O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.012 - Içara, 18 de dezembro de 2010

Safra comprometida
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Samae e Sindserpi trocam acusações sobre prjeto de Plano de Carreira
(Divulgação)


Doisassaltos à mão armada assustam comerciantes
(Daniela Soares/Jornal Içarense)

CAPA: Edição2.012 - Içara, 15 de dezembro de 2010

EDITORIAL - Ladrões estão cada vez mais ousados

Içara, em pouco tempo passou a ter 58 mil habi-tantes, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2011, dando um salto no desenvolvimento econômi-co, transformando-se em um pólo importante na Re-gião Sul de Santa Catarina.
E com esse crescimento econômico veio a violência, roubos a mão armada, fur-tos, estupros e assassinatos começam a fazer parte da realidade de Içara com ma-is frequência. Nesta sema-na ocorreram dois assaltos a estabelecimentos em ple-na luz do dia.
Talvez as câmeras de se-gurança que serão coloca-das em pontos estratégicos venham a inibir os bandi-dos que estão cada vez mais audaciosos. A ECA também tem que mudar , pois a maioria dos ladrões são menores de idade.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Dor de cabeça agora é problema para dentista!

Enxaqueca, dor de cabe-ça ao acordar, dor no pes-coço, dor nos ombros, muita gente padece com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que a solução pode ser encon-trada dentro de um con-sultório odontológico?
Dores como essas po-dem possuir a causa no “stress” muscular ou mes-mo emocional e por fun-cionamento inadequado do sistema mastigatório (uma para função).
O proble-ma possui crescimento do tipo “bola de neve”, ou seja, vai au-mentando com o tempo podendo cri-ar raízes emocionais que levem a uma depressão!
O problema, muitas ve-zes, pode ser resolvido de forma simples, dependen-do unicamente do correto diagnóstico.
O bruxismo (ranger de dentes) ou o imbricamento dentário (apertamento) le-vam a um stress da mus-culatura envolvida (são horas seguidas de funcionamento mus-cular anormal!) que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansa-ço muscular: dor de quei-mação. Um dos princi-pais músculos envolvidos é o masseter e a dor cos-tuma se loca-lizar na regi-ão das têm-poras (entre o final das so-brancelhas e o ouvidos).
Estou fa-lando apenas das dores, nem comen-tei sobre o desgaste den-tário decorrente da para função que é terrível!
No caso de processo in-flamatório as dores são piores e o inchaço, ine-rente à inflamação, pode pressionar um conhecido nervo que fica na região, o trigêmeo e causar a tão temida neuralgia (e não nevralgia!) do trigêmeo.
Continuo o assunto na próxima edição...

POLÍTICA - Plano de Carreira do Samae gera polêmica com Sindserpi

Compromisso do prefeito Gentil Dory da Luz em 2009, o Plano de Carreira dos servidores do Samae também não deve ser aprovado em 2010; a Administração Municipal acusa erros no projeto.

(Divulgação)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) divulgou nota na imprensa, no dia 9 de dezembro, acusando o prefeito Gentil Dory da Luz de trair os servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara.
O motivo seria a falta de providências da Administração Municipal quanto à implantação do Plano de Carreira dos trabalhadores da autarquia.
A nota informava que o presidente do Samae, Paulo Preis Neto, se comprometeu a analisar a minuta de projeto de lei, alterada e en-caminhada pelo Sindserpi. Entretanto, o prazo para a análise haveria passado e nenhuma posição teria si-do tomada. “Os servidores do Samae, em face do espa-ço de tempo que resta para o final de 2010, não acreditam que haja tempo hábil para que o projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores [...] ainda em 2010. Com isso, resta [...] u-ma certeza: o prefeito Gentil da Luz, que traiu os servidores do Samae em 2009, repete a dose em 2010”, dizia a nota.
Segundo o presidente do Samae, quem está traindo o acordo é o sindicato e não o prefeito. “O Plano de Carreira, como foi feito pelo sindicato, traria um prejuí-zo enorme para o erário. Ele passa o regime de trabalho de celetista, com contrato de trabalho, para es-tatutário, o que daria aos funcionários do Samae benefícios que os demais servidores da prefeitura não têm”, explica. Segundo Preis, é preciso corrigir o er-ro do sindicato no projeto para oferecer uma condição igualitária a todos.
O presidente do Samae disse que fará uma reunião com os funcionários da instituição, sem a presença do sindicato. “Assim que os funcionários se organizarem, eu e o prefeito vamos nos reunir com eles para resolver esta questão”, disse Preis.
De acordo com a presidente do Sindserpi, Vera Regina Vieira, o projeto não prevê a alteração do re-gime de trabalho. “O regime é celetista e continua ce-letista. Em nenhum momento conversamos sobre essa alteração. Já ouvi falar que estão comentando este assunto, entre eles, a cúpula da prefeitura. Mas, não é o que consta no projeto. O que queremos é que o s servidores do Samae tenham um plano de carreira, ou seja, direito à licença prêmio, mais segurança, etc. Um plano parecido co-m o dos demais servidores, com a diferença de que eles trabalham no regime esta-tutário”, frisa a presidente do Sindserpi.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Cada eleitor tem rosto, identidade e uma história. Percebi na campanha que a população quer um comportamento novo dos políticos. Ele quer ver atitudes sérias, ética e honestidade. Essas não são qualidades dos homens públicos e sim uma obrigação. Quando o político vê esse apelo não pode virar as costas. Quero muito fazer um governo digno da confiança depositada pelo catarinense ”. Governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Co-lombo (DEM), na diplomação nesta quinta-feira.

O Projeto de Lei
da Administração Municipal de Içara para a mudança na contribuição financeira da população para melhorias não foi colocado em votação nesta quinta-feira e deverá voltar para a pauta somente em 2011, porque as proposta para o parcelamento de obras do PAC 2 contém alguns pontos polêmicos para serem esclarecidos e também corrigidos. ”É um projeto importante, mas tem que ser discutido para não prejudicar nem a Administração Municipal nem o contribuinte”, considerou o vereador Osmar Manoel dos Santos (PP).
“Algumas pontos me deixaram extremamente preocupados devido às cobranças que poderão ser realizadas caso aprovássemos”, ponderou o líder do governo, Antônio de Mello (PMDB), ao retirar a matéria.
Caso esse projeto fosse aprovado os içarenses teriam um aumento a mais no IPTU em 2011, pois estabelece que toda a obra financiada pelo PAC através da Caixa Econômica Federal, como uma praça, um gi-násio de esportes, uma ponte, ou outra melhoria qualquer, o valor tem que ser rateado entre os moradores da localidade que receber o benefício.
Esse assunto ainda vai render bastante em 2011 e os presidentes de associações de moradores devem entrar no debate.

Rápidas
* Prefeito Gentil Dory da Luz ainda não indicou o substituto de Geovana dos Santos na Secretaria de Educação de Içara.Quem será?
*O empresário Valmor daSilva, o Mô da Casa do Rock, foi eleito presidente do Clube dos 50 para osm próximos dois anos. Sucesso Mô nessa empreitada.
* Tribunal Reginal Federal de Recife considerou inconstitucional o exame da OAB e acadêmicos de Direito podem exercer a profissão a torto e a direito.
* Ministério de Pesca entrega mais uma retroescava-deira para o município de Içara, nesta segunda-feira, em Florianópolis. São 51 cidades beneficiadas em SC.
* Vereadora Romanna Remor (DEM) entrou com representação no MP contra o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) por falta de repasse de informações.
* Terminou ontem o prazo estipulado pelo Ministério Público de Içara sobre as discussões do pagamento do sobreaviso aos médicos do Hospital São Donato.
* Mais dois estabelecimentos foram assaltados a mão armada nesta semana. E o pior é que os ladrões são menores de idade. São presos e soltos no mesmo dia.

Frase
“A religião é uma excelente arma para manter o povo quieto.” (Napoleão Bonaparte - Imperador francês).

GERAL - Atraso na compra do fumo preocupa produtores

Grande parte das empresas deve iniciar compra do fumo a partir de janeiro; e Sindicato dos Trabalhadores Rurais aguarda posicionamento sobre proposta de reajuste da tabela de preço.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

As condições climáticas contribuem para a safra do fumo, mas o posiciona-mento dos compradores tem prejudicado muitos fu-micultores.
Com produção superior ao último ano na região, grande parte do produto é mantida em estoque na espera pela compra que deve iniciar a partir do dia 6 de janeiro, com exceção de uma única empresa que já iniciou a aquisição.
Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani, as empresas alegaram dificuldades na rea-lização de acordo com os clientes, em razão da diminuição de consumo. “Nós orientamos os produtores a desenvolverem outras a-tividades na propriedade para não depender somente do fumo. Com o atraso na compra muitos que têm compromissos saem prejudicados”, diz.
Destefani comenta ainda que as empresas se pronunciaram há pouco tempo, surpreendendo os fu-micultores. “Faltou planejamento”, completa.
A categoria enfrenta ainda negociação de preço do produto. Em reuniões, o sindicato apresentou proposta de reajuste de até 10,87%, que aguarda decisão dos compradores. A-lém da estipulação de uma tabela de valores regular, sendo que no ano passado os preços variavam entre as empresas.
As fumageiras analisam também a solicitação de antecipação de compra do fumo para a Região Sul.
Segundo Destefani, a localidade inicia cedo, em comparação a outras regiões de Santa Catarina, a produção do produto em decorrência das condições climáticas. O receio dos produtores é o armazena-mento do fumo acarrete em perda do produto. “Vemos várias situações em que o produtor perde o fumo estocado, como em vendaval ou incêndio”, salienta.
A expectativa para este ano é que a safra supere 10 mil toneladas de fumo, com ganho previsto aos fumicultores de R$ 60 milhões no município.
“Içara é o terceiro maior produtor de fumo do estado. A atividade é de grande importância na região”, finaliza.

POLÍCIA - Dupla assalta estofaria e placa de motocicleta cai na fuga

Funcionária é surpreendida por homem armado; após ação ladrão foge com comparsa e deixa placa da motocicleta cair próximo à loja assaltada; polícia investiga suspeitos do crime.

(Daniela Soares/Joprnal Içarense)

“Enquanto levarem dinheiro tudo bem, o importante é a vida”, diz o proprietário do mais recente estabelecimento atingido por uma onda de assaltos.
Na manhã de ontem, a Toninho Estofaria e Loja, na Avenida Procópio Lima, Centro de Içara, foi alvo de de uma dupla de assaltantes. Por volta das 8h, a funcionária R.S.A., 21 anos, foi surpreendida por um homem armado.
O elemento levou a bolsa de R. e de outra funcionária que havia saído. Em seguida o assaltante fugiu em uma motocicleta de um comparsa o aguardava. Fo-ram roubados cerca de R$ 700, uma câmera digital e um aparelho celular.
Na fuga, a placa do veículo caiu próximo ao estabelecimento.
Segundo o delegado, Ra-fael Marin Ias-co, a placa está sendo o indício mais importante para localizar os autores desse assalto.
“Assim que peguei o Boletim de Ocorrência encaminhei os investigadores para a rua”, ressalta. A vítima teria descrito ainda que o homem vestia uma calça azul e uma jaqueta cinza.
Conforme o dono da esto-faria, a ação aconteceu em poucos minutos. Ele conta que o assaltante invadiu o local logo após a saída de uma das funcionárias. “Ele deveria estar vigiando a loja”, acredita. R. tentou a-cionar a campainha de e-mergência, mas foi impedi-da pelo assaltante.

VARIEDADES - Casal é destaque no trabalho social em Içara

Pedro Picin Neto e a esposa Inês Barichello, ambos presidentes de entidades sociais, têm se dedicado em trabalhos voluntários, para melhor qualidade de vida da comunidade içarense.


(Foto Axé/Divulgação)
Ele, recentemente reeleito presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Elizabete, em Içara. Ela, reeleita presidente da Rede Feminina de Comba-te ao Câncer. O casal Pedro Picin Neto e Inês Barichello já é conhecido da comuni-dade içarense pelos anos de trabalho junto a entida-des sociais do município.
“Iniciei trabalho comuni-tário e voluntário como ca-tequista. Inclusive fui a pri-meira catequista do Padre Eloir Borges. Depois, pas-sei a auxiliar meu esposo na associação de morado-res, da qual ele era presi-dente. Foram muitos anos de trabalho”, conta Inês.
A atual presidente da Re-de Feminina também é vo-luntária na Associação Beneficente Berço dos An-jos, desde a fundação, onde ocupou o cargo de presi-dente por três anos. Além disso, participa do Lions Clube Içara Centro, junto com o esposo. “Na rede fe-minina, já ocupei o cargo de secretária, vice-presi-dente e, agora, fui reeleita presidente, com mandato até 2013”, explica Ines.
Picin faz parte de seis entidades e garante que a associação de moradores é a que dá mais trabalho. “Já fui quatro vezes presidente da entidade. Este ano foi o mais difícil. Pois, sempre a-parecem problemas novos, fora do esperado. É preciso ter jogo de cintura para lidar com o povo”, ressalta Picin Neto.
O presidente da Associa-ção de Moradores do Bair-ro Jardim Elizabete tam-bém faz parte, como volun-tário, da diretoria da Asso-ciação Comercial e Indus-trial de Içara (ACII), do Conselho Diretor do Hos-pital São Donato e do Li-ons Clube Içara Centro. A-lém de ser tesoureiro do Coral Estrela Guia e vice-presidente da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI).
Picin destaca que as enti-dades precisam de volun-tários que realmente este-jam interessados em aju-dar a comunidade, sem se-gundas intenções. “Algu-mas pessoas começam a fa-zer parte de associações para conseguir benefícios para si mesmas. Mas, a co-munidade percebe e acaba isolando estas pessoas. A gente trabalha porque gosta”, adverte Picin.
Junto com o presidente reeleito, foram eleitos para a Diretoria Executiva da Associação de Moradores do Bairro Jardim Elizabete, no dia 8 de dezembro, a vi-ce-presidente Santina Co-ral Martinhago, a primeira secretária Teresa dos San-tos, a segunda secretária Daniele da Silva Oliveira, o tesoureiro Osvaldo Pas-sos Costa Maria e segunda tesoureira Carmem Saul João Rosa. O grupo realiza as primeiras reuniões em janeiro. “A diretoria esco-lhida é exemplar. Todos pensam do mesmo jeito. Por isso que dá certo. Dá trabalho, mas vale a pena”, declara o presidente.

ESPORTE - Abertura do Coroa Bom de Bola inicia com sete jogos

De acordo com a tabela da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara está programada para iniciar neste sábado à tarde o Campeonato do Coroa Bom de Bola 2010/2011.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Inicia neste sábado mais uma edição do Campeona-to de Futebol Suíço Coroa Bom de Bola 2010/2011.
As disputas serão reali-zadas na arena montada próximo ao Restaurante Verdão, na orla do Balneá-rio Rincão, em Içara.
Neste sábado, a partir das 16h, ocorrerão cinco jogos. Já no domingo, com ínício às 9h, ocorrerão ma-is duas partidas.
Neste ano a competição vai contar com 14 equipes, dividias em duas chaves, jogando chave contra cha-ve, classificando-se os quatro melhores times de cada grupo.
A coordenação da Fun-dação Municipal de Es-portes (FME) de Içara confirma que a expectativa para todas as competições de verão são das melhores, que serão sucesso de pú-blico e de participação.