O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAPA: Edição1.892 - Içara, 24 de junho de 2010

Bortolon afirma que Costa e Silveira votaram contra parecer do TCE






Alunos participam de seminário sobre drogas e aids

O objetivo do encontro visa discutir políticas de saúde com foco na redução de danos






Ocorrências são reduzidas em 50% no período da Copa

EDITORIAL - PMDB não está em sintonia faz tempo

O PMDB é um dos partidos mais velho do país que com o passar do tempo não trocou de nome, como muitos. Mas sofre com o autoritarismo e falta de ideologia.
Isso ocorre em Brasília, em Santa Catarina e também na Içara. Uma prova disso é a votação a favor das contas do ex-prefeito Heitor Valvassori, que passaram no Legislativo com o voto do PMDB. Um partido que não tem comando fi-ca a mercê do individualismo, o que contraria o objetivo da sigla.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Tomadas medidas para mover ação contra emenda do legislativo

Processo legislativo requerido pela Administração Municipal à Câmara de Vereadores já foi entregue, segundo presidente da Câmara; e procurador do município moverá Adin contra a ação.

Procurador do município de Içara aguarda documento para encaminhar Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), contra aumento do salário do Legislativo içarense.
De acordo com o procurador, Walterney Réus, o documento solicitado, denominado processo legislativo, corresponde a uma série de procedimentos para formulação de uma lei. O que se faz necessário para o encaminhamento da ação pública.
No entanto, o presidente da Câmara de Vereadores, Acirton Costa (PMDB), afirma que a solicitação já foi atendida e que o documento foi entregue na última segunda-feira, 21.
O procurador rebate dizendo que o documento deve ter sido entregue à Secretaria de Aministração, motivo pelo qual não teria chegado em suas mãos.
Para Costa, não há irregularidades na aprovação do aumento, considerando a inflação. “Não vejo pro-blema algum. Se eles acham que está errado, que recorram à Justiça”, con-sidera o vereador.
Réus é enfático ao dizer que o aumento infringe a lei. “Está na lei que não pode haver emendas que caracterizem aumento de despesas”, afirma.
Em sessão realizada no último dia 14, foi promulgado o aumento do pagamento dos vereadores de 5,3% para 5,49%, um repasse correspondente a 0,19%, apesar da medida ter sido vetada pelo prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), antes de passar o cargo ao vice-prefeito José Zanolli (DEM).

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O projeto tem que vir do Executivo, então conversei com o Zé Zanolli, que afirmou não ter problema, fiz devido a reclamação dos aposentados e também daqueles que eram isentos”. Vereador Darlan Carpes (PP) sobre o projeto de lei que garante isenção do pagamento da taxa de resíduos sólidos àqueles que são isentos do IPTU, que Zanolli ficou de verificar junto ao Jurídico.

Se o Jurê Bortolon
e Antônio de Mello, ambos do PMDB, juntamente com Diego Vitorrassi (PDT), votaram aberto a favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado que pedia a rejeição das contas do ex-prefeito Heitor Valsassori (PP), então os dois vereadores da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, que votaram a favor do pepebistas foram Acirton Costa e Neuzi Berto Silveira. “As coisas tem que ser bem claras e transparentes para o povo saber quem votou contra e a favor do parecer de rejeição do TCE. Eu tinha o Acirton como candidato à prefeito pelo PMDB, agora quero saber em qual partido ele vai ser candidato”, alfineta Bortolon.
Provavelmente eles também votaram a favor do veto que derrubou o Projeto de Lei complementar que altera o atual Zona Mista Diversificada. Nesta queda de braço o grupo de Valvassori venceu o de Gentil da Luz.
Costa foi procurado e não deu retorno as diversas ligações para se posicionar sobre as críticas de Jurê.

Parece
que a administração da Câmara de Vereadores a vinte mãos, conforme Acirton Costa (PMDB) faz sempre questão de frisar, está sendo gerenciado por 14 mãos, provando que a unanimidade, na maioria das vezes é burra.

Os vereadores
desde o momento que são eleitos se transformam em homens públicos, mas lamentavelmente, alguns deles são difíceis de se encontrar.
Quando o celular não estão fora de área eles não dão retorno às ligações.

IF-SC
Instituto Federal de Santa Catarina, Pólo de Içara, realiza nesta sexta-feira, 25, às 20h, no Centro Comunitário do Jardim Elizabete, formatura de 107 alunos dos cursos de informática, soldagem, modelagem têxtil e costura industrial.

Dia 30 de junho
será realizada Audiência Pública para tratar sobre a gestão compartilhada entre Samae e Casan. Mais uma novela.

Gracioso Dagostim
está bem vivo, ao contrário do que foi noticiado pela assessoria de imprensa da deputada estadual Ada Faraco de Luca.

A Fundai
está concluindo laudo sobre a mortandade dos peixes nas Lagoas do Faxinal e dos Esteves, no distrito do Balneário Rincão Conforme o biólogo, Ricardo Garcia, o documento final está sendo redigido com previsão de divulgação do conteúdo para a próxima semana. Há cerca de cinco meses, aproximadamente três mil peixes apareceram mortos nas lagoas.
Até o momento os órgãos ambientais competentes não haviam descoberto a origem da mortandade.

GERAL - Audiência analisará impasse do antigo Lixão Poço Oito

Juiz determina data em que avaliará pedido de liminar em função de omissão na obtenção de licenças ambientais para recuperação da área e Administração Municipal foi citada no processo.

Audiência pública marcada para o dia 14 de setembro analisará impasse sobre recuperação do antigo Lixão do Poço Oito.
O juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingo, teria recebido o processo no dia 7 de junho, e optou por analisar os pedidos de liminar durante ou posterior a audiência.
Segundo o promotor de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Içara, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, o importante é a recuperação da área, desde que com a devida aprovação do órgão ambiental.
Na ação realizada no dia 20 de maio, o promotor requereu a liminar determinando que sejam apresentados os pedidos de licenças ambientais, e com a obtenção, seja autorizado o início imediato dos trabalhos de recuperação.
De acordo com o procurador do município, Walterney Réus, a Administração Municipal aguarda a audiência para realizar os pedidos de licença, entre outras providências.
“O interesse principal da prefeitura é recuperar o terreno, logo após será avaliada a possibilidade de implantação de indústrias e empresas”, respondeu Ré-us, ao ser questionado sobre os planos de uso do terreno do antigo lixão.
Em entrevista no último mês o procurador havia informado que reuniões seriam realizadas para buscar a solução do impasse, já que a área possui mais de um responsável. No entanto, até o momento nenhum encontro foi concretizado.
Após a desativação do depósito, um projeto de recuperação de áreas degradadas foi aprovado, mas a Administração Municipal alegou que a localidade havia sido valorizada e optaria por implantação de empresas no local. Para tal finalidade, seria necessária a elaboração de uma nova licença ambiental. Porém, não houve elaboração de nenhum projeto.
A recuperação é de responsabilidade da Santec.

POLÍCIA -Em período de jogos ocorrência diminuem até 56,5% na região

Definitivamente todos estão parando para ver os jogos da seleção brasilera, um reflexo é a diminuição de ocorrências policiais, que chegam até 56,5% durante os jogos da Seleção do Brasil

Os jogos da Seleção Brasileira realmente afetam a todos durante a Copa do Mundo, que é realizada na África do Sul.
De acordo com a Central de Emergências da Polícia Militar 190, os telefonemas nunca param, mas quando a Seleção Brasileira joga ele dá uma folga. Na primeira hora em que o time de Dunga esteve em campo, nos dois jogos já realizados o número de ligações caiu 56,5% na comparação com um dia normal.
De acordo com informações dos soldados da Polícia Militar de Içara, realmente o número de ocorrência tem sido bem menor, e os únicos casos atendidos são perturbação da ordem, devido às várias festas durantes os jogos, mas os informes sobre crimes não acontecem.
Com este balanço a Polícia Militar promete ter cuidados mais extremos durante o final das partidas, também já planeja uma minioperação caso a seleção brasileira seja campeã.
O Coronel do Batalhão Especial da Polícia Militar, Adilton Maciel, falou que estarão em ronda durante toda a noite pela cidade, não irão proíbir a comemoração do hexa, mais sim conter os exagerados que possam causar problemas aos demais.
Ao término das partidas o trabalho volta forte para os soldados do Corpo de Bombeiros, que atendem um número maior de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, já que o consumo de bebidas alcoólicas é sempre exagerado.
Os Bombeiros de Içara pedem muita atenção das pessoas que saem dos locais que estão transmitindo os jogos, principalmente, se consumiram álcool.
Já o comando da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) afirma que o movimento na Rodovia SC-444 fica mais intenso horas antes dos jogos e depois do término da partida é bem tranquilo.

VARIEDADES - Seminário municipal sobre drogas e aids

Foi realizado nesta terça-feira, pela Secretaria de Saúde, o 2º Seminário Municipal de Redução de Perdas e Danos da Aids/Drogas, visando discutir políticas de saúde com foco na redução de danos.

A Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (23) em comemoração a Semana de Luta Contra as Drogas, o segundo Seminário Municipal de Redução de Danos: AIDS/Drogas.
O evento aconteceu no salão de Festa da Igreja São Donato, Centro da cidade.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS do município, Samira Abdenur, o uso de drogas ainda é um dos maiores facilitadores para a infecção do vírus HAIV. “Içara tem aproximadamente 250 casos de infectados pelo HIV e o maior numero deles a-conteceu através das drogas o que acaba se tornando uma cadeia de transmissão. Com certeza o usuário de drogas se torna mais vulnerável”, explica.
O seminário teve como objetivo discutir políticas de saúde com foco na redução de danos, que segundo a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim, aborda um conjunto de estratégias individuais e coletivas que pretendem diminuir as conseqüências prejudiciais do consumo de álcool e outras drogas. “É possível diminuir o numero de casos através de um intenso trabalho de conscientização” declara a Gestora Municipal de Saúde.
Entre os temas discutidos está o aspecto biopsico-socio-cultural das drogas e do consumo; os efeitos e conseqüências causados pelo uso abusivo de drogas nos aspectos físicos, psíquico e social; modelos de abordagem e intervenção ao uso de drogas; uma nova perspectiva na atenção ao uso de drogas; e redução de danos: um desafio para políticas públicas sobre álcool e outras drogas existentes.
Participaram do encontro além de Gestores Municipais; representantes da Polícia Militar, SAMAE, e CDL e dos municípios de Lages, Urussanga, Treviso, Cocal do Sul, Criciúma e de Morro da Fumaça.
O prefeito em exercício de Içara, José Zanolli, salientou a importância do encontro. “Este trabalho é indispensável para vencermos o grande mal do século, que são as drogas, prevenindo e fazendo com que as pessoas se conscientizem e ajudem a disseminar esta idéia”, finalizou.

ESPORTES - Tigre empata em Chapecó e Brusque supera Joinville

Jogando na Arena Condá, Chapecoense e Criciúma não sairam do 0 a 0, enquanto Brusque aproveitou o fato de atuar em casa, com apoio da torcida, e venceu o campeão da primeira fase por 3 a 1.

Os termômetros acusavam uma das temperaturas mais baixas de Santa Catarina na Arena Condá, em Chapecó, nesta quarta-feira, mesmo assim Chapecoense e Criciúma fizeram um jogo equilibrado, cujo resultado não saiu do 0 a 0.
O empate sem gols no Oeste catarinense mantem aberta a decisão de quem vai para a final do Returno da Copa Santa Catarina contra o vencedor de Brusque x Joinville.
O resultado favoreceu o Tigre, que joga por outro empate na partida de volta no Estádio Heriberto Hülse, no próximo domingo, dia 27, às 16h, para se classificar a final do Returno da Copa Santa Catarina.
Já pelo lado da Chapecoense, o técnico Guilherme Macuglia, vai ter que armar a equipe para vencer o Criciúma, pois somente a vitória mantem as esperanças de conquistar o título.
O Joinville (JEC) não rendeu o esperado e perdeu o primeiro jogo da semifinal do returno. A segunda parte da decisão está marcada para sábado.
Jogando no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, o Tricolor do Norte foi derrotado pelo time casa por 3 a 1. O Brusque dominou sem dificuldades a maior parte da partida.
No primeiro tempo, fez 2 a 0. No segundo, confirmou a supremacia. Pereira, Pantico e Rafael Xavier marcaram para os donos da casa. Ricardinho, de falta, descontou para o JEC, que esboçou uma reação e criou mais duas boas chances nos minutos finais - em uma delas, a bola bateu na trave.
Joinville e Brusque voltam a se enfrentar no sábado, às 19h, na Arena Joinville, e o time da casa terá de vencer por pelo menos dois gols de diferença para garantir presença na decisão da fase.
O campeão terá direito a disputar a Série C de 2011.