O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 20 de março de 2009

ESPORTES - Farben perde a invencibilidade no Suíço Noturno do Barracão

Com as partidas da última quarta-feira a equipe da Farben, que vinha fazendo a melhor campanha da competição, foi derrotada pelo Volnei Automóveis e perdeu a invencibilidade.

Nesta quarta-feira, foram realizadas mais duas partidas da terceira rodada do Campeonato Suíço do Barracão. O destaque da competição fica por conta de Lucas Cândido, atleta do Volnei Automóveis, responsável pela quebra da invencibilidade da Farben, ao marcar o único gol do jogo. Na última quarta-feira, dia 8 de março, a equipe derrotou os adversários por 1 a 0. Com esse resultado, igualou a pontuação entre os três primeiros colocados do Grupo A.

Na disputa entre Volnei Automóveis e Farben, foram contabilizados 10 desfalques, sendo a maioria no time vencedor. Ficaram de fora os jogadores Edson Pavan, Cleiton Ubiali, André Vieira, Rodnei Ramos, Gutierrez e Emerson Lodetti. Na Farben, não compareceram Claudiomir Bereta, Rafael Machado, Anderson Butiá e Everton (Ton).

No outro jogo da noite a equipe dos Primos venceu o União Pedreira por 4 a 3. O resultado dá liderança temporária aos Primos, com 9 pontos, que fica à frente do Praia. Agora, os dois plantéis são os únicos que ainda não foram derrotados dentro do Grupo B. Na primeira rodada, o confronto entre as duas equipes acabou igualado em 4 a 4.

Nesta sexta-feira à noite mais duas partidas serão realizadas pelo Campeonato Suíço do Barracão: Tereza Cristina x Moniari e Quarta Linha x Içara Gesso. Segunda: União Pedreiras x Inimigos da Bola e Volnei Automóveis x SO Silva.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Estudante se destaca com poesias e músicas

A adolescente Lediane Pereira Teixeira, de 15 anos, escreve poesias e letras de músicas desde os dez anos de idade e hoje compartilha uma de suas obras poéticas com o município içarense.

Quando ainda estava na segunda série do Ensino Fundamental (atual terceira série), Lediane Pereira Teixeira já se interessava pela leitura. A professora lhe mostrou algumas poesias e, desde então, o interesse vem crescendo cada vez mais.

“Hoje, as poesias de Cruz e Souza são minhas prediletas, pois a essência delas aflora em mim”, disse Lediane, ao explicar o porquê pelo gosto de poesias.

A inspiração vem pelo observar das pessoas. “Geralmente minhas amigas me contam suas histórias e os sentimentos que tenho em relação a esses acontecimentos me levam a escrever”, contou.

Segundo a mãe da jovem, Lucinéia Ávila Pereira, a filha passa o dia inteiro escrevendo e lendo, se deixar, mas o que gosta demais de ouvir são as letras de músicas que ela própria escreve.

Confira uma poesia:

"Passado, Futuro

Muitas vezes olhamos para trás e pensamos em tudo que podia ser feito e não fizemos. Bom, mas se olharmos para frente veremos muitas coisas a serem feitas e que ainda podemos fazer.

E se o que nos aborrece é coisas que aconteceram, mas não eram para acontecer, olhe em sua volta e para frente, não repita.

Se sente falta do tempo em que foi feliz, ou de uma pessoa que se foi, prepare-se, ma-is momentos virão, e novas pessoas vão aparecer.

Tudo daqui para frente pode ser diferente, basta você fazer acontecer.

Por isso, abra seus olhos e olhe só para frente, nem pro lado, nem pro outro, só para frente, é lá que você vai encontrar o seu caminho, basta seguir seus pés e vai ver que a razão não leva a lugar algum,

só o coração é dono da verdade."

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Bombeiros fazem balanço de ocorrência no Verão

Operação Veraneio dos bombeiros militares e voluntários civis terminaou neste domingo com o registro de 21.308 intervenções de prevenção no litoral Sul catarinense. Informações preliminares dão conta 12 óbitos nesta temporada.

Um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição e 10 mortes por afogamento foram registradas em rios e lagos. Uma mulher de 46 anos morreu afogada na Zona Sul do Balneário Rincão no dia 21 de dezembro.

Cerca de 250 guarda-vidas atuaram nas praias de Passo de Torres, divisa com o Rio Grande do Sul, até o Balneário Rincão, em Içara desde o dia 30 de novembro.

Segundo o tenente Átila Medeiros Sarte, a maioria das intervenções realizadas nas praias do Sul foram advertências para banhistas deixarem locais de correntes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Imprudência gera acidente na SC-444

A feminina A.N.S., 29 anos, tentou atravessar a Rodovia SC-444, no Km 9,8, em Barreira, com uma CG150 (placas de Içara, MFW-6201) e cortou a frente e colidiu com o Palio placas JPJ 7420 de Criciúma, conduzido por E.F.A.

Ela teve fratura na perna esquerda e foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital São Donato, em Içara, onde foi atendida e liberada. O motorista do Palio nada sofreu.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Mais 18 kg de maconha são achados em carro doado para a Apae de Içara

Depois de o Juiz determinar que a caminhonete apreendida em 2006, com 150 Kg de maconha, seria doada para a Apae, o veículo foi transferido para a oficina onde foram encontrados mais 18 Kg.

Ao abrir o paralama traseiro de uma caminhonete que seria destinada a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), os mecânicos de uma oficina de Içara tiveram uma surpresa: mais 18 kg de maconha estavam atrás de uma chapa implantada para mascarar o esconderijo de traficantes presos em 2006 em Içara.

No dia 30 de março de 2006 oito integrantes de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas foram flagrados em uma ação da Central de Polícia e do Ministério Público num churrasco para comemorar a chegada de 152 quilos de maconha.

Toda a droga seria distribuída na região e estava no fundo falso de uma Pajero. A caminhonete, com placas do Paraguai, foi usada para o transporte da droga até o sul do estado. A quadrilha era formada por três paraguaios, um matogrossense e quatro sul-catarinenses.

Depois disso o carro foi apreendido e ficou por conta da justiça definir que destino seria dado ao veículo. Após o Juiz da comarca de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado, determinar que o veículo seria doado para a Apae o carro foi transferido para a oficina já que precisou de ajustes. Ao abrir o veículo mais drogas foram encontradas.

De acordo com informações da Polícia Civil de Içara, a pena não será alterada, pois o dispositivo não muda já que o réu não pode pagar pelo mesmo crime duas vezes.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Desconsideração com usuário do SUS de Içara

O içarense Afonso Sérgio Nunes, 50 anos, teve que pagar mais de R$ 200,00 para conseguir os remédios cedidos pelo Governo (há cada três meses), porque não conseguiu marcar consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Içara.

De acordo com ele, no início de dezembro, foi até a Secretaria Municipal de Saúde, munido da carteira, para marcar uma consulta com o médico João Cardoso Filho, não conseguindo, devido a agenda do médico estar lotada, mas que a atendente entraria em contato assim que conseguisse marcar.

Quatro meses depois, ontem de manhã, Nunes retornou à Secretaria de Saúde e a atendente (possivelmente outra), que não havia dado retorno, disse simplesmente desconhecer o caso e que só poderia marcar uma consulta para o mês que vem.

Durante esse meio tempo, para não perder o contrato com o Governo, que cede os medicamentos a cada três meses, o homem teve que pagar uma consulta particular em Içara para não ficar sem os remédios que são gratuitos.

O secretário de Saúde, Fabrício Pagani Possamai, pediu desculpas pelo inconveniente e prometeu atender pessoalmente Nunes quando for marcar a próxima consulta e resolver o problema.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Manifesto no Balneário Rincão cobra melhorias urgentes da PMI

Entidades sociais do Distrito farão uma manifestação, reivindicando providências municipais que garantam melhores condições de vida para os moradores do Balneário Rincão.

Será neste domingo, dia 22, a partir das 15h, na Lagoa do Jacaré, no Balneário Rincão, o manifesto “S.O.S. Rincão”, que pretende sensibilizar o Poder Municipal e autoridades, a respeito de melhorias consideradas urgentes no Distrito.

Participarão do ato a Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar), A ONG (Organização Não-Governamental) Sociedade Ecológica, o Conseg e a Colônia de Pesca Z-33.

A escolha da data não foi em vão: 22 de março é o Dia Mundial de Água. Aproveitando a ocasião, os manifestantes tentarão informar a população a respeito do uso devido da água, isto é, evitando os desperdícios.

De acordo com o presidente da ONG Sociedade Ecológica, Vidal Santos, entre as principais reivindicações, têm-se o convênio entre a Ambar e a Secretaria de Saúde, a respeito da ambulância parada, a manutenção da Lagoa do Jacaré, do Mirante da Caixa D’água e das placas com demarcação de áreas de pesca na orla, além da revitalização do arroio (combate ao “borrachudo”), a contenção das dunas da orla marítima, a limpeza da área de banho, controle de animais soltos, guarda noturno e obras no cemitério do Distrito e, por fim, a conclusão e entrega das casas populares dos pescadores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Acirton Costa pretende instalar CPI no Samae

O Presidente da Câmara Municipal de Içara Acirton Costa (PMDB) pretende instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar supostas irregularidades na administração 2005/2008 do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara (Samae).

O presidente do Legislativo Içarense não concorda que uma empresa que vende água e que, quando o consumidor não paga a fatura é cortado o fornecimento, possa acumular uma divida de mais de R$ 1 milhão. “Possuo várias cópias de documentos que apontam irregularidades na administração passada. Quero que o antigo diretor-presidente, César Dagostim, e seus assessores se expliquem”, finalizou Costa.

O Samae atualmente é presidido pelo vice-prefeito, José Zanolli, que ainda não se manifestou sobre a dívida.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Quatro candidatos disputam o comando do PP de Içara

Os progressistas se reunirão nesta sexta-feira, às 19h, no diretório do partido, com o objetivo de decidir os procedimentos do próximo encontro que será para eleger o presidente da sigla.

A sigla que comandou o município por quatro anos e atualmente é oposição, começará a ajustar os ponteiros em Içara. E o primeiro passo é a escolha do novo representante do diretório municipal.

De acordo com o atual presidente, Arnaldo Lodetti Júnior, quatro candidatos já se colocaram a disposição para preencher a vaga. São eles: o ex-presidente Júlio Cezar De Luca, o ex-vice-prefeito Naelti Vianna, o ex-coordenador da Vigilância Sanitária Vamilson Pacheco e o ex-vereador Danúbio Vieira.

Lodetti informou que não será candidato por já estar a 12 anos na função. “Por enquanto ficarei esperando a decisão do partido”, informou. No próximo dia 29 será a reunião da convenção, que ocorrerá das 9 às 11h.

De acordo com o ex-vice-prefeito de Içara, Naelti Vianna, outros assuntos também farão parte da reunião. “Estamos em um estágio em que a população nos colocou como oposição. A meta é cumprir nossa tarefa com responsabilidade, fiscalizando a atual administração em tudo o que for necessário”, contou Vianna.

Ele ainda destacou sobre a questão das dívidas anunciadas pela atual administração de Içara. “Não queremos fazer como eles que disparam informações infundadas e sem dados”, finalizou Vianna

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI

A placa prefeitoral que indica o nome das ruas Donato Valvassori e Duque de Caxias foi destruída no dia 18.

Acidente ou vandalismo?

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentadoria por tempo de contribuição. Quem tem direito?

Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar três requisitos: tempo de contribuição,pedágio e a idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade, 30 anos de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de de-zembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição).

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade , 25 de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição).

O professor que comprove tempo efetivo de exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio, tem o tempo de contribuição reduzido em cinco anos, podendo, aposentar-se aos trinta anos de contribuição (homem) e vinte e cinco anos de contribuição (mulher).

A carência exigida para os segurados inscritos até 24/07/91 que implementaram todas as condições para se aposentar no ano de 2008 é de 162 contribuições. Esta carência aumenta em 6 contribuições a cada ano até chegar a 180. Para os segurados inscritos após 24/07/91, a carência é sempre de 180 contribuições mensais. Os períodos de recebimento de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez não contam para carência, porém é contado como tempo de contribuição e manutenção da qualidade de segurado.

A renda mensal da aposentadoria por tempo de contribuição é de cem por cento do salário-de-benefício aos trinta anos de contribuição, para a mulher, e aos trinta e cinco anos de contribuição, para o homem.

O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Nos dois casos será aplicado o fator previdenciário, que nada mais é do que um redutor do valor da aposentadoria que está relacionada à idade do segurado e a expectativa de vida. O valor não poderá ser superior ao teto de contribuição e nem inferior a um salário mínimo. É prudente que o segurado planeje a aposentadoria e seja assessorado por especialista na área para não ter surpresas quando receber a carta de aposentadoria.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1586: EDITORIAL - Aposentados lutam pelo direito

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas estará realizando juntamente com as federações de aposentados de todo o Brasil uma grande manifestação nacional nesta sexta-feira, dia 20, em defesa dos projetos de lei que fazem justiça aos aposentados e pensionistas brasileiros. A manifestação intitulada como “Pára Brasil”, tem como lema “Brasil, um país de quase todos”. A ação será realizada simultaneamente em diversas cidades e capitais brasileiras.

A Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de Santa Catarina – FEAPESC realizará o ato em defesa dos aposentados na Ponte sobre o Rio Cabeçudas, em Laguna, a partir das 11 horas da manhã de hoje, com o fechamento da Rodovia BR-101 por 30 minutos. O objetivo é fazer o governo entender que os aposentados não estão de braços cruzados, que fazem parte de um movimento forte e organizado e que trabalha para receber o que é seu por direito.

O fechamento da rodovia é um ato extremo que os aposentados adotam para chamar a atenção das autoridades municipais, estaduais e federais para a grave situação financeira que estão atravessando. No atual governo federal o reajuste do salário-mínimo foi de 89,21%, contra 49,82% para os aposentados, que a cada ano estão defasados nos ganhos.

O setor previdenciário está falido mas os aposentados e pensionistas, que tanto ajudaram esse país, merecem ser tratados com respeito. Em 10 anos, os aposentados tiveram uma perda muito grande nos benefícios, o que lhes obrigam, mesmo doentes ter que trabalhar para poder manter as despesas da casa e principalmente, comprar medicamentos. Eles não estão pedindo esmolas e sim um pouco de dignidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.