O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ESPORTES - Nova rodada do Interfirmas foi aberta ontem com goleadas

Nas três partidas realizadas nesta quarta-feira, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, foram marcados 30 gols na competição, para satisfação dos artilheiros e alegria dos torcedores.

Depois de uma paralisação de duas semanas o Campeonato Interfimas de Futsal, disputado no Ginásio Ergino Januário Borges, foi retomado na noite de ontem. Agora os jogos serão nas quartas, quintas e sextas-feiras.

No primeiro confronto a Budny foi mais eficiente e venceu a Torrecid por 5 a 3.

Dando sequência na rodada, em uma partida equilibrada, a Chromo Embalagens venceu a Agrovida por 6 a 5.

E finalizando os jogos da noite o Abimar Supermercados mostrou mais competência e ganhou de 7 a 4 do Giassi.com.

Até o momento foram marcados 167 gols, com uma média de 8 gols por partida. Até o momento a artilharia está nos pés de Francisco Silva, com 10 gols.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Artista de Içara demonstra a arte em painéis pela cidade

O artista Jerson Correia, com uma experiência de 25 anos, mostra a sua arte em painéis pintados no Bar Palmeiras, no Centro de Içara, que chama a atenção de todos que passam pelo local.

A arte é expressão maior de tudo que se sente. É através dela que podemos dizer, muitas vezes sem palavras, quem somos, o que pensamos ou o que queremos. Muito mais que uma galeria de obras a arte está em todos os lugares e momentos em nossa vida: na roupa que escolhemos para vestir, ou na comida que preferimos, nas palavras com as quais levamos paz e conforto as pessoas, no modo pelo qual olhamos a natureza, no sorriso de uma criança cheia de sonhos ou de um idoso que não se cansa de ter esperança. A arte nos envolve e nos transforma, nos faz ver que a vida se renova dia após dia.

A partir desta semana todos que irão passar pela Rua Vitória, no Centro de Içara, vão se deparar com expressões artísticas no Bar Palmeiras. Depois da reforma feita no estabelecimento, que mudou toda a estrutura física dando mais conforto aos frequentadores foi a vez da fachada sofrer uma mudança. Um grande painel foi pintado, com a figura de um papagaio, mascote do Palmeiras, em homenagem ao bar.

O artista responsável pela obra de arte é Jerson Correia da Rosa, 46 anos, morador de Içara. Ele irá produzir três painéis no bar.

Rosa comentou que começou o trabalho artístico há 25 anos, mas que foi se aperfeiçoando a cada dia, se baseando em propagandas para empresas.

“Quando comecei na carreira fui contratado para pintar o telhado da empresa Eliane, em Cocal do Sul, onde o proprietário queria que o nome bem grande para fosse visto dos aviões, então levei meses para fazer o serviço”, comentou. “Só para ter uma ideia, a letra (L) media 12 metros e as demais letras chegavam a oito metros cada. Portanto, considero este um dos meus trabalhos mais difíceis”.

As técnicas usadas por Rosa são as de um pintor normal, e as tintas se baseam principalmente no material da parede para dar um efeito mais real ao desenho.

O trabalho dele ainda é muito valorizando, pois é algo muito pessoal e manual sem tecnologia se tornando muito mais artístico para quem vê.

O proprietário do Bar Palmeiras, Jaime de Medeiros, e os clientes, aprovaram o trabalho do artista, que em breve confecionará painéis no Estádio Diomício Freitas, do Caiçara.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Comitiva busca segurança e melhorias para a temporada de verão em Içara

O prefeito Gentil Dory da Luz liderou a comitiva que se reuniu, nesta quarta-feira, em Florianópolis, com o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet.

Preocupado com a segurança e tranquilidade dos moradores e veranistas do Balneário Rincão, e já programando as ações para a temporada de verão, o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, organizou uma comitiva que participou de audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, nesta quarta-feira, em Florianópolis.

Entre os pleitos à construção dos quartéis da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, ambos de Içara, a reforma da delegacia do Rincão e construção de quatro postos salvas vidas.

“Uma boa temporada começa com a garantia de segurança, salva vidas treinados e com as condições ideais de trabalho. Embora a praia esteja emancipada nossa responsabilidade é de manter e fazer uma temporada em condições de trazer ao turista e moradores segurança, lazer e limpeza”, sublinha Gentil.

Ele acrescenta que o encontro a ser realizado no Rincão, no dia 19, sábado, no Colégio Melchiades Bonifácio Espindola com moradores do Distrito, entidades do município, secretários e gestores para discutir ações para a temporada de verão, também está confirmada a presença do Comandante da Policia militar de Içara, Major Jorge Silva, para também discutir sobre a Operação veraneio.

Segundo o Capitão Alexandre, do Corpo de Bombeiro de Içara, o secretário de Segurança se mostrou favorável a construção dos quatro postos salva vidas “que devem estar prontos para a próxima temporada. A obra será executada nos padrões do Corpo de Bombeiros; com dois metros quadrados e banheiro; uma nova estrutura para dar melhores condições de trabalho aos profissionais que garantem a segurança dos veranistas e moradores”.

Um dos postos será instalado no Balneário Barra Velha e os outros em pontos estratégicos no Rincão.

Sobre a construção dos prédios que abrigará Corpo de Bombeiros e Policia Militar, Benedet garante que todos os esforços serão concentrados. “Estamos lutando para que o Quartel do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Içara sejam construídos o mais rápido possível. Um projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa, para que o terreno seja doado para a construção do Quartel do Corpo de Bombeiros; já o processo de construção do prédio da Militar aguarda procedimentos burocráticos para que a obra seja iniciada”.

Também presentes no encontro Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Leão; Comandante da PM/Içara, Major Silva; Secretario de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso; Assessor Juridido PMI, Paulo Preis Neto.

A cúpula da Segurança Pública apresentou, ontem, ao governador Luiz Henrique da Silveira, o Plano de Combate à Criminalidade que será desenvolvido, nesta primeira etapa, em 12 cidades que registraram taxas de homicídio superior a 10 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

Durante a audiência o governador assinou o decreto que cria o comitê de prevenção à violência escolar. O objetivo é o de criar uma cultura da paz nos ambientes escolares e buscar o envolvimento de pais, alunos, professores e funcionários para trabalhar a questão da prevenção nas escolas.

A apresentação do Plano de Combate à Criminalidade aconteceu durante audiência com os representantes dos 11 Conselhos Comunitários de Segurança.

Fotos: Alexandra Cavaler/Administração Municipal de Içara (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Muro de Centro de Educação corre risco de cair

Parte do muro do Centro de Educação Infantil (CEI) Tempo Feliz, do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, que fica ao lado do rio que corta a localidade, está sob o risco de cair.

As fortes chuvas que ocorreram em Içara no início deste ano fizeram com que um dos leitos do cór-rego fosse vítima de erosão.

Um pedaço do chão, que sustentava parte do muro do CEI, desmoronou, correndo o risco da parte interna ceder também. Isso se torna um risco para as crianças, que podem cair no buraco.

Para evitar que isso ocorra, a diretora do CEI, Sandra Regina Marques, tem procurado a Secretaria Municipal de Obras e, segundo ela, o supervisor de obras da secretaria, Márcio Toretti, já visitou o local várias vezes, estudando as possibilidades de reparo.

Segundo ela, não há mais com o que se preocupar, pois Toretti garantiu que irá fazer o serviço na próxima semana.

O CEI atende 70 crianças de 3 a 6 anos, em turnos vespertino e matutino.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Biblioteca e pintura do Colégio Melchíades Espíndola quase prontas

O Colégio Melchíades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão, está com a biblioteca quase totalmente revitalizada e só falta terminar a pintura externa do colégio, pois a interna está pronta.

Desde o dia 1° de maio deste ano foi dado início da pintura do Colégio Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, no Balneário Rincão, em Içara. Também está sendo revitalizada a biblioteca escolar.

Segundo o diretor Marcel Marcílio Zilli, o acervo de livros está sendo organizado nas prateleiras para, depois, serem catalogados, o que deve acontecer em no máximo um mês, facilitando a busca. A escola contou com a ajuda da Organização Não-governamental (ONG) Educar Para Melhorar.

Além disso, a nova pintura da escola também está quase pronta. Toda a parte interna já foi pintada, só faltando a parte externa.

O serviço, realizado em duas etapas, deu-se em parceira entre a direção do colégio e a ONG Mãos Que Ajudam.

A primeira etapa foi realizada pelos voluntários e a segunda fase foi assumida pela Associação de Pais e Professores (APP) da escola, que foi responsável pela contratação de um pintor.

As tintas foram disponibilizadas pelo governo estadual, com as cores padrão da escola e da bandeira do município.

O objetivo é dar uma estrutura melhor para os estudantes e para a sociedade em geral, a qual também fica responsável pela conservação do patrimônio público. Para isso, algumas palestras estão sendo realizadas pela ONG Mãos Que Ajudam, visando a conscientizar a da comunidade escolar, que abrange os pais e alunos.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PP vai punir favoráveis à gestão compartilhada

A Executiva do Partido Progressista (PP) de Içara, se reuniu nesta terça-feira, para discutir sobre a gestão compatilhada entre Casan e Samae, PEC dos vereadores, emancipação do Rincão, encontro da juventude do partido no dia 7 de setembro e andamento dos processos da cassação do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB).

Ficou definida a posição oficial contrária à instalação da gestão compartilhada entre Casan e Samae informou o presidente Arnaldo Lodetti Júnior, que insiste em afirmar que o presidente da Casan, Walmor de Lucca, passa visar a ampliação dos valores de “premiação recebida no final do ano por dar lucros à companhia”, destila.

O PP aplicará as sanções permitidas em regimento aos vereadores, caso votem a favor, numa possível consulta do projeto no legislativo.

“Temos nomes para colocar na mesa de negociações ou para concorrer igualitariamente às eleições do novo município”, relata sobre a emancipação do Rincão.

“O Gentil nunca nos procurou, tenho conversado extra-oficialmente com o Jairo e o Naelti sobre a chapa de consenso”, descartando que nos bastidores esteja interagindo a união entre PMDB e PP.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Dóia constrói pré-candidatura a deputado com peregrinação

O pré-candidato a deputado estadual, Adilor Guglielmi (PSDB), esteve na redação do JI com o vereador içarense André Jucoski, reafirmando o trabalho de consolidação da candidatura.

Em visita ao Jornal Içarense, o pré-candidato do PSDB à deputado estadual, Adilor Guglielmi, o Doia - acompanhado do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho -, reafirma o compromisso com a cidade e a disponibilidade de representar o povo içarense na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Gluglielmi tem visitado os municípios da Amrec e Amurel para firmar e fortalecer o nome enquanto candidato. “Estou toda terça-feira à tarde e à noite em Içara buscando apoios para minha candidatura”, afirmou.

Doia tem o apoio do partido e está primeiro fortalecendo os vínculos internos para depois buscar colaboração de outras lideranças partidárias. “Minha aliança primeiro é com o içarense, sem o partidário. Tenho sentido o carinho das pessoas e agora é trabalhar, gastar sola de sapato”, teoriza.

O vereador Polakinho relembra a experiência de Doia como a assessor de Clésio Salvaro. “Ele está agregando várias lideranças. Içara terá muitas portas abertas no governo estadual e precisamos buscar apoio de outros municípios”, comenta.

Sobre a reunião do PSDB no Rincão de terça-feira, o tucano avalia que “vai fortalecer o subdiretório, formar unidade partidária, agregar novas lideranças”.

José Carlos Galdino foi eleito presidente do subdiretório do Rincão e Ídio Zanete candidato a prefeito.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Casan ou Samae, vereadores?

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1698: EDITORIAL - Mais segurança para Içara

Içara a cada dia tem sido palco de inúmeros assaltos, o que faz a comunidade refletir na falta de segurança no município. O último ocorreu segunda-feira, no Bairro Vila Nova, a menos de 200 metros do Posto Policial.

Sabe-se que as Polícias Civil e Militar fazem as partes delas, mas, mesmo assim, as ocorrências vêm crescendo, deixando os içarenses apreensivos. E algo deve ser feito para que os números não aumentem.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.