O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Edição 1.747: CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Ação de Impugnação de Mandato de Gentil é adiado mais uma vez

Audiência para tomada de depoimentos do processo que pede impugnação do mandato eletivo do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e do vice José Zanolli, foi adiado mais uma vez.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime 46), apresentada pela Coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/ PSD-B/PR) pela cassação do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice-prefeito, José Zanolli (DEM), teve a tomada de quase 20 depoimentos, a-diada novamente.
A audiência estava mar-cada para o dia 17 de novembro e agora deverá o-correr em 9 de março de 2010, às 13h30min.
O processo que corre em segredo de Justiça na 79ª Zona Eleitoral de Içara teve o adiamento na tomada de depoimento, segundo registro no Diário Oficial desta quinta-feira, 12 de novembro, devido ao cumprimento da “Meta II”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além deste processo Gentil responde a outras duas ações: o Recurso contra Expedição de Diploma (Rece-d 43) que cassou o mandato dele e de Zanolli no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguarda avaliação sobre recurso, da coligação encabeçada pelo PMDB, a ser enviado ao Supremo Tribunal Eleitoral (TSE); a Representação Eleitoral (RE) Nº 2647, com pedido de abertura de investigação judicial eleitoral, que foi julgada improcedente pelo juiz da 79ª Zona Eleitoral, Marco Au-gusto Ghisi Machado, na Comarca de Içara, e aguarda análise dos embargos a-presentados pela coligação encabeçada pelo PP.

GERAL - Pendências adiam obras na Ponte do Torneiro

A construção da Ponte do Torneiro, que liga Jaguaruna à Içara, continua paralisada, desta vez uma dívida de R$ 400 mil da Prefeitura jaguarunense junto ao Cidasc emperra o processo.

Há um ano que a construção da Ponte do Torneiro, sob o Rio Urussanga, na divisa entre o Balneário Rin-cão, em Içara, e Jaguaruna, foram paralisadas e não há definição de data para retomada da obra.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SD-R) de Tubarão informa que a documentação requisitada para concretização do convênio, junto ao Governo Estadual, não foi entregue até o momento. Esta pendência estaria emper-rando o andamento do no-vo processo licitatório.
De acordo com o secretário de Obras de Jaguaru-na, Edenilson da Costa, a documentação foi entregue, contudo, houve, mais uma vez, empecilho devido uma dívida de 12 anos atrás no valor de R$ 400 mil com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que impede a assinatura do convênio. “O que está faltando é a negativa, mas foi parcelada a dívida e esta semana o problema será solucionado”, garantiu.
Ele relatou que no decorrer da apresentação dos documentos exigidos pela Secretaria também foram encontradas pendências com o Deter, Celesc e Epa-gri. Esses débitos são os entraves na retomada da construção da ponte.
Já o secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento, informou que o município já dispõe da contrapartida, de 25% do custo da obra, e está aguardando a resolução da questão junto a Ad ministração Municipal de Jaguaruna para liberar os recursos.

POLÍCIA - Conseg da Barra Velha passa a dar os primeiros passos

Depois de pedidos da comunidade e várias reunião feitas pela Polícia Militar de Içara, o Conseg da Barra Velha começa a dar seus primeiros passos para ser concluído na localidade.

Com o objetivo de intensificar o combate a violência, furtos, roubos e manter a segurança nos bairros a Polícia Militar de Içara irá instalar um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) no Balneário Barra Velha, no Distrito Balneário Rincão.
O Conseg é composto por seis pessoas, sendo presidente, vice-presidente, secretário, diretor de políticas anti-drogas, diretor social de assuntos comunitários e tesoureiro. A nova diretoria deve ser escolhida atéo final do mês.
No município já tem em funcionamento dois Con-segs, um no Centro e outro no Balneário Rincão.
Segundo informações da Polícia Militar de Içara, o comando geral da entidade está se reunindo com a comunidade, para a realização da primeira reunião oficil do novo Conseg da Barra Velha, objetivando ter um novo andamento antes da operação veraneio.
O Conseg é uma ferramenta a mais para a população, poisintegra segurança pública e sociedade. A vantagem é que o Conseg tem contato direto com a Polícia Militar, dando ma-is segurança à população.
Os Consegs foram implantados em Içara pelo Major Márcio Cabral, que, hoje, é comandante da Polícia Militar de Araranguá.

VARIEDADES - Zanette traz um novo jeito de pensar o sistema de habitação

O lançamentoo, no dia 11 de novembro, da Zanette Empreendimentos Imobiliários, agrega a Içara e Região um novo conceito no quesito habitação de qualidade e respeito ao meio ambiente.

A Zanette Empreendimentos Imobiliários chega ao mercado oferecendo um novo sistema de habitação, pautado na qualidade das moradias, infraestrutura de qualidade, área recreativa e atitudes ecologicamente corretas.
A empresa foi lançada nesta quarta-feira, 11 de novembro, em Içara, em um evento no Clube Ipi-ranga, e vai atuar na área de loteamento e comercia-lização de imóveis. Um dos diferenciais da Zanete Empreendimentos é a parceria indistinta com as imobiliárias da região, ou seja, os clientes podem escolher aquela de sua preferência.
Os padrões, de acordo com as exigências da legislação municipal, são seguidos e inova-se no respeito ao meio ambiente: os projetos são ecologicamente corretos.
O primeiro grande empreendimento da empresa é o “Residencial Madre Paulina”, no Jardim Sil-vana, que conta com toda uma infraestrutura e condições de moradia privilegiadas: quadra de areia, as-falto com sinalização, esgoto fluvial, arborização, área toda murada, pista de caminhada, quadra de futebol, meio-fio contínuo, play-ground, esgoto sanitário, quadra poliesporti-va e quiosque.
Novos lançamentos estão sendo preparados, todos com a mesma perspectiva de sistema cooperado onde tem-se a possibilidade de escolher a imobiliária do seu gosto.
“Me sinto muito orgulhoso, pois era um grande sonho realizar um empreendimento que melhorasse a qualidade de vida das pessoas, com boas condições de urbanização, infra-estrutura e área recreativa com esporte e lazer”, en-fatizou o diretor da Zane-tte Empreendimentos Imobiliários, Valdir Douglas Zanette.
A empresa nasce com a missão de “atuar de forma ética, junto ao meio ambiente e à natureza, evoluindo sempre com projetos inovadores dentro de padrões legais, trazendo vantagem de moradia e bem-estar aos cidadãos”.
É visão da Zanette a busca pela “excelência no fornecimento de soluções i-mobiliárias, integrado a parcerias no seguimento”.
Içara ganha uma empresa no ramo imobiliário que, certamente, fará escola no setor, mostrando que é possível fazer um trabalho auto-sustentável, privilegiando o respeito pelos bens naturais e pela qualidade de vida. A sede da Zanette Empreendimentos Imobiliários fica na Rodovia SC-444, no KM 6, anexo ao Zanette Caminhões, próximo à Cooperaliança, em Içara. Maiores informaçõ-es pelo telefone (48) 3432-5000.

ESPORTES - Caiçara precisa da vitória para se manter no Regional

Direção do Caiçara está se mobilizando para levar um grande número de torcedores até Cocal do Sul, onde joga com a equipe da casa, sábado, ciente de que precisa vencer para seguir na LARM.



Depois de perder em ca-sa, por 2 a 1, o Caiçara enfrenta neste sábado em Co-cal do Sul, o time local, pela rodada de volta do Campeonato de Futebol Regional da Primeira Divisão, organizado pela Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
O Caiçara, único representante de Içara na competição, está ciente de que será uma partida difícil, mas, os atletas devem se empenhar para inverter a vantagem que é do adversário, caso queiram seguir no Regional.
Os demais jogos da Primeira Divisão ocorrem neste sábado: Caravággio x Rui Barbosa, Metropolitano x Itaúna e Carbonífera Criciúma x Mãe Luzia.
Enquanto a equipe principal esquenta a cabeça para fazer as contas dos gols que precisa, os junio-res do Caiçara enfrentam o Grêmio Turvense com mais folga, pois venceram o jogo de ida por 2 a 1 e jogam pela vantagem do empate para garantir vaga na semifinal do campeonato, neste sábado, em Cocal do Sul.
Os demais jogos da categoria Júnior deste sábado: Metropolitano x Itaúna e Meleiro x Mãe Luzia. Já a partida entre Caravággio x Rui Barbosa não teve a da-ta definida pela LARM..
Pela Segunda Divisão, Taça Gabriel Zanette, o primeiro jogo da decisão será no dia 21 de novembro, en-tre Internacional e Ipiran-ga, enquanto o confronto juvenil ocorre entre Ipi-ranga x São Luiz.