições da Cooperaliança, no próximo ano, já movimentam lideranças políticas içarenses; e o atual presidente Pedro Deonízio Gabriel já confirmou que é candidato a reeleição.

(Maso Nyeto/Jornal Içarense)

Os associados da Cooperaliança aprovaram a reforma estatutária votada em Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu no Ginásio Esportivo da Escola Salete Scotti dos Santos, no dia 7 de outubro.
Na ocasião, o presidente da cooperativa, Pedro Deonízio Gabriel, aproveitou para saber se os associados aprovavam a reeleição ao cargo. Com a maioria favorável, apenas três foram contrários, o presidente anunciou, então, oficialmente, a candidatura ao pleito, em março de 2011.
“Agradeço a participação das mais de 1.500 pessoas que estiveram na assembleia e das lideranças peemedebistas: prefeito Gentil da Luz; vereadores Antônio de Mello e Jurê Carlos Bortolon; ex-secretário José Eloir do Nascimento; presidente Adilton Tramontim; o suplente de vereador Dilnei Lima; e o secretário de Agricultura, Silvio Viana (PSDB); entre outros, que anunciaram apoio a minha candidatura”, disse Gabriel.
Ele declarou estar aberto para formar uma chapa com todas as correntes políticas do município, a fim de formar uma composição supra-partidária.
“Entre nossos diretores, temos representantes do PP, PSDB, PT, DEM e do PMDB. Para as próximas eleições, quero convidar um também o PDT. Meu objetivo é fazer com que todos participem, porque só assim poderão fiscalizar o trabalho da cooperativa. Pretendo sentar com os representantes destes partidos para tirar dai uma chapa eclética, o que vai evitar despesas nas próximas eleições”, ressalta.
Apesar da disposição, Gabriel acredita que será difícil chegar a um consenso, “pois sempre há alguém que se manifesta contrário”.
Entre as propostas do candidato para o próximo mandato está a conclusão da Subestação no Balneário Rincão, investimento de mais de R$ 10 milhões. “Quero também olhar com carinho para o novo município, que terá eleições em 2012. Conversar com a sociedade do Rincão para saber das necessidade e assim melhorar o atendimento.
Além disso, Gabriel diz que pretende construir uma nova sede social para a cooperativa, que possa abrigar em torno de 500 pessoas. “A sede que temos é muito pequena. Precisamos ter uma que traga mais conforto aos associados”, finaliza.

COLUNISTA - Maso Nyetto,

“Sou candidato a reeleição e vou em busca do apoio de todos os partidos. Fui o único presidente que conseguiu unir todos as siglas de Içara em prol da cooperativa”. Presidente da Cooperaliança, Pedro Deonísio Gabriel, que vai em busca do terceiro mandato em março de 2011.

Equipe da Secretaria de Obras de Içar
dá continuidade aos trabalhos de recuperação asfáltica (quente e frio). Ontem os serviços encerraram no bairro Primeiro de Maio e hoje segue para Vila Nova. As atividades também foram realizadas no Cen-tro, no Presidente Vargas e no trecho da Avenida Jorge Elias de Luca (continuação da Centenário), que pertence ao município de Içara.
De acordo com o supervisor de obras, Marcio Toretti, a programação terá seqüência no Distrito do Balneário Rincão na próxima semana.
Pelo que parece a mudança na Secretaria de Obras já começou a surtir efeito. Na terça-feira foi tapado com areão um buraco em frente ao Bar do Idílio, que há tempos estava prejudicando o trânsito de veículos.


O leitor
Geison Amboni Luiz alerta para quem trafega pelo Acesso Sul em direção às lagoas, principalmente, nas proximidades do Bali Hai, em Boa Vista, que tenham cuidado pois a via está com erosões provocadas pelas chuvas ainda no início deste ano.
Até agora nada foi feito pelo Poder Municipal.
E olha, Geison, não foi por falta de aviso.

Dado Cherem
reeleito à deputado estadual (PSDB) com 57.684 votos, vem a Içara nesta quinta-feira agradecer os 480 recebidos, depois vai até Lauro Müller.
Cherem recebeu votação em 226 municípios, sendo o tucano mais votado e o quinto no Estado.
Outro que teve em Içara para agradecer foi Jorge Boeira (PT). Cadê o Co-min, o Ponticelli, a Ada...

Durante a semana
funcionários da Secretaria de Obras de Içara realiza, serviços de limpeza; corte de grama; pintura dos muros, meio fio do cemitério da cidade e da capela mortuária, preparando o local para o dia de finados (2 de novembro).
Segundo o supervisor de Obras, Marcio Toretti, outros cemitérios do município receberão os serviços de limpeza mas ressalta que algumas atividades devem seguir uma programação evitando atropelos. Datas foram definidas pela Secretaria de Administração. “Para continuar com obras de construção e reformas em capelas e túmulos as pessoas tem até o dia 22, sexta-feira, para evitar o acúmulo de material no local. Lim-peza e pintura podem ser feitas até o dia 31 de outubro (domingo)”, explicou o supervisor de Obras.

Pesquisa
do Instituto Sensus divulgada ontem mostra Dilma Rousseff (PT) com 52,8% enquanto José Serra (PSDB) tem 47,2%. A diferença caiu em 7%.

Frase
“A mulher mais feliz do mundo é a namorada do Saci, pois ela sabe que se levar um pé na bunda, quem cai é ele”. (Anôni-mo).

GERAL - Médico do HSD recebia sobreaviso sem atender

Direção do Hospital São Donato desconta pagamento de ortopedista que não atenderia durante plantão; médico nega acusações e instituição passa ainda por falta de profissionais.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Com a solicitação de demissão de um médico, o atendimento do pronto socorro do Hospital São Donato, em Içara, esteve comprometido por dois dias.
Conforme o presidente da instituição, Acirton Costa, segunda e terça-feira não haviam plantonistas no hospital. Ontem, o atendimento teria sido normalizado, com a realização de 52 atendimentos. Ele ressalta que a direção da instituição já está a procura de novos médicos.
Além da falta de profissionais, o corpo clínico enfrenta ainda problemas internos. Um dos médicos não estaria atendendo às solicitações do sobreaviso, mas receberia pelo serviço. Segundo o presidente, o ortopedista também levaria os pacientes para atender em consultório particular. Costa teria solicitado o corte do pagamento do plantão e o desligamento do profissional.
“Aqui só vai receber, se trabalhar. Estamos lutando incansavelmente para tentar resolver os problemas do hospital”, acrescentou.
A diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias, informou que o valor do sobreaviso já está sendo descontado do médico.
O médico alega que cumpre todas as solicitações de atendimento, salvo quando não está no município em razão de estudo. Mas, o ortopedista confirma que o pagamento está sendo descontado. Ele diz ainda que há grande demanda na instituição, por ser o único que da especialidade.
O médico finaliza negando as acusações de que atenderia os pacientes fora da instituição. O nome do médico não foi divulgado.

POLÍCIA - Por semana pelo menos um adolescente é detido por furto

Distrito Balneário Rincão é alvo mais frequente das ações; no início da semana menores de 12 anos foram flagradas arrombando residências e delegado alerta proprietários da localidade.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)
Conforme o Código Pe-nal Brasileiro, entende-se como furto o ato de subtrair algo, sem prática violenta ou ameaça. Em Içara, pelo menos uma ocorrência deste crime cometido por adolescentes é registrada por semana.
Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, a ação apresenta maior recorrência no Distrito Balneário Rincão, em razão das residências de veraneio.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nesses casos o responsável pelo menor assina uma termo de compromisso e responsabilidade para que o mesmo seja liberado.
Nesta semana, uma ocorrência ganhou destaque entre as registradas. Três menores de 12 anos, foram flagradas furtando residên-cias. Segundo o delegado, existe a possibilidade de coerção de adultos nos crimes. Ele ressalta ainda que o número de crianças na criminalidade ainda é pequeno no município.
Para prevenir essas ocorrências, Iasco aconselha os proprietários de residências no Rincão a prover segurança particular, como adquirir um cão ou contratar os serviços de um vigia. Ele destaca ainda, que é importante visitar a casa com frequência aleatoriamente. “É bom não ir sempre nos mesmos dias e procurar deixar a casa bem cuidada, para coibir a ação de ladrões”, salienta Iasco.

VARIEDADES - Receita de doceira içarense é apresentada no Mais Você

Enroladinhos de banana com doce-de-leite, vendidos na lanchonete D’Avó Café, no Centro de Içara, foram experimentados pela apresentadora Ana Maria Braga, no programa Mais Você.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A receita de enroladi-nhos de banana, criada pe-la proprietária da Lan-chonete D’Avó Café, Riane Maria Ribeiro Batista Sa-moel, ficou famosa após ser apresentada no progra-ma Mais Você, da Rede Globo, na manhã do dia 12 de outubro.
A apresentadora Ana Maria Braga testou a rece-ita e experimentou os enro-ladinhos que são vendidos na lanchonete, localizada no Centro de Içara.
“Depois que os enroladi-nhos apareceram em rede nacional, as vendas au-mentaram cerca de 200%. Muita gente procura e até fazem encomendas”, con-ta Riane, entusiasmada.
A dona da lanchonete re-cebeu a ligação da pro-dução do programa no iní-cio de outubro.
“Perguntaram o que eu fazia, onde morava, e dis-seram que a receita ia ao ar dia 12”, explica Riane.
A ideia de enviar a receita foi da própria comerciante, que tem o costume de expe-rimentar as que encontra em sites na internet.
“Vi que era possível en-viar receitas através do site do programa. Então, no dia 14 de julho, enviei a primei-ra, que foi o enroladinho de banana”, conta.
Riane não imaginava que três meses depois, a ideia culinária estaria sen-do apresentada em rede nacional. “Fiquei bem feliz. Os clientes também passa-ram a querer experimentar lanches diferentes. Pois, normalmente, eles sempre querem os tradicionais, como coxinha e pastel. Mas, eu sempre incentivo a provarem outras coisas”, diz a proprietária.
Atualmente, o enroladi-nho de banana é vendido a R$ 1,50. “A ideia surgiu a partir de um enroladinho salgado. Mas, não fez mu-ito sucesso. Depois inven-tei este com banana, doce-de-leite e canela, que deu certo”, lembra Riane.
A comerciante, que sem-pre gostou de fazer experi-ências na cozinha, preten-de enviar outras receitas, apostando na chance de aparecer novamente no programa da TV Globo.
“Vou enviar mais, até que a Ana Maria venha aqui em Içara, como já fez em outras cidades”, sugere.
A Lanchonete D’Avó Café fica na Rua Marcos Ro-varis, 678, no Centro de Içara, ao lado Talismã Trade Center.

ESPORTE - Poucos gols na abertura da 3ª rodada do suíço da LESC

Dois jogos foram realizados na noite desta quarta-feira, e no primeiro confronto a Fina Estampa Estamaparia venceu a Farmácia São Donato, enquanto Laje Silva e Bairro Esperança empataram.

(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Foi realizado na noite de ontem, no campo do Jorge no bairro Jaqueline, mais dois jogos válidos pela terceira rodada do 2° Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC).
No primeiro confronto, a Fina Estampa Estamparia obteve uma vitória importante sobre a Farmácia São Donato, por 3 a 1, com gols de Alex e Chumbo, em duas oportunidades, descontando Cavaco.
Receberam cartões amarelos Cris, da Fina Estampa, Bolacha e Coca, da Farmácia São Donato, que teve Cavaco expulso.
Já a segunda partida, entre Laje Silva x Bairro Esperança terminou empatada em 1 a 1. Felipe abriu o placar para Laje Silva e Ramon empatou.
Juninho, da Lage Silva, e Jerri, do Bairro Esperança, foram penalizados com cartões amarelos.
A arbitragem nos dois confrontos foi de João Jorge Mello.
A rodada terá continuidade nesta sexta-feira dia 22, com mais duas partidas entre: Cerâmica Vargas x Marlan Embalagens e Lodette x Posto Pelegrin.