O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.158 - Içara, 3 de agosto de 2011

Salas de aula com risco de desabamento no bairro Pedreiras
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Moradores do PV recebem atendimentos no 2o Arraiá da Saúde
(Divulgação)


Campanha de vacinação em dose dupla inicia dia 13
(Arquivo/Jornal Içarense

POLÍTICA - Testemunhas do processo de Gentil serão chamadas a depor

A perícia exigida para que uma das testemunhas pudesse ir a Juízo antes do dia 9 de agosto não será mais feita, pois demorou muito a ser agendada e a audiência já acontece na próxima semana.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Testemunhas envolvidas na Ação de Impugna-ção de Mandato Eletivo (AIME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMD B) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009, se-rão intimadas durante esta semana para a audiência que está marcada para o dia 9, no Fórum de Içara.
Após o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) ter aceito o agravo de instrumento interposto pela defesa da Coligação Por Uma Içara Mais Humana, que inclui, além do PMDB, mais 11 siglas, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, teve de reformular sua decisão sobre a convocação de Gilmar Celoy Custódio para depor. O juiz, depois de averiguar que Custódio, contador da campanha eleitoral, estava trabalhando normalmente em seu escritório, determinou que a testemunha fosse depor no dia 31 de maio. Mas, Custódio havia apresentado atestado médico, ou seja, segundo o desembargador do TRE/SC, o atestado só poderia ser contestado com uma perícia médica.
Então, a audiência do dia 31 foi cancelada, ficando em aberto uma nova data após a realização da perícia.
De acordo com o advogado do PMDB e consultor jurídico da Administração Municipal, Joel Antônio Casagrande, a perícia não deve mais ser feita, pelo menos no momento, pois, com a demora do TRE/SC em disponibilizar um médico, o objetivo do juiz, de ouvir a testemunhas antes do dia 9, não seria satisfeito. “Nós presumimos que o juiz tenha suspendido a perícia devido a demora do TRE/SC em conceder um médico. A intenção do juiz era agilizar o processo. Como a data da audiência já está próxima, dia 9, e o atestado tem data até dia 5, a perícia não ia ser realizada a tempo”, explicou Casagrande.
O depoimento de Custódio é importante porque pode descaracterizar a alegação de “caixa 2” , feita pela coligação do PP.
Devem ir a Juízo também no dia 9 as outras duas testemunhas: Deobaldo Pa-checo, o Bado, coordenador da campanha eleitoral; e o ex-secretário de Assistência Social, Adair Benjamin de Souza, o China, que em declaração a Rádio Difusora afirmou que as informações que tem são suficientes para uma grande decisão do juiz.
A audiência já havia si-do adiada por quatro vezes. O processo possui 22 volumes, cerca de seis mil folhas, o que faz com que a ação demore mais para ser julgada.

GERAL - Postos em horário especial para vacinar contra sarampo e pólio

Com o objetivo de atender e imunizar o maior número de crianças a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, adota estratégias para beneficiar as famílias içarenses.

(Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação, que será feita em dose dupla: sarampo e poliomielite, está marcada para o dia 13 de agosto, quando todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Içara es-tarão abertas das 8h às 17h e também a Unidade Básica do Demboski.
Além disso, os pais que trabalham poderão contar com plantões durante a se-mana. “Estaremos com ho-rários estendidos até as 20h, em todas as unidades de saúde, nos dias 9, 11, 16 e 18 de agosto. Com isso buscamos atingir nossas metas de vacinação para poliomielite e sarampo”, explicou o secretário de Saúde, Laudo Calegari.
O horário vale também para a Policlínica Central.
Na semana que antecede o dia na-cional da campa-nha, as unidades estarão disponibi-lizando as vacinas também em horário normal de atendi-mento. E no sábado, dia 13, a Secretaria de Saúde estará com uma estrutura especial na Praça Matriz São Donato, com direito a diver-sos atrativos para as crianças.
“Nesta etapa da campa-nha não estaremos com postos móveis porque a va-cina contra o sarampo é in-jetável e para isso necessi-tamos de estrutura ade-quada”, explicou a coor-denadora de Atenção Bási-ca das ESFs, Glicia Pagnan.
Esta é a segunda etapa da campanha de vacina-ção contra a poliomielite. A primeira iniciou no dia 13 de junho. Também nesta segunda etapa, 1.957 crian-ças de zero a cinco anos in-completos devem ser va-cinadas em Içara.
A meta é atingir 95% do público-alvo.

POLÍCIA - Seguro DPVAT garante segurança no trânsito

É importante os motoristas que ainda não pagaram o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, que o faça o mais rápido possível, pois é obrigatório.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), é obrigatório, pois, a Lei 6.194/74 determina que todos os motoristas de veículos au-tomotores devem pagá-lo.
O DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos auto-motores que circulam nas vias terrestres e é exclusivamente destinado a cobrir danos pessoais, e não materiais. Ou seja, furtos, roubos, colisões de veículos, não são cobertos por esse tipo de seguro.
As indenizações são cobertas seja a vítima, motorista, passageiro ou pedestre, quando é ocasionada por atropelamento, colisõ-es e outros tipos de acidentes, mas que envolvam veículos automo-tores, somente em via terrestre.
Na indenização por morte os beneficiários são os herdeiros. Já na indenização por invalidez permanente total ou parcial, quando a vítima perde ou reduz características definitivas, de membros ou órgãos do corpo, é passada para a própria vítima. Neste caso, deve-se comprovar a invalidez com um laudo pericial.
O valor das indenizações é de R$13.500 por vítima. E em caso de reembolso, o valor é de R$2.700, que pode variar de acordo com as despesas comprovadas.
Para efetuar os pedidos de indenização ou reembolso o procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa. Basta apresentar a documentação necessária, que vai variar dependendo da situação, nos pontos associados a DPVAT, mais próximos, neste caso, em Criciúma.

VARIEDADES - Arraiá da Prevenção no PV realiza 689 procedimentos

Ações de prevenção à saúde foram realizadas no bairro Presidente Vargas neste sábado, dia 30, no total, a comunidade usufruiu de 689 procedimentos, no 2º Arraiá da Prevenção à Saúde.

(Divulgação)

O 2º Arraiá da Preven-ção à Saúde, no bairro Pre-sidente Vargas, em Içara, foi considerado um suces-so pelos organizadores.
O evento, promovido pe-la Administração Munici-pal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, foi rea-lizado no último sábado, dia 30, entre 8h e 17h, na Estratégia de Saúde da Fa-mília (ESF) do bairro.
A ação intensificada le-vou a comunidade a reali-zação de 689 procedimen-tos de prevenção à saúde.
Na ocasião foram feitas 78 verificações de pressão arterial; 116 testes rápidos para Hepatite C; 110 exa-mes de HGT (glicemia); 65 exames PSA (laboratório); 124 cartões do SUS; 45 ava-liações odontológicas; 67 e-xames preventivos gineco-lógicos; 72 mamografias; e 77 consultas médicas com clínico geral.
Na parte da manhã, cer-ca de 80 homens se reuni-ram para ouvir sobre a pre-venção ao câncer de prós-tata; com a palestra do uro-logista Rafael, da Secreta-ria de Saúde de Içara.
A ação contou com um diferencial, “pois disponi-bilizamos atividades vol-tadas também à saúde do homem”, enfatizou o secre-tário Laudo Calegari.
O vereador Joacir Domin-gos Pereira, o Boca, repre-sentante do bairro no Le-gislativo, parabenizou a a-ção durante a sessão da Câmara de segunda-feira.

ESPORTE - Criciúma não consegue segurar o líder da Série B

Os jogadores do Tigre foram recepcionados na chegada à São Paulo pelo técnico do Palmeiras, Feli-pe Scolari, ex-treinador do clube, e ontem, esqueceram de jogar e perderam de 2 a 0 da Portuguesa.

(Divulgação)

Há seis jogos invicta, com o melhor ataque (35 gols marcados) e a melhor defesa (13 sofridos) da Série B, a Portuguesa confirmou mais uma vez o grande momento que atravessa e mostrou por que vem sendo até comparada com o Barcelona em brincadeiras da torcida.
Na noite desta terça-feira, Lusa venceu o Criciúma por 2 a 0, no Canindé, com gols de Ananias e do estreante Boquita, disparando na liderança com 33 pontos.
O Criciúma também torcerá por resultados negativos das equipes que se enfrentam na sexta-feira para não se distanciar do grupo do acesso. No fim da noite desta terça-feira, o clube catarinense é o 5º colocado, com 23 pontos, fora do G-4 por ter saldo de gols pior que o do Náutico, que tem a mesma pontuação.