O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

COLUNISTA - Elza de Mello

Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (26)


O desfile de Sete de Setembro que marcou o cinquente-nário de emancipação político administrativo de Içara, foi planejado com muito esmero pela Secretaria de educa-ção, e também por entidades do Município. Mas o desfile que prometia novidades, foi adiado pela chuva que cas-tigou Içara e Santa Catarina durante toda a semana. E co-mo foi adiado o desfile, não houve como segurar muitas das pessoas convidadas a participarem do evento no Centro do município e também no Balneário Rincão.
A data do desfile chocou com a festa do padroeiro da Igreja Matriz São Miguel, de Vila nova, e as comunidades como Barracão e Sanga Funda se dividiram entre a missa e o desfile, esvaziando-se as presenças nos pelotões do desfile. Foi uma pena! Mas, mesmo assim, cada comuni-dade pode mostrar um pouco do fazer político pedagógico ao longo da vida sócio-educativa. Afinal, todas as pessoas passam por uma escola alfabetizadora, de preferência perto da residência, até tomar voo para outras institui-ções educacio-nais na região.
E assim, cada escola mostrou no seu release a sinopse de sua história.
Imbuída ao fa-zer da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Fernandes Silveira, pude me-ditar sobre a trajetória de vida naquela localidade. Ainda no início do Século 19, a escola funcionava pelos cuidados físicos e financeiros dos pais e moradores daquela comu-nidade içarense.
As famílias de Florentino e Joaquim Réus patrocinaram a escola para dar o conhecimento da leitura e da escrita aos familiares. Depois, a escola foi transferida para os cuidados de Luiz Pacheco, já como escola pública com re-gistro na Administração Municipal de Araranguá e com regência de Elias Francisco Pacagnan. Com a emancipação do município de Criciúma e a transferência do Professor Elias para Sanga da Toca, no município de Araranguá, houve a admissão da professora Joana da Rosa, a saudosa Dona Noca, até o incêndio da casa- escola, quando o ter-reno de Luiz Pacheco passou para Pedro Bortolatto.
Com o incêndio da escola, as crianças da época, filhos de José Fernandes Silveira tiveram de terminar o não le-tivo em outras localidades. Outros, devido a distância de outras escolas, deixaram de estudar. Então, no ano se-guinte, José Fernandes Silveira procurou a Administração Municipal de Criciúma e doou o terreno para a construção da escola. Ele tomou também a responsabilidade de hos-pedar a professora designada, uma jovem professora, Mística Giassi. Seguiu-se as irmãs Terezinha e Dorilda Mattos, entre outras que ajudaram a construir a história daquela unidade de ensino.
Depois houve a adesão de familiares de José Fernandes Silveira na educação: as filhas Elza e Onésia; a nora Elza e as netas Marilzete, Geovanea e Márcia Beatriz que é, a-tualmente, a diretora daquela unidade escolar. São gera-ções seguidas de educadoras e também gerações de edu-candos que tomaram os lugares na sociedade içarense, ou em espaços nacionais e internacionais.
O desfile de Sete de Setembro, aos cinqüenta anos da e-mancipação de Içara trouxe a presença de vereador Joaci Domingos Pereira, do Prefeito Municipal Gentil Dory da Luz, da professora e ex-secretária de educação Ione da Luz Fernandes, da diretora Márcia Beatriz Fernandes como uma mostra da atuação no espaço municipal. Porém, como educadora, eu relembrei num relance a importância da história da escola que nasceu em registros oficiais em 01/03/1943 nº 0000378, código do IBGE 42.703.010.700.705, na localidade de Sanga Funda.
Aquém dos trilhos do trem, há toda uma história há contar com inesgotáveis assuntos e inúmera biografias de educadores e educandos que fizeram, fazem e farão novas histórias a cada dia com a sua participação pelo progresso de Nossa Terra e de Nossa Gente.
Até a próxima edição com mais novidades.

COLUNISTA - Edna BENEDET

Mulheres
Negras



Em alguns artigos desta coluna, escrevi sobre a dis-criminação da mulher em nossa sociedade, mais não poderia jamais deixar de escrever, sobre as mulheres negras, pois para elas, o preconceito e a discriminação social são mais gritantes.
O nosso País que se favoreceu tanto com o trabalho escravo, colocou a margem da história e da sociedade o negro, que após a abolição da escravatura, passou a viver na miséria, sem trabalho e sem possibilidade de sobrevivência em condições dignas.
Ser mulher e ser negra significa ser alvo de um duplo preconceito, o de gê-nero e de raça.
Ao longo da his-tória, esse duplo preconceito, justifi-ca o lugar mais des-valorizado e com pior remuneração que as mulheres negras ocupam no mundo do traba-lho, sendo que a média nacional em salários mínimos, as mulheres brancas ficam com 3,6 a as negras com apenas 1,7.
No que se refere a escolaridade, pesquisas revelam que entre as mulheres negras com 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo é duas vezes maior que entre as brancas, no que tange ao trabalho doméstico infantil, 75% das trabalhadoras são meninas negras.
As mulheres negras com baixa escolarização com-põem um enorme número de empregadas domésticas ou funções assemelhadas. As mulheres negras com formação até segundo grau têm uma trajetória profissi-onal no mercado de trabalho, bem diferenciada das mulheres brancas com a mesma formação.
Assim, se analisarmos os números tanto no mercado de trabalho, educação, saúde, violência doméstica, ou qualquer outro, vamos concluir que os reflexos da escravi-dão, do preconceito e da discriminação ainda são compo-nentes na marginalização social que as mulheres negras são submetidas. A mulher negra precisa ser valorizada e respeitada em nossa sociedade, com condições dignas de trabalho, com salário justo. Ser valorizada e respeitada, principalmente pelas suas qualidades como ser humano e pelas suas capacidades intelectuais.

Capa: Edição 2.190 - 14 de setembro / 2011

Maso Nyetto/JI
Geral: Plano de Carreira dos servidores do Samae em pauta
Desde a criação do Samae o assunto vem sendo discutido e agora está próximo de ser aprovado pelo Executivo.
Arquivo/JI
Içara está de luto com a morte de Gilmar Custódio
Dedicado ao trabalho o contabilista sempre buscou exercer a atividade com muita ética e profissionalismo.

Calebe Borges/JI
Esportes: Basquete de Içara perde os dois jogos para Joinville


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge: Sapinho assume Sindserpi de olho em 2012...



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Editorial: Içara chora a morte de Gilmar Custódio

A notícia da morte do contabilista Gilmar Celoy Custódio na manhã desta terça-feira, 13 de setembro de 2011, aos 44 anos, deixou os içarenses tristes.
Uma pessoa sem maldade, mesmo com o coração doente estava sempre com os abraços abertos para acolher os outros. Um profissional exemplar que vai ser lembrado pela ética e profissionalismo, mas que alguns e outros tentaram jogar o nome dele no lixo, e neste momento devem estar se remoendo de remorsos pelas calunias feitas. Gilmar virou um anjo, que daqui pra frente vai ficar de olhovivo no Balneário Rincão, o município que ajudou a se emancipar.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista - Maso NYETTO

Agora é esperar pelos nossos presidentes que devem voltar em breve aos seus cargos. Teremos novidades por esses dias”. Paulo Preis Neto, presidente do Samae, se referindo a Darlan Bitencourt Carpes, da Câmara de Vereadores, e Pedro Gabriel, da Cooperaliança, afastados dos cargos pelo Ministério Público de Içara.

Há 18 anos
o Jornal Içarense tem como contador a dupla Gilmar Celoy Custódio e Eraldo Santos Teixeira, da Gilcec Contabilidade. Praticamente iniciamos as atividades juntos, em 1993.
E a notícia da morte do contabilista Gilmar Celoy Custódio na manhã desta terça-feira, 13 de setembro de 2011, aos 44 anos, me deixou bastante triste.
Gilmar estava internado há mais de 30 dias no Hospital São João Batista, em Criciúma, tratando de problemas pulmonares graves.
Uma pessoa sem maldade, mesmo com o coração doente estava sempre com os abraços abertos para acolher os outros. Um profissional exemplar que vai ser lembrado pela ética e profissionalismo, mas que alguns e outros tentaram jogar o nome dele no lixo (foi contador da campanha de Gentil da Luz em 2008) e neste momento devem estar se remoendo de remorsos pelas calúnias feitas. Gilmar virou um anjo, que daqui pra frente vai ficar de olhovivo no Balneário Rincão, o município que ajudou a se emancipar.
A dor de perder um ente querido é muito grande e uma sensação entranha toma conta do seu corpo, e é assim que a família de Gilmar deve estar se sentido.
O sofrimento dele, somente os familiares e os colegas de trabalho acompanharam. Mas, é importante ressaltar a sua competência e o seu profissionalismo, e não somente porque morreu, estou dizendo isso, e sim porque o conhecia de longas datas. Por diversas vezes foi escolhido como Destaque Içarense.
Gilmar virou um anjo, que daqui pra frente vai ficar de olhovivo no Balneário Rincão, o município que ajudou a se emancipar.

PP de Içara (1)
diga-se comissão provisória, marcou para 11 de outubro a eleição do Diretório. O objetivo é buscar o consenso.

Gentil da Luz
confirmou que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), virá em Içara, no dia 6 de outubro.

Presidente da Câmara de Vereadores
André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho, comentou na sessão de segunda-feira de que o Legislativo pode começar a trancar pautas, prática realizada na gestão de Acirton Costa (PMDB), como forma de pressionar o Executivo, que não está atendendo aos pedidos dos vereadores. "A cidade está caótica. Não há máquinas para arrumar as estradas", reclamou o tucano.

Frase
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela - Ex-presidente da África do Sul e Nobel da Paz)
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Projeto sobre contratação de parentes é rejeitado na Câmara

A rejeição de um projeto de lei que prevê mais rigor na contratação de parentes por pessoas do Executivo e do Legislativo incomodou o autor da proposta, vereador Osmar Manoel dos Santos.
Bruna Borges/JI
O Projeto de Lei PL/059/11, de autoria do vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), o Marzinho, que intensifica o rigor nas contratações e nomeações de parentes e afins pelo Executivo e Legislativo foi rejeitado por quatro votos contra dois, na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 12.
A votação da proposta já tinha sido adiada duas vezes e, nesta segunda-feira, quando entrou para primeira votação, não foi aprovada pela maioria.
Os vereadores Diego Vittorassi (PDT), Darlan Carpes (PP), Itamar da Silva (PP) e Dilnei Darcy Lima (PMDB) foram contra. Apenas o autor do projeto, Marzinho, e o vereador democrata Neuzi Berto Silveira (DEM) foram a favor.
Os vereadores Jurê Carlos Bortolon (PMDB), Acirton Costa (PMDB) e Joacir Domingos Pereira (PP), não compareceram à sessão por questões pessoais.
A proibição de contratação e nomeação de parentes e afins do prefeito, vice-prefeito, secretários, procurador-geral, presidente da Câmara Municipal, vice-presidente da Câmara e vereadores, diretores de autarquias, fundações e empresas públicas, já existe pela Lei 2.574, de 25 de março de 2008, de Içara, aprovada pelo ex-prefeito Heitor Valvassori.
A proposta de Marzinho é reforçar a lei, intensificando o rigor nas contratações.
Com o acréscimo sugerido pelo progressista, ficam também impedidos de contratar parentes: subsecretários, diretores de sociedades de economia mista da Administração Indireta, bem como diretores e conselheiros da organização social contratada para quaisquer serviços relativos aos contratos de gestão que trata a lei. Ainda determina a abertura de sindicância caso a lei seja descumprida.

Justificativas

O vereador Itamar da Silva (PP) explicou durante a sessão o motivo de não ter votado a favor do projeto.
“Já existe lei para isso a nível federal, basta se adequar”, justificou Silva.
Procurados para também explicar o motivo da desaprovação, Carpes, Vittorassi e Lima deram, praticamente, o mesmo argumento, destacando alguns pontos de vista diferentes.
“Já existe lei para isso e ela tem que ser cumprida. Não pode cada vez que um vereador tem uma ‘bronquinha’, ficar fazendo emenda à lei. Assim a lei acaba ficando do tamanho de uma bíblia. O que ele pode fazer é pegar a legislação estadual e federal e fazer uma adequação, como fiz com a lei do tabagismo”, ressaltou Carpes.
Já para Vittorassi, o projeto é inviável. “Conversei com o procurador do município e ele explicou que o estatuto da Fundação Assistencial de Içara (FAI), por exemplo, determina que ela seja conduzida pela primeira-dama. Então, o estatuto teria de ser alterado. Além disso, caso um parente distante de pessoa envolvida no Legislativo ou Executivo venha a ocupar uma vaga nestes poderes, já ia complicar, mesmo que ambos não saibam que são parentes. Por estas questões é que fui contra”, disse Vittorassi.
Ainda de acordo com o pedetista, o procurador a-firmou que, caso fosse aprovado, o projeto seria vetado pelo prefeito, assim como pelo menos outras cinco propostas de Marzinho que estão sob análise das comissões na Câmara.
“O vereador está apresentando projetos de lei com vício de origem, ou seja, propostas que deveriam vir do Executivo e não do Legislativo. Desta forma, vamos ter que votar contra”, lamentou Vittorassi.
Lima também baseou a reprovação afirmando que “já existe lei”. “Fui contra por que o projeto não tem fundamento. Tivemos uma conversa sobre isso e vimos que não há necessidade de fazer emenda à lei municipal”, observou o peemedebista. Marzinho prometeu durante a sessão que vai apresentar o projeto novamente no próximo ano.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Prefeito entrega Plano de Carreira a servidores do Samae na sexta

O Sindserpi está negociando desde a implantação do Samae em 2006 e implantação do Plano de Carreira dos 27 funcionários efetivos; na sexta-feira será entregue o plano para aprovação.
(Foto Maso Nyetto)
O tão aguardado Plano de Carreira dos servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara está próximo de ser aprovado.
Os últimos entraves sobre a legalidade da migração de regime celetista para estatutário, fato que adiou o envio do projeto para o Legislativo no ano passado, foram esclarecidos em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), na terça-feira, dia 6.
“Nós conversamos com o consultor do TCE e tivemos a garantia legal de que a migração entre os dois regimes pode ser feita porque o município já possui plano para os estatutários, e essa era a nossa principal dúvida”, explicou o presidente interino do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), Rodrigues Mendes, o Sapinho. Ainda segundo o presidente, a assembleia que aconteceria no sindicato nesta segunda-feira, dia 12, entre os servidores, para aprovação do plano não ocorreu por que a Administração Municipal entrou em contato informando que a proposta formatada será entre-gue em ato oficial na próxima sexta-feira, dia 16, às 19h, no Restaurante Nono Tillo, no bairro Segunda Linha.
“Depois que o plano for entregue pela Administração Municipal, vamos repassá-lo ao setor jurídico do sindicato, que vai avaliar se está tudo correto. Em reunião com os funcionários, vamos aprovar o documento e encaminhá-lo para ser protocolado na Câmara Municipal”, disse Sapinho.
Segundo o presidente, todos os vereadores estão cientes da importância da aprovação do Plano de Carreira para os servidores do Samae e, um ato será realizado entre sindicato e o prefeito Gentil da Luz para homologação do projeto.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Homicídios no Estado têm queda no primeiro semestre

Em relação ao mesmo período de 2010 houve uma queda de crimes neste primeiro semestre segundo informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública do Cidadão de Santa Catarina.
(Foto Maso Nyetto)
O número de assassinatos em Santa Catarina caiu 2,81% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2010. É o que mostra documento elaborado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP e entregue em agosto ao secretário da Segurança Pública, César Grubba.
Foram 462 homicídios dolosos registrados em 2010 contra 449 atendidos este ano. A taxa por grupo de 100 mil habitantes é de 7,18%, abaixo, portanto, do que sugere a ONU para designar uma epidemia de assassinatos.
O documento, traz ainda um perfil do autor e vítima, o índice de resolução dos crimes e as dez cidades com maior incidência deste tipo de delito.
De acordo com o documento, os autores de crime são, de forma exponencial, do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, e com antecedentes criminais. Já, as vítimas apresentam perfil semelhante – homens, com idade entre 18 e 24 anos e com antecedentes. Ainda segundo o relatório, o crime de homicídio em Santa Catarina é cometido, expressivamente, por arma de fogo, tendo como motivação a desavença e o tráfico de drogas e acontecem, em sua maioria, em via pública e de forma secundária na residência da vítima.
Os homicídios acontecem principalmente nos finais de semana.
Para os pesquisadores, a maior incidência de homicídios nesses dias se explica pelo consumo de drogas e álcool, que funcionam como desencadeadores de comportamentos violentos, bem como a presença das vítimas em casa.
Os assassinatos acontecem com mais relevância no período compreendido entre 18h e meia-noite. Os 73,11% dos crimes são praticados por uma única pessoa, e 26,89% envolvendo dois ou mais autores.
O índice de resolutividade é alto. 58,8% dos homicídios tiveram autoria identificada em Santa Catarina.
Dentre os casos apurados, têm-se a seguinte forma de apuração:
- Investigação policial – 76,14%- Apresentação espontânea – 10,98¨%
- Flagrante no ato do crime – 9,47%
- Flagrante após o crime – 3,41%
De um universo de 293 municípios, em 92 cidades foram registrados homicídios e em 2010 não há registro deste crime. No primeiro semestre de 2011, em apenas 9 municípios ocorreram homicídios todos os meses: Araquari, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José, Grande Florianópolis.
Abaixo as 10 cidades com os maiores números de homicídios.
1o) Florianópolis: 52
2o) Joinville: 33
3o) Itajaí: 28
4o) São José: 26
5o) Chapecó: 25
6o) Palhoça: 20
7o) Camboriú: 18
8o) Blumenau: 18
9o) Criciúma: 13
10o) Tubarão: 10
Em contrapartida, cidades como Lages, Balneário Camboriú e Navegantes registraram queda no número de assassinatos.
Para o secretário César Grubba, a estatística de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse Grubba ao analisar o documento.
Pelo ocorrências registradas nas Polícias Militar e Civil a maior incidência de crimes (Assaltos, homicídios e furtos) em Içara são devido o tráfico de drogas que atinge adolescentes e jovens içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Amigos prestam homenagem a Gilmar Celoy Custódio

Os içarenses perderam nesta terça-feira, dia 13, o contabilista Gilmar Celoy Custódio; que estava internado no Hospital São João Batista, em Criciúma, com problemas pulmonares.
(Foto Arquivo JI)
Uma triste notícia abateu a comunidade içarense, família e amigos do contabilista Gilmar Celoy Custódio, que faleceu na manhã desta terça-feira, dia 13, devido a problemas pulmonares e cardíacos.
Custódio era natural do Balneário Rincão e irmão do subprefeito do Distrito, Jairo Celoy Custódio.
Formado há 19 anos em Ciências Contábeis, pela Universidade do Extremo Sul de Catarinense (Unesc), Custódio administrava, desde 11 de novembro de 1992, a Gilcec Contabilidade e Assessoria, na qual era sócio com o também contabilista Eraldo Santos Teixeira. A empresa está localizada na rua Henrique Lage, nº 37, Centro de Içara.
Pensando na expansão dos serviços a Gilcec abriu uma filial, em 2002, no Balneário Rincão.
“O Gilmar sempre foi amigo, companheiro e irmão, uma pessoa exemplar e competente, que fazia o trabalho com muito amor e profissionalismo, sempre voltado para a ética e a moral. A sua lembrança vai ficar sempre marcada nas pessoas que o conheceram e conviveram com ele, principalmente a Família Gilcec. Aprendi muito com o Gilmar e, talvez, por isso é que a nossa sociedade sempre deu certo e comentávamos que somente seria desfeita por vontade de Deus, e foi o que ocorreu nesta terça-feira, dia 13 de setembro de 2011. Mas, ele continua meu sócio para sempre, dentro do meu coração. Até um dia meu amigo, você foi um exemplo de vida para todos nós”, declarou o sócio contabilista Eraldo Teixeira.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esporte: Basquete sofre duas derrotas

No final de semana, o basquete içarense enfrentou as equipes de Joinville pelo Campeonato Estadual Infanto-Juvenil Masculino, no Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges, no bairro Primeiro de Maio.
Os resultados não foram favoráveis a equipe de Içara. No sábado, foi derrotada pela JBA, e no domingo, a derrota foi para AABJ, atual campeã do estado.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.