O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.029 - Içara, 21 de janeiro de 2011

PSDB abre mão de vice de Pedro Deonízio Gabriel
(Arquivo/Jornal Içarense)


Ouvidoria em funcionamento
(Daniela/Soares/Jornal Içarense)


Assaltantes levam R$ 800 de Posto Olívia
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Ouvidoria é criada e povo pode ligar

Sem necessidade de se identificar ou estar presen-te, o povo içarense pode direcionar a sua opinião ao Poder Público por inter-médio da Ouvidoria, lan-çada ontem, no gabinete do Prefeito Gentil Da Luz.
Dos 293 municípios de Santa Catarina, Içara é o segundo a contar com o sistema que possibilita um controle das informações recebidas e que serão re-passadas ao Centro de In-formática e Automação de Santa Catarina.
O povo deve participar, com sugestões e criticas, e o cabe ao Poder Público, responder a todos os ques-tionamentos.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Você tem o que é preciso?

Você tem o que é preciso? Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar.
Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhante.
Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é a-quela pessoa que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz visualizar a passagem pela linha final à frente do resto.
Tanto o vendedor melhor pago quanto a-quele que raramente re-aliza uma venda possuem os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou na-da possuem o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar.
A diferença está no que eles fazem com o que têm.
Você já possui a matéria-prima para o sucesso e a realização.
Você possui o necessário para atingir a gran-diosidade em tudo que você quiser.
Você tem dentro de si o potencial para conquistas extraordinárias na vida.
Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que você. Mas é você quem deve fazê-lo acontecer, e é quem tem que assumir o compromisso e fazer o que for necessário pa-ra atingir a grandiosi-dade de que é capaz.
Você tem o que é preciso para ser vecedor.
Faça acontecer.

Até a próxima semana com mais um assunto de auto-estima.

POLÍTICA - Cooperaliança: Tucanos abrem mão da vice-presidência

A informação de que o PSDB cederia a vaga de vice-presidente, já divulgada pelo candidato à presidência da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel (PP), foi confirmada pelos tucanos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Em troca de quatro cargos na diretoria e um na ge-rência da consessionária de energia de Içara, o PSDB abriu mão do espaço que tinha direito na chapa do candidato dos progressistas à reeleição, Pedro Deo-nízio Gabriel.
“Em reunião na noite desta quarta-feira, dia 19, decidimos apoiar Pedro Gabriel e deixar o cargo de vice-presidente livre para ele negociar com o PM-DB”, conta o presidente do PSDB de Içara, Paulo Ro-berto Brígido.
Segundo o tucano, não valeria a pena entrar na briga, pois as chances seriam mínimas. Além disso, a formação da chapa de situação já mostra a aproximação entre progressista e peemedebistas, visando u-ma coligação nas eleições municipais de 2012.
O pleito do próximo ano também foi discutido no encontro. “Colocamos as diretrizes para as eleições municipais de 2012. Como tudo se encaminha para u-ma coligação entre PP e PMDB, vamos criar chapa própria e sair como oposição às duas siglas. Já esta-mos articulando com outros partidos”, informa o presidente do PSDB.
Na próxima semana os tucanos elegem o novo Di-retório e Executiva. “A comissão provisória vai indicar os nomes para formação do Diretório que, por sua vez, elege a Executiva. Queremos reunir todas as lideranças do PSDB. Serão 60 pessoas eleitas ao todo, 45 no Diretório e 15 na Executiva”, explica Brígido.
Mesmo com a vaga de vice-presidente aberta na chapa do candidato à reeleição, Pedro Deonízio Ga-briel, o PMDB ainda não ‘bateu o martelo’ para o no-me do empresário Jorge Rodrigues. A decisão do vi-ce indicado pela sigla deve ser divulgada na próxima semana, de acordo com Pedro Gabriel.
Para as eleições, ainda sem data definida, já estão confirmados dois candidatos à presidência, o já citado, Pedro Gabriel, do PP, e o empresário Sandro Sera-fim, do PMDB, que não desistiu de ser oposição em prol de Rodrigues.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Se o Jurê me der essa oportunidade vou assumir, mas não faço nada sem falar com o Prefeito Gentil Dory da Luz, que é o meu patrão”. Comentário do primeiro suplente Dilnei Dar-cy Lima (PMDB) sobre o convite do vereador Jurê Bor-tolon (PMDB) nesta quinta-feira, de após o recesso parlamentar, em fevereiro, ceder a vaga por 30 dias, na Câmara Municipal de Içara.

José Arceno
que por muitos anos foi proprietário de uma farmácia nao Centro da cidade, aguarda uma oportunidade para trabalhar no Paço Municipal há dois anos. Ele foi cabo eleitoral do prefeito Gentil da Luz e ontem esteve novamente no Paço e conversou com o motorista do prefeito Edinho Luiz. Ele afirmou que tem uma vaga na Secretaria de Obras.
Gentil da Luz e o vice-prefeito José Zanolli afirmaram que vão ver o que pode fazer por Arceno.

O ex-prefeito
Heitor Valavassori (PP) não quis fazer nenhum comentário sobre a possível coligação entre o PP e o PMDB. “Não compete a mim falar disso. Não sou diretor do partido, prefiro não opinar”, falou o líder progressista.

Renato Réus
presidente da Comissão Provisória do Democratas afirmou que na semana que vem vão fazer uma reunião para tratar da formação do novo diretório do partido.
Hoje, a comissáo é formada por 15 pessoas.

A indicação de Jorge Rodrigues
pelo PMDB, que deve ser oficializada nesta sexta-feira agradou a ala progressista do Arnaldo Lodetti Júnior, José Guessi e Júlio De Lucca. Tudo tem a ver com a aproximação entre PP e PMDB, que já resultou na vitória de Darlan Carpes na Câmara de Vereadores. Pelo fato de Rodrigues ter ajudado a eleger Adilor Guglielmi, o Dóia, o PSDB, recuou da vaga na troca de uma gerência e de alguns cargos na cooperativa.
Sandro Serafim, que foi indicado pelo prefeito Gentil da Luz, enviou uma carta ao PMDB solicitando que a escolha fosse através do diretório. Ele confirmou que tem o aval dos tios Zefiro Giassi e Higino Giassi. Vai ser uma disputa de David contra Golias, mas Serafim deve manter a a candidatura até para ser conhecido nos quatro cantos da cidade, e quem sabe ser um nome forte para suceder Gentil da Luz no Paço Municipal em 2016, pois pelo andar da carruagem e pelas articulações feitas até agora o prefeito se reelege em 2012. Alguém dúvida?

O vice-prefeito José Zanolli (DEM)
está trabalhando para ser candidato a prefeito em 2012, mas dificilmente será com o PMDB, que está 99% fechado com o PP. E neste caso, a Família Zanolli vai ter que trabalhar dobrado e depender com quem vão coligar. Se sair com o PSDB, nem todos vão com os democratas, como já ocorreu em outras eleições, os tu-canos se dividem entre PP e PMDB. Pela conjuntura nacional não coligam com o PT, que pode estar junto com o PMDB, sobrando os demais partidos nanicos.

GERAL - Içara ganha canal direto com Administração Municipal

Içarense poderá se manifestar ao Poder Público através do site da prefeitura, já a resposta ao cidadão deverá ser concedida em cinco dias úteis; e o 156 deve funcionar na próxima semana

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

(Daniela Soares/Jornal Içarense)
Sem necessidade de i-dentificação ou presencia-lidade, o içarense interessado em direcionar sua o-pinião ao Poder Público conta com uma valiosa aliada: a Ouvidoria. Dos 293 municípios de Santa Cata-rina, Içara é o segundo a contar com o sistema de ouvidoria, inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira.
“Algumas cidades têm Ouvidoria, mas o sistema como existe em Içara possibilita um controle das informações recebidas”, explica Abelardo Matos Filho, representante do Centro de Informática e Auto-mação de Santa Catarina (Ciasc). Ele ressalta que Florianópolis foi a pioneira na instalação do sistema e que a cidade será beneficiada com a aquisição.
As reivindicações ou sugestões podem ser feitas através de um link no site da Administração Municipal de Içara, sendo que o único campo de preenchimento o-brigatório é o comentário. As informações recebidas são repassadas posteriormente a um dos 18 setores da prefeitura de Içara.
“Os servidores públicos estão a-qui para servir à população. Os cidadãos são os nossos patrões”, considera o membro do Comitê Gestor, Gilmar Bonifácio.

Resposta ao cidadão

Após o envio, a tela indicará um número correspondente ao acesso para que o solicitante acompanhe o desenvolvimento da sua constatação.
Uma resposta deverá ser emitida no período de cinco dias úteis. “Talvez não seja uma solução ao que foi solicitado, mas o cidadão terá um retorno neste prazo”, pontua Bonifácio.
O procedimento foi iniciado nesta segunda-feira, dia 17. Desde então, alguns içarenses já utilizaram a ferramenta para se manifestar. Segundo o membro do comitê gestor, uma reunião interna foi realizada em prol de uma reclamação de atendimento.

Um impasse permanece

Apesar de já estar em funcionamento, o atendimento via telefone permanece pendente. De acordo com Bonifácio, a problemática é causada pela operadora telefônica responsável. “Já recebemos muitas garantias de que a linha es-taria disponível”, disse.
Ele estima que o número 156 esteja ao alcance da po-pulação içarense a partir da próxima semana. As ligações serão gravadas e a cidadão também receberá um código para consultar a resposta. Uma ouvidora operacional irá digitar as informações e repassá-las ao sistema.

Uma promessa cumprida

A concretização da Ou-vidoria em Içara é a idea-lização de uma promessa de campanha do atual chefe do Executivo. “A Ouvi-doria será um diferencial no município, mas minha promessa só estará completa com a implantação da Cidade Digital”, disse o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
Para divulgar a ferramenta aos munícipes, cartazes informativos serão espalhados em lugares públicos e de comum acesso.

POLÍCIA - Homem armado assalta posto na SC-444 e foge a pé

Na madrugada de ontem, um posto de combustíveis foi alvo de um assaltante armado, o homem estava de cara limpa e fugiu a pé levando cerca de R$800; no Rincão PM detém casal

(Arquivo/Jornal Içarense)

Um crime surpreendeu pela ousadia na madrugada de quinta-feira. Por volta das 00h55min, um homem armado anunciou assalto ao Posto de Combustíveis Olívia na rodovia SC-444, no Centro.
Sem medo de ser pego, o criminoso agiu de cara limpa e fugiu a pé após a ação.
Conforme informações da Central de Emergência, a funcionária V.A.G., 32 a-nos, relatou que o agente vestia um traje semelhante às roupas usadas por mecânicos.
Ele levou cerca de R$ 800 e teria fugido em direção ao bairro Nossa Senhora de Fátima. A Polícia Militar realizou rondas pelas imediações, mas não localizou o agente.
Já na noite desta quarta-feira, a Polícia Militar foi acionada na Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, em razão de um furto. A vítima afirmou aos policiais saber onde estava o autor do crime .
Ao chegar no local, a guarnição localizou o aparelho celular furtado, além de outros objetos de origem desconhecida.
Nas dependências estavam o suspeito do furto, F.L.S., 27 anos, e a esposa, V.S.A., de 32 anos.
O local seria também um ponto de tráfico de drogas. O casal foi levado à Delegacia Civil para prestar esclarecimentos.

VARIEDADES - Conselheira tutelar fala sobre o atendimento à comunidade

A coordenadora do Conselho Tutelar de Içara, a psicóloga Rainildes Luciano Fernandes, recebeu o troféu Destaque Içarense 2010; e conta como tem sido o trabalho na instituição.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Lidar com conflitos fami-liares e fazer valer o Estatu-to da Criança e do Adolescente são competências dos conselheiros tutelares.
Coordenadora do Conselho Tutelar de Içara, a psicóloga Rainildes Luci-ano Fernandes tem dedicado os dias na difícil tarefa de lidar com famílias de-sestruturadas, casos de exploração infantil, entre outros problemas sociais.
Junto com Rainildes, quatro conselheiros são encarregados de atender o município de Içara, que possui 58,7 mil habitantes.
“Temos muito trabalho. Atendemos as pessoas que vêm até a sede do conselho, por telefone e, também, vamos às escolas. Nossa função é orientar como melhor proceder em casos que envolvam menores de idade”, explica a coordenadora.
Nos meses de janeiro e fevereiro, há menos procura do conselho, devido às férias. “A maior demanda de chamados vêm das escolas. Por isso, nestes meses, o movimento é menor. Normalmente elas nos enviam o APOIA, documento de solicitação, quando alguma criança está faltando aula. Então, nosso trabalho é ir à casa da família saber o porquê”, ressalta.
Quando a família é intimada a comparecer no Fó-rum, também é dever dos conselheiros garantir que cheguem à instituição. “Muitas vezes, recebemos notificações do Ministério Público pedindo que encontremos o endereço de adolescentes”, conta uma das conselheiras, Gislaine Batista Barbosa.
Chamadas feitas através do Disque 100, de qualquer parte do território nacional, são encaminhadas aos conselhos. “A partir da de-núncia anônima, temos que investigar e dar uma resposta à promotoria do município e a Brasília”, es-clarece Rainildes.
Com a emancipação do Balneário Rincão, a coordenadora acredita que o trabalho ficará menos sobrecarregado. “Recebemos muitas denúncias vindas do Rincão. Nesta época do ano, a principal é o envol-vimento de jovens com usuários de drogas. Além disso, existem os bairros carentes, que precisam de atenção especial. Com a e-mancipação, o novo município deve ganhar um Conselho Tutelar, com mais cinco conselheiros, o que vai facilitar nosso trabalho”, observa Rainildes.
Natural de Içara, formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2005, Rainil-des está no Conselho Tutelar de Içara há quatro anos e desde 2010 é coordenadora da instituição.
A conselheira, Destaque Içarense 2010, já trabalhou na Casa de Repouso Tia Lúcia, no bairro Cristo Rei, e presta serviços como psicóloga no Centro de Recuperação Vida Jovem, em Pe-dreiras.
O Conselho Tutelar de Içara atende das 8h às 18h, na sede e através do telefone (48) 3432-7668. Nos plantões, à noite, o número é (48) 9994-4550.

ESPORTE - Resultados de ontem definiram os confrontos das oitavas-de-final

Foi realizado na noite de ontem os dois últimos jogos da primeira fase do Suíço Noturno da Zona Sul. A próxima fase já tem data prevista para começar na segunda-feira dia 24.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Os dois jogos realizados na noite desta quinta-feira na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, definiram a colocação das equipes das Chaves C e D do Campeonato de Futebol Suíço Noturno - Taça Pie-rini Forros de PVC.
Também foram defini-dos os confrontos da se-gunda fase.
No primeiro confronto, o Posto Barp venceu a Cre-disa/Mares do Sul/Metalúrgica Spillere por 3 a 0, com gols de Laranji-nha, Naninho e Leandro, chegou aos 13 pontos e garantiu a primeira posi-ção na tabela. A segunda colocação ficou com o Equilí-brio Balanças/Posto Dario, que somou 12 pontos com a vitória de 3 a 1 sobre o Pierini Forros de PVC. Marcaram Bru-no, Danilo e Hé-lio Cunha para o Equilíbrio Ba-lanças, e Diego Oliveira des-contou.
Os jogos das oitavas-de-final: Equilí-brio Balanças x Imbralit, Open Market x Pela Gatos, Vampiro x Credisa, Posto Barp x Cpai, Decas x Res-taurante Haras HG, Em-preiteira Massiroli x Da-rolt, GFM Sports x Real Amigos e RR Auto Center x Auto Posto Anel Viário.
As partidas recomeçam na segunda-feira, dia 24.