O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Esportes: Coroa e Praião iniciam sábado no Rincão

O Praião 2008/2009, 2ª Taça Rádio Eldorado tem início neste fim de semana e deve movimentar a orla do Balneário Rincão.
No sábado, às disputas tem inicio às 15h, com os seguintes jogos: Trilho de Peterle x Ájax/Carbonífera Belluno, Praia/Rincol x Carbonífera Rio Deserto/CPAI.
Na manhã de domingo, as partidas tem inicio ás 9h entre Palmeiras/Posto Cirimbeli x União da Praia, Carbonífera Criciúma x JR/Vila Nova.
Dando seqüência, na parte da tarde de domingo o primeiro confronto ocorre entre Comer-ciário/Gráfica GM x Siderópolis e Alô Você x Espaço Alternativo.
As equipes da chave A e B se enfrentam na primeira fase em turno único, classificando as oito melhores colocadas independente de chave.
No sábado será dado o inicio aos jogos do campeonato Coroa Bom de Bola, Taça Cooperaliança 45 anos.
Adisputa fica entre: Engeterra x Clubes Pais e Amigos de Içara, Dalbeli x Vila Francesa, Co-operminas x Jubaa, Metropolitana x Carbonífera Criciúma, Imbralit x Master Mina, Lasa x Val-sechi.
Os jogos de domingo do Coroa Bom de Bola são entre Kripta Video x Comunidade Evangélica, Flamengo x Sênior Caiçara e Master Junac x Esporte Clube Próspera.

Variedades: Casa da Cultura encerra atividades em grande estilo

"A cultura está para um povo assim como a alma está para vida, um povo sem memória, é um povo sem destino". Assim definiu um escritor desconhecido em meados da literatura brasileira. E é nessa linha de pensamento que a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, encerra as atividades de 2008.
A confraternização também foi em homenagem aos alunos dos cursos realizados durante o ano e dos que receberam certificados de conclusão. A animação ficou por conta dos estudantes, que apresentaram dança e exposição de artesanatos, entre eles, a Oficina de Street Dance.
A coordenadora geral, Silésia Pizzete, fala com alegria do sentimento de missão cumprida. "É uma satisfação para o departamento de cultura, formar mais de 400 alunos dos cursos e oficinas na área da arte. É nessa hora que percebemos o quão importante foram os nossos trabalhos", salienta.
Os cursos foram realizados pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e em parceria com algumas entidades e departamentos do município içarense.

Polícia: Aumento em casos de drogas entre jovens preocupa Conselho Tutelar

A relação entre drogas e jovens data de muito tempo atrás. Contudo, ela é muito mais forte nos grandes centros, certo? Errado. Cidades consideradas tranqüilas estão cada vez mais vendo as crianças, adolescentes e jovens entrarem neste caminho que, muitas vezes, não tem volta.
É o caso do município de Içara, que, de acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar, Maria Helena da Silveira, já tem centenas de menores envolvidos com o uso e o tráfico de narcóticos. "Nos últimos 90 dias, o maior índice que temos é de encaminhamentos de jovens dependentes químicos. O uso na cidade aumentou assustadoramente", afirma.
A conselheira conta que programas preventivos são realizados com intensa freqüência, mas a maioria dos casos é proveniente de famílias não estruturadas. "Os pais deveriam dar mais atenção aos filhos, impor mais limites quando crianças, porque se chegam à adolescência sem isso, é impossível controlá-los", exclama.
Segundo ela, grande parte dos que hoje são viciados, começam repassando drogas para os traficantes maiores, na ilusão de alcançar dinheiro fácil, depois viram dependentes e acabam devendo ao fornecedor.
Hoje, dos jovens içarenses encaminhados pelo conselho, há 11 internados em Florianó polis, oito em recuperação em um sítio e uma no Hospital Rio Maina, em Criciúma. A idade varia entre 11 e 17 anos.

Geral: Afasi encerra ano com palestra

Proporcionar uma troca de aprendizado entre os participantes do grupo da Afasi foi o objetivo do e-vento realizado nos dias 15 e 17 de dezembro.
O encerramento de Natal presenteou os beneficiários cadastrados com uma palestra sócio-educativa no Balneário Rincão e outra no Centro de Içara.
Segundo a Assistente Social Daniela Militão, "este trabalho em grupo tem por objetivo fortalecer os vínculos familiares sobre a realidade do grupo, buscando resgatar a cidadania"
Depois da palestra, as famílias cadastradas receberam o Auxílio Subsistência (cesta básica).
Foi apresentada também, por uma beneficiária do Rincão, uma mensagem sobre os serviços da assistência social, na qual ela deixou uma mensagem de natal.

Geral: Apae conclui com integração ano de atividades

O brilho nos olhos dos alunos que se apresentaram nesta quinta-feira no pátio da escola Sonho Dourado, Apae de Içara, fez brotar lágrimas em algumas pessoas que faziam parte da platéia de estudantes, pais, amigos e professores.
Teatro, canto coral e até uma composição própria foram as atrações da confraternização de final de ano da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que encerrou com festa um período de grande desenvolvimento.
De acordo com Clair Faraco, diretora da instituição, o ano foi de grandes conquistas, tanto na área financeira quanto na educativa. Ela afirma que depois que fecharam convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), já conseguiram contratar mais um psicólogo, uma fonoaudióloga, um terapeuta ocupacional, um psiquiatra e um musicologista. "Nós esperávamos por isso há muito tempo e o resultado dessas contratações já são visíveis nos nossos alunos", conta.
A comemoração de final de ano contou ainda com uma palestra da dupla de seminaristas Daniel e Gabriel, que fizeram os estudantes refletir sobre a importância religiosa no Natal.
Depois do coquetel, servido pela Câmara das Mulheres Emresárias, chegou a visita mais esperada: o Papai Noel. O bom velhinho veio de helicóptero para a surpresa e alegria dos festeiros. Foram distribuídos 180 presentes, cada um dado por uma pessoa do município. Apelidados de "padrinhos", os benfeitores escolheram um dos alunos e o presenteou. "Içara é muito colaboradora. Todos que foram solicitados para participar contribuíram de bom grado", disse Maria Pizzeti, participante da diretoria da Sonho Dourado.

Política: Legislativo encerra atividades em 2008

No dia 15, segunda feira, a Câmara Municipal de Içara encerrou os trabalhos ordinários de 2008. A última sessão foi realizada no mesmo dia, onde estavam em votação os projetos da aplicação de recursos em 2009. Os vereadores que não foram reeleitos se despediram da equipe, já que não farão mais parte das atividades Legislativas que terão início no dia 1º de janeiro do proximo ano.
O Jornal Içarense, por várias vezes, tentou contato com o presidente da Câmara, Caetano Pedro Costa, mas este não foi encontrado. A assessoria da Câmara solicitou algumas palavras do antigo diretor da Casa, Aurélio Dorchaidt, mas este se recusou a fazer a avaliação. Dessa forma, a população içarense conclui que os serviços realizados pela Câmara durante o ano, ficam sem parecer.

Política: Probabilidade do aumento de vereadores é barrado na Câmara

A Câmara Federal divulgou na tarde desta quinta-feira, que a mesa diretora da Câmara decidiu não optar pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta o número de vereadores no país.
O texto foi aprovado na madrugada de quinta-feira pelo Senado, mas, de acordo com os deputados, as alterações dos senadores desconfiguraram a proposta, que havia sido aprovada pela Câmara em maio. Por esta razão, os deputados decidiram não assinar a promulgação da matéria.
Na proposta aprovada pelo Senado, o número de vereadores no país foi aumentado dos atuais 51.924 para 59.267 - um acréscimo de 7.343. Mas com a decisão, a PEC será devolvida ao Sena-do e o presidente da Câmara, Arlindo China-glia (PT-SP), deve solicitar ao presidente do Con-gresso, Garibaldi Alves (PM-DB-RN), que envie a matéria para ser analisada pelos deputados.
Chinaglia ressaltou que, na avaliação da Mesa, a PEC foi alterada substancialmente no Senado e, portanto, terá de retornar à Câmara para nova análise.
Conforme a tabela da PEC, Içara poderia alterar-se com mais 15 vereadores, pois se enquadra na faixa populacional de 50 a 80 mil habitantes, conforme prevê a lei.

Edição 1.534: Política: Moradores do Balneário Rincão já podem comemorar: o distrito virará município

Os parlamentares do Senado Federal se viram num verdadeiro corre-corre, na última quinta feira, dia 18. Uma dessas propostas, que foram assinadas antes do recesso, foi a oficialização da criação de municípios.
O risco existia porque esses municípios, quando foram criados, não seguiram uma emenda de 1996 que suspendeu a prerrogativa concedida aos Estados para autorizar a criação de novas cidades. Pela emenda, eles só poderiam ter sido criados segundo uma lei federal que determinasse, por exemplo, o número mínimo de habitantes e a arrecadação necessária para a sua criação. O Congresso nunca aprovou tal lei, mas as cidades acabaram criadas.
A nova Emenda Constitucional foi expressa em sessão do Congresso Nacional nesta quinta-feira, dia 18. Para que a votação ocorresse, foram quebrados os interstícios regimentais, isto é, ocorreram numa mesma noite todas as sessões de discussão e os dois turnos de votação necessários para que se aprove uma mudança na Constituição.
O Distrito Balneário Rincão, que se inclui entre os 57 municípios que tiveram a proposta aprovada (Sendo que 55 já atuam como cidades), agora só espera o posicionamento do TSE, que anunciará o dia que os rinconenses, votarão no plebiscito, pela emancipação. A resposta já é prevista, já que a tanto tempo esperam por este momento.
A proximidade da emancipação está ampliando os investimentos da praia.

Esportes: Brasil termina o ano em 5º lugar no Ranking da Fifa

A Seleção Brasileira ocupa apenas a quinta posição do Ranking da Fifa de 2008, enquanto a Espanha está na liderança da relação. Com 1.246 pontos e cumprindo uma campanha irregular nas Eliminatórias para a Copa de 2010, a equipe brasileira ocupa apenas a quinta posição.
A liderança do ranking pertence à Espanha com 1.663 pontos, que cumpriu um ano maravilhoso, tendo conquistado a Eurocopa. Já a Alemanha está no segundo lugar, com 1.381 pontos, e a Ho-landa em terceiro, com 1.338.
A Itália, vem na quarta posição, com 1.326 pontos, enquanto a Argentina é apenas a sexta colocada no ranking,, com 1.180 pontos.
A Seleção Brasileira espera melhorar o ritmo no próximo ano, sendo que em 2008 foi considerada, por muitos, como um dos piores momento da equipe canarinho, pela atuação nas Eliminatórias pa-ra a Copa da África Sul em 2010. O Brasil ostenta a segunda colocação com 17 pontos, em 10 jogos disputados, foram quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Agora a seleção de Dunga se prepara para um amistoso em Londres, Inglaterra, contra a seleção italiana, em 18 de fevereiro.
A Fifa divulgará o próximo ranking no dia 14 de janeiro.

Variedades: Cantora baiana fará show no Rincão

Com uma viola rosa na mão, um sotaque adorável e muito carisma, Kelly Mattos, de 28 anos, conquista todos por onde passa. A cantora é natural de Salvador, Bahia, onde canta desde os 16 anos.
Inicialmente, Kelly recebeu um convite da Banda Molejo Moleque, para atuar como backing vocal. A solicitação trouxe a cantora baiana para o sul do país, onde ingressa na carreira até hoje. Agora ela segue carreira solo, onde canta em barzinhos de Criciúma e de outras cidades, e até fora de Santa Catarina.
Segundo a assessoria da cantora, antes de vir para o sul, o ultimo trabalho de Kelly Matos na Bahia foi com o cantor Beto Jamaica (ex-vocalista do É o tchan), onde também era backing vocal. Outras bandas como olodum mirim e Banda Mel, fizeram parte do histórico da trajetória da cantora baiana.
Com um repertório variado incluído MPB, Reggae, Samba, Rock e outros estilos que procuram atender a todos os gostos musicais.
O próximo show programado da cantora será, também, no Distrito Balneário Rincão, onde a baiana comandará a festa de abertura de mais um bar na temporada de Verão.
Para contratação de shows, falar com a produtora da cantora, Larissa Machado, no fone (48) 9916-0245.

Polícia: Acidentes com morte reduzem 40% na SC-444

O ano ainda não acabou, mas até agora, os números de acidentes na Rodovia SC-444, que liga Içara a Criciúma, estão sendo motivo de orgulho para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Içara.
Em todo o ano de 2007, foram registrados 342 acidentes com cinco mortes. Enquanto até agora, em 2008, são 318 acidentes com três mortes. Os acidentes foram reduzidos em cerca de 6%, enquanto as mortes caíram quase pela metade, tendo uma diminuição de 40%.
Para o comandante da PRE, Sargento Adilson de Oliveira, esta redução se deve, principalmente, às constantes operações que tem sido realizada ao longo da rodovia em número, locais e horários diferentes. "Elas estão sendo feitas em cada período do dia, o que tem feito com que os usuários fiquem mais atentos e disciplinados às regras de circulação", afirma.
Falha humana é principal causa
Segundo o comandante, tanto em 2007 quanto em 2008, foi observada, em relação às causas que deram origem aos acidentes com morte, a falha humana, caracterizada pelo excesso de velocidade, embriaguez, ultrapassagens indevidas, cansaço físico, etc. A última morte se deu devido a um atropelamento na Lagoa dos Freitas, em Içara.
Meta é diminuir ainda mais os números
Na Operação Veraneio, iniciada ontem, a PRE intensifica a fiscalização com radares e bafômetros para diminuir ainda mais os números, possibilitando uma viagem tranqüila.

Geral: Audiências no Fórum estão suspensas devido recesso

Depois de um ano de intenso movimento e novidades, os trabalhadores do Fórum da Comarca de Içara finalmente terão um tempo de folga. Isso porque inicia neste sábado o recesso forense, que paralisa as atividades até o dia 6 de janeiro.
O período permitirá que, além dos funcionários, também os advogados tenham um período para descanso e viagens, sem que isso implique em prejuízos a acompanhamento de processos.
Nesse período, não há audiências e fica vedada a publicação de decisões, acórdãos e despachos, bem como a intimação de partes ou advogados, exceto com relação às medidas consideradas urgentes. Ainda que em recesso, haverá um plantão regionalizado para atender aos casos.
De acordo com informações do Fórum de Içara, haverá uma pessoa por semana em cada uma das comarcas da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), que inclui Criciúma, Içara, Urussanga e Forquilhinha. Trata-se do plantão judicial, serviço que todas as comarcas do Estado e o Tribunal de Justiça vão, mais uma vez, oferecer.

Geral: Confusão entre Samae e Casan pode deixar metade de Içara sem água

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) deu prazo de até o dia 29 deste mês para que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara pague uma dívida que, segundo a primeira, é de R$ 777. 704,10, referente a seis meses não pagos do serviço.
Na última terça-feira, a companhia catarinense enviou o terceiro aviso ao Samae sobre a possibilidade de corte do abastecimento, caso o pagamento não seja feito.
De acordo com o gerente regional da Casan, Alessandro Rabelo, este prazo é, de fato, uma prorrogação de um termo que já teria vencido no dia 4 deste mês. "Eu tenho a ordem de corte desde o início de dezembro, só prorrogamos a interrupção para não prejudicar a comunidade. A nossa intenção não é cortar, mas acertar isso de uma vez. Dia 4 de dezembro venceu o valor de R$ 660 mil e este R$ 770 mil é com juros, ou seja, cada vez vai aumentar mais", explica.
Risco de corte no abastecimento
Mais de 50% do município de Içara é abastecido com água vinda da Barragem São Bento. Caso o Samae não pague a dívida, poderão ficar sem água os bairros: Presidente Vargas, Marili, parte do Liri, Demboski, além da região que abrange o Centro até Bairro Aurora.
O presidente do Samae de Içara, César Dagostim, não quis atender ao telefone, mas respondeu as acusações por e-mail ao Jornal Içarense. Para ele, o valor é injusto, já que houve o caso de uma região de Criciúma próxima ao bairro Presidente Vargas que estava sendo abastecido de água comprada da Casan pelo Samae, mas era cobrada pela Casan. "O Samae realizará os pagamentos, desde que haja a compensação dos valores que a Casan deve ao Samae. Questão de Justiça. Ser bom cobrador também implica em ser bom pagador", exclama Dagostim.
Entretanto, conforme o gerente regional da Casan, no valor de R$ 777.704,10 já foi descontado tudo o que a Casan estava devendo ao Samae. "A dívida de dezembro também ainda não foi paga, e venceu no dia 5. Eu estou tentando contato desde julho, mas eles parecem não querer resolver o caso".
O Samae solicitou uma reunião para a próxima segunda-feira, mas o pessoal da Casan não tem disponibilidade de horário, tentando fazer com que o assunto fosse resolvido nesta sexta-feira, quando, então, o Samae não pode.
Enquanto isso, quem aguarda ansioso é o povo içarense, que já teme a falta de água.

Política: Gentil consegue verba para UTI do Hospital São Donato

Em viagem a Florianópolis o prefeito eleito de Içara, Gentil Dory da Luz, obtém êxito em mais uma empreitada.
Desta vez a população iça-rense será beneficiada com a conquista de R$ 774.687,40 para a compra de equipamentos para a UTI do Hospital São Donato, de Içara.
O convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde com a Fundação Hospitalar e interveniência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma teve contrato assinado nesta terça-feira (16).
Para o diretor do HSD, Valmir Dagostim, o recurso coroa de êxito o trabalho de muitas pessoas envolvidas com o bem estar da comunidade içarense. "Esta conquista beneficia não só os içarenses, mas toda a região. É importante salientar que Gentil da Luz tem participação especial nesse processo, ele foi peça fundamental. Estamos todos de parabéns", assinalou.
Na manhã de segunda-feira, 22, às 9h, será oferecido um café para o anúncio oficial da liberação do recurso. O encontro acontece no Hospital São Donato e deve contar com a presença dos vereadores eleitos, além do futuro prefeito.

Edição 1.533:Política: Boca quer mudança na forma de trabalhar no município

Aos 51 anos, o ex-motorista da Expresso Coletivo Içarense, traz na bagagem histórias de sucesso e decepções ao longo da jornada política. Joacir Domingos Pereira, o Boca, tem o carisma e a admiração de grande parte da população içarense, pois participou indiretamente dos acontecimentos do doce município.
Hoje conta a história com alegria e orgulho. "Comecei trabalhando como cobrador, depois passei para motorista, a partir disso fui ficando passivo entre as pessoas e conhecendo os valores e as necessidades", lembrou Joaci, conhecido pela população como o "Boca da Içarense".
Nas eleições de 2000, deu partida na tentativa por uma va-ga no Legislativo. "Fui convidado pelo ex-prefeito, Júlio Cechinel para ser um dos candidatos do Partido Progressista", contou Pereira. "Depois precisei conversar com a minha família, pois eram fiéis ao partido democrata e ao PMDB, mas não tive problemas, todos me deram a maior força", completou.
Neste mesmo ano, Boca ficou como suplente, obtendo 456 votos nas urnas. E foi em 2004, que conquistou a confiança de 961 eleitores nas urnas, assumindo o cargo de vereador do município. "Daí para frente vim trabalhando para os bairros, buscando melhorias e boas condições", relembrou.
Conhecimento e aprendizado foram as palavras que definiram a primeira candidatura de Pereira, que em 2008 se reelegeu com 1.038 votos. Porém, ainda reconhece que poderia ter feito mais pelo município. "Poderíamos ter trabalhado mais nos interesses dos bairros", avaliou Boca. "Mas os moradores também têm parcela de culpa nessa questão, pois deveriam nos mandar convites em reuniões que acontecem nas comunidades", contestou.
Uma das mudanças pretendidas por ele, é encaminhar um funcionário para os serviços braçais, para assim, se empenhar na busca por projetos. "No ano anterior eu me envolvi muito e meti a mão na massa, mas percebi que o importante é ir em busca de recursos para as pessoas, portanto esse ano, este será o meu foco", preveu o vereador eleito.

Distrito: Limpeza do Rincão deve iniciar na próxima semana se Gentil Dory da Luz dar o aval

Funcionários da subprefeitura do Balneário Rincão estão trocando as madeiras da avenida Valdemar Petrine. Eles também estão colocando as cercas de estacionamentos na beira-mar.
Algumas ruas estão recebendo manutenção.
O servidor Márcio Toretti já fez um levantamento de tudo o que precisa para fazer a grande limpeza: são reparos em equipamentos, carros, contratação de pessoal, compra de madeira, lajota e outros materiais. "Agora preciso passar esse levantamento para o Gentil da Luz e para o Zé Zanolli, mas eles estão em Florianópolis e eu estou dependendo deles para dar continuidade a esse assunto".

Esportes: Tigre pode fazer amistoso contra o Inter

O Siecesc encaminhou uma proposta ao Criciúma Esporte Clube nesta segunda-feira, para poder conseguir uma data nocalendário para um amistoso entre o Tigre e o Internacional de Porto Alegre, em comemoração aos 50 anos da SATC.
A instituição completará o cinquentenário no dia 2 de maio de 2009, e o sindicato está disposto a cobrir todas as despesas para trazer o clube gaúcho ao Heriberto Hülse, em Criciúma.
As negociações estão iniciando, com o time gaúcho.
O gerente de futebol Alceo Bordignon manteve contato com a equipe gaúcha durante todo o dia de ontem. De antemão, já obteve do clube gaúcho a informação de que os titulares retornarão aos trabalhos somente em meados de janeiro. Enquanto isso, os reservas do colorado iniciarão a participação no Campeonato Gaúcho.
Se não houver sucesso com o Inter, o Grêmio poderá ser procurado pelo Siecesc.
Os criciumenses sempre tiveram uma grande admiração pelo futebol gaúcho, mesmo antes da passagem do técnico Luiz Filipe Scollari, que levou o time a vitória da Copa do Brasil em 1991, o amistoso seria um dos jogos mais esperados do ano. Enquanto isso, a direção do Tigre já definiu as datas dos dois primeiros amistosos de 2009: serão nos dias 9 e 12 de janeiro. Os adversários ainda não foram definidos. No dia 18, o Criciúma estréia no Campeonato Catarinense, fora de casa, diante do Joinville.
O técnico Leandro Machado já assumiu o time.

Variedades:Içarense vence concurso de fotografia em Criciúma

"Uma bela fotografia, é aquela produzida no momento certo e na hora certa. Foto é momento!". Foi com essas palavras, que o içarense Bruno Dal Pont, o "Neka", definiu a foto, que foi a escolhida entre centenas de imagens positivas de Criciúma e de todas as cidades da região da Amrec. A imagem, que teve como título "velejando na Barragem", pode ser vizualizada pelas pessoas no Calçadão da Praça Nereu Ramos, em frente a Zappellini Fotos, em Criciúma.
Claudeir Olicapi da Silva ficou em segundo lugar e Sander Mendonça foi o terceiro..
O concurso organizado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) segue até o dia 20.
De acordo com a diretora de cultura da FCC, Maria Isabel Borba Alamini, as fotos foram julgadas por profissionais da área de fotografia e turismo, e integrantes da FCC. Os classificados receberão a seguinte premiação: 1º lugar (uma câme-ra fotográfica), 2º (um tripé) e 3º (uma bolsa).

Polícia: Motoristas enfrentam filas quilométricas na rodovia SC-444

As obras de recapeamento do asfalto da rodovia que corta Içara têm causado transtorno para os motoristas.
Isso por que, apesar de a operação tapa-buracos trazer benefícios para motoristas, ela está deixando o trânsito lento. Ontem, por exemplo, filas de cerca de 2 km se formaram em alguns trechos, fazendo os motoristas ficarem parados por até quinze minutos.
Segundo o Superintendente Regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, a restauração total vai do trevo de acesso a Morro da Fumaça até o Balneário Rincão e está sendo realizada para a chegada do verão, quando aumenta o fluxo na rodovia.
O prazo de término das obras é indefinido, pois depende das condições climáticas.

Polícia: Operação Veraneio inicia hoje e PRE trabalha intensamente na SC-444

Depois de ter presidido a Associação de Moradores do Jardim Elizabete por seis mandatos, Jorge Hermínio Teixeira, passou a presidência à Valentim Martinello.
Ele foi eleito por voto direto dos cerca de 150 associados e, ontem, tomou posse no Centro Comunitário da localidade.
A posse, cheia de homenagens, emocionou aos convidados e associados.
O salão, decorado com as cores do município: o azul e o branco, presenciou uma cerimônia que contou a história da comunidade: um conto de amor, luta e muito orgulho por tudo que foi construído.
Depois das solenidades, houve entrega de presentes e certificados para a diretoria. Além disso, um coquetel e um bolo foram servidos aos presentes.

Geral: Valentim Martinello é o novo presidente da Associação de Moradores do Jardim Elizabete

Depois de ter presidido a Associação de Moradores do Jardim Elizabete por seis mandatos, Jorge Hermínio Teixeira, passou a presidência à Valentim Martinello.
Ele foi eleito por voto direto dos cerca de 150 associados e, ontem, tomou posse no Centro Comunitário da localidade.
A posse, cheia de homenagens, emocionou aos convidados e associados.
O salão, decorado com as cores do município: o azul e o branco, presenciou uma cerimônia que contou a história da comunidade: um conto de amor, luta e muito orgulho por tudo que foi construído.
Depois das solenidades, houve entrega de presentes e certificados para a diretoria. Além disso, um coquetel e um bolo foram servidos aos presentes.

Geral: PMI inaugura em Vila Nova Posto de Saúde 24 Horas

As complicações envolvendo o posto de saúde do bairro Vila Nova estão prestes a serem deixa-das no passado. Isso por que, depois de passar por reformas desde agosto deste ano, o novo posto será inaugurado amanhã e, a partir dai atenderá 24 horas.
A estrutura em que atuava o Programa Saúde da Família (PSF) havia sido construída no início da década de 90 e já não suportava mais a necessidade da população.
Segundo o secretário de Obras, Arnaldo Lodetti Júnior, com o crescimento populacional, veio também a necessidade de um local maior para melhor atender a comunidade, por isso a am-pliação.
O novo centro se chamará Dr. Élcio Constantino Rauen e terá novas salas para atendimento mé-dico, odontológico, ginecológico, para curativos, triagem dos pacientes, esterilização de materiais, local para marcação de consultas, e ainda, um amplo espaço exclusivo para palestras.
De acordo com Valmor Rosso, secretário da Saúde de Içara, além dos profissionais, que já tra-balham no PSF, serão chamados mais seis médicos e seis enfermeiras. "Estão sendo chamados os que passaram no concurso público", explica.
No local são atendidos moradores da Vila Nova, Sanga Funda, Espigão, Linha Zilli, e dos Lote-amentos Ana Eliza, Jardim Betânia e Jussara.

Política: Depois de reclamações site da Câmara volta a funcionar

Desde o dia 10 de dezembro, alguns informativos da região têm feito matérias de denuncia contra um serviço disponibilizado pela Câmara de Vereadores de Içara, e que não estaria funcionando.
Em contra-partida o site da Câmara de Vereadores (www.camaraicara.sc.gov.br), daria acesso ao internauta para que este acompanhasse as sessões que acontecem todas segundas e quintas-feiras, atendendo assim, ao slogan do site, "Câmara Municipal de Içara - Mais Transparência Para Você".
Mas segundo reclamações de quem já tentou acessar o vídeo, na prática não funciona bem assim. "Abrir a opção de assistir às sessões resulta em uma janela com erro, sem nenhum vídeo gravado ou sendo transmitido", contestava um site regional.
Dessa forma, o esclarecimento dos conteúdos das sessões à sociedade seria só "Fachada", por parte dos dirigentes da Casa.
O ex-diretor da Câmara, Aurélio Dorchaidt, por sua vez, afirmou que todas as informações não passaram de um equívoco. "Só tiramos às imagens do ar na época da pré-eleição, até para preservar os vereadores, depois disso, as câmeras foram ativadas e as imagens, novamente foram ao ar", disse Dorchaidt. "Posteriormente, uma parte do município ficou sem internet, devido a problemas com a Brasil Telecom, sem internet é impossível à transferência", explicou.
Dorchaidt contestou alegando que o tráfego intenso de usuários pode resultar em erros no próprio site.
Embora as informações do ex-diretor justificassem os ditos "equívocos", outras pessoas que também tentaram acessar a página, afirmaram que não conseguiram acesso, desde a época pré-eleitoral.
Pastor Elei Anderson da Silva é o novo diretor.

Edição 1.532: PMDB ingressa ação na Justiça Eleitoral acusando Valvassori de compra de votos

A assessoria jurídica da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", encabeçada pelo PMDB e com apoio de mais 13 partido, entrou nesta terça-feira no Cartório Eleitoral de Içara com uma ação que diz respeito a um DVD que mostra imagens do prefeito eleito realizando captação ilícita de votos.
"Nas imagens, Valvassori usa o poder para influenciar e subornar as pessoas, oferecendo benefícios em troca de votos", revelou o advogado Paulo Preiss neto.
Segundo ele, o vídeo, que tem aproximadamente uma hora de duração, foi gravado por um agricultor do bairro Santa Cruz, que também é um dos líderes do Movimento Pela Vida. O advogado explicou que o processo ainda não tinha sido encaminhado, por estar passando por análises jurídicas. "Temos vários vídeos contendo irregularidades por parte do atual prefeito", afirmou o advogado.
"Apresentamos esse porque a análise Jurídica foi concluída. Além do mais não tínhamos visto necessidade desta ação, uma vez que o prefeito foi derrotado nas urnas", completou. Preiss ainda assinalou que a ação poderá implicar na inegebilidade do prefeito pelos próximos três anos em caso de comprovação do abuso de poder político e econômico. O processo também poderá implicar em providências criminais.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Marco Fevereiro, a ação deu entrada nesta terça-feira, e o prazo para defesa se estende para o ano que vem devido ao recesso do Poder Judiciário.
O advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Forte", Gabriel de Souza, afirmou que o material é somente um áudio de má qualidade, difícil de se entender, e o conteúdo não compromete em nada o prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP).

Esportes: Muitos gols na abertura do Suíço da Zona Sul

Cinco jogos abriram neste sábado a 16ª Edição do Campeonato de Futebol Suíço de Areia da Zona Sul, Taça Castelo Esportes, no Balneário Rincão Em Içara.
Nas partidas inaugurais, o equilíbrio foi a tônica, com placares apertados e dois empates. Na manhã de domingo, houve vitórias mais elásticas entre as equipes..
No primeiro jogo de sábado, Naspoline e Auto Posto Dagostim empataram em 2 a 2. Na se-quência, o Jorginho Lanches foi derrotado pelo Inimigos da Bola/Cia por 1 a 0. No terceiro jogo da tarde a Construtora Locks derrotou o Posto Dário por 2 a 1. Dando continuidade a equipe dos Irmãos Olivo venceu o Itanorte Transportes por 2 a 1. Fechando a rodada de sábado, Netto Con-tabilidade e MDS/Transgava/ empataram em 1 a 1.
No domingo, o Multicópias ganhou do Nostragamus por 3 a 0. Já o GF/URC/Rainha Lavanderia bateu o Oriente por 2 a 1. Na partida seguinte o Prematec/Guerreiros ganhou de 3 x 0 do Do-mus Telhas, encerrando a primeira rodada da 16ª Edição do Suíço da Zona Sul do Balneário Rincão.
A bola volta a rolar na arena do suíço da zona sul no próximo sábado, com cinco jogos pela segunda rodada.
Um grande número de torcedores acompanharam a abertura da competição e vibraram com se-us clubes.
Pelo suíço noturno, nesta segunda-feira foram realizados dois jogos: Inimigos da Bola 1 x 1 Auto Posto Zanzi e Medclan/Basemix 0 x 1 Im

Variedades: Criciumense Marília Dutra é eleita a melhor cantora Country do Brasil

Através do site "Movimento Country", que comanda umas das maiores comunidades do gênero do Brasil, Marília Dutra foi eleita pelo público, com o título de melhor cantora Country/sertaneja do país A cantora disputou com feras, como Roberta Miranda, Nathália Siqueira, e outras.
Marília, que também é compositora, concorreu nas categorias Melhor Cantora Coun-try/Sertaneja, conquistando o primeiro lugar, e como artista Revelação, onde ficou em segundo, perdendo apenas para dupla Fernando & Sorocaba.
O site realiza o concurso em duas etapas. A primeira, durante o mês de agosto, onde os internautas escolheram voluntariamente os artistas preferidos, entre outros temas relacionados com o universo country sertanejo brasileiro, em 15 categorias disponíveis. A partir de setembro começou a votação por telefone, entre os 10 mais indicados de cada categoria. Mais de 15 mil votos foram computados vindo de todo o pais e o resultado da eleição foi conhecido na no dia 8 de dezembro.
A entrega do prêmio dos Melhores do Movimento Country acontecerá dia 25 de janeiro de 2009, em Curitiba.

Polícia: Acidente na Rodovia SC-444 deixa empresário em estado grave

Uma colisão frontal na volta do Balneário Rincão foi o que levou o empresário L. S., 55 anos, ao Hospital São José, em Criciúma, com traumatismo craniencefálico grave.
A camionete Ford Courrier, placas IHG 0412, de Criciúma, colidiu, domingo com o Uno placas BMD 4302, de Içara, nas proximidades do escritório da Rede Giassi.
S. e o motorista do Uno, R.M., 34, foram socorridos por unidades do Corpo de Bombeiros e do Samu. Ambos foram encaminhados ao pronto-socorro do Hospital São José.
O quadro clínico de S. é o mais delicado. Ele teve que ser reanimado no local, o que provocou a interdição da rodovia por mais de meia hora.

Polícia: Mulheres de PM’s realizam protesto por melhores salários

Apitos, cartazes, gritos e a-té panelas fizeram parte do protesto que o Movimento das Esposas e Familiares de Praças realizou nesta terça.
O Grupo protestou em frente ao 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma na expectativa de pressionar o governador Luiz Henrique da Silveira e garantir o reajuste salarial que não ocorre há três anos. Eles cobram o cumprimento do plano de carreira da categoria. Militares alegam que a chamada Lei 254 foi cumprida apenas de forma parcial. O movimento uniu mulheres de várias cidades da região, inclusive de Içara, que vão se manifestar em todo o Estado..
De acordo com o deputado Amauri Soares, também sargento da PM, não está descartada uma greve. "Este é um esquento. Durante toda a semana eventos semelhantes serão realizados em outras cidades do estado. Segunda a concentração é em Florianópolis quando ocorre a decisão sobre a guerra", argumenta.
Os manifestantes também cobram mais estrutura para a categoria. "Nem a farda está sendo liberada", reclama uma esposa.
Segundo Lucita Pereira, uma das líderes do movimento, de Florianópolis, quando o governador cumprir a Lei, os protestos acabam. "Vamos trancar os quartéis e não deixar ninguém sair, mas se ele assinar, tudo volta ao normal. Não vamos aceitar mais isso. Queremos uma resposta", garante.
O movimento foi criado há cerca de um mês e apóia a Associação dos Praças de SC (Aprasc). Segundo Lucita, a criação se deu ao fato de que os policiais são proibidos de se manifestarem.

Geral: Moradores do Ijule aprovam proposta

Os moradores do Loteamento Ijule, no Balneário Rincão, em Içara, deram na noite de sexta-feira mais um passo para a resolução do impasse judicial envolvendo 528 terrenos que estão arrolados num processo entre as famílias de Dauro Martinhago e João Cardoso.
Em assembléia realizada no Centro Comunitário do Balneário, 118 pessoas aprovaram por unanimidade o acordo que será feito no dia 19 de dezembro, sexta-feira, em juízo.
Há algumas semanas foi exposto aos moradores que o autor do processo quer R$ 800 mil para abrir mão dos terrenos. Para chegar ao montante cada morador terá que desembolsar de R$ 1,3 mil a R$ 2,9 mil dependendo da localização do terreno. Todos concordaram com a proposta. Agora é aguardar a formalização do acordo diante do juiz.
Além dos R$ 800 mil a família Cardoso entregará 29 hectares de terra situados na Zona Sul do Balneário. Dos 464 associados, 200 já assinaram o termo de acordo e uma procuração para que o caso prossiga na Justiça.
Quem não entrar na negociação coletiva terá que se entender individualmente com a Família Martinhago. Depois de finalizado o processo judicial os moradores partem para a troca das escrituras e para isso a Associação já conseguiu via Projeto de Lei aprovado na Câmara a isenção do Imposto sobre a Transação de Bens Imóveis (ITBI), o que representaria cerca de 2% do valor do imóvel e teria que ser pago a vista para a retirada do documento.

Geral: Comunidade limpa e refloresta o Jardim Silvana

Preservar a natureza e culti-var um ambiente agradável é o objetivo das crianças e adolescentes que, coordenados pela professora e bióloga Tânia Vitch, limparam e replantaram todo um terreno no bairro Jardim Silvana.
O projeto, da associação de moradores, teve inicio com o aterro e a terraplanagem em outubro de 2007, mas só agora está ganhando dimensão.
Durante todo o último sábado, eles trabalharam na limpeza do local, recolhendo e queimando o lixo jogado no terreno pelos moradores, que contribui para a poluição visual e degradação da área reservada exclusivamente para a proteção da natureza.
O bairro tem coleta de lixo duas vezes na semana, ainda assim há terrenos completamente sujos.
A Fundação Municipal de Meio Ambiente doou cerca de 60 mudas de árvores nativas. Entre elas, muitas frutíferas e ornamentais, que se juntaram a outras mudas produzidas pela própria comunidade.
No terreno, de 2.800m2 , foram demarcados os locais reservados para o parque, o quiosqui, as mini quadras de vôlei e basquete, a pista de ciclismo e de caminhada. Porém, tudo isso respeitando os limites de área para a mata ciliar do riacho.
Algumas crianças recolheram e queimaram boa parte do lixo, enquanto outras faziam as covas, colocavam esterco, plantavam as mulas, demarcavam as colas com estacas.
No inicio do outono, será a vez do plantio das flores e das folhagens ornamentais, em parceria com das escolas locais e com o Grupo de Escoteiros que tem a sede no bairro.
As quadras, as pistas, e um pequeno lago no qual as crianças querem por peixes, serão construídos na medidaque a associação angariar recursos. O parque será recuperado e transferido para a pracinha no próximo mês.
A Associação de Moradores foi criada em 1985 e regulamentada em 1991, é um Órgão Não Governamental.

Política: Vereadores eleitos são diplomados mas quatro tem as prestações de contas desaprovadas pelo Juiz Eleitoral

Os vereadores eleitos Diego Vitorassi (PDT), Jurê Carlos Bortolon (PMDB), Darlan Carpes (PP) e Neuzi Berto Silveira (DEM) tiveram as prestações de contas da campanha eleitoral de 5 de outubro desaprovadas pelo juiz eleitoral Marco Augusto Machado, de acordo com a informação do Cartório Eleitoral de Içara.
Vitorassi apontou irregularidade em três publicações feitas em um jornal da região que não foram justificadas. "Eu não estava sabendo da não aprovação das contas, isso até me causou surpresa, mas quem está cuidando é o advogado da coligação" revelou espantado, Vitorassi.
As contas de Bortolon , foram desaprovadas pela não emissão dos recibos de veículos usados na campanha eleitoral. Já o democrata Neuzi Silveira, foi barrado por publicações em jornal, que também não foram justificadas. "Nós fomos diplomados, como pode as contas ser desaprovadas?", questionou, desinformado, Neuzi. Eles fazem parte da coligação "Por Uma Içara Mais Humana".
Também foram desaprovadas as contas do progressista, Darlam Carpes (PP), pela não emissão dos recibos de veículos usados na campanha eleitoral.
Fora Osmar Manoel dos Santos e Joaci Domingos Pereira, ambos do PP, Acirton Costa (PMDB) e André Jucoski (PSDB), os demais vereadores eleitos tiveram as contas aprovadas, mas com algumas ressalvas. Foram eles, Itamar da Silva (PP), que entregou a prestação de contas fora do prazo estipulado e Antônio de Mello (PMDB), pois descumpriu o prazo para abertura da conta bancária estabelecido.
As contas de Heitor Valvassori (PP) foram aprovadas com ressalvas.

Edição 1.531: Política: Prefeito e vereadores eleitos de Içara são diplomados

O espaço no Fórum foi insuficiente para sustentar o grande número de içarenses que se deslocaram de casa e trabalho para assistir a diplo-mação do prefeito e dos vereadores eleitos.
O auditório de audiência ficou completamente tomado por familiares, amigos e integrantes das coligações "Por Uma Içara Mais Humana" e "Por Uma Içara Mais Forte". Enquanto no lado de fora muitas pessoas tentavam vi-sualizar o que ocorria dentro da sala.
O Juiz Eleitoral, Marco Augusto Ghisi Machado, lembrou de alguns dados que fazem parte da realidade do município, prevendo ainda, corpos futuros. "Içara é o 12º município do Estado em arrecadação de ICMS. É a 20ª cidade de maior destaque em Santa Catarina. Nos próximos 10 anos, estaremos entre as 10 mais importantes. Porém, ainda possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)", ressaltou o juiz aos eleitos.
Mas o discurso que mais chamou a atenção dos presentes foi às palavras do promotor público Mauro Canto que apelou pela ética, por parte dos eleitos. "Faço um pedido, de um membro do Ministério Público, que vocês conduzam o Executivo e o Legislativo com algo que tem faltado muito, que é ética", recorria o promotor.
O prefeito eleito, Gentil Dory da Luz, também se pronuncio prestando agradecimentos e motivando a comunidade. "Agradeço a todos os presentes, e compartilho com vocês a alegria por poder representar o nosso partido no Legislativo, partido este, que completará 40 anos de mandato", ressaltou.
Junto com a cidade, queremos trabalhar a favor da população, pois o nosso compromisso vem aumentando a cada dia diante das pessoas", com-plementou o vereador eleito, Acirton Costa (PMDB).