O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CAPA: Edição1.902 - Içara, 8 de julho de 2010

Basquete de Içara classificado para Joguinhos Abertos de SC







Polícia Cívil alerta sobre os crimes cibernéticos








Luciano solicita trevo alemão de acesso ao PV


EDITORIAL - Ninguém é imbatível

Seja no esporte, na profissão, ou em qualquer outra atividade, não existe pessoas imbatíveis ou insubstituíveis. Cedo ou tarde vai encontrar alguém que seja superior naquele momento.
O que ocorreu com o Brasil contra Holanda aconteceu com a toda poderosa Alemanha, que sucumbiu aos pés dos espanhóis e dá adeus a Copa do Mundo.
Já Espanha ou Holanda vai ser campeã pela primeira vez.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes


O acidente de trabalho e os direitos do traalhador

Quando se fala em contrato de trabalho já percebemos que, como qualquer outro contrato, o mesmo gera direitos e obrigações, tanto para o empregado quanto ao empregador. Para que o trabalhador tenha o direito ao salário contratado deverá realizar todas as funções inerentes ao trabalho, já o empregador, para que receba a força de trabalho, além de pagar o salário, deverá fornecer os meios para execução do contrato, ou seja, as as ferramentas de trabalho e, sobretudo, um ambiente seguro e salutar para o trabalhador, que garanta tanto a segurança quanto a saúde ao desempenhar as funções.
Mas quando algo não ocorre como deveria e acontece um acidente de trabalho, o funcionário pode ter alguns direitos que deverão ser observados. O primeiro e mais elementar dos direitos é a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT. Ocorre que, muitas vezes o empregador se nega a emitir a CAT, nestes casos de omissão do empregador o próprio empregado pode socorrer-se ao sindicato e solicitar a emissão da mesma. Além de se tratar de um instrumento de prova do acidente, é através da CAT que o empregado poderá ingressar com pedido de auxílio-doença acidentário junto ao INSS, outro direito do trabalhador que sofre acidente de trabalho, caso o impossibilite de desempenhar as atividades por mais de quinze dias.
Nesses casos de incapacidade para o trabalho por um período superior a quinze dias, o trabalhador acidentado também terá o direito à estabilidade acidentária, pelo prazo mínimo de doze meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, período em que o empregador fica impedido de proceder à demissão sem justa causa do empregado, que se ocorrer poderá ensejar indenização.
Já em casos em que o acidente deixa sequelas o empregado poderá ter direito também a uma indenização. Este não é um caso tão simples como pode parecer, uma vez que não se trata de culpa objetiva do empregador, assim, o ônus da prova é, em regra, da vítima, o que implica dizer que é o trabalhador que deve demonstrar que o acidente não ocorreu por sua culpa, mas sim por alguma atitude culposa do empregador. Entretanto, nos casos em que o trabalho é executado em ambientes insalubres ou perigosos, em que o empregador assume o risco do negócio e deve tomar medidas para diminuir os riscos de acidentes, o judiciário vem entendendo que é do empregador o dever de provar que não teve culpa no acidente. Outro direito do trabalhador em caso de o acidente deixar sequelas é que, se destas restarem uma incapacidade permanente ou uma diminuição da capacidade laboral, é a percepção do auxílio-acidente, que deve ser pleiteado junto ao INSS. Portanto, todas as medidas visando evitar o acidente de trabalho devem ser tomadas pelo empregador, mas quando ocorrer o acidente de trabalho o trabalhador terá alguns direitos para minimizar, o quanto possível, os efeitos do acidente que deverão ser observados.

POLITICA - Luciano apresenta primeiros requerimentos no Legislativo

O vereador Democrata, empossado na quinta-feira passada, apresentou os primeiros requerimentos, sobre um trevo alemão no Presidente Vargas e acesso de carro á orla marítima.

O vereador Arlindo Luciano (DEM), que assumiu o cargo na última quinta-feira, dia 1o de julho, apresentou á Câmara Legislativa o primeiro projeto: um requerimento para que seja enviado ao Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), um estudo para que seja apontada uma solução para o acesso e saída do bairro Presidente Vargas na Rodovia SC-444, através do bairro Liri.
Conforme consta na justificativa, “a solicitação se faz necessária devido já terem ocorrido muitos acidentes com mortes e deixando pessoas com deficiências físicas, inclusive pessoas amigas. Tendo em vista a esses problema, sugerimos a construção de um trevo alemão, uma rótula ou algo que se faça eficaz para que pessoas não percam mais a vida”.
Luciano afirma que uma reunião será agendada em Florianópolis para que o assunto seja discutido em detalhes.
O edil também apresentou um requerimento ao Ministério Público Federal, cujo assunto remete as medidas sobre a Orla Marítima do Balneário Rincão., já que há muitas dúvidas a respeito do acesso de veículos em toda a orla marítima, e em muitos lugares estão proibidos, e que os portadores de necessidade física e praticantes de esportes náuticos precisam ter acesso ao local, garantindo a segurança e a preservação ambiental.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Se em outros países os políticos caem quando a comunidade não concorda com a conduta deles, porque aqui deveria ser diferente. Se um candidato tem problemas de conduta, ele nem deveria se candidatar a algum cargo público”. Prefeito licenciado de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB) sobre a ficha limpa, que impede de candidatos com problemas na Justiça de candidatar-se.

João Picollo
presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, entrou com uma ação no Fórum de Içara contra a Câmara de vereadores de Içara, para ter o direito de usar o plenário, cujo pedido foi protocolado na secretaria do Legislativo em abril.
O presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), informou que o pedido não foi atendido pois estão aguardando a resposta do Ministério do Trabalho sobre os defesos. “Não estamos negando nada, primeiro, solicitamos informações ao Ministério da Pesca, mas eles alegaram que era com o Ministério do Trabalho.Quando vier a documentação vamos chamá-lo para as possíveis explicações. O que não quero é que usem o plenário para fazer palanque político”, finalizou Costa.

Enquanto em Içara
os vereadores vivem em “verdadeira hamornia” aprovando projetos a vinte mãos em Criciúma o tempo fechou entre ízio Hulk (PSB) e Lauro Pirolla (PSDB) com xingamentos e ameaças.
“Sobre faltas o vereador Hulk não deveria falar muito, ele não trabalha, só falta”, espetou Pirolla.
Hulk respondeu: ”Vir todas as sessões para não fazer nada e dizer amém para o prefeito como o senhor faz, não adianta”.

Acélio Casagrande
candidato a deputado estadual esteve reunido em Içara, com lideranças locais para tratar da campanha no município visando a eleição à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).

Secretaria de Saúde de Içara
através do Programa Municipal contra Hepatite dá continuidade aos trabalhos de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais que vem sendo realizado em empresas da região.
Nesta semana os exames para detecção da hepatite C foram feitos com 42 funcionários do Hospital São Donato (HSD). Também as agentes da saúde participaram de palestras sobre orientações quando foram feitos 84 exames. Na última semana 105 profissionais de empresa participaram de palestra.

Representantes
de Içara participaram de audiência pública da Comissão de Economia, Ciência, Tenologia, Minas e Energia da Assembléia Legislativa que tratou do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Tem políticos
no Brasil que querem trazer o Polvo Paul para fazer previsões por aqui.
Ele é o rei do bolão da Copa, com 100% de aproveitamento. O último acerto foi o da vitória da Espanha sobre a Alemanha.

GERAL - HSD promove evento para superar dificuldades

Com contribuição de doadores, direção do Hospital São Donato pretende realizar uma atividade por mês para arrecadar fundos; UTI já com alguns equipamentos, pretende continuar obra.

Em meio as dificuldades enfrentadas pela instituição, o Hospital São Donato realiza uma Festa Julina, neste sábado, 10, na Praça da Matriz São Donato.
O evento, que iniciará às 10h, contará com apresentações escolares e da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, brincadeiras e comidas típicas, telão para transmissão do jogo da Copa e atrativos para crianças. A festa será realizada com doações de médicos, comunidade e empresários.
“É muito importante a presença de toda a população na festa para que possamos reerguer o hospital”, ressaltou a diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias. Segundo ela, a prioridade para a arrecadação será a aquisição de um fogão industrial. Sendo que o atual corre o risco de explodir, além de só poder ser utilizada uma boca por vez. O aparelho custa cerca de R$ 3,5 mil.
Cleide aponta ainda que a instituição carece de lençóis, fronhas e colchas novas, já que as utilizadas estão desgastadas e não são suficientes.
No último mês, o hospital recebeu a doação de 45 cobertores e fraldas geriátricas do Colégio Cristo Rei. “Me emocionei muito quando recebemos a doação. O hospital recebe de portas abertas toda contribuição da sociedade”, relatou a diretora.
De acordo com a diretora, ainda são necessários utensílios de cozinha como panelas e tambor aquecido para servir as refeições, berços aquecidos, entre outros. Já a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), aguarda a autorização da Vigilância Sanitária para dar continuidade a obra, posteriormente será necessário respaldo maior do Estado para que a unidade possa ser mantida.
Em função das dívidas, a folha do pagamento dos funcionários ainda não foi repassada a todos, sendo que os médicos possuem duas competências em atraso. Apesar de o levantamento financeiro da instituição deste ano ainda não estar concluído, Cleide estima que, além da dívida com o INSS de cerca de R$ 2 milhões, existe ainda um débito perto de R$ 400 mil.
Já a Polícia Federal solicitou novamente esta semana os prontuários do hospital, para investigação sobre a fraude nos relatórios de internação do Sistema Único de Saúde (SUS).

POLÍCIA - Delegado Civil fala sobre crimes cibernéticos e cuidados básicos

Depois da criação de uma departamento especializado em crimes cibernético no Rio Grande do Sul, delegado de Içara afirma que problemas por aqui ainda não são iguai aos dos grandes centros.

A internet que está no ar a cerca de 25 anos, vem se tornando cada vez mais popular, pelas facilidades impostas pela sociedade, que paga um real para ficar conectada em uma lan house. Ao mesmo em tempo que a internet trás os benefícios arrasta todo tipo de lixo virtual à população, onde torna-se caso de polícia, e os mais comuns são os de fraude, pedofilia, e “bulling” via a páginas de relacionamento.
Com os números de crimes na internet cada vez mais frequentes e maiores aumento de 6.513% no país entre 2004 e 2009 a Polícia Civil do Rio Grande do Sul inovou e criou uma delegacia especializada em investigar crimes cibernéticos. A Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, que é pioneira no sul do país.
Os suspeitos de cometerem fraudes informáticas são identificados através de investigação especializada, que passa por pesquisas especiais, além de ordens judiciais cumpridas pelos provedores de serviço da internet, as investigações são realizadas logo que chegam ao domínio, pesquisando por resoluções de nomes de domínio, por hospedagem de páginas e também a origem de e-mails.
Como forma de prevenção a estes crimes, aconselha-se que as pessoas desconfiem de todos os e-mails desconhecidos com links não confiáveis, que usem sistema operacional original atualizado com antivírus de proteção residente.
O delegado da Polícia Ci-vil de Içara, Rafael Marin Iasco, informa que a cidade de Içara ainda são registrados poucos crimes cibernéticos já que a cultura local ainda é muito limitada nesse ponto e os golpes tornam-se menos comuns. “O que mais gera boletins de ocorrências, são os usos indevidos de páginas de relacionamento, onde o uso indevido de imagens ou mesmo a geração de ofensas são muito frequentes,, por isso aconselhamos a quem passe por esse tipo de constrangimento que denuncie às autoridades, pois é considerado crime gravíssimo e está no Código Penal”.
Iasco ainda completou sobre o assunto. “Ainda irá demorar para que um recurso como esse seja disponibilizado no Estado, mas as mesmas indicações repassadas pelo órgão do Rio Grande do Sul deve ser seguido aqui, todos podem se cuidar”, finalizou o delgado de Içara.


Confira o resumo sobre os crimes e as penas expressos no PL de crimes cibernéticos:
- Acessar rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistemainformatizado sem autorização do legítimo titular (prática de hackers): passa a ser crime, com pena de reclusão de um a três anos e multa. Se o infrator utilizar nome falso ou identidade de terceiros para a prática do crime, a pena é aumentada em um sexto;
- Práticas de pedofilia via internet ou informática: o PL de crimes cibernéticos alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) para considerar crime passível de punição a ação de apresentar, produzir, vender, receptar, fornecer, divulgar, publicar ou armazenar consigo, por qualquer meio de comunicação, inclusive a Internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.
- Responsabilização de provedores de acesso: o responsável pelo provimento de acesso de computadores é obrigado, entre outras coisas, a informar, de maneira sigilosa, à autoridade competente, denúncia sobre prática de crime ocorrido no âmbito da rede de computadores sob sua responsabilidade. O provedor estará sujeito, independentemente do ressarcimento por perdas e danos ao lesado, ao pagamento de multa variável de R$ 2 mil a R$ 100 mil a cada requisição, aplicada em dobro em caso de reincidência;
- Difusão de vírus (código malicioso): pena de reclusão de um a três anos e multa estão previstas para quem inserir ou difundir código malicioso em rede de computadores.

VARIEDADES - Hoje é dia do café beneficente da Apae

A entidade promoverá, na noite desta quinta-feira, no Salão Paroquial da Igreja Matriz o evento, que servirá para arrecadação de dinheiro e ainda restam ingressos pelo valor de R$20.

A Escola Especial Sonho Dourado (Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais - Apae) de Içara estará promovendo na noite desta quinta-feira, dia 7, a partir das 20h, um Café Beneficente, no Salão Paroquial da Igreja São Donato, na Praça Matriz.
Conforme a secretária da entidade, Maria Aparecida Felisberto, a Cida, o evento já é tradicional na cidade, e o dinheiro arrecadado será utilizado para a manutenção da escola, que possui 52 funcionários, entre eles professores, que cumprem 9h de trabalho diariamente, atendendo 195 alunos, no horário das 8h ao meio dia e das 13h às 17h , e mais 30 estudantes que frequentam integralmente a escola especial.
Para o Café Beneficente, foram disponibilizados 400 ingressos, que darão uma média de arrecadação de aproximadamente R$6 mil. “Ainda há ingressos a venda pelo valor de R$ 20,00”, informa Cida.
Além da parte educacional, são oferecidos fisioterapia, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapia ocupacional, assim como acompanhamento com psicólogos e psiquiatras.
A secretária também revela que entre as ações previstas para a escola, há a Semana do Exepcional, entre os dias 20 à 28 de agosto, assim como o aniversário da Apae, em outubro, quando completará 31 anos. Nesta data a diretoria está estudando a possibilidade de realiza o tradicional jantar de aniversário da entidade.
Também foi realizado, no dia 12 de junho, o pedágio para arrecadação de dinheiro, com o slogan “pare e siga feliz”, que reuniu cerca de 60 voluntários, organizados em cinco pontos dispersos do município, que arrecadaram o equivalente à R$ 8 mil.
A atual presidente da Escola Especial Sonho Dourado é Emília Valvassori e a diretora é professora Clair Martinello Faraco.
A entidade está ampliado as dependências para melhor atender os alunos.

ESPORTES - Futebol e basquete se destacam nos joguinhos

Içara consegue bons resultados e terá representantes no Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
As equipes de vôlei, de futebol e de basquete representaram o municipio de Içara na fase regional dos Joguiinhos que ocorreu de sexta a domingo em Armazém.
O futebol conquistou uma importante vitória por 2 a 1 contra a equipe de Araranguá. Já no domingo venceu Morro da Fumaça por 3 a 1, resultado que garantiu vaga nas semi-finais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
O voleibol obteve uma vitória em cima da equipe de Sombrio por 3 a 2. E no sábado enfrentou São José acabou derrotado por 3 a 1.
O basquete também enfrentou a equipe de Sombrio e ganhou pelo placar 54 a 42. No domingo, em uma partida bem disputada venceu a Tubarão por 39 a 38. Os dois resultados positivos garantiram vaga para disputar o Estadual que será realizado na cidade de Criciúma, de 20 a 28 de agosto.
Os içarenses estão confiantes de conquistar medalhas nos joguinhos.

ESPORTES - Brusque sai na frente da decisão da Copa

Brusque saiu na frente na disputa pelo título da Copa Santa Catarina ao vencer, em casa, o Joinville, por 1 a 0, e joga por um empate no confronto de volta, sábado, na Arena, na Machester.

O Brusque deu um grande passo ao sair na frente do Joinville (JEC) na decisão da Copa Santa Catarina 2010.
Jogando no Estádio Augusto Bauer, que teve um bom público, o time da casa venceu o Tricolor da Manchester por 1 a 0, gol marcado por Rafael Xavier no segundo tempo.
No jogo de volta, que será disputado neste sábado, dia 10, às 18h30min, na Arena Joinville, o JEC precisa vencer por um gol de diferença para garantir o troféu e a vaga na Copa do Brasil 2011.
O jogo
Equilibrado e muito disputado, o primeiro tempo teve poucas chances de gols por parte das duas equipes. O time da casa insistia nos lançamentos para Pantico, mas a marcação firme do JEC impediu a criação de jogadas. O Tricolor teve uma boa oportunidade aos 25 minutos, em chute de cobertura de Edinho, mas a bola saiu por cima do travessão. O Brusque chegou com perigo na cabeçada de Marcelo, que foi direto para fora.
Os visitantes voltaram melhores na etapa final e quase abriram o placar em chute de Edinho, que João Ricardo defendeu aos três minutos. Aos 24 minutos, em um erro de saída de bola do JEC, o Brusque aproveitou para marcar: Diogo Oliveira passou para Rafael Xavier, que tocou por baixo do goleiro Fabiano e chegou aos 11 gols no torneio, empatando na artilharia com o atacante Lima.
A alteração forçada de Lino por Chris quase salvou o JEC da derrota, já que ele entrou bem e criou duas oportunidades para empatar, mas João Ricardo salvou em um lance e contou com a sorte para que a bola saísse raspando a trave em chute do atacante aos 39min. No final, vitória do Brusque por 1 a 0, que ainda teve o meia Leandro Leite expulso perto do encerramento da partida.