O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Esportes: Coroa Bom de Bola inicia com 19 gols

A estréia do Coroa Bom de Bola 2008/2009, Taça Cooperaliança 45 anos, ocorrida no final de semana, foi de muitos gols.
O sol forte não afetou o pique dos atletas e muito menos espantou os torcedores que acompanharam as partidas da orla do Balneário Rincão.
A competição de veteranos que teve o maior índice de inscrições fechou o fim de semana com um total de nove jogos e 19 gols marcados, com índice de 1,7 gols por jogo.
No sábado, o Engeterra venceu o CPAI pelo placar de 4 x 0, a maior goleada da rodada. No outro jogo houve empate em 0 x 0 entre Dalbeli Confecções e B.R. Informatica.
A Coperminas não deu espaço para o Jubba e aplicou 2 x 0. Já Contabilidade Pierini venceu a Carbonífera Criciúma por 3 x 0. A equipe da Imbralit perdeu de 1 x 0 para a Master Mina Brasil. E pela última partida de sábado houve um empate em 2 x 2 entre Mathesch e Valsechi.
No domingo foi finalizada a primeira rodada do Coroa Bom de Bola com os seguintes resultados: Kripta Video 1 x 1 Vila São José, Flamengo 1 x 0 Sênior Caiçara e Mater Junac 0 x 2 Próspera.

Esportes: Segunda rodada mostra equilibrio no Campeonato Suíço da Zona Sul

A segunda rodada do Campeonato Suíço da Zo-na Sul Diurno, Taça Castelo Esportes, realizado nas areias do Balneário Rincão foi completada domingo. Três equipes mantêm 100% de aproveitamento: Construtora Locks, Irmãos Olivo e Prematec.
Até o momento foram realizadas 16 partidas, marcados 47 gols, dando uma média de 2,93 gols por jogo.
Confira os resultados de sábado: Construtora Locks 5 x 1 Oriente, Auto Posto Dagostim 3 x 2 Rainha Lavanderia, Itanorte Transporte 1x 0 Domus Telhas de Concreto, Prematec 4 x 0 Nostragamus e Multicópias 0 x 0 Inimigos da Bola.
Jogos de domingo: Nas-poline 2 x 2 MDS, Jorginho Lanches 0 x 2 Irmãos Olivo e Posto Dário 3 x 0 Netto Contabilidade.
A 3a rodada continua no próximo fim de semana com mais oito jogo.
Ontem a noite foram realizados dois jogos da disputa noturna: Posto Anel Viário 3 x 1 Multicópia e Creative 2x1 Milano.

Esportes: Praia e Vila Nova perdem na abertura do Praião 2008/2009

Com bom equilíbrio entre as equipes foi assim o inicio do Praião 2008/2009, 2a Taça Rádio Eldorado, no final de semana, nas areias do Balneário Rincão.
Foram realizadas seis partidas e marcados 12 gols.
A temperatura do ar se elevou mas o clima dentro de campo ficou dentro da competividade. Venceu a equipe que teve mais sorte ou organização dentro do campo de areia.
No sábado, dia da abertura da competição, os jogos foram abertos com a clássica disputa entre os times de Siderópolis. O Ajax venceu de virada o Trilho pelo placar de 2 x 1. Já o segundo jogo da tarde ficou por conta da vitória da Carbonífera Rio Deserto por 2 x 0 sobre o Esporte Clube Praia.
Dando seqüência na rodada, no domingo, o Palmeiras venceu o União da Praia por 2 x 0. Enquanto a Carbonífera Criciúma lutou e conseguiu sair do empate contra o Vila Nova vencendo a partida por 2x1.
Na parte da tarde, Comerciário e o Itaúna terminaram empatados em 0 x 0 . E finalizando os jogos da primeira rodada o Espaço Alternativo venceu o Alô Você por 2 x 0.
O próximo fim de semana tem continuidade da disputa em partida válida pela segunda rodada da competição regional com mais seis partidas, nas arenas do Balneário Rincão, em Içara.

Variedades: Lions Clube Içara promove um Natal Feliz a crianças carentes

"O mínimo que podemos fazer para agradecer tudo que nos foi dado durante o ano, é suprir a necessidade de pessoas que por um acaso do destino, não tiveram as mesmas condições que nós tivemos".
Foi assim que definiu a presidente do Lions Clube Içara Centro, Mara Rúbia Lima, quando esclareceu o motivo que levou a entidade em arrecadar mais de 90 brinquedos e entregar às crianças carentes. O sorriso e a expectativa dessas famílias, junto com os filhos, mostraram o quanto é importante e gratificante o empenho dessas atividades sociais.
A entrega aconteceu sábado na sede da Pastoral da Criança, no Centro do município. Os brinquedos foram doados pelos membros da equipe, chamados leões, e o valor mínimo para a compra destes era o de R$ 50,00. Cada componente da entidade doou em média quatro brinquedos
Segundo a presidente, havia duas bicicletas que fizeram parte do acervo e foram sorteadas entre as famílias carentes. O benefício foi dado somente aos cadastrados na Pastoral da Criança de Içara.

Polícia: Operação Veraneio já registra caso e embriaguez na volta da praia

A operação de verão das polícias militar e rodoviária mal começou e um içarense já foi detido por embriaguez no volante.
Ele havia saído do Balneário Rincão, por volta de 7h, quando acabou perseguido pela PRE por estar andando em ziguezague. Os patrulheiros disseram que o motorista dirigia um GM Astra, fazendo manobras arriscadas na SC-444.
Depois da perseguição, ele foi interceptado no Centro de Içara, perto de um posto de gasolina. O teste de bafômetro constatou embriagues de 0,82 miligramas de álcool por litro de sangue.
O motorista foi conduzido e autuado na Delegacia de Polícia de Içara.

Polícia: Corpo de mulher encontrado no Rincão aguarda identificação

O mistério do corpo de uma mulher encontrado no domingo no Balneário Rincão, em Içara, continua sem solução. Isso por que o cadáver ainda não foi identificado e, desde que o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma, não apareceu ninguém procurando pela mulher.
De acordo com a Polícia Militar, o cadáver estava boiando a 100 metros da Plataforma Entremares, na Zona Sul, e foi retirado da água por volta de 6h. É provável que a mulher tenha morrido durante a noite de sábado.
A mulher é branca, aparenta ter idade entre 35 e 40 anos, têm olhos escuros, cabelos compridos avermelhados, mede 1,62m, tem aproximadamente 60 quilos e possui uma cicatriz do lado direito da barriga.
Segundo a polícia, ela vestia calça jeans e blusa vermelha com estampas em branco. Não havia sinais de violência. "Ela morreu de asfixia por afogamento e qualquer causa violenta está descartada", informou o perito Almir Fernandes, do IML de Criciúma, onde o corpo aguarda identificação.
Conforme Fernandes, é provável que a moça tenha se afogado em alguma praia ao Sul do Rincão. "A maré de ontem estava no sentido Araranguá/Rincão", explica.
Até o fechamento da edição, ninguém havia procurado o IML para fazer a identificação do corpo.
O IML está à disposição para o reconhecimento e disponibiliza o telefone 9994 8173 para quaisquer informações que ajudem na identificação.

Geral: Horário estendido atrai consumidores

O último final de semana antes do Natal foi de movimento de Içara. Muitos não quiseram deixar as compras para a última hora e já garantiram o presente.
Com o horário diferenciado, o comércio atraiu milhares de consumidores. No sábado, as lojas ficaram abertas até às 21h, e no domingo, das 16h às 22h.
A procura maior é nas lojas de calçados, roupas e brinquedos.
Além de garantir os presentes, os consumidores ainda recebem vale-compras, no valor de 200 a 2 mil reais. O sorteio dos brindes será hoje, às 20h, na Praça da Igreja Matriz São Donato.
Nesta terça-feira, às lojas de Içara ainda estão com horário especial, abrindo até as 22h. Já amanhã (quarta-feira), véspera de Natal, se estende até às 17h.

Geral: Cooperaliança visa Selo de Qualidade ISO-9001 para 2009

Finalizar o ano, mostrar os trabalhos realizados e expor os objetivos para 2009 foi o objetivo do café com o presidente da Cooperaliança oferecido ontem à imprensa.
De acordo com a gerente financeira, Valdirene Cardoso, diversos cursos foram oferecidos aos funcionários durante o ano. Os treinamentos foram relacionados a distribuição de energia elétrica, técnicas de atendimento e resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, a Cooperaliança será contemplada, no segundo semestre de 2009, com o Selo de Qualidade ISO-9001.
A certificação de qualidade é uma exigência que a própria Aneel impôs às concessionárias de energia elétrica. E o reconhecimento só vem com muito trabalho. "Precisamos de dados e procedimentos", afirmou, sobre os cursos.
Entre os projetos apresentados durante o ano, a Blitz Verão Cooperaliança foi um dos principais citados. Ela foi o primeiro projeto colocado em prática no inicio de 2008 e também o será em 2009. "A Blitz é uma forma de levar informações da empresa, como telefones, horários de atendimento, dados sobre economia de energia, e funciona até mesmo como uma forma de saudar os veranistas e associados e consumidores que chegam no Balneário Rincão na alta temporada", explica a assessora de imprensa, Tais Pacheco.
Em 2008 foi comprado também, por R$ 250 mil, um terreno na margem da SC-444, onde será construída uma sub-estação.O dinheiro para a obra veio da redução na tarifa da classe empresarial, encerrando o desconto de uma porcentagem do consumo no lucro da empresa, que aumentou o montante para investimentos.
Projetos como o Cooperaliança na Praça, Natal Solidário e Meu Universo também foram apresentados durante o café com o presidente.

Edição 1.536: Política: PMDB se contradiz ao emitir processo contra um vereador eleito da oposição

A assessoria jurídica do PMDB entrou com um pedido de cassação do mandato do vereador reeleito Darlan Bitencourt Carpes (PP). O motivo do processo foi a rejeição das contas de campanha cartório Eleitoral.
Conforme consta nas informações repassadas pelo chefe interino eleitoral, Marco Aurélio Fevereiro, Carpes está na lista dos quatro vereadores eleitos que tiveram parecer pela desaprovação nas prestações de contas da campanha eleitoral de 2008. O motivo foi a não-emissão dos recibos de veículos usados na expedição. Causa esta, que também levou o candidato eleito, Jurê Bortolon (PMDB) à rejeição das contas.
E como toda população já está cansada de saber, Carpes não foi o único que teve a rejeição das contas. Os candidatos, Diego Vitorassi (PDT) e Neuzi Silveira (DEM) ambos pertencentes à coligação "Por Uma Içara Mais Humana", também foram irregulares perante a Justiça Eleitoral.
Ironia? Talvez falta de informações da parte da equipe do PMDB. E quem fez questão de ressaltar essa pos-sível confusão foi o presidente do Partido Progressista (PP), Arnaldo Lodetti Júnior. "Essa ação não passou de um equívoco, afinal eles estão se contradizendo, pois os três candidatos do mesmo partido tiveram as contas rejeitadas. Se a punição for para um, terá que ser para todos!"
O advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", Paulo Preiss Neto, afirmou que não tem conhecimento das ações, pois quem as encaminhou, foi o também advogado do partido, Rei-naldo José Silvano.
Silvano por sua vez confirmou a ação e mostrou tranqüilidade perante as contradições. "Eu fui contratado pelo partido do PMDB para avaliar as prestações de contas do candidato oposto e entrar com essa ação", explicou o advogado. Ao ser questionado sobre o possível equívoco, ele foi passivo e não mostrou preocupação. "Eu encaminhei esses processos e não tenho conhecimento dos outros candidatos. Se existe irregularidade da parte do outros candidatos, cabe ao partido oposto tomar as devidas providências", sugeriu Silvano.
Darlam Bitencourt Carpes, afirmou que está tranquilo e que os advogados resolverão a questão.
A redação do JI tentou contato com o advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Forte", Gabriel de Souza, mas ele se encontrava em Florianópolis.
Ação contra Marzinho
Outro processo que também foi encaminhado pelo PMDB junto a Justiça Eleitoral se refere ao candidato eleito Osmar Manoel dos Santos (o Marzinho). O motivo foi a suspeita de compra de votos, com aúdio e vídeo comprovando o fato.
O parecer contra os dois vereadores eleitos está previsto para fevereiro de 2009.

Esportes: Campeonato de bocha teve final decidida minuto à minuto

Na noite de desta sexta-feira, na Lanchonete Figueira (Cancha do Manéca), no bairro Cristo Rei, foi realizado a final do campeonato de bocha dos funcionários da Prefeitura de Içara, Taça que homenageia Hildebrando João.
A equipe "Os Maestros" conseguiu o título de campeã ao vencer "Charles Brown", por 2 x 1.
Quem ficou com o terceiro lugar foi a equipe "Com Nós Ninguém Pode", que ganhou o "Paço Municipal".
Os organizadores consideraram positiva o campeonato interno de bocha e já programam para o próximo ano dar continuidade na competição.
No final da disputa, jogadores e familiares festejados com um gostoso jantar.

Variedades: Associação das Mulheres do Mirassol distribui presentes à crianças carentes

O desejo de proporcionar um Natal inesquecível e singular às crianças carentes fez com que Albertina dos Santos, presidente da Associação das Mulheres Voluntárias do Bairro Mirassol, Zona Sul do Balneário Rincão, se impulsionasse na missão de buscar na sociedade pessoas solidárias e dispostas a ajudar o próximo.
A iniciativa deu certo. Tina (como é conhecida no bairro), há 19 anos faz o Natal de crianças do Rincão se tornar mais doce e alegre. Neste ano, os voluntários tiveram a ajuda da Cooperaliança, que se sensibilizou e doou uma quantia considerável de brinquedos e balas para auxiliar no projeto social. Os benefícios serão distribuídos amanhã, dia 21, quando o grupo partirá com um caminhão (também disponibilizado pela cooperativa), e das pessoas serão munidas com trajes de Papai Noel. A partida será em frente à associação, no Mirassol e percorrerá todos os pontos carentes do bairro. No dia 24, será a vez das crianças doentes. Os voluntários, numa maneira mais cuidadosa, visitarão esses enfermos, trazendo alegria e descontração.

Polícia: Incêndio em empresa especializada em resina leva duas horas para ser contido

Uma faísca do setor de solda da Petrofab Equipamentos Industriais foi o que causou um incêndio que durou mais duas horas na tarde de ontem no Bairro Aurora.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, a pequena porção de fogo, ao atingir um equipamento responsável em misturar resinas, aumentou a intensidade e acabou por incendiar cerca de 70 m2 do setor de revestimentos.
Apesar de aproximadamente 150 funcionários estarem trabalhando no local, ninguém saiu ferido. Foram utilizados cerca de 5 mil litros de água para conter as chamas.
O proprietário da empresa não quis dar declarações a imprensa. Além dos bombeiros içarenses, uma viatura de Criciúma também foi ao local, mas, ao chegarem, o fogo já estava controlado.

Polícia: Balneário Rincão recebe mais 35 PM’s vindos de cidades vizinhas

Depois do início da Operação Veraneio da Polícia Rodoviária Estadual de Içara na última quarta-feira, chegou a vez da Polícia Militar começar as operações de verão. Ontem, todas as atividades correspondentes a esse sentido já foram iniciadas.
De acordo com o Tenente Everson Luiz, o incremento de policiais no Balneário Rincão já foi realizado. "Nós recebemos 20 reforços vindo de oito municípios vizinhos e mais 15 de Criciúma", conta.
Quem está ajudando na o-peração são as cidades de Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha, Cocal do Sul, Urussanga, Treviso e Lauro Müller.
Os policiais trabalharão em turnos e manterão o posto da PM aberto 24 horas por dia. No final de semana e em eventos especiais é pedido mais reforço e esse número passa a ser ainda maior.
Além disso, o Grupo de Resposta Tática (GRT) estará diariamente no balneário, tentando evitar os constantes uso, tráfico e porte de entorpecentes. Haverá também barreiras nos dois acessos da praia para evitar a entrada dos mesmos.
Depois da perturbação do sossego, o furto em veículos é o crime mais cometido durante a temporada. "Os motoristas devem sempre retirar o aparelho de som e coisas valiosas do carro", aconselha.
Os delegados de Criciúma também farão revezamento na delegacia do Balneário Rincão. Até o dia 31 de janeiro, Jorge Koch fica como titular. Deverão passar por lá ainda André Milanese e Aírton Ferreira. "A cada dez dias vamos mudar a equipe da delegacia do Rincão, durante a temporada.", destaca Koch.

Geral: Procon de Içara recomenda sobre troca de produtos após época de Natal

Após o aumento das vendas, típico no período natalino, cresce o número de consumidores que buscam no Procon informações sobre a troca de produtos.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos comerciais são obrigados a efetuá-la somente se o produto apresentar algum defeito. "Caso contrário, fica a critério do fornecedor", afirma a coordenadora do órgão, Rosângela Vidal Teixeira.
Já nos casos de vício ou defeito dos produtos, a coordenadora afirma que é direito do consumidor à substituição do objeto ou o ressarcimento do valor pago pelo produto.
Se o problema for em aparelhos eletro-eletrônicos, o Código orienta que o produto seja levado à assistência técnica para, no prazo máximo de 30 dias, ser devolvido consertado. Caso isso não ocorra, é direito do consumidor optar pela substituição do produto ou a devolução total da quantia paga.

Geral: Obras complementares da BR-101 na localidade de Barracão foram adiadas

A forte chuva que atingiu Santa Catarina nas últimas semanas foi a desculpa dada pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para o não cumprimento do prazo de término das obras na localidade de Barracão, em Içara.
Contudo, um documento emitido e assinado em 12 de agosto pelo supervisor do órgão de Tubarão, Avani Aguiar de Sá, garantia que as obras iniciariam até, no máximo, 12 de outubro, quando as chuvas ainda não haviam atingido o estado.
Depois de a comunidade ter ameaçado trancar a BR-101para protestar no início desta semana, o presidente da Associação do bairro, Claudenir Fer-reira, com representantes da diretoria, se reuniram com o supervisor do Dnit, na última quarta-feira, e este prometeu o início das obras até o primeiro trimestre do próximo ano. "Espero que o Dnit cumpra o que está no papel, caso contrário, vamos tomar as providências cabíveis, se for preciso vamos fechar a BR", ameaça Ferreira.
A futura pavimentação asfáltica do anel de contorno, que passará pelo Centro Comunitário e irá até a alça viária da BR, foi uma troca feita pela comunidade no meio deste ano. "Eles tinham oferecido a passarela, mas ela seria construída perto do campo de futebol do Barracão e ia ficar fora de mão, então pedimos algo mais útil", explica o presidente da associação de moradores.

Política: Para emancipar o Distrito Balneário Rincão precisa de um novo plebiscito

Na edição do dia 18, segunda-feira, o Jornal Iça-rense publicou alguns dados equivocados em relação a emancipação do Distrito Balneário Rincão.
Conforme a assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a aprovação do Congresso foi em relação a uma lei que daria legalidade à emancipação dos distritos. "O que a Medida Provisória fez foi preencher uma lacuna, ou seja, um vazio na legislação, já que a Constituição exige para a criação, desmembramento e emacipação de municípios, que haja uma Lei Federal regulando a matéria. A Lei Federal não existia. Vários municípios foram criados e estavam ameaçados de terem a emancipação inviabilizada pela falta de uma lei complementar federal. A partir de agora, já existe a Lei Federal e os novos processos de emancipação poderão ser propostos e ratificados, os processos dos municípios já emancipados".
O não-sucesso do distrito na época do pleibiscito, foi a falta dessa lei. "Quem propõem a realização do plebiscito é a Assembléia Legislativa. Lá o processo inicia. Uma vez aprovado, vem para a o TRE (que apenas analisa se os requisitos da lei estão todos presentes e cumpridos) e marca e organiza a realização das votações. São consultadas às populações da área a ser desmembrada ( para formar um novo município) e a população do restante do município de Içara", explicou o assessor de imprensa do TRE, Elstor Clemente.
Agora deve começar tudo de novo, ou seja, forma-se uma Comissão de Emancipação, o processo vai para Assembléia, ela aprova, o TRE marca Plebiscito (a população é consultada)e assim, por diante", finalizou Clemente, esclarecendo o fato.

Edição 1.535: Política: Vereador Darlan Carpes é contra a emancipação do Balneário Rincão

Aos 43 anos, Darlam Bitencourt Carpes (PP) tem muita história para contar. A atuação na representação do Legislativo de Içara trouxe a ele experiência e caráter suficientes para atualmente ser um dos dois vereadores reeleitos na campanha eleitoral de 2008.
Carpes iniciou a trajetória política quando tinha 27 anos, nessa época filiado ao PFL. Aos 29, foi eleito pelo mesmo partido com 524 votos. Na eleição seguinte, o candidato filiou-se ao PMDB e com 643 votos perdeu a disputa nas urnas. Em 2004, ainda pelo PMDB, Darlan foi um dos vereadores eleitos com 1.181 votos. Atualmente ele conseguiu se reeleger, e com 1.125 votos volta a trabalhar pelo município na Câmara de Vereadores de Içara.
Depois de toda essa marcha eleitoral, Carpes prevê palavras que para ele definem um bom político. "Um bom representante tem que ter uma posi-ção e mantê-la até o fim, nem que isso vá contra os princípios do próprio partido", opinou o vereador eleito. Tal posição é refletida na opinião que o candidato eleito sempre manteve e que causa tanta polêmica na população. É que Darlan Carpes é contra a emancipação do Balneário Rincão e favorável a instalação da Mina 101.
Ele foi um dos vereadores que tiveram a foto estampada num out-door na época de campanha. O material alertava a população de que estes candidatos eram contra a voz do povo. "Essa ação não me prejudicou de nenhuma forma, pelo contrário, ela até me divulgou", ironizou Carpes. "Eu como representante legislativo vou estar constantemente cobrando do prefeito eleito quanto a não instalação dessa mina. Se ele prometeu, ele terá que manter a postura", lembrou ele, afirmando que a promessa não passou de uma "jogada política".
Ainda mantendo opiniões que julga ser correta, mas que contradizem com a vontade da população, o progressista se mostrou contra a emancipação do distrito, garantindo que lutará até o fim para que isso não aconteça. "Não é justo essa emancipação, porque todos nós queremos u-sufruir dos benefícios do balneário, já que é a nossa riqueza turística", salientou. "Estão gerando muita expectativa disso, as pessoas acham que a emancipação transformará o Rincão no eldorado, o que não é verdade", concluiu.