O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

CAPA: Edição1.904 - Içara, 10 de julho de 2010

Gráfica atrasa entrega e postos ficam sem prontuários






Obrigatório apresentar título e documento com foto nas eleições







Rodada do Içarense é adiada devido final da Copa

EDITORIAL - Agora políticos surgem do nada

Até 3 de outubro os políticos, candidatos e cabos eleitorais, começam a invadir festas de de batizados, aniversários, de casamentos, jogos de futebol, de canastra, e tudo mais que tenha pessoas, em busca de votos. O tapinha nas costas vai rolar. Tem candidato que nunca entrou num bar, mas vai fazer esse esforço para agradar o eleitorado, que deve ficar atento em quem vai votar.
Depois da aprovação do Projeto Ficha Limpa muitos candidatos mostraram que são mais sujo que pau de galinheiro, expressão usada no Brasil. Não escolha a sigla, são todas iguais, e sim a idoniedade do candidato.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


O que é Dantonismo? (2)

Como é transmitido o daltonismo?
O daltonismo é transmitido hereditariamente, sendo uma característica ligada ao sexo. As mulheres são geralmente protegidas da aquisição deste distúrbio, isto é, podem ser portadoras, mas normalmente não sofrem da doença (só será daltônica se o seu pai o for e a mãe transportar o gene da anormalidade e o transmitir). Os homens afetados transmitem o gene a todas as suas filhas, mas a nenhum dos seus filhos. Há 50% de chance da mãe portadora passar o gene afetado a um filho ou filha.
Como saber se você é daltônico?
Existem três métodos para verificar o grau de daltonismo:- Anomaloscópio de Nagel. Nesse aparelho, o indivíduo que vai ser examinado vê um campo dividido em duas partes.Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma mistura de luzes monocromáticas vermelha e verde. Solicitando ao indivíduo sob exame que ele iguale os dois campos, ele pode alterar a razão entre a intensidade das luzes vermelha e verde, bem como reduzir ou aumentar a intensidade da luz amarela. Por intermédio desse exame, os seres humanos podem ter seu tipo de daltonismo classificado.
- Lãs de Holmgreen; Consiste em um feixe de lã em diversas cores, que devem ser separadas
- Lâminas Pseudoisocromáticas (ou teste de Ishihara); São quadros formados por pontos coloridos sobre as quais aparece um número desenhado em determinada cor. Por ser um método simples este é o mais difundido. Leia abaixo:
Pessoas com percepção normal observam a letra O, pessoas com deficiência na percepção das cores vermelho e verde, observam a letra Q, pessoas com ausência de percepção de cores não conseguem fazer a leitura das letras.
Como se pode tratar o daltonismo?
Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores. Atualmente, já existem lentes com filtro que auxiliam o portador de deficiência em relação a uma cor. Entretanto, o material é caro e precisa ser feito sob medida, conforme o "índice" de identificação de cada cor confundida.
Curiosidades:
1) Estima-se que 8% dos homens e 0,4% das mulheres sejam daltônicos. 2) Em casos bem raros, a deficiência pode aparecer apenas na adolescência ou idade adulta, pelo uso de certas drogas e de viagra.

POLITICA - Eleitores terão que apresentar título e documento com foto nas eleições

Conforme determina a Lei 12.034, o eleitor deverá apresentar à mesa de votação o título e documento com foto, já o prazo para retirar a segunda via do título é até 23 de setembro .

Conforme a Lei número 12.034, de 29 de setembro de 2009, as eleições que serão realizadas no dia 3 de outubro, terão novas regras para os eleitores.
No dia da votação, além da exibição do respectivo título de eleitor, será necessária a apresentação de um documento que possibilite a identificação de valor legal equivalente, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, habilitação com foto ou certificado de reservista. Entretanto, documentos como certidões de nascimento e casamento não serão aceitos.
Para aqueles que perderam ou tiveram o título de eleitor inutilizado, deverá comparecer até o Cartório Eleitoral, localizado na rua Vitória, das 13h às 18h até o dia 23 de setembro para retirar a segunda via.
Conforme o chefe de Cartório, Marcos Moraes, “para realizar o procedimento o eleitor deverá comparecer com documentos que o identifiquem, já que agora é obrigatório a a apresentação do título para a votação”, explica Moraes, reforçando que até o dia 23 somente serão retiradas as segundas vias e para aqueles que tiveram os títulos cancelados deverão comparecer ao cartório a partir da segunda quinzena de novembro para regularizarem a situação.
Para quem não puder se apreentar ao local de votação por estar fora do domicílio eleitoral, ele orienta que a pessoa “compareça à qualquer outra sessão, acompanhada dos documentos para realizar a justificativa”, explica, afirmando que se a justificativa for realizada após o período das eleições, o juiz só aceita em casos raros, como viagens aos exterior e motoristas, cujo itinerário seria prejudicado.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Precisamos fazer com que Içara se torne cada vez mais humana, e o papel da administração pública é garantir uma saúde de qualidade. Espaço físico adequado e equipamentos modernos vão melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Estamos cumprindo nosso papel””. Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) , no fim de maio, antes de sair de licença por 60 dias.

Secretaria de Saúde
convida as futuras mães de Içara a participarem do grupo de gestantes.
Os encontros são realizados a cada 15 dias, para orientar sobre os cuidados da gestação. Atualmente o grupo é composto por apenas seis mulheres e ontem, duas gestantes participaram do encontro com o ginecologista Lauro Nogueira. As mães deveriam ter consciência que essa preparação é importante para ela e para os bebês.

Rápidas
* Nesta quarta-feira, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, será a formatura de mais uma turma do Proerd de Içara, que conta com a coordenação do PM Hélio de Souza.
* Quem ocupa cargos públicos em Câmaras e Prefeituras que não são concursados começam a contar nos dedos os dias que vão ficar no cargo, pois 2012 está bem próximo.
* Vereadores da atual Legislatura tem que se empenhar mais e parar de se apegar em picuinhas, caso contrário não vão se reeleger em 2012. Os vereadores anteriores jhá ficaram no esquecimento.
* A deputada estadual Ada de Luca (PMDB), solicitou, através de indicação, a redução da alíquota do ICMS, de 17% para 8%, para os produtos de cerâmica vermelha, como tijolos e telhas.
* Mesmo tendo um grupo de políticos pendendo para o lado do PP, o PSDB definiu quinta-feira a coordenação de campanha. O prefeito de Imbituba, Beto Martins, devolveu a presidência para Leonel Pavan.
* Ideologia partidária é coisa do passado, hoje os partidos querem é ser dar bem na foto. O PP, que mamou oito anos na teta do PT está apoiando o Serra, que é do PSDB, partido adversário dos petistas.
* Em Santa Catarina, o PDT, que fez parte do governo da tríplice aliança (PMDB/PSDB/DEM) até junho, pulou de galho e coligou com o PP, que é de direita e apoiou a ditadura. Brizola deve estar p. da vida.
* O vereador Belini Meurer e a senadora Ideli Salvatti confirmaram a licença da senadora, de 120 dias sem remuneração e a posse do 1º suplente ao Senado Federal para terça-feira, dia 13, em Brasília,
* Já no lugar de Raimundo Colombo (DEM) assume na próxima semana o peemedebista Casildo Maldaner, diretor do BRDE, e coloca o carro na rua para sair vitorioso nas eleições de 3 de outubro.
* Bruno, goleiro do Flamengo, e Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, instruídos pelo advogado, negaram-se a fazer exames de DNA, em Lagoinhas (MG). Eles são acusados da morte de Eliza Samudio.
* Em Criciúma, dois ladrões cairam no tapa após não se entenderem na repartição do roubo. A discussão era quem ficaria com o espeto e com a champagne e também duas garrafas de vinho.

Frase
“Em política nada é desprezível”. (Benjamin Disraeli - primeiro-ministro britânico - 1804-1881).

GERAL - Faltam diversos documentos de registros em unidades de saúde

Postos precisam fazer fotocópias de receituários, prontuários e cartões de consulta em função da ausência dos documentos, mas segundo gestora problema ocorreu por atraso da gráfica.

Denúncia aponta que receituários, prontuários e cartões de consulta estão em falta nas unidades de saúde de Içara. Os funcionários estariam realizando cópias para poder efetivar os registros.
De acordo com a Gestora de Saúde, Mira Dagostim, o problema ocorreu em função do atraso da gráfica responsável, devido a mudanças nos elementos gráficos dos documentos.
Segundo a gestora, a falta se deu por cerca de duas semanas, e a realização das fotocópias foi a alternativa aderida para que não faltassem os documentos. “Infelizmente tivemos este transtorno, mas medidas para solucionar a questão já estão sendo tomadas”, ressaltou.
Já no Posto Central de Saúde, os funcionários reclamam de não possuir um banheiro próprio. Os servidores teriam que esperar a sala onde são realizados exames de ultrassonografia e eletrocardiograma para utilizar os sanitários.
Mira afirma que a Policlínica Central possui estrutura arcaica, como em outras unidades. “Comecei a trabalhar no município em 1993 e até hoje a estrutura do Posto Central é a mesma. A população e a demanda aumentaram, por isso estamos indo a-trás de verbas para realização das obras”, enfatiza.
“Pedimos que os funcionários e a população se adaptem às estruturas disponíveis, pois estamos trabalhando para proporcionar maior qualidade dentro do possível”, acrescentou Mira. Conforme a gestora, a Secretaria está trabalhando para proporcionar maior qualidade aos usuários das unidades de saúde. Como nas unidades dos bairros Raichaski, Jussara e Boa Vista. Já nas localidades do Rincão Sul, Elizabete, Barra Velha e Primeiro de Maio, estão sendo providenciadas sedes próprias.
Nesta última semana, a gestora iniciou a compra de novos equipamentos para substituir os mais antigos nas unidades municipais e mobiliar a unidade do bairro Nossa Senhora de Fátima, a qual será inaugurada no fim deste mês.
O valor da aquisição é de R$ 300 mil.

POLÍCIA - Números de abusos contra crianças são alarmantes

O número de abusos contra crianças chega a 73 por dia no país, conselho tutelar da cidade explica sobre casos e de como agir em momentos como esses com pessoas conhecidas.

A cada dia, 73 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados pelo Disque 100, serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. De janeiro a junho deste ano, o órgão contabilizou 13 mil denúncias. Corresponde ao balanço das ocorrências relatadas por telefone ou e-mail.
A média diária dos primeiros seis meses de 2010 se aproxima da registrada ao longo de 2009, quando foram notificadas em torno de 82 denúncias/dia.
A Secretaria de Direitos Humanos destaca que uma única denúncia pode conter mais de um tipo de violência e mais de uma vítima. Em todo o ano de 2009, o número de casos relatados chegou a 29.756.
Para o registro, são considerados três tipos de violência: negligência; violência física e psicológica e violência sexual. Esta última é o tipo mais frequente e corresponde a 36% de todas as denúncias. Ataques físicos e psicológicos respondem por 35% dos registros e negligência (que inclui abandono ou maus cuidados), 29%.
Entre os tipos de violência sexual relatados ao Disque 100, o mais recorrente é o abuso sexual (65,12%), seguido de exploração sexual (33,90%), pornografia (0,62%) e tráfico de crianças e de adolescentes (0,35%). Nesses casos, as meninas são predominantemente o alvo. Elas correspondem a 80% das vítimas de exploração e pornografia, 77% das que sofrem com tráfico de crianças e adolescentes e 79% das a-tingidas pelo abuso sexual.
Na cidade de Içara os plantonistas do Conselho Tutelar atendem pelo telefone (48) 3432-7668 e (48) 9994-4550. A entidade, que completa 16 anos no dia 21 de julho e tem como principal ocorrência o a-bandono de incapaz e o abuso sexual, trabalha, juntamente, com a Polícia Civil, informa a coordenadora é Rainildes Luciano, acrescentando que os trabalhos estão sendo intensificados em alguns setores.
O único objetivo do Conselho é o de fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , atender, orientar e encaminhar os casos de competência. “Tem sido uma tarefa fácil, quando se tenta realmente realizá-la”, diz Rainildes.
O desrespeito ao Estatuto por parte de todos os segmentos da sociedade ainda vigora no país inteiro, assim como em Içara.
Dezenove anos de depois de ser criado, o ECA basicamente não saiu da teoria em Santa Catarina. É difícil fazer as pessoas entenderem a importância do estatuto. A criança precisa ser olhada como um ser em desenvolvimento.
É aconselhado que qualquer pessoa que saiba ou veja um menor passar por alguma situação constrangedora, que denuncie, informe o Conselho Tutelar ou ligue para o Disque 100, assim o caso é repassado automaticamente a entidade da cidade em questão.
O Disque 100 é um serviço que recebe, encaminha e monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes vindas de todos os estados brasileiros. Os relatos podem ser feitos por meio de ligação gratuita para o número 100, e do exterior, através do número telefônico pago 55 61 3212.8400. A partir de 2008, além das ligações, o serviço passou a dispor do endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br e receber retorno das denúncias por meio de uma área de monitoramento - monitoramento100@sedh.gov.br. Deve-se salientar que a maioria dos casos envolvendo abusos sexuais ou tentativas de estupros estão relacionados a familiares ou pessoas conhecidas das vítimas.

VARIEDADES - Tendência em decoração e iluminação chega à Içara

A loja Illus Designer, Iluminação e Decoração, de propriedade de Júlio Cesar Crecêncio, foi inaugurada há dois meses, devido à necessidade de encontrar itens diferenciados no ramo.

Abajur, pendentes, lustres, arandelas para serem utilizadas em banheiros, salas e corredores daas residências, com um toque de elegância e sofisticação.
Essa é a proposta da Illus Designer Iluminação e Decoração, a loja de artefatos para decoração, aberta há dois meses no Centro de Içara.
Conforme o proprietário, Júlio César Crescêncio, a ideia de abrir a loja, que conta com duas funcionárias, surgiu através da carência dos moradores da cidade. “A maior necessidade foi à respeito dos itens de decoração mesmo, pois quando falava em diversidade de produtos as pessoas precisavam buscar novidades em Criciúma ou até mesmo em Tubarão, ou em outra cidades”, emenda o proprietário.
A respeito da receptividade dos clientes, ele relata que pelo fato de a loja ser nova, ainda é vista como novidade pela comunidade em geral.
Já em questão dos itens de decoração, Crescêncio é o responsável pela escolha e aquisição dos objetos. “Os representantes são de várias partes do país, mas especialmente de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Entretanto, também há peças de Santa Catarina e de locais próximos”, ressalta ele, revelando ter apreço especial na linha infantil, que vem como diferencial os lustres em formato de bicicleta e temáticos, tanto para meninos quanto para meninas, com a coleção, entre elas, do Homem Aranha e da Barbie, assim como a linha de cristais que são importadas.
Para quem quiser mais informações sobre decoração ou conhecer a coleção de peças, a loja está situada na rua Vitória, sala 4, no Centro. O telefone é 3432-8805, e ainda há o site www.illusdesigner.com.br.

ESPORTES - Final do Mundial adia rodada do Içarense

A Liga Atlética Içarense LAI informou que devido ao final da Copa do Mundo, entre Holanda e Espanha, os jogos da quinta rodada do Municipal 2010 foram adiados para 18 de julho.

O Campeonato Içarense de 2010, que entraria, neste fim de semana, na quinta e penúltima rodada da primeira fase, teve as partidas adiadas, devido a decisão da Copa do Mundo entre Holanda x Espanha.
A medida tomada pela Liga Atlética Içarense (LAI) foi para evitar esvaziamento nos campos içarenses.
A rodada será disputa da no próximo domingo, dia 18 de julho, se não houver nenhum imprevisto.
Pela manhã, se enfrentarão Cristo Rei x Barra Velha. Já a tarde, os confrontos serão os seguintes: Presidente Vargas x Jaqueline, Barão x Esplanada, Vila Nova x Barracão, União da Praia x São José e União do Sul x Atlético Içarense.
A manutenção da invencibilidade de Vila Nova e Barão garantiram aos dois times a classificação antecipada às quartas de final do Campeonato Içarense. Junto deles está também o União da Praia, que tem nove pontos, um a menos do que os líderes. As outras vagas serão disputadas por cinco equipes.
Na categoria aspirante o único time classificado é o União do Sul, com nove pontos, seguido de São José, com oito. Jaqueline (2), Esplanada (1) e Barão (1) estão fora da fase seguinte.
A competição iniciou no fim de maio.