O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Polícia: Ladrões aproveitam final da baixa temporada nas praias para agir

Os últimos finais de semana antes do início da temporada de verão têm sido movimentados nas praias de Içara. Contudo, não no bom sentido da palavra. Como o período de casas vazias está acabando, os oportunistas aproveitam para levar o que podem antes que as praias comecem a lotar.
No Balneário Barra Velha, por exemplo, mais uma casa foi arrombada e teve vários objetos furtados neste domingo. Quem chamou a polícia foi a própria proprietária, que, ao chegar ao local, notou a falta dos pertences. Ela informou à polícia que desconfiava de um casal vizinho, o que foi confirmado depois que roupas de cama da vítima foram encontradas na casa do casal.
O homem, A.N.M., de 31 anos e a acompanhante de 16 anos, C.O.S., foram encaminhados à Delegacia de Içara, mas irão responder o caso em liberdade, já que não foram presos em flagrante.
Assalto a mão armada
No Balneário Rincão, o crime já foi mais atrevido. No sábado, um homem armado entrou em uma construção, onde trabalhavam alguns operários e anunciou um assalto. Depois de alguns minutos de gritaria, acabou levando uma moto CG 150 amarela.
Como no caso anterior, quem chamou a polícia também foi a vítima. No domingo, a motocicleta foi encontrada totalmente desmontada também no balneário.
Um suspeito, menor de idade, foi encaminhado para a Delegacia de Içara e o caso ainda segue em andamento. Segundo informações da Polícia Civil (PC), ainda não há nada comprovado.
Com a chegada da temporada de verão, crimes como estes tendem a diminuir.
Conforme o policial civil Pedro Ferreira, que atua no Balneário Rincão, os furtos decrescem 70% no verão. "Os ladrões se aproveitam mais enquanto as casas ainda estão vazias", explica.

Geral: Içara sofre, mas pouco, com pior tragédia climática da história de SC

Enquanto o Norte do estado agoniza com as cheias, a situação em Içara está controlada, apesar das chuvas dos últimos meses. Ou seja, não registrou óbitos, nem maiores problemas de isolamento de comunidades.
Ainda assim, as chuvas não dão trégua. A comunidade de Mirassol, no Balneário Rincão é a que mais sofre com as cheias. "Essa rua sempre fica em um péssimo estado quando chove, não dando condições para atravessar nem de carro", reclama a dona de casa Sônia da Silva, moradora da Rua 58.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, uma casa do bairro Pedreiras quase foi tomada pela água. "Nós fomos até o local e tivemos que chamar a sub-prefeitura do Rincão, que, com uma retroescavadeira, acabou resolvendo o problema", contam.
Em Criciúma, a situação é ainda pior, sendo que a Defesa Civil, a Secretaria de Obras e o Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão para atendimento da população.
Conforme Sargento Silveira, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, uma borracharia teve que ser isolada no bairro Nossa Senhora da Salete por conta das paredes que estão cedendo. Ontem, por volta das 21h30min, no bairro Vera Cruz, um deslizamento de terra destruiu parcialmente uma casa, obrigando a família a deixar o local, mas ninguém ficou ferido.
Em toda Santa Catarina, até o fechamento da edição, já chegavam a 59 o número de mortos pelas fortes chuvas que castigam o estado.
A barreira que bloqueia a BR-101 nos dois sentidos no Morro dos Cavalos, em Palhoça, ao sul da capital, levará pelo menos uma semana para ser removida.

Edição 1.516: Política: Luiz Henrique busca ajuda para situação de emergência no estado

A situação das constantes chuvas deixa Santa Catarina em situação de emergência, obrigando autoridades a buscar recursos e auxílio.
O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), esteve reunido na manhã de domingo, dia 23, no Departamento Estadual de Defesa Civil, com as equipes de coordenação. O objetivo foi a atuação aos desastres provocados pela chuva forte que assola Santa Catarina. Também, domingo, o governador conversou por telefone com o presidente Lula daSilva, para reforçar o pedido de auxílio à região de Blumenau, principalmente com helicópteros nas áreas isoladas da cidade.
Durante a reunião no Departamento Estadual de Defesa Civil, Luiz Henrique pediu apoio dos governadores do Rio Grande do Sul, Ieda Crusius, e do Paraná, Roberto Requião, junto à Defesa Civil catarinense. O Rio Grandedo Sul já colocou a disposição de Santa Catarina um depósito com colchões, cobertores e travesseiros, que já foram transportados.
Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícias, entre outras instituições de emergência de Santa Catarina e de apoio, como é o caso das Secretarias de Estado, estão mobilizadas, atuando sob acoordenação da Defesa Civil.
No estado já são 14.411 desabrigados e 27.623 desalojados, totalizando 42.034 pessoas atingidas, sendo que muitas pessoas ainda estão sendo removidas, principalmente na região do Vale do Itajaí. A recomendação do governador é que a população que não foi afetada, evite sair das residências, pois há muitos pontos de rodovias estaduais e federais afetados. "Faço um apelo para que aspessoas não se desloquem e, se estiverem em trânsito, que observem as várias situações do trajeto". O governador anunciou que assim que as águas baixarem ele viaja a Bra-sília para expor o levantamento de danos e prejuízos.