O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CAPA: Edição1.861 - Içara, 12 de maio de 2010

Mello será intimado por fazer críticas ao Procon





Projeto Quati distribui árvores frutíferas à alunos





Acidente na SC-444 provoca uma morte e deixa quatro feridos






Comissões de ex-funcionários devem cuidar do patrimônio

EDITORIAL -Enfermeiro um anjo de Deus

Como em qualquer profissão existe o bom e mau, e isso não é diferente com os enfermeiros, generalizando o assunto.Ser enfermeiro é uma dádiva e muitos destes profissionais de branco podem ser considerados de anjos pelo zelo que tem com o próximo.
O Hospital São Donato passa por um chek-up, está na UTI e vai sobreviver, mas graças aos bons profissionais, e os maus o tempo vai se encarregar de julgá-los.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (44)

É normal o povo falar em democracia, até porque ela é a palavra mais usada nos palanques eleitoreiros. Não há político que não explane os seus ideais recheados de democracia aos eleitores.
E quando um cidadão pensa em democracia, ele tem a suave ilusão de viver uma democracia plena em seu país. Mas, se a fala é o resultado do pensamento, é preciso muitas vezes rever os conceitos que temos sobre democracia. Afinal, existe muita falácia sobre assuntos que pensamos ser de fácil compreensão ao povo.
Tenho até um pouco de vergonha quando legisladores não entendem a sua importância para u-ma população. Mas tenho muito mais vergonha quando vejo cidadãos que ainda não sabem definir, ou entender o valor de um edil que está presente na multidão e que se faz voz do desfavorecido em uma tribuna da assembleia, seja ela municipal ou estadual. E se essa pessoa ocupa uma posição de mando em algum órgão público, isso me deixa até mesmo constrangida, pois a referida pessoa não atua em sua função, ou seja, apenas finge que faz algo, mas nada faz pelo consumidor e se acha o tal.
Pois bem, a democracia coroada não sobreviveu no Brasil para prolongar uma agonia antiga como a de Portugal, mas para conceder-lhe uma vida acima da outra, uma vida nova. O que deve ser posto em relevo na personalidade do primeiro imperador é a integral adequação ao espírito do tempo. O respeito verbal às convenções burguesas; seu sexo e sua espada empinados por debaixo da capa do amante furtivo de São Cristóvão, ou do comandante liberal do Porto, a fidelidade a filha rainha portuguesa, o entusiasmo pela liberdade e o gosto pelo despotismo, nada lhe faltou para ser o herói romântico do século.
Em seguida a substituição do segundo Pedro, um Bragança brasileiro que encarnou a grandeza, o espírito do tempo em que viveu. De menino louro a velho barbudo, nunca apareceu sorrindo em nenhum retrato. Mas era grande, muito grande em teimosia, era muito maior que o meio onde reinava. Fez grande esse meio, fez o Brasil, que era grande por fora, também grande por dentro. Pedro II fez um reinado mestiço-europeu. Os eleitos falando bonito no Senado, mas incompreensível para os eleitores, enquanto viscondes e marqueses tomavam café em Petrópolis, no Rio de Janeiro. No entanto o povo amava o Imperador.
Até a semana que vem com a continuação...

POLITICA - Funcionária do Procon registra BO contra vereador

Após as críticas do vereador Toninho de Mello (PMDB) contra a entidade, feitas na penúltima sessão,uma funcionária do órgão registrou um Boletim de Ocorrência contra o legislador.

Após as críticas realizadas pelo vereador Antônio de Mello, o Toninho (PM-DB), a respeito do Procon, em que ele citou na sessão da Câmara Municipal que “sai uma, entra outra desqualificada”, C.G.N., funcionária da entidade, sentindo-se lesada pelas colocações, registrou um Boletim de Ocorrência contra parlamentar içarense, alegando difamação. Ao ser questionada sobre o fato, ela declarou que “não gostaria de falar a respeito, já fez o que deveria ser feito”.
Para Toninho, houve um equívoco. “Não a conheço e nem sei quem é, mas ela tem que entender que enquanto vereadores, temos a prerrogativa de criticar a administração para melhorias. Acredito que ela deve tomar mais cuidado, pois está sujeita à críticas, para que o funcionamento do trabalho seja aprimorado”, argumenta o vereador.
O delegado Fernando de Fáveri, explica que a autora do BO ainda será ouvida, mas que a data ainda é incerta, pois dependerá da demanda do cartório, e que após esse procedimento, será instaurado o processo, ou arquivado.
Fáveri também acrescenta que os políticos tem a imunidade parlamentar. “Se foi no município, e se não houve abuso ou excesso pela parte do vereador, o processo poderá ser arquivado”, finaliza, visto que os políticos tem o direito de usarem a tribuna para criticarem algo, desde que não estejam com o intuito de ofender outras pessoas.
O coordenador Executivo do Procon de Içara é o bacharel em Direito Giovani Martins que afirmou ao Jornal Içarense não ter nada a ver e que não influenciou no registro do Boletim de Ocorrência.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Peço pra essa pessoa que fez o BO que viesse na Câmara para conversar com nós. Ela deve ter condições psicológicas de aceitar críticas”. Vereador Jurê Bortolon (PMDB), se referindo a funcionária do Procon, que registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Içara contra o colega de bancada, Antônio de Mello, que criticou o órgão.

Os vereadores de Içara
estarão reunidos nesta sexta-feira, dia 14, às 17h no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal, com o responsável pela vigilância sanitária municipal e proprietários de supermercados de Içara para falar quais são as normas técnicas e metodológicas que são utilizadas para avaliação na fiscalização de carnes e frios nos estabelecimentos.
Conforme o autor do requerimento vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, a maior dificuldade esta nos mercados pequenos, que precisam de um veterinário, mas encontram dificuldades com o custo do profissional. O vereador sugeriu que eles formem uma cooperativa e contratem um profissional para diminuir as despesas.
No dia 18 de maio, 35 donos de estabelecimentos deverão assinar um TAC (Termo de Ajuste Conduta) no salão de júri do Fórum de Içara. O objetivo do Ministério Público é que os supermercados notificados se ajustem às regras sanitárias, em benefício da própria atividade e dos consumidores em prazo razoável.

Nesta quarta-feira
às 16h15min liguei para Câmara de Vereadores para falar com o assessor da bancada do Democratas, Emerson de Jesus, e o mesmo não se encontrava. Tentei no celular e estava desligado.

Também
não estavam, no mesmo horário, os assessores das bancadas do PDT, PMDB, e PSDB. Somente trabalhava no local a assessora do PP.
A informação foi repassada pela telefonista.

É inédito
o fato de um pessoa registrar Boletim de Ocorrência contra um vereador por causa de críticas , como ocorreu por parte da funcionária do Procon de Içara.
O livre arbítrio deixa de existir e passa a ser uma ameaça para a democracia. Em 16 anos de jornalismo é a primeira vez que vejo umc aso desse.

A professora
Dorotéia Crispim, que foi presidente do PP Mulher do Balneário Rincão, se desfiliou do partido.
Está sendo assediada por outras siglas. Até o PMDB entrou na lista.

Rápidas
* Servidores de Criciúma alegam que Executivo tem folga no caixa para garantir aumento. E em Içara?
* Presidente Estadual do PT, a ex-deputada federal Luci Choinaski participou de um debate na Unesc.
* Projeto Ficha Limpa está causando dor de cabeça nos políticos velhacos, que não são poucos.
* Imagina o sofrimento do inspetor e senador Romeu Tuma ao ver o nome do filho ligado a máfia chinesa.
* Diretório do PSDB de Vila Nova se reunião nesta terça-feira na casa do vereador André Jucoski, Polakinho.

GERAL - Trabalhadores aguardam procedimento judicial

Em assembleia realizada entre ex-trabalhadores da Vectra e Sindicato dos Trabalhadores em Cerâmica foram formadas comissões remuneradas para cuidar da venda e segurança do patrinônio,

Em assembleia realizada na última quinta-feira, dia 6, com ex-funcionários da extinta Vectra Revestimentos Cerâmicos e Sindicato dos Trabalhadores em Cerâmica foram formadas duas comissões, que serão responsáveis pela venda e guarda do patrimônio da antiga empresa.
De acordo com o advogado dos servidores, Arlindo Rocha, os integrantes das comissões serão remunerados pelos próprios trabalhadores, e que há a possibilidade de não ser realizado o pagamento, caso a venda do patrimônio aconteça em breve.
Rocha negou as informações de que ex-funcionários seriam contratados com a remuneração de R$ 1 mil para atuarem como seguranças, e acrescentou que não podem realizar contra-tações, já que a empresa não lhes pertence.
A próxima ação do procedimento judicial é a liberação da carta de arrematação, similar a uma escritura de propriedade, que irá transferir a posse do patrimônio aos ex-funcionários.
Rocha disse que “os trabalhadores estão tranquilos e confiantes na justiça”. Uma nova assembleia foi agendada para o dia 8 de julho, na qual serão discutidos os procedimentos para a venda da empresa falida.
Após o decreto de falência da Vectra Revestimentos Cerâmicos em 2005, al-guns funcionários se uniram na formação da Cooperativa de Trabalhadores (Coopervectra) que mante-ve os trabalhos para uma empresa do setor.
No início do ano, o sindicato arrematou em leilão bens da antiga empresa, que seriam permutados por pagamento de parte da dívida trabalhista, estipulada em R$ 5,5 milhões. O número de ex-funcionários está estimado em 210.

POLÍCIA - Acidente na SC-444 deixa quatro feridos e um morto

Um grave acidente de trânsito foi registrado na Rodovia SC-444, em Içara, envolvendo dois carros, deixando quatro pessoas feridas e uma morta, provocando paralisação no trafégo.

Um grave acidente de trânsito foi registrado às 7h desta terça-feira, dia 11, na Rodovia SC-444, no bairro Presidente Vargas, em Içara, no Km 1.500, próximo ao trevo de acesso a Avenida Centenário. Dois veículos colidiram e bloquearam a passagem dos outros carros.
Envolveram-se no acidente o Palio placas MFY-9370, de Içara, conduzido por B.F., 44 anos, e o Versalles placas LWZ-7334, de Criciúma, dirigido por C.A.J., 27. O motorista do Palio, com suspeita de fratura foi encaminhado ao Hospital São José (HSJ), em Criciúma, juntamente com a caroneira I.V.F, 50. Já o outro caroneiro, M.C.F., 77, teve uma parada cardíaca e acabou falecendo a caminho do hospital.
O condutor do Santana e o caroneiro M.O., 22, foram levados a unidade hospitalar com fraturas e escoriações pelo corpo.
Todas as quatro pessoas envolvidas no acidente continuam internados no HSJ, de acordo com o laudo passado pela enfermeira chefe Clara Machado do Nascimento. “Todos receberam os atendimentos clínicos necessários e ficarão em observação até a alta médica”.
Uma saída de pista seguida de capotagem foi registrada, por volta das 8h de ontem, na Rodovia SC-445, entre Siderópolis e Treviso. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária de Cocal do Sul, apesar do susto, o acidente com o Gol placa MHI-4295 de Criciúma, conduzidos por A.P.T., 30, resultou em apenas danos materiais e um susto ao condutor que ficou suspenso sobre o guard rail.
Foi identificado como Antônio de Oliveira, 50, o homem que morreu domingo de madrugada após ser atropelado no Km 416 da BR-101, em Araranguá, por um caminhão com placas de Nova Prata (RS), conduzido por V.M., 38, que nada sofreu.

VARIEDADES - Alunos recebem mudas de árvores

O alunos da Escola Municipal Quintino Rizzieri, localizada no Jardim Elizabete, em parceria com o Projeto Quati, receberam mudas de 700 árvores frutíferas, para integrar família e escola.



Com o intuito de estimular a gentileza e conscientizar a comunidade sobre a preservação do Meio Ambiente, a Escola Municipal de Educação Fundamental Quintino Rizzieri, localizada no bairro Jardim Elizabete, em Içara, em parceria com o Projeto Quati, distribuíram mudas de árvores frutíferas para os alunos, estudantes do primeiro ao nono ano.
Um dos objetivos principais também era o de integrar as famílias, proporcionando assim que todos possam participar das ações de plantá-la, zelar e, consequentemente, utilizar-se dos benefícios.
A iniciativa também está veiculada ao projeto que foi adotado para o ano letivo de 2010, chamado “Gentileza gera Gentileza”, cuja implantação foi no primeiro dia de aula.
O projeto engloba outras ações, tais como ciclos de palestras na área jurídica e de saúde, além de atividades destinadas ao lazer e também estimulando a leitura na comunidade.
Conforme a diretora Jaqueline dos Santos, o projeto tem um eixo para o lado ambiental, e no total, foram distribuídas aproximadamente 700 mudas, de uma série variadas de frutas, entre elas a rara e nativa baquapari, araçá, goiaba, jabuticaba, gabiroba e laranja, tanto para os alunos, quanto para professores e funcionários. “Quando a distribuição foi realizada, não contamos para ninguém qual muda era de qual, para gerar uma surpresa e curiosidade em todos. Os professores e funcionários também receberam para o exemplo, assim como o despertar da consciência ecológica de todos, já que em nosso projeto, a cada três meses temos alguma ação desenvolvida relacionada ao meio ambiente”, conta a diretora.
Ela explicou que já realizaram atos relacionados à àgua e ao lixo. A definição para o próximo tema será no dia 30 de abril, quando haverá uma reunião entre a direção da escola e os demais professores.
Jaqueline finaliza, relatando a participação dos alunos, que já estão totalmente engajados na causa. “Eles adoraram, inclusive alguns deles estão pedindo mais mudas”.
Até o final do ano, as árvores serão monitoradas pela escola, que acompanhará os cuidados que cada aluno terá com elas.

ESPORTES - Criciúma terá quatro mudanças para hoje

Tigre entra em campo nesta quarta-feira diante do Metropolitano pela segunda rodada da Copa Santa Catarina e busca uma vitoria para mudar o resultado negativo da estreia contra o Brusque.



O Criciúma deve mudar para o jogo contra o Metropolitano. Em treino coletivo, no Centro de Treinamento do bairro Cristo Redentor o técnico Argel Fucks sacou do time o zagueiro/lateral Galego, o volante Henik, o meia Roni e o atacante Lucas Campos.
Entre as novidades, o recém chegado Júlio César. O volante, já treinou como titular, porém, ainda não tem condição legal de jogo junto a Federação Catarinense de Futebol (CBF).
O time titular contou com Agenor; Alexandre Bindé, Evaldo, Nino e Brida; Chicão, Júlio César, Guilherme e Mika; Marcos Denner e Fernando Gaúcho.
Durante o treinamento, houve três substituições. Brida deu lugar a Galego, Mika foi substituído por Roni e Fernando Gaúcho saiu para a entrada de Léo.
Ontem teve mais um treino com bola pela manhã. À tarde, a delegação viajou para Blumenau, onde vai enfrentar o Metropolitano, na noite de quarta-feira.
Após dispensar Zulú, o Criciúma confirmou através da direção de futebol a contratação de mais três reforços para a Copa SC e o Campeonato Brasileiro da Série C.
São eles, o zagueiro Cris, 30 anos, atleta com passagem pelo Palmeiras, o lateral direito Fábio Santana, 29 anos, que atuou com Argel no Campinense, da Paraíba, e o volante Júlio César , 29 anos, que inclusive já treinou com a equipe titular. O jogador vem do Noroeste, de Baurú.
O zagueiro Cris e o lateral Fábio devem chegar no final da semana.

DISTRITO - Desrespeito à norma de proximidade de barcos na costa prejudica pesca

Presidente da Colônia de Pesca Z-33 diz que norma não é respeitada, mas fiscalização está começando a trabalhar e os pescadores estão otimistas com temporada de pesca da tainha.

Desde o ano passado pescadores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, pleiteiam maior fiscalização das normas de distância dos barcos na costa. A portaria 171 do Ibama prevê que as embarcações de pesca respeitem o limite de 5 milhas da costa, mas o regulamento não tem sido aplicado no Litoral Sul de Santa Catarina.
De acordo com João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, já foi solicitado à Polícia Ambiental e ao Ibama que a norma fosse aplicada, e acrescentou que há pouco tempo os trabalhos de fiscalização começaram a serem realizados.
Segundo o presidente foi concedido pelo Ministério da Pesca uma lancha com todo o equipamento necessário, como GPS e radar, para auxiliar na fiscalização. Quando os barcos se aproximam da costa, afastam os peixes, prejudicando os pescadores artesanais.
A temporada de pesca da tainha iniciará no próximo dia 15, e Picollo considera que os pescadores da região estão com boas expectativas para a prática. “Estamos esperando uma boa pesca, mas dependemos de fatores como a temperatura e a aplicação das normas para termos uma boa safra”, disse o presidente.
Picollo antecipa o início da temporada e faz um convite aos pescadores: “Estamos aguardando os pescadores de chão e os pescadores artesanais para se unirem e realizarem uma pesca parceira”.
Adata para a pesca foi estabelecida pela nova Instrução Normativa do Ibama, pois ocasião permite que os cardumes iniciem a migração. A norma também restringe a pesca da tainha e diminuiu a quantidade de licenças para embarcações da frota industrial que utilizam redes de cerco.