O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.042 - Içara, 9 de fevereiro de 2011

(Muro da discórdia é de propriedade pública diz Samae
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Biroska será o vice de Oliveira na chapa 2
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


CDL satisfeito com resultado do Liquida Içara
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


PM apreende carros furtados
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Duas chapas na disputa

Ontem foi o último dia para registro das chapas para os interessados em disputar a eleição da Coo-peraliança, que ocorre em 19 de fevereiro, no Ginásio da Escola Salete Scotti dos Santos, que foi esposa de Maurino dos Santos, ex-presidente da cooperativa.
Com as inscrições pron-tas os candidatos vão em busca dos votos dos mais de 26 mil associados, que tem direito a voto, caso en-tejam com o pagamento da fatura de energia em dia.
Vai ser uma disputa des-leal, pois a chapa 1, além da experiência, conseguiu a agregar a maioria das si-glas partidárias de Içara, além de contar com mais força econômica. Do outro lado, na força da vontade, o grupo de oposi-ção sabe da sua limitação mesmo assim vai encarar o adver-sário de cabeça erguida, e tentar fazer a diferença.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (4)

O céu era claro na tarde quente e ensolarada. Íamos a procura dos caminhos que fizeram a rota da mi-gração açoriana, na ocu-pação dos lotes de sesma-rias e, na viagem de embar-que da produção agrícola para os portos de Laguna.
Na verdade, era a procu-ra de um tempo perdido e de um espaço geográfico modificado. Mas íamos munidos da convicção de encontrarmos pistas sufi-cientes para corroborar com nossos projetos.
Ao deixarmos a Rodo-via SC 444, atravessamos o loteamento de Pedreiras ao sentido leste, o sentido do sol nascente. Percebe-mos que o caminho das carretas, que conduziam a farinha de mandioca e ou-tros gêneros, estava em grande extensão, inserido no perímetro urbano de Pedreiras.
As casas e-ram delimi-tadas por muros, divi-didos em pe-quenos lo-tes. As capo-eiras de vas-souras-ver-melhas não mais se avis-tavam pelo caminho. Tudo estava mudado!
O fim da linha foi nas terras de Manoel Vargas, o Maneca, filho do Pedro Vargas. Ali podia ser ob-servada a parada do tem-po ao adentrar o engenho de farinha. Quase tudo es-tava igual: o forno de torrar a massa que saia da pren-sa, na vetusta fornalha.
O raspador de mandio-cas, o cocho de lavar, o se-cador e o peneirador, tudo nos transportava a um tempo que tão bem conhe-cemos, o tempo das fari-nhadas. Parecia vermos o terreiro repleto de traba-lhadores e de risos, de vida e de harmonia nos serões diários e nas madrugadas geladas. Era o engenho, o lugar onde a juventude cantava para espantar o sono, para aliviar o cansa-ço ou as mães cantavam à ninar as crianças que recla-mavam a presença delas.
Mas como tudo tem um fio de história, em conver-sas soubemos que aquele engenho tinha pertencido a Gervásio Teixeira Fer-nandes. Com a mudança para Criciúma, o engenho havia sido vendido para Vital Mariano que vendeu para Pedro Vargas. O enge-nho foi montado ali e ser-viu a produção das lavou-ras dos Vargas e dos mui-tos vizinhos.
Apenas, ver o engenho não era o nosso propósito da viagem. Então costea-mos a lavoura de mandio-ca e de melancia do Mane-ca e alcançamos os vestígi-os do antigo caminho, em parte coberto pela vegeta-ção característica de du-nas. Retiro, era uma locali-dade povoada em toda a extensão dos caminhos areentos onde os bois a-tolavam as patas e bota-vam forças redobradas pa-ra arrastar a carreta com a carga.
À frente o carreteiro tangendo a aguilhada instigava os bois para um passo maior. Em determinado ponto en-contramos vestígios de moradas co-bertas pelo capão denso.
Mas dava para perceber a vida organizada que es-teve presente naquele re-canto: as piteiras que cer-cavam hortas e pomares, a fonte de água e de lavar, os cacos de pedras e os cacos de louças, as casacas de mo-luscos. Tudo revelava a vi-da ativa que existiu naque-le recanto coberto por bos-ques e reservados ao gado que se farta da grama tenra trazia de terras distantes.
Só a oralidade é capaz de desvendar o mistério de um passado distante que integra a história de nossa terra e os fazeres de nossa gente içarense, na pitoresca zona litorânea. A vida era laboriosa aquém dos tri-lhos do trem...

POLÍTICA - Empresários inscrevem Chapa 2 para eleição da Cooperaliança

A Chapa 2 ‘Chegou a Hora’, que tem Cléber Luis de Oliveira da Silva como candidato à presidência da Cooperaliança, escolheu o vice e inscreveu o restante da chapa nesta terça-feira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O prazo para inscrição das chapas concorrentes à eleição da Cooperaliança acabou às 17h desta terça-feira, dia 8. Com ele, acabou também o mistério feito em torno de quem seria o candidato à vice-presidência pelo grupo de oposição à atual diretoria da cooperativa, formado por empresário e profissionais liberais da cidade.
Os descontentes chegaram até a anunciar no último fim de semana que o vi-ce seria do Balneário Rin-cão. Porém, as negociações levaram à divulgação de um nome de Içara: Claudionor Estácio Rafael, o Boroska.
O candidato à vice-presi-dente ao lado de Cléber Luis de Oliveira da Silva é empresário da cidade, do ramo de confecção.
“Eu já fazia parte do grupo, participando das reuniões. Foi numa delas que coloquei meu nome à disposição para o cargo de vi-ce-presidente. Eles acharam que seria bem aceito”, explica Biroska.
A Chapa 2 ‘Chegou a Hora’ confirmou, ainda, para o Conselho Administrativo o secretário Airton Luiz Dal Toé. Além dele, os conselheiros Valdir Berna-dino Borges, Francisco Car-los Girardi, Ênio Duarte de Souza, Tailson de Souza e Laudir Brogni.
No Conselho Fiscal foram escolhidos Paulo Sérgio Ezequiel, Anselmo Smielevski e Júlio Cézar Pizzeti, como conselheiros efetivos. Os suplentes são Paulo Roberto Speck, Va-lentim Martinello e Edson Ricardo Toretti.
A formação da chapa conta, ainda, com os candidatos a delegados da Fe-coerusc, que são Valdoni Tiesen Prudêncio e Diogo Bitencourt Valvassori, tendo como suplentes Ander-son Rosso Batista e Vagner Venério.
De acordo com Oliveira da Silva, até o dia do pleito a chapa ainda poderá ser alterada.
Os 18 integrantes se reúnem na quinta-feira, dia 10.
O grupo de oposição enfrenta no dia 19 de fevereiro a Chapa 1 ‘Vem com a Gente’, que tem como candidato o atual presidente da cooperativa, Pedro Deo-nízio Gabriel, que lança a campanha nesta quinta..

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Ele não teve assessor por que não quis, quando foi para dar assessor ele disse que era imoral, ilegal, preferiu acompanhar o padrinho Murialdo Gastaldon”. Comentário do então Pre-sidente da Câmara de Içara, Acirton Costa (PMDB), para o vereador Diego Vitorassi (PDT) , sobre os assis-tentes, que tem sido alvo de discussão no Legislativo, devido a demissão de quatro deles pelo atual presidente Darlan Bitencourt Carpes.

Heitor Valvassori (PP)
ex-prefeito de Içara, e Clemilda Olava Vianna, ex-presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (AFASI), que substituiu Terezinha Casagrande Valvassori, foram condenados pela justiça por improbidade administrativa no dia 4 de fevereiro de 2011.
A Ação Civil Pública foi ajuizada pela Segunda Promotoria de Justiça de Içara, em dezembro de 2009, atribuindo aos dois ex-administradores a prática de impro-bidade administrativa. A justiça entendeu que houve irregularidades na contratação de pessoal, envolvendo a entidade assistencial e a Administração Municipal.
Lembram dos demitidos da Afasi, muitos deles aguardam a decisão da justiça para receber a rescisão.
A decisão é de primeiro grau e cabe recurso.
Mida, realizou um bom trabalho na entidade, e entrou de gaiata no processo, pois as contratações foram a pedido da Secretaria de Administração da época.

Rápidas
* Nesta quinta-feira ocorrem três mudanças no Governo Municipal. Vereador Antônio de Mello assume a Educação, Anildo Zanardi (não sem quem é), será o responsável pela Administração, e a esposa do prefeito, Marielza Inácio da Luz, reassume a FAI.
* Ontem Flagrei um carro da Administração Municipal de Içara (não vi a placa e nem a qual Secretaria pertence) com vidro fumê. Assim, fica dificil de reconhecer o motorista. Será que o carro é usado para alguma operação secreta? Vai saber?
* Foi indeferida na tarde desta terça-feira, dia 8, pelo juiz Fernando Ritter a liminar requerida por Claudi-onor Estácio Rafael e Edson Ricardo Toretti, ambos do grupo de oposição na eleição da Cooperaliança que pedia o cancelamento da eleição.
* O PDT, que pretendia emplacar o vice na chapa de oposição ficou a ver navios e morreu afogado na praia. O partido, mostra que está ficando enfraquecido em Içara. É uma pena, pois o vereador Diego Vitorassi é umagrande liderança, ao contrário de outros.
* Vigilância Sanitária de Içara abriu inscrições nesta terça-feira, para o curso de manipulação de alimentos., que tem como público-alvo merendeiras e cozinheiras da área de educação. O curso será realizado no dia 15, no auditório do Sindserpi.
* Atenção políticos, vocês são pessoas públicas e estão na vitrine, cuidado para não se exporem demais, pois esse mundo é pequeno. Depois da notícia de um deslize cair cair na imprensa, será pior que jo-gar penas no ventilador. Então, sejam prudentes.
* Até março o PP deve rever os conceitos, pois pelo reduzido número de deputados e prefeitos que tem no país, é quase um partido nanico. OsDemocratas que se cuidem, estão na lista dos partidos quase-nanicos.

GERAL - Área do muro entre Samae e Caiçara é propriedade pública

O presidente do Caiçara não gostou da atitude do Samae de construir um muro entre as duas sedes; e o advogado da autarquia descobriu que a área, na verdade, é de propriedade pública.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O pedaço de terra entre o campo do Caiçara e a sede do Serviço Autônomo de Á-gua e Esgoto (Samae) de Içara, onde estava sendo er-guido um muro, é de propriedade pública e não do clube esportivo; segundo o advogado do Samae, Joel Casagrande.
O muro de tijolos no local gerou um impasse entre a entidade e a autarquia na última sexta-feira, dia 4.
“Como algumas pessoas do Caiçara pediram a paralisação da construção do muro, fui verificar o cadastro municipal e descobri que aquela parte do terreno não pertence ao clube, mas é de propriedade pública. No local passava a continuação da antiga estrada de ferro para acesso à caixa do carvão”, ressalta Casagrande.
Desta forma, de acordo com o advogado, o Samae não precisaria estar pagando os R$ 950 por mês de aluguel ao Caiçara. “Se o município quiser requerer o espaço, basta que notifique o clube. Quando se trata de área pública, não se pode fazer usucapião, ou seja, não importa quanto tempo o clube está com a sede no local, não pode requerer a propriedade”, observa Casagrande.
Porém, para o representante do Samae, é preciso que haja um acordo. “Queremos conversar com eles e entrar em um acordo, que seja bom para ambas as partes”, enfatiza.
De acordo com o presidente do Caiçara, Ivan Iso-po, o Samae fez um contrato de aluguel com o clube para ajudar financeiramente, pagando pelo uso do espaço de terra entre as duas sedes. Porém, a demarcação da área seria feita com uma fita ou corda, materiais que poderiam ser retirados durante o fim de semana, para que a área pudesse ser utilizada como estacionamento pela Casa do Rock.
“Acho que eles usaram de má fé com o clube. Não combinamos nada sobre construção de muro. Apenas sobre a divisória, que seria simples e poderia ser retirada quando necessário”, explica Isopo.
O presidente do Samae, Paulo Preis Neto, garantiu que Isopo tinha autorizado a construção do muro. Porém, na sexta-feira o presidente do Caiçara pediu que a obra fosse embarga-da até a realização de uma reunião. O encontro entre o Samae e o Caiçara está a-gendado para esta quarta-feira, dia 9, às 20h, na sede do clube. “Vamos reunir a diretoria para decidir o que fazer”, informa Isopo.

POLÍCIA - PM recupera três carros que haviam sido furtados

Em dois dias a Polícia Militar (PM) de Içara recuperou três veículos furtados que estavam sendo usados dentro da cidade e caso foi repassado à Polícia Civil que passa a investigar.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Polícia Militar (PM) de Içara efetuava rondas no Centro da cidade, na madrugadas desta terça-feira, quando percebeu um veículo em atitude suspeita.
Ao notar a aproximação da guarnição, os dois homens que estavam no interior do Gol placas MAX-9048 de Içara, fugiram em direção a Corda Bamba, bem Criciúma, onde abandonaram o carro, em péssimas condições, sendo que as rodas já haviam caido,e se evadiram.
No interior do veículo, os policiais encontraram uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fizeram contato com o titular, que relatou que o Gol acabara de ser furtado em seu estabelecimento comercial no Centro de Içara.
Dois carros foram recuperados pela Polícia Militar no final da tarde desta segunda-feira. Conforme o sargento Edilor, coordenador da Central de Emergên-ciasda Polícia Militar, ambos eram da marca Fiat U-no e, também, estavam no Centro de Içara. A localização do primeiro veículo placas CAL-1103 de Sombrio, ocorreu às 17h10min. Já o segundo automóvel com placas LZM-8524, de Içara, foi avistado abandonado por volta das 19h-35min.
Os dois casos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, que abrirá uma investigação para saber a procedência dos veículos, que foram levados ao pátio do Farol Guinchos, no bairro Vila Nova.
Em Criciúma, no domingo, dois veículos, ambos com registros de furtos, foram recuperados.

VARIEDADES - Ipiranga vende ingressos para 1ª Festa à Fantasia

O maior clube de Içara vai realizar no dia 26 de fevereiro a 1ª festa à fantasia; os ingressos estão à venda em estabelecimentos comerciais da cidade; e será obrigatório estar fantasiado.

(Divulgação)

(Divulgação)

Já estão à venda os in-gressos para a 1ª Festa à Fantasia organizada pela Sociedade Recreativa e Es-portiva Ipiranga.
O evento acontece sába-do, dia 26 de fevereiro, na sede do clube, Rua Duque de Caxias, 211, Centro.
Os ingressos antecipa-dos estão sendo vendidos a R$ 35,00 masculino e R$ 20,00 feminino. Os pontos de venda são: Belíssima Cosméticos, Postos Chile, Fhesttar e Abimar Super-mercados.
O baile será embalado pelo som dos grupos Lucas Musical, Pagode Nova O-pção, e DJ Antônio Kunz.
A festa é open bar, com caipira, cerveja, refrigeran-te e água liberados das 23h às 3h. Será obrigatório o u-so de fantasia.
“É a primeira vez que fazemos baile à fantasia e também festa open bar. Que-remos tornar o evento tra-dição no clube, assim como é o baile de debutantes. Es-tamos investindo bastante. Tanto que contratamos o grupo Lucas Musical, para atrair também os casais, que não gostam muito de DJ. A expectativa para o e-vento é muito grande. Está sendo bem divulgado”, conta a secretária Sandra Maria Bento Bazzi.
O clube prepara outras festas durante o ano. O in-verno junino também pro-mete virar tradição.

ESPORTE - Semifinal do Suíço Noturno é transferido para quinta-feira

A rodada do Suíço Noturno da Zona Sul, disputada no Rincão, teve que ser adiada nesta segunda e terça-feira devida a ressaca no mar que acabou deixando o campo de areia cheio de sujeiras.

(Maso Nietto/Jornal Içarense)

Nesta segunda-feira o tempo parece não ter co-operando com as ativida-des esportivas a serem rea-lizadas na orla do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Os jogos da semifinal do Campeonato de Futebol Suíço Noturno da Zona Sul, tiveram as duas par-tidas adiadas.
De acordo com o organi-zador Altair Salvador, (Ku-quy) o motivo do adiamen-to foi o aumento da maré, impossibilitando qualquer atividades esportiva na orla. Os jogos foram trans-feridos para essa quinta-feira, dia 10.
Open Market e GFM abrem a noite de jogos às 20h e a última vaga será conhecida às 21h, com Posto Barp x Vampiro.
Como este atraso as fi-nais devem serem realiza-das somente na próxima semana.
Para Kuquy, é provável que a agenda dos jogos não será afetada e este atraso não irá influenciar em nada no decorrer da competição”. Ele aprovei-tou para convidar os torc-edores para acompanha-rem também a semifinal do Campeonato Diurno que ocorre no próximo sábado, dia 12, entre : Posto Dário x Netto Contabilidade e Multicópias x MDS.
O Campeonato de Fute-bol Suíço da Zona Sul está na 18º edição e é organiza-do pelo professor de Educa-ção Fisica da Fesporte, Altair Salvador, o Kuquy, que não faz parte das atividades es-portivas da FME de Içara.

DISTRITO - Anunciado novo calendário para renovação da carteira

Os pescadores que fazem parte da Colônia de Pesca Z-33, devem renovar a carteira na data certa, caso contrário, perderão a condição de pescador e só poderão revalidá-la após 12 meses.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A documentação para o seguro defeso dos pescado-res será emitida nos próxi-mos dias, na sede da Colô-nia Z-33, localizada na Rua Laguna, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Portanto, a categoria pre-cisa ficar atenta aos requi-sitos exigidos, entre eles, a posse da carteirinha que atesta o exercício da ativi-dade pesqueira.
Os pescadores e pesca-doras, como é de costume, devem comparecer muni-dos de documentos e reci-bos, respeitando a ordem das senhas, comunica o presidente da entidade, João Picollo.
O atendimento do Mi-nistério do Trabalho acon-tecerá entre quarta e sexta-feira, dias 9 e 11 de fevereiro, das 8h30 às 17h.
Os pescado-res que deixa-rem a carteira vencer somente poderão revali-dá-la após 12 meses, por isso é que é impor-tante fazer o pe-dido com ante-cedência de até 60 dias.
Importante:
* Renovação da carteira de pescador passa a ser fei-ta a cada dois anos e os do-cumentos exigidos seguem os mesmos de antes.
* A Nota Fiscal será exi-gência para quem tem em-presa de pesca.
* A contribuição previ-denciária (GPS) é que será usada para os pescadores profissionais artesanais que vendem no varejo.
* O pescador que tiver o registro cancelado, só po-derá refazê-lo um ano após.
* Fica suspensa a emis-são de novas carteiras até 31 de dezembro de 2011.
* Cancelamento de 13 mil carteiras com expedição superior a seis meses que não forem procuradas dentro do prazo.