O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

CAPA: Edição1.867 - Içara, 20 de maio de 2010

Costa empossa nova diretora administrativa do HSD





Samae não assina convênio e Içarense não será realizado









Servidores rejeitam proposta e ficam em estado de greve

EDITORIAL - Diretora tem que fazer a diferença

Segundo ditado antigo, depois da tempestade vem a bonança, e desta forma deve ser o trabalho da nova diretora do Hospital São Donato, que deve fazer a diferença, com o objetivo de mudar a imagem da instituição, que está com a imagem arranhada junto a sociedade, devido as denúncias de fraude no SUS e dívidas do Grêmio.
E a primeira iniciativa é acabar com os vicios antigos e priorizar a transparência.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (46)

Tomo, hoje, o exemplo de Franklin Cascaes, um conhecedor da cultura popular catarinense, argumentando que conhecer é a primeira razão para amar o povo e a sua história de vida. Sabemos que o nosso primeiro conhecimento nos é fornecido pela família. E por esta razão nossos antepassados tinham o cuidado de saber a família da moça ou do rapaz que se casaria com um de seus familiares. As atitudes em família eram base para se ter a pessoa por benquista ou não. Isto fazia parte do conhecimento do indivíduo. Se o berço, nobre ou pobre, marcava para algumas das etnias, outras o berço determinava valores fundamentais para a base da formação de um lar. E é sempre de um lar que saem governantes, pastores e ativistas sociais.
É preciso ter olhares mais atentos para a escolha de um cargo eletivo. A idéia de que sendo do partido tal basta para merecer o voto já está comprovada que não é uma prática legal. Uma cidade precisa ser governada por pessoas sensatas, sadias emocionalmente e de mente larga e aberta para o desenvolvimento e os avanços vertiginosos que se faz nos dias atuais. Além de um futuro governante estar com uma comprovação de escolaridade a altura de seu cargo, ele precisa ter também uma formação política bem estruturada para não se deixar corromper pelos apelos do poder. Tal fundamentação é possível se conhecer pelas atitudes no decorrer até de uma campanha eletiva. E se o partido que lhe empresta a sigla não tiver poder de convencimento de mudanças de atitudes, não deve lhe dar guarida pa-ra não cair no descrédito junto aos filiados.
Ganhar uma eleição depois de tantos desgastes, de tantas lutas e ficar marginalizado, não é mérito nenhum para um partido. Afinal, aprendemos em nossa herança lusófona que a prefeitura é a casa do povo. Que acolhida tem o povo em uma casa que não o reconhece? Que força terá o povo que não recebe as benéfices do seu voto, dos seus impostos? Pessoas egocêntricas e infantis não possuem maturidade emocional para ser um governante. A história nos mostra centenas de pessoas que foram perversas e tiveram atitudes nocivas à sociedade do seu tempo. Basta pensar em Nero e o incêndio de Roma, Hitler e o desencadeamento da Segunda Guerra Mundial.
Para nós içarenses que temos um município ainda novo, é fácil lembrarmos de nossos governantes e avaliarmos os feitos de cada um. E na avaliação de um mandado está também implícita a atuação da Câmara Legislativa. Há vereadores que se tornaram história no seu contexto. Podemos citar a memória de Gervásio Teixeira Fernandes, que representou o Distrito de Içara em Criciúma e lá terminou os dias como funcionário público, independente do partido de militância. O que contou foi a honestidade, a austeridade. Jorge Elias de Luca que também representou Içara, quando Distrito, e deixou herança política nas mãos do filho e genros.Nobre é a sua história de atuação política. Vital Daniel Broca que foi um militante até o final da vida sem desvirtuar a sua trajetória de representante de um município em formação. Zefiro Giassi que preservou o o valor comunitário e hoje representa o município em sua expansão econômica. Pedro Dal Pont, um baluarte na formação emancipatória de Içara que saía do seu trabalho para legislar para o povo, independente de salário ou projeção social, entre outros que mesmo não estando aqui incluídos, não foram esquecidos da memória dos içarenses, pois merecem o nosso louvor, respeito e a nossa gratidão.
E finalmente, parodiando Paulo Freire, o educador brasileiro, devemos sonhar sonhos possíveis. O povo precisa ter utopias, o povo quer alçar vôos de idealizações, mas para isso é preciso haver realizações.
Sonhos que se sonham juntos precisam ser transformados em ações e representados em obras, em bens públicos. Esta é a finalidade de um governo, quer seja municipal, estadual ou federal. E sabemos que a segurança ainda está na Câmara Legislativa. Ela será a eterna Casa do Povo, assim como os vereadores serão os seus legais representantes. Afinal a voz de uma comunidade se faz ouvir na voz de um vereador quando ocupa a tribuna.
Até a próxima edição com mais um assunto.

POLITICA - TRE aprova as contas do comitê de 2008 do PMDB

Conforme a advogada do Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), a decisão dará novo fôlego ao processo de cassação, já que esta era a principal acusação no pedido de cassação do prefeito.

As contas do comite financeiro do PMDB de Içara, referentes à eleição de 2008, foram aprovadas de forma unânime durante a última sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ou seja, a aprovação das contas pode dissolver a acusação judicial, movida pela oposição, de que houve Caixa 2 durante a campanha do prefeito Gentil Dory da Luz, que visa a cassação, visto que o processo está sendo julgado em Brasília pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para Gentil, a absolvição é certa. “Tenho certeza da minha absolvição, não fiz nada de errado durante a campanha”, argumenta o prefeito.
Já a advogada de defesa, Katherine Schreiner, relata que a decisão foi surpreendente. “A decisão nos supreendeu, até porque na outra vez havia sido julgado de outra forma. Isso muda tudo, se está correto não tem porque ser cassado”, considera a advogada, emendando que o processo deverá perder a força.
Durante essa quinta-feira, Katherine viajará para Brasília, onde apresentará a decisão ao Ministério Público e ao relator, o ministro Arnaldo Verciani.
O advogado da Coligação Por Uma Içara Mais Forte, Gabriel de Souza, informou que ficou sabendo na tarde desta quarta-feira sobre a decisão, mas acredita que terá pouca influência no processo que está tramitando em Brasília. “Preciso ter cocnhecimento sobre o teor da decisão para depois me pronunciar”, finaliza o advogado da oposição.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Com essa nova contratação o hospital está no caminho certo. Aqui não tem politicagem, todos são iguais, a Cleide tem carta branca no hospital”.” Presidente do Hospital São Donato, Acirton Costa, na posse de Cleide Geremias, como diretora administrativa, nesta quarta-feira.

Carlo Lupi
ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é o convidado especial para a inauguração da reforma e ampliação do posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Içara,programada para hoje, às 10h, na Rua Padre Pedro Boleslau, nº 82, Centro.
Além do ministro, a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva de Luca Dias, também deve estar presente no evento, coordenado pela Admi-nistração Municipal de Içara.
O SINE de Içara atende em média 60 pessoas por dia e aproximadamente 130 vagas de emprego estão à disposição da população de Içara e região.

Hoje é Dia D
para o médico Lauro Nogueira, que vai expor aos vereadores a denúncia do suposto fraude na conta do SUS no Hospital São Donato, em Içara.
Também foram convidados a comparecerem o ex-presidente Valmir Dagostim e a ex-diretora Morgana Zock. Será que os dois vão? Só esperando pra ver.
Estarei lá para conferir de perto.

Segundo
as declarações de Gentil da Luz e de José Zanolli o convênio com a LAI não vai ser feito então o Campeonato Içarense deste ano não vai acontecer.
Agora, marcar a data do campeonato sem ter falado com Gentil e Zanolli e ter garantido o recurso, foi uma baita rateada da diretoria da Liga Atlética Içarense.
Dormiram de touca.

Moradores de Içara

que sofreram durante a semana com a falta de água por razão do rompimento de adutora da Casan, no bairro São Luiz, em Criciúma, já estão, na maioria, com o abastecimento de água normalizado, segundo o Sistema de Saneamento Municipal de Água e Esgoto.
“O problema ocorrido em Criciúma nos prejudicou, pois ficamos dois dias sem recebimento de água, mas a situação está sendo contornada”, explica o vice-prefeito de Içara e presidente do Samae, José Zanolli, acrescentando que a situação em alguns pontos mais altos normalizou no final da tarde de ontem.

A falta de sintonia

entre o Prefeito Gentil da Luz, os vereadores da bancada do PMDB e também da direção do partido é visível.
Gentil não tem tantos problemas em Içara, como tem dentro da sigla, que está sem rumo.
Os descontentes começaram a se manifestar. Os primeiros foram os peemedebistas do Balneário Rincão. E com certeza, outros vão fazer o mesmo e quero ver quem vai ser o bombeiro pra pagar o fogo.

Hoje
se for comparar a presidência do PMDB com o do PP, posso dizer que Arnaldo Lodetti Júnior é bem mais político que Adilton Tramontim.
Talvez por isso o PP seja mais profissional em suas ações e o PMDB amador.
Uma prova disso será dada nas eleições deste ano, nas urnas, com as votações dos candidatos ao governo estadual e também para deputados.
Posso me enganar, mas o rumo é esse.

GERAL - Sai Morgana Zock e assume Cleide Geremias

A enfermeira assumiu nesta quarta-feira o cargo de diretora administrativa do Hospital São Donato; enquanto a Polícia Federal. continua investigando o caso de fraude na instituição.

A direção do Hospital São Donato empossou, nesta quinta-feira, Cleide Geremias, como a nova diretora administrativa.
O vereador e diretor da instituição, Acirton Costa, disse que a decisão pela contratação foi demorada, e que o histórico da nova diretora foi definitivo para escolha. “Ela tem conhecimento e experiência na área da saúde, além de trabalhar com auditoria e contas. Com essa nova contratação o hospital está no caminho certo. Aqui não tem politicagem, todos são iguais, a Cleide tem carta branca no hospital”, disse.
A enfermeira já atuou como secretária de Saúde de Urussanga, Coordenadora Estadual Regional de Saúde da Região Carbonífera, diretora de enfermagem do Hospital São José, de Criciúma, e leciona nos cursos de enfermagem e Nutrição da Unisul. Cleide assume o lugar de Morgana Zock, que pediu afastamento.
“É um desafio pela situação em que o hospital está, estou bem motivada e acho que vamos fazer um bom trabalho”, enalteceu Cleide Geremias.
Com relação as investigações sobre possíveis fraudes no hospital, o delegado da Polícia Federal de Criciúma, Rafael Broietti, responsável pelo caso, disse que já foram ouvidos funcionários da administração e servidores do instituição. E acrescentou que até o momento todas as pessoas intimadas compareceram para prestar esclarecimentos. A Polícia Federal aguarda o resultado da auditoria do Ministério da Saúde, para prosseguir com a investigação. O delegado prevê que a auditoria seja concluída entre 15 e 20 dias.
A Câmara de Vereadores de Içara convidou o médico Lauro Nogueira, o ex- presidente Valmir Dagostim e a ex-diretora Morgana Zock para dar esclarecimentos sobre o suposto fraude no SUS, nesta quinta-feira, 17h.

POLÍCIA - Cerco contra caça-níqueis aumenta no município

As Polícias Civil e Militar de Içara planejam alteração na lei municipal, juntamente com os órgãos públicos do município, para coibir de vez a prática de jogos de azar na cidade.

No início deste mês, foi publicada sentença que condenou J.L.S.A., à pena de 5 meses de prisão, por exploração de jogo de azar (caça-níqueis), em seu estabelecimento comercial.
A pena foi substituída por multa, e cabe recurso da decisão.
O acusado foi flagrado na prática ilegal em setembro de 2008, e denunciado pelo Ministério Público em abril de 2009.
Segundo consta da sentença, (Analisados os autos, verifica-se que a conduta do acusado foi voluntária, consciente e dirigida a uma finalidade, qual seja, estabelecer jogos de azar no interior do estabelecimento comercial).
Em abril deste ano, Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público também resultou em determinação judicial contra a prática ilegal. Em agosto de 2009, o representante do Ministério Público da 2ª Promotoria, juntamente com o Delegado de Polícia compareceu em sessão da Câmara de Vereadores pedindo alterações na lei municipal para ajudar no combate aos jogos de azar, mas até agora, nada foi feito.
Os delegados da Polícia Civil, Rafael Iasco e Fernando De Faveri, e o Tenente Coronel da Polícia Militar, Adilto Maciel, pretendem em conjunto produzir uma operação com apoio dos órgãos públicos da cidade, pois o maior objetivo e coibir a prática ilegal.
Sobre o assunto Maciel afirmou o seguinte: “Se tivermos o apoio necessário, podemos coibir com esta prática, em meses, o projeto a ser feito juntamente com Polícia Civil, irá facilitar muito o trabalho dos soldados nas ruas”, explicou o oficial.
E acrescentou: “Outro ponto a ser revisto deveriam ser as leis, acho que algo mais rigoroso, deixariam os donos de estabelecimentos comercias mais intimidados, mas nosso papel é apenas cumprir o que já está pré-estabelecido, por isso iremos continuar com as blitz nos pontos com mais reincidência. O que queremos são estabelecimentos dentro das leis nacionais”, finalizou.

VERIEDADES - Sindicato dos trabalhadores domésticos atua há 3 anos

Organização que atua há três anos, esclarece os direitos da classe, além de encaminhar os profissionais ao mercado de trabalho a próxima luta será conquistar o FGTS para os servidores.

Os profissionais que atuam em serviços de limpeza, cozinha, ou como motoristas, jardineiro, babás, comemoraram em todo o pais, em 27 de abril, o Dia Nacional dos Trabalhadores Domésticos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Criciúma e região, Michael Goulart, considera que a classe tem evoluído nas conquistas pelos direitos, entre eles a obrigatoriedade do pagamento de pelo menos um salário mínino ao invés de um valor combinado.
Em Santa Catarina há para os trabalhadores da área um salário mínimo regional, estipulado em R$ 587, além do direito a férias de 30 dias, 13° salário e também aviso prévio.
O índice de trabalhadores da categoria sem carteira assinada no ano passado na região foi de 45%, sendo que em 2007 o número era de 70%. Uma pro-va de que os trabalhadores domésticos estão mais conscientes dos direitos.
A próxima batalha do sindicato é tentar garantir a obrigatoriedade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, conse-quentemente, o seguro desemprego, que é pago em até cinco parcelas a pessoa que for demitida do emprego com carteira assinada.
O presidente acrescenta que poucos trabalhadores sabem da existência do sindicato e de seus direitos, e que geralmente os empregados recorrem a entidade somente na tentativa de solucionar problemas corriqueiros. Dos quais os mais frequentes seriam: empregadores que não registram seus servidores, desrespeito ao pagamento do salário regional e do INSS. “A gente precisa que os empregados tenham total conhecimento da real importância do sindicato”, disse Goulart.
O sindicato, que atua desde 2007 na região carbonífera, possuí 62 filiados. Entre os serviços prestados pela entidade está o agenciamento de empregados.
Qualquer trabalhador da região que estiver desempregado pode efetuar cadastro no sindicato, o qual fará encaminhará ao serviço quando houver demanda.
Os empregadores tam-bém podem recorrer ao sindicato para que seja recomendado um servidor.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos convida os demais serviçais a conhecerem a entidade, localizada na Rua Engenheiro Jorge Becker, nº 807, na Grande Próspera, em Criciúma.
Maiores informações no telefone (48) 3442-5393 begin_of_the_skype_highlighting              (48) 3442-5393      end_of_the_skype_highlighting.

ESPORTES - Por falta de apoio LAI poderá cancelar Campeonato Içarense

Presidente da Liga Atlética Içarense, Paulo César Crescêncio, confirmou, caso não haja patrocínio, a competição municipal não será realizada este ano, o que é lamentável para os torcedores.

A liga Atlética Içarense (LAI) não está medindo esforços para que ocorra a realização do Campeonato Içarense 2010, mas, no que parece, a possibilidade está cada mais longe e a competição poderá não acontecer, por falta de apoio.
Em uma reunião realizada na semana passada, entre organizadores e dirigentes dos clubes o campeonato, que deveria ter começado em 16 de maio, foi adiado para dia 30. Até lá, os presidentes dos clubes tentarão se reunir com o prefeito Gentil Dory da Luz, para buscar apoio financeiro, através de convênio do Samae com a LAI.
A esperança é que o impasse ocorra até o fim de semana, pois o prefeito deve retornar de Brasília nesta quinta-feira, quando o assunto deverá entrar em pauta.
Conforme o presidente da entidade, Paulo César Crescêncio, foi solicitado à Rio Deserto, de Criciúma, um apoio de R$ 23 mil, cujo valor seria para bancar toda a arbitragem, mas empresa fez uma contra-proposta de R$ 10 mil, que segundo Crescêncio, é impossível para realizar a competição.
“Irei aguardar uma resposta para a tarde desta quinta-feira, que virá do presidente da Samae, José Zanolli. Caso não haja nem uma resposta positiva o campeonato não será realizado este ano”, finaliza Crescêncio.
Gentil da Luz, direto de Brasília, afirmou que o pre-sidente da LAI não falou nenhuma vez esse ano sobre a competição, agora está em cima da hora e vai ser difícil fazer o convênio.“Adecisão é do Zé Zanolli, se achar que deve fazer o convênio a responsabilidade é dele”, comenta o Prefeito de Içara.
Zanolli concorda com o prefeito que não dá mais pra fazer o convênio e que o assunto teria que ser discutido com antecedência.
A competição contará com a inscrição de 12 equipes, sendo que o E.C. Praia não participará esse ano.