O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Edição 1.810:EDITORIAL - Trocar seis por meia dúzia

Com 14 meses de administração o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli então mantendo um time, que na opinião deles, está ganhando e não tem porque trocar.
Ao contrário da opinião deles, a oposição vem questionando desde o início do mandato que o time é fraco e precisa começar a fazer gols para que a goleada não seja maior ainda.
O time do prefeito, que tem 12 partidos coligados, tem 35 meses pra mostrar serviço.

CHARGE

COLUNISTA -Marion Silveira


A responsabilidade por acidente de trabalho

No contrato de trabalho devemos observar que a responsabilidade por acidentes é uma espécie de responsabilidade civil contratual.
Desta forma, o empregado e empregador, no caso contratantes, devem observar deveres implícitos do contrato, como o princípio da boa fé, realizando o primeiro todas as funções inerentes ao trabalho e cabendo ao segundo fornecer os meios para execução do contrato, o que vai muito além das ferramentas de trabalho, mas tudo o que implique em oportunizar um ambiente seguro e salutar para o trabalhador.
Mas quando ocorre um acidente de trabalho, e principalmente, quando deste acidente resultar lesões permanentes para o trabalhador, quem será responsabilizado?
Não é tão simples como pode parecer, uma vez que não se trata de culpa objetiva do empregador, assim, o ônus da prova é, em regra, da vítima, o que implica dizer que é o trabalhador que deve demonstrar que o acidente não ocorreu por sua culpa, mas sim por alguma atitude culposa do empregador.
Tal regra, contudo, não é absoluta, pois várias são as situações em que o empregador é quem deve comprovar que não teve culpa no acidente, como nos casos em que o trabalho é executado em ambientes insalubres ou perigosos, em que o empregador assume o risco do negócio e deve tomar medidas para diminuir os riscos de acidentes.
Diz o art. 157, incisos I a III da CLT que “Cabe às empresas I — cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II — instruir os empregados, por meio de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; III — adotar as medidas que se tornem exigíveis, em virtude das disposições deste capítulo, determinando as obras e reparos que, era qualquer local de trabalho, se façam necessárias”.
Assim, quando o empregado executa seu trabalho em condições inseguras, deverá o empregador comprovar que todas as obrigações legais foram tomadas quanto às normas de segurança e medicina do trabalho, pois do contrário sua culpa será presumida, assumindo a responsabilidade pelo acidente e o dever de indenizar o empregado pelos danos morais e materiais advindos do acidente de trabalho, que poderia ter sido evitado se essas normas fossem respeitadas.
Até a próxima semana.

POLITICA - Coligação “Por uma Içara mais humana” avalia Gentil

Presidentes dos partidos que apoiaram a candidatura a prefeito de Gentil Dory da Luz, avaliam o primeiro ano do mandato e opinam sobre a reforma que será feita no secretariado.

O secretariado de Içara, deverá passar por mudanças em breve. O prefeito do PMDB, Gentil Dory da Luz, eleito pela coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, juntamente com outros 11 partidos, irá passar por mais mudanças, após a reunião com o colegiado, que deverá ser feita até março deste 2010.
No ano passado, a Secretaria de Assistência Social trocou Silvia Vasconcellos por Adair Benjamin de Souza, o China. Já Cacilda Smielviski assumiu a Secretaria de Fazenda, no lugar de Micélia Luiz.
Entre as mudanças previstas, o encarregado de Obras Dilnei Darci Lima, o Liminha poderá assumir o cargo de secretário de obras, no lugar do subprefeito José Eloir do Nascimento, caso o ex-vereador Wagner Pizzetti não aceite o cargo. E Emerson de Jesus, o Mema, poderá assumir a Secretaria de Planejamento, já que Diego Vitorassi manifestou um suposto interesse de retornar à Câmara de Vereadores.
Mesmo sem nenhuma data definida, os presidentes dos partidos coligados fizeram um balanço sobre o primeiro ano da Administração “Por Uma Içara Mais Humana” e revelam o que esperam da reforma.
Para o presidente do Democratas, Renato Réus, houve uma reestruturação durante o primeiro ano, junto com fatores que prejudicaram, como as dívidas da outra gestão, queda na arrecadação e a crise mundial, e ressalta como ponto positivo a divulgação feita da cidade. Sobre o compromisso de campanha, afirma que além da presidência do Samae conferida ao vice-prefeito José Zanolli, há ainda outra pasta para ser assumida. “Gentil nos pediu um prazo, e estamos aguardando. Na reforma, ele tem que colocar as pessoas certas, que tenham conhecimento, e para o bem da população, deverá cobrar os resultados”, finaliza.
Já o presidente do PDT, Murialdo Gastaldon, disse que há fortes expectativas de que o prefeito cumpra com os compromissos da campanha. “Foi prometida uma secretaria, que foi ocupada por Diego Vitorassi, na secretaria de planejamento. A respeito das reformas, aconselho que ele monte a melhor e-quipe que puder”, enfatiza Gastaldon.
O presidente do PC do B, Claudinei Dêfani, faz avaliação positiva, salientando que as contas da prefeitura estão sendo mantidas em dia. “O maior problema consiste nas vias públicas, que estão tentando ser resolvidas, mas faltam verbas”, define Dêfani, explicando que o compromisso firmado entre Da Luz e o partido seria elegêlo e também a candidata a vereadora Edna Benedet. “Esperamos que ela assuma em breve e para a reforma, acho que ele deveria optar por técnicos que estejam capacitados para o cargo”, conclui o presidente.
Segundo o presidente do PT do B, Altair Francisco, não tem como avaliar a gestão, pois o mandato tem somente um ano. “A prefeitura estava bem danificada, pois o outro governo deixou muito a desejar e não fizeram nenhuma obra que marcou a população”, ressalta, afirmando que nenhuma pasta foi estipulada. “Não trabalhamos nesse sentido. Nós queríamos renovar o munícipio. Para a reforma, o prefeito deverá colocar pessoas competentes, sem querer beneficiar partidos”, defende Francisco.
Já na avaliação do presidente do PSL, João Batista Alves, a Administração está “de bom para ótima, pois vieram bastentes recursos para a cidade, conseguidos, mesmo com a ameaça do afastamento”, comemora Alves, citando que irá se reunir com o prefeito na semana que vem, mas que não houve a definição de nenhuma Secretaria.
Na opinião do presidente do PSDC, João Batista Maximiliano, ainda é cedo para avaliar. “O tempo irá dizer como será a maneira de governar”, resume, dizendo que nenhuma secretaria foi oferecida ao partido.
Para o presidente do PRB, Aldo Wagner Fernandes, a Administração ainda nem começou. “O prefeito só tem ganhado tempo. A equipe é muito boa, dinâmica, mas está faltando ação. Acho que deveria ser revelado para a população o que está realmente impedindo de realizar mais ações”, questiona. Também disse que, como o partido foi o terceiro a declarar o apoio a candidatura, foi prometido um cargo em alguma Secretaria, só que no entanto, nada ainda foi decidido. “Ele terá que cumprir o que prometeu”rebate.
O prefeito Gentil Dory da Luz, afirmou que ainda não há nenhuma data marcada para reuniões do Colegiado. “A única coisa que realmente foi decidida, foi o Comitê Gestor, com a indicação do Gilmar “Axé” Bonifácio. O resto é tudo especulação. O que eu digo para um partido coligado, repito a todos: se um não tem como assumir, o outro também não terá. Meu compromisso é não quebrar a prefeitura”, argumenta o prefeito.
Os presidentes do PRP e do PR, respectivamente, Elton Laurindo da Costa e Maria Aparecida Vieira, não foram encontrados. Já o presidente do PMDB, Adilton Tramontim, não quis responder as perguntas do Jornal Içarense.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Não devemos ter medo de pesquisas, pois a eleição é dia 3 de outubro. Quando fomos candidatos em Criciúma, em 1988, começamos com 8% nas pesquisas, e perdemos as eleições por que nos roubaram. Eduardo merece e deve ser nosso candidato, além de ter experiência, continuará com o projeto de Descentralização, que causou uma revolução em Santa Catarina. Seu plano de governo que leva o nome de ‘Gestão Aberta - Santa Catarina feita por todos nós’, esta sendo bem elaborado e será bem aceito pela população”. Frase do secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet (PMDB), em reunião em Araranguá, em favor da candidatura à governador de Eduardo Moreira

Uma novela
que parece não ter mais fim é o que envolve a Secretaria de Obras de Içara, que é um compromisso do Prefeito de Içara, Gentil da Luz, com o deputado Manoel Mota, ambos do PMDB.
O encarregado de Obras, Dilnei Darcy Lima, confirmou, que houve uma reunião na semana passada, entre ele, Gentil e Mota, depois que foi convidado para ser secretário. “Abri mão porque o Wagner foi coordenador da minha campanha e é indicação do Mota. Então ficou definido que ele seria o secretário”. Lima também comentou que espera que o partido reconheça que os 881 votos deles ajudou a eleger o prefeito e dê uma oportunidade para assumir a Câmara, pelo menos por 6 meses.
Da luz foi enfático ao afirmar que: “no momento certo vai se pronunciar sobre o assunto e que vai colocar a pessoa certa no lugar certo”.
Pizzetti, por sua vez, disse que não vai mais falar sobre o assunto a pedido do deputado federal Edinho Bez (PMDB), com quem Gentil também tem compromisso.

Rendeu
o comentário de que muitos políticos, entre eles, o deputado estadual, Joares Ponticelli (PP), ti-nham se prontificado de ajudar os demitidos da ex-Afasi.Volto a dizer, prometer é fácil, cumprir já é mais complicado.
E olha, que os políticos prometem, mas, poucos cumprem.

Prefeito
Gentil Dory da Luz acompanhando as notícias de Içara, através do Jornal Içarense, na manhã desta quinta-feira, na banca da Praça Matriz São Donato.
A foto foi enviada pela assessoria de imprensa da Administração Municipal de Içara

Nesta quarta-feira
grupo ligado ao deputado Dado Cheren (PSDB) se reuniu em Içara.

GERAL - Impasse no caso do Hospital São Donato está na justiça

Após a divulgação de que o Hospital São Donato íria a leilão, antes mesmo da notificação chegar até a diretoria, o assessor jurídico do Grupo Vida entrou com recursos para cancelamento do leilão.

Após 20 dias da notícia veiculada pela mídia antes mesmo da notificação chegar a diretoria do Hospital São Donato (HSD), em Içara, de que 1.000 metros quadrados do terreno seriam leiloados, referentes a uma dívida no valor de R$1.085.189,50, a administradora do estabelecimento, Morgana Zoch, afirma que as medidas cabíveis já foram tomadas.
“Recebemos a notificação e entramos com um recurso dentro do prazo estipulado”, afirmou.
De acordo com o advogado da assessoria jurídica do Grupo Vida, Juarez Ramos, que é oresponsável em solucionar o caso, estão aguardando que saia o resultado do recurso. “Temos um processo de isenção que também está tramitando em Brasília. Contudo, esse deverá demorar mais”, elucida, afirmando que deverão aguardar o resultado das duas decisões para decidirem o próximo passo.
“Conforme a decisão do juiz responsável, caberá mais um recurso. E iremos trabalhar com isso: esgotar todos os recursos, para evitar o pagamento da dívida em nome do hospital, até porque estamos no aguardo do processo de isenção”, defende o advogado.
O leilão está marcado para o dia 16 de abril, no Fórum de Içara.

POLÍCIA - Acidente envolvendo caminhão deixa trânsito na BR-101 em meia pista

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o trecho da BR-101, no Km 378, em Içara, em meia pista durante toda a manhã desta quinta-feira, e PRF teve que se redobrar para garantir a segurança.



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão teve um grande trabalho, na manhã desta quinta-feira com um acidente no Km 378 da BR-101, em Içara, o envolvendo o caminhão placas PPV-1418, de Passo Fundo (RS), conduzido por A.D.S., 52 anos, que fazia sentido Florianópolis/Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu próximo a Torrecid, em Vila Nova.
O motorista perdeu controle do caminhão, ao se aproximar de uma curva, deixando boa parte do caminhão sobre a pista, causando transtorno no trafego na BR-101.
Os danos foram apenas materiais.
A demora para remoção do caminhão obrigou a Polícia Rodoviária Federal a controlar o trânsito e liberar os veículos lentamente para evitar novo acidente.
De acordo com os policiais rodoviários a interdição causou um congestionamento na BR-101. Apesar de liberado, o trânsito ficou lento por algumas horas.
A PRF reforça para que os motoristas redobem a atenção nos trechos que ainda faltam ser duplicados na BR-101, pricipalmente na parte da noite, já que as mudanças no trajeto entre Osório (RS) a Palhoça (SC) são constantes.

VERIEDADES - Concorrentes ao Garota Verão agitaram o Centro

As 30 candidatas ao título se encontraram na Praça Matriz São Donato, onde foi divulgado o nome da quarta finalista, eleita pela melhor torcida: Karoline Junkes, de Balneário Guararema.



Na manhã de ontem, as 30 candidatas ao título de Garota Verão estiveram na Praça Matriz São Donato, para a gravação do programa especial dos 15 anos do concurso, que foi ao ar ontem, pelo canal TVCOM.
Além disso, foi revelado o nome da quarta candidata escolhida pela melhor torcida, que estará entre as 25 finalistas, juntamente com Bruna Esteves, da Lagoa dos Freitas, Bruna da Silva, do Balneário Esplanada e Ivandra Grassi, de Campos Novos. A quarta finalista é Karoline Junkes, representando o Balneário Guararema.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Içara, Gentil da Luz, que estava acompanhado da Garota Verão Rio Grande do Sul 2009, Julia-na Meuller, e pegou Karoline de surpresa. “Nossa, não tenho palavras, é muita felicidade, eu mal acredito”, festejou a escolhida.
Na ocasião, foi firmado o compromisso de que a vencedora de 2010 estará como jurada na grande final gaúcha, que acontecerá nos dias 5 a s7 de março, e também foi anunciada a próxima etapa eliminatória, que será através de vídeo conferência.
Durante o evento, Da Luz agradeceu a todos os profissionais presentes. “Estamos no rumo aos 50 anos e aproveitamos para também divulgar a cidade, que será citada 96 mil vezes até o final do concurso. Estamos querendo coloca-la na rota do turismo. Através desse projeto, será via-bilizado apoio para outros projetos de investimentos no munícipio”, afirma, completando que a autoestima dos munícipes também está aumentando. “Estou muito feliz com o que está acontecendo”, finalizou sobre o assunto.
Já a representante içarense Bruna Esteves, que disputa o título pela primeira vez e já está na final, declarou estar muito contente. “Estou mais calma que as outras meninas, já que elas estão passando pelo nervosismo de disputarem até chegar a final. Mas claro, que eu tenho que me preocupar com a final, pois meu desempenho será verificado lá’, confessa ela.
Hoje sairá as 20 classificadas para a final, juntamente com as quatro classificadas, que será sábado, dia 27, às 9h, Rincão, em Içara.

ESPORTES - Metropolitana x Kripta decidem Coroa Bom de Bola

A final da Taça Cooperaliança será neste sábado, às 17h, e a competição deverá levar um grande número de torcedores, pois a maioria dos eventos esportivos já encerraram as atividades.

Depois de uma extensa disputa será realizada neste sábado, às 17h, a final do Coroa Bom de Bola, Taça Cooperaliança, entre a Carbonífera Metropolitana x Kripta.
Por ter melhor campanha em toda a competição a Kripta joga pela vantagem do empate no tempo normal e na prorrogação.
A competição contou com a participação de 16 equipes, que disputaram 51 jogos, divididos entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Durante esse tempo os atletas balançaram as redes 152 vezes, média de quase 3 gols por partida.
A maior goleada da competição ocorreu na segunda rodada com a vitória do CPAI de 5 a 2 sobre a equipe do TR Telões.
A Kripta disputou 8 partidas, obtendo cinco vitórias e três empates, enquanto a Carbonífera Metropolitana, com a mesma quantidade de jogos, venceu quatro vezes e conquistou quatro empates.
Os organizadores do Coroa Bom de Bola esperam um grande público na decisão, sábado, dia 27, na orla do Balneário Rincão.