O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.036 - Içara, 1º de fevereiro de 2011

Içarenses viajam à Florianópolis na posse de Dóia
(Divulgação)


União perde mais uma e Vila Nova lidera a Praião A
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Sem definição a remoção das famílias do Mirassol
(Divulgação)

EDITORIAL - Dóia assume cadeira na Alesc

Para orgulho dos içaren-ses o ex-vereador Adilor Guglielmi, o Dóia, deuum passo importante na trajetória política ao assumir hoje uma cadeira de deputado estadual na Assem-bleia Legislativa de Santa Catarina.
Deve ter como meta prestar serviço para a Região Sul, mais especificamente, ao municípios da bacia carbonífera, onde foram computados a maioria dos votos de sua campanha. Doia Guglielmi tem tudo para realizar um bom trabalho nos próximos quatro anos. E se quiser se reeleger, Dóia não deve esquecer as origens e das pessoas que o ajudaram durante a jornada, caso contrário, não poderá repetir o feito em 2014, o que é uma pena.

CHARGE

De olhovivo no Rincão

Queda do prédio dos Correios

Parece que foi on-tem, dizem as vítimas. Que alívio, a socieda-de já esqueceu, pen-sam os responsáveis pela tragédia. E o que dizem as autorida-des que cuidam do caso? Você sabe a res-posta? Estas mesmas per-guntas foram feitas no ano passa-do, vem sendo feitas há dois mil dias e as respostas. Nenhuma!
“Que país é este, nas favelas, no Senado... ninguém res-peita a Constituição” (Legião Urbana). Até quando vamos ter vergonha de ser honestos e ficar de braços cruzados vendo toda essa bandalheira? Para refrescar a memória de quem já esqueceu e aumentar o sofrimento de quem passou por aquilo, só estou trazendo à tona a tragédia do dia 10 de agosto de 2005, às 9h15min, pré-dio dos Correios de Içara (SC), quando este desabou e matou quatro inocentes: Pedra Borges (57 anos), Nádia Borges (39), Mário D´Ávila (49) e Nivaldo Fernandes (41). Estes morreram diretamente no acidente.
Quantos não morreram depois com o trauma emo-cional? Não sabe?
Como se não bastasse o falecimento das pessoas citadas, ainda tivemos vítimas não fatais, como os clientes: Arino Valvassori Colle, José Moacir Della Bruna, Ladair Colle e Nereu Domingos Dagostim. Além destes, estavam dentro da agência a serviço: Odilon Teixeira (meu irmão que perdeu parte dos dedos da mão direita), Carla Cristina Moraes, Ézio José Antônio, Giana Bortolotto, Ivonete Fernandes, Jorge Marcílio Cardoso, Jucinei de Souza Francisco, Maria da Glória De Villa Barcelos e Tiago Cardoso.
Qual o delegado que está cuidando desse processo hoje? Ele está cuidando mesmo ou nem sabe do que se trata o assunto que trago à tona?
Já se passaram cinco anos, 54 meses, 378 semanas, dois mil dias, mais de 48 mil horas e até agora o que foi feito? NADA! Hoje, 31 de janeiro de 2011, passaram-se dois mil dias desta vergonha nacional! Quem vai trazer os dedos do meu irmão de volta? NINGUÉM! Quem vai trazer Pedra Borges, Nádia Borges, Mário D´Ávila e Nivaldo Fernandes de volta para este mundo? NINGUÉM! Quando se apagarão da nossa memória as imagens daquele dia? NUNCA! Justiça neles! Ou será que vamos ter que esperar mais dois mil dias?

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Içara está passando por um momento ímpar, com a aplicação dos recursos do PAC o município vai se transformar; Além disso, haverá eleições no Balneário Rincão em 2012 e quero estar com o PMDB para contribuir também”. Empresário Sandro Serafim, ao tentar justificar a sua desistência de participar da chapa de oposição a atual diretoria da Cooperaliança de Içara.

Aconteceu em Içara
na sexta-feira a reunião mensal do conselho admi-nistrativo com os presidentes das filiadas da Fecoerusc – Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarina. O planejamento da reunião contou com a abertura dos trabalhos de 2011, definições de assembléias e eleições 2011.
Na ocasião, o presidente da Fecoerusc, José Grasso Comelli, apresentou aos demais participantes os repre-sentantes das cooperativas que terão eleição neste ano.
Das filiadas, as cooperativas que terão eleição entre os meses de fevereiro e março estão a Cersul (Turvo), Cerpaulo (Paulo Lopes), Cejama (Jacinto Machado), Cerbranorte (Braço do Norte), Coorsel (Treze de Maio), Cergral (Gravatal) além da Cooperaliança (Içara).
O encontro aconteceu no restaurante Bosquinho, BR101, em Içara e teve a adesão de todos os presidentes filiados da Fecoerusc, contando inclusive com os representantes do oeste do estado.

O Democratas
liberou os filiados na votação da Cooperalian-ça, em 19 de fevereiro e minou as esperanças do grupo de oposição de contar com o apoio do grupo de José Zanolli.


Grupo de oposição
da Cooperaliança de finiu que Cleber de Oli-veira será candidato a presidência da cooperativa.
Agora vão atrás de um vice que seja do Distrito Balneário Rincão.

André Dal Pont
assessor de imprensa da Câmara Municipal de Içara entra de férias por 15 dias. É um profissional competente e merece um descanso.

Simoni Serafim
presidente da Uaci deve coordenar as eleições na Associação de Moradores do Bairro Raichaski, na qual é presidente.
Mas ela já antecipou que não vai disputar a re-eleição. Quem se candi-datar a vaga tem que formar chapa nos próximos dias pois o pleito deve ocorrer nos próximos dias.


Forquilhinha
já está com o Plano Diretor pronto e apresentou a comunidade, enquanto em Içara a Administração Municipal não sabe ainda quando será colocado em prática.
O processo iniciou no governo de Heitor Valvas-sori (PP), e desde então já se passaram seis anos e até agora não saiu do papel.

O Bradesco
anunciou um lucro líquido contábil de R$ 2,987 bilhões no quarto trimestre de 2010, o que indica uma expansão de 37% ante o mesmo período de 2009. Na comparação com o trimestre anterior, a expansão foi de 18%. Considerando todo o ano de 2010, o lucro do banco atingiu R$ 10,022 bilhões, um aumento de 25,1% ante o registrado no ano anterior. É muito dinheiro ganho em cima dos correntistas.

POLÍTICA - Deputado estadual Dóia toma posse na ALESC

Em cerimônia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), o deputado estadual Adilor Guglielmi, o Dóia, toma posse do cargo, na manhã desta terça-feira, dia 1º de fevereiro.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Junto com a retomada das atividades nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) re-aliza sessão solene, às 9h, para posse dos 40 deputados eleitos para a 17ª Le-gislatura (2011-2015).
Entre eles está o içarense Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB), eleito deputado es-tadual no dia 3 de outubro de 2010, com 34,667 votos.
Para Dóia, a cerimônia de posse não gera expectativas. A ansiedade do deputado estadual é apenas pa-ra começar a trabalhar. “Estou pronto para trabalhar e ansioso para assumir o cargo”, declara.
Com a posse, o içarense passa a exercer o mandato em Florianópolis. Na quarta-feira, dia 2, Dóia participa de uma sessão solene, a partir das 14h, na qual o governador Raimundo Co-lombo vai ler uma mensagem aos deputados.
Na quinta-feira, dia 3, pela manhã, a Casa começa as sessões ordinárias com os novos deputados devidamente empossados. “Já estamos em atividade”, ressalta Dóia, dizendo que não vai focar-se em apenas um problema. “Tenho um dever com toda a Região Sul. Para Içara, quero interceder pelo Hospital São Donato. Para Criciúma, pe-dir a continuação das o-bras da Avenida Centenário até a BR 101. Também junto ao governador, vou solicitar a duplicação da Rodovia Luiz Rosso”, fala.

Eleição da Mesa Diretora

Nesta terça-feira também serão realizadas a sessão preparatória para eleição do novo presidente e a sessão para eleição dos demais membros da Mesa.
A direção do processo de eleição do presidente caberá ao deputado Reno Cara-mori (PP). O mandato da Mesa é de dois anos.

GERAL - Famílias das áreas dos sambaquis são cadastradas

Cadastramento que iniciou nesta segunda-feira, dia 31, pela subprefeitura, deve determinar o número de famílias que residem na área de preservação dos sambaquis, que precisarão ser realocadas.

(Divulgação)

Através de acordo entre o Ministério Público Federal e a Administração Municipal de Içara, feito em maio de 2010, os moradores da área de proteção am-biental, que abriga samba-quis no Balneário Rincão, serão retirados do local.
Nesta segunda-feira, dia 31, as famílias começaram a ser cadastrados pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda da Prefeitura de Içara, com o objetivo de apontar com precisão a quantidade de pessoas que residem na área, para que as mesmas sejam realocadas.
Paralelo ao cadastra-mento, os funcionários da Subprefeitura iniciam ainda esta semana o cerca-mento dos entornos dos sambaquis, como exige o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
As definições foram resultado de um encontro com lideranças comunitárias na subprefeitura e reunião com os moradores envolvidos, domingo, dia 30, no bairro Mirassol.
“Vamos iniciar o cerca-mento da área e o cadas-tramento das famílias, mas a retirada desses moradores vai acontecer em um segundo momento, quando tivermos definição de espaços para relocação”, destacou o subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Ce-loy Custódio.
Conforme a gestora de projetos da Prefeitura de Içara, Marli de Fáveri, um conjunto habitacional que vai ser construído no bairro Poço Oito já tem unidades destinadas a moradores dos sambaquis.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mirassol, Sebastião Geraldo da Silva, a discussão da Administração com os moradores envolvidos foi o procedimento correto. “A conversa com os moradores facilitou o entendimento. A prefeitura vai cumprir as determinações da justiça com o apoio da comunidade”, disse Silva.

POLÍCIA - Polícia Militar recupera dois veículos furtados

A Polícia Militar de Içara recuperou neste fim de semana dois veículos furtados, um dos carros era do Balneário Arroio do Silva e estava no bairro Presidente Vargas, pronto para desmanche.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A temporada de verão pa-rece propicia para ação dos bandidos, já que a movimentação de desconhecidos na região é muito maior devido os deslocamentos as praias de Içara. As Polícias Militar (PM) e Civil de Içara que fazem um patrulha-mento mais ostensivo nessa época do ano, principalmente na região litorânea, confirmam que os veranistas não podem deixar a residência na (cidade) completamente abandonada, facilitando a ação dos infratores.
A PM de Içara atendeu a uma ocorrência neste fim de semana onde foram recuperados dois veículos
No bairro Presidente Vargas, foi localizado o Fiat Uno placas LXE-8207 de Arroio do Silva por volta das 18h34min, de domingo, o mesmo dia em que o furto ocorreu. Ainda conforme o sargento Roberto, coordenador da Central Regional de Emergências da Polícia Militar do município, por volta das 23h30min de domingo, a Eco Escort de placas LWY-8389 de Içara também foi localizado. O veículo foi furtado no dia 29 de janeiro estava na cidade vizinha de Morro da Fumaça.
A corporação da PM afirma que é comum os ladrões de carros levarem os veículos para as cidades vizinhas, pois fica muito mais fácil de se livrar das peças, através de oficinas clandestinas de desmanches.
O Corpo de Bombeiros de Içara atendeu no domingo dois acidentes envolvendo acidentes com motocicletas. O primeiro deles aconteceu no Balneário Rincão, onde o caroneiro F.G., 54 anos, teve escoriações ao cair da garupa de uma moto, e o condutor se evadiu do local e não foi achado. Com escoriações na cabeça o homem foi levado ao Hospital São Donato.
O segundo caso ocorreu na Rodovia SC-444 próximo a Vila Nova, a moto CG placa MSY-9420 conduzido por E.M.S., 20 anos, foi atingido por um carro que vinha em sentido contrário que acabou fugindo do local, o motociclista foi encaminhado ao São Donato com escoriações generalizadas.
M.A.B., 30, teve escoriações ao cair de uma moto no Centro de Içara.
Na madrugada de sábado, o motociclista I.J.M., 21, sofreu escoariações após se envolver em um acidente com um carro, cujo motorista se evadiu,na Rua Anita Garibaldi, e foi levado ao Hospital São Donato.

VARIEDADES - Madeira de reflorestamento é tratada no Balneário Rincão

A Usina de Tratamento de Madeira Vianna recebeu troféu no prêmio Destaque Içarense 2010 pela qualidade e durabilidade da madeira tratada na usina, comercializada em toda região.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Há 30 anos no ramo de comercialização de madeira, no Balneário Rincão, em Içara, Otávio Vianna e o filhos Naelti e Dinaldo passaram a sentir a necessidade de tratar madeira de reflorestamento.
O beneficiamento da ma-deira reflorestada era feito nas cidades de Tubarão e de Araranguá, o que dificultava o trabalho de atender aos clientes.
Foi em 2008 que Naelti Vianna, também ex-vice-prefeito de Içara, resolveu construir uma usina de tratamento de madeira no Rincão. “O ramo de preservação de madeira vem crescendo. A madeira nativa está em extinção, ou seja, cada vez mais difícil de encontrar. Hoje em dia ela costuma vir da região do Mato Grosso. Por isso, a iniciativa de construir a u-sina, aqui, no Rincão. Agora, fornecemos madeira tratada para Içara, Criciú-ma e região”, conta Vianna.
De acordo com o empresário, a utilização da ma-deira de reflorestamento para diversos fins como na construção civil e na marcenaria, sai mais em conta para o consumidor.
“Com o sistema que utili-zamos na usina para tratar a madeira de reflorestamento, o produto fica com a mesma qualidade da ma-deira de lei, até mais. Além disso, acaba saindo por um preço menor para quem compra”, explica Vianna.
O eucalipto beneficiado na usina de tratamento vem da própria Região Sul de Santa Catarina; e o pi-nus, outra espécie de madeira, vem da região serrana do Rio Grande do Sul. O material tem garantia de 15 a 20 anos.
A madeira, que é colocada em contato com a terra dura cerca de 15 anos. Já a que normalmente é utilizada na construção civil, dura por volta de 20 anos.
A Usina de Tratamento de Madeira Vianna é voltada à preservação da madeira de reflorestamento pelo sistema Vácuo-Pressão em Auto-clave. Neste sistema, o vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade das células da madeira. O lí-quido imunizante é transferido do tanque para a au-toclave. Sob pressão, o líquido imunizante penetra nas células da madeira e é, novamente, transferido para o tanque. O vácuo final retira o excesso de produto da superfície da madeira.
A empresa no Rincão foi fundada no dia 1º de abril de 2008 e, desde o início das atividades vem aperfeiçoando a tecnolo-gia no tratamento de madeira de reflorestamento, com produtos específicos. Pela qualidade dos produtos fornecidos, recebeu em 2010 o prêmio Destaque Içarense.

ESPORTE - Vila Nova vence Ajax e é líder do Praião A

Neste fim de semana foi realizado mais uma rodada do Praião 2011 e com a vitória de 3 a 0 sobre o Ajax, de Siderópolis, a equipe comandada por Claúdio Blissari assumiu a liderança.

(Maso Nyetto/Jornar Içarense)

Um grande número de torcedores acompanharam a terceira rodada do Praião A 2011, Taça Jorge Zanatta, neste fim de semana que teve muitos gols..
Enquanto o empecilho com a licitação de arbitragem continua, dentro da arena de areia a bola está correndo sem problemas, dentro da normalidade.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, continua fazendo o contrato direto com os árbitros de Içara.
O Vila Nova, ao vencer o Ajax por 3 a 0, no domingo, e assegurou a liderança da competição com sete pontos, 0dois gols sofridos e saldo positivo de seis gols. A Carbonífera Crici-úma, que também soma sete pontos, goleou o time içarense CPAI, por 4 a 1, mas ocupa a segunda posição.
Ainda na rodada deste domingo, o Trilho derrotou o Siderópolis por 3 a 2, de virada, e chegou a quatro pontos, assumindo o sexto lugar. No primeiro confronto de domingo houve empate em 2 a 2 entre Espaço Alternativo e Praia. Com o tropeço, o Praia caiu para o quinto lugar com cinco pontos, enquanto o Espaço é vice-lanterna com dois pontos.
Já o União da Praia, ainda não conseguiu vencer na competição regional.