O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.018 - Içara, 29 de dezembro de 2010

Caminhão bate em poste e deixa três bairros sem energia
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Darlan avisa que não vai aceitar pressão
(André Dal Ponte/Divulgação)


Custódio autoriza patrolar às ruas da Vila dos Pescadores
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PMDB e PP devem se abraçar em 2012

Que a política é dinâmi-ca e todos sabem disso. E que a ideologia partidária não é mais uma das pri-oridades das siglas, os e-leitores estão percebendo nestas últimas eleições.
Uma prova disso foi a eleição da Câmara Munici-pal que contou com a u-nião entre PP e PMDB na vitoria de Darlan Biten-court Carpes.
Tirando os partidários mais antigos do MDB (PM-DB) e Arena (PP), onde a resistência é maior, as de-mais liderança das siglas já cogitam estarem juntas em 2012. E se isso ocorrer em Içara, no Balneário Rin-cão o namoro pode virar casamento também.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (74)

Estamos em contagem regressiva para a chegada de um novo ano. E a cada novo ano abre-se um questiona-mento sobre os auspícios de um novo tempo, um novo ciclo marcado em nosso calendário, e vivido por cada indivíduo. Os números que marcam o ano são sempre interpretados em todas as culturas, desde os tempos mais remotos. Mesmo não sendo adeptos ao ocultismo, falar sobre as previsões recorrentes aos números é sem-pre fascinante. E como estamos saindo de 2010, que si-gnifica o sentido da totalidade, da conclusão para en-trar em 2011, vale a pena falar um pouquinho do que representa o número 11.
Sabemos que a interpretação do número é uma das mais antigas entre as ciências simbólicas. E, segundo São Martinho: “os números são os invólucros invisí-veis dos seres”. Nesse sentido, ele afirma que os núme-ros regulam não só a harmonia física e as leis vitais, es-paciais e temporais, mas também as relações com o princípio coeternos com a verdade. São então idéias, qualidades e não simplesmente quantidades. Ou seja. A geometria não se aplica às quantidades espaciais, mas à harmonia das formas; a astronomia não estuda somente as distâncias, os pesos ou as temperaturas, mas também os ritmos do universo. As próprias cri-aturas são números enquanto manifestações do Prin-cípio Uno.
Para falar do número onze, número que identifica o próximo ciclo dos 365 dias que viveremos, quero es-clarecer, de antemão, que não estou a falar de outros (11) que simbolizam signos ou siglas das sociedades atuais. Falo apenas do ano 2011.
O número onze é, particularmente, sagrado nas tra-dições esotéricas africanas, e está relacionado com os mistérios da fecundidade. Assim, conta-se o homem com nove aberturas e a mulher mãe com onze abertu-ras. Diz-se também que o esperma é capaz de levar até onze dias para a fecundação do óvulo materno. Nessa tradição, o 11 é tomado num sentido favorável que conduz à renovação dos ciclos vitais.
Em outras áreas culturais há uma contradição à cul-tura africana. Acrescentando-se a plenitude do número 10, que simboliza um ciclo completo, a dezena, o 11 é o signo do excesso, da desmesura, do transbordamento, seja de que espécie for. Este número anuncia um conflito virtual porque o excesso que ele significa pode ser considerado como o começo de uma renovação ou co-mo uma ruptura,uma deterioração do número dez, uma falha no universo. Assim, Agostinho fala de que o número 11 ´”é o brasão do pecado” pois a sua ação perturbadora pode ser concebida como um desdo-bramento hipertrófico e desequilibrado de um dos elementos constitutivos do universo (10): determi-nando a desordem, a doença, o erro.
De modo geral, este número é o da iniciativa indivi-dual mas, quando esta se exerce sem levar em conta a harmonia cósmica, tem um aspecto desfavorável. O onze é o símbolo da luta interior, da dissonância, da rebelião, do extravio, da transgressão da lei, do pecado humano, da revolta dos anjos. Assim, o número 11 que parece certamente ser uma chave da Divina Comédia, tira também seu simbolismo da conjunção dos números 5 e 6 que representam o microcosmos e o macrocosmos, ou seja, o Céu e a Terra.
Na cultura Bambara, o 11 é o símbolo de discussão e de conflito. A décima primeira etapa de sua gênese é a da rebelião do deus do ar Teliko contra a autoridade de Faro, deus da água, organizador do mundo.
Seja como for, vamos receber o ano 2011 cheios de energia e dando as boas vindas para que mais um ciclo se estenda com suas fases lunares, estações do ano e, sobretudo, com muita harmonia e fraternidade entre nossa terra e nossa gente.
Um abraço fraterno e um feliz Ano Novo a todos os içarenses, é o nosso desejo maior.

POLÍTICA - Presidente eleito da Câmara Darlan Carpes planeja ações

Recém-eleito presidente da Mesa Diretora do Legislativo Içarense, o vereador progressista Darlan Bitencourt Carpes está em fase de conversação com aliados e funcionário da Casa.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O vereador Darlan Biten-court Carpes (PP) assume em 2011 o tão sonhado posto na Câmara Municipal de Içara.
A eleição da Mesa Diretora do Legislativo aconteceu na última quinta-feira, dia 23. Na ocasião, o progressista recebeu nove votos, sendo eleito presidente. Dos dez legisladores, a-penas Antônio de Mello (PMDB) foi contrário, votando em si mesmo.
“Não guardo rancor de ninguém. Mas, os que foram parceiros vou manter parceiros. Já os que não foram, terão tratamento diferenciado”, comenta o presidente eleito, em tom de desagrado à posição do peemedebista.

Primeiras ações
Entre as primeiras ações que pretende encaminhar no Legislativo em janeiro, está a união dos funcionários da Câmara. “Quero u-nir os funcionários que es-tão distantes dos vereadores e da Câmara. Mostrar a verdadeira importância dos efetivos”, observa.
A emancipação do Balneário Rincão e as conse-quências também preocupam o progressista. “Pretendo trabalhar muito em um planejamento pensando no futuro de Içara, através da formação de um conselho apolítico. Com as eleições no Balneário Rin-cão, o município vai perder receita e haverá a transferência de maquinário, entre outros recursos. É preciso que se faça um estudo para avaliar o impacto destas mudanças”, ressalta.

Apoio do prefeito
De acordo com Carpes, os apoios do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e, posteriormente, do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB), foram fundamentais. “Desde a eleição do Acirton, o prefeito era propenso à minha candidatura. Isto se deve à história de apoio mútuo. Trabalhei na campanha dele quando foi candidato à deputado estadual e o bairro que represento (Aurora) foi o local em que ele recebeu o maior número de votos. Além disso, já fui do PMDB. Fui expulso do partido. Mas, a expulsão, tanto minha quanto do Valmor Rosso, não foi do agrado do Gentil”, relata.
Carpes explica que, quando surgiu o interesse de Bortolon em presidir a Mesa do Legislativo, o prefeito precisou negociar dentro do PMDB para que não houvesse um “racha”, capaz de estremecer a relação do Executivo com a Câ-mara. Ele relata, ainda, que Bortolon tentou articular a eleição de Antônio de Mel-lo (PMDB) para presidente e de André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PS-DB), para vice. Porém, o prefeito o convenceu de que Carpes era o mais indicado para o cargo. “Foi importante a participação de Gentil , Acirton Costa e Jurê Carlos Bortollon”, resume o presidente eleito

União PP e PMDB
O apoio do prefeito revela uma aproximação entre os dois partidos histórica-mente adversários em Içara. Para Carpes, não se duvida que haja uma união das siglas nas eleições municipais de 2012.
“A política é muito dinâmica. O PP e o PMDB são os dois partidos mais fortes de Içara e nunca foram aliados. Porém, conforme a atual conjuntura estadual e nacional, com uniões que nunca imaginávamos, é possível que aconteça o mesmo aqui no município. Assim como em cidades vizinhas, como Forquilhi-nha”, opina.

Pedidos dos aliados
O progressista mostra-se incomodado com as pressões dos aliados após eleito. “O começo de mandato é difícil, pois surgem pedidos e vaidades pessoais. Preciso conversar com todo o grupo que me apoiou e funcionários da Câmara Municipal de Içara para ver o que dá para fazer e o que não dá. Não posso ter atitudes que, futuramente, prejudiquem a Casa e a prestação de contas que deve ser feita no final do mandato. Se alguém ficar triste com alguma decisão, lamento. Mas, tenho que tentar não errar com a população. Tenho que pen-sar no coletivo. Não adianta me pressionar, não posso fazer milagre”, enfatiza o vereador progressista.

Sobre o presidente
Para Carpes, o atual presidente da Mesa, Acirton Costa (PMDB) fez um bom trabalho. “Ele deu abertura para que os vereadores trabalhassem junto. Creio que alcançou os propósitos. Ele sempre conversava com os vereadores para ga-rantir a aprovação dos projetos do Executivo. Tanto que a maioria deles foi a-provada, sendo apenas uns dois deles rejeitados”, destaca o novo presidente.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Vou levar só o meu voto mesmo, mas está bom. Será uma eleição tranquila, pois já está tudo acertado. O Darlan, deve receber no mínimo sete votos”. Vereador Antônio de Mello (PMDB), antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, no dia 23.

Vereador Darlan Carpes (1)
sobre a nomeação do diretor da Câmara: “Não posso tomar nenhuma decisão sem antes conversar com os vereadores aliados. Isto é assunto para conversa de uma semana. Ainda é cedo para dizer. Quando eu assumir efetivamente a presidência, vou analisar quem será melhor para manter a unidade de Casa. Já convidei a assessora parlamentar do PP, Maricelda Casagrande, que é uma pessoa que conhece muito bem o trabalho da Câmara e devo muito a ela. Porém, ela preferiu continuar como assessora”, enfatizou.
Havia comentado neste espaço que possivelmente o diretor da Câmara poderia ser o ex-vereador Fran-cisco Hortêncio Motta (PP), o Teco, mas Carpes que isso nunca foi cogitado por ele. ”Não posso ser presi-dente que fique só com a caneta na mão e dizendo amém”, sobre as pressões dos aliados na Câmara.

O progressista (2)
disse que o Tribunal de Contas do Estado de San-ta Catarina fez uma audi-toria na Câmara Munici-pal de Içara, há a cerca de um mês, e deixou claro que a Casa deve fazer u-ma controladoria interna.
Carpes vai analisar junto ao comprador e financeiro da Câmara a melhor forma de fazer isso no próximo ano.

Gentil da Luz
já afirmou em mais de uma vez que não teria problema nenhum em coligar com o PP e que vai fazer tudo para formar u-ma coligação de consenso com todos os partidos de Içara. O PP, por sua vez, também é favorável, pois não tem, hoje, um candidato para encarar o Gentil nas urnas em 2012. Se tem, me digam o nome.

Nestor Backer
que é engenheiro ci-vil, está há dois meses, a pedido do Prefeito Gentil Da Luz, asses-sorando as Secretarias de Obras e de Planeja-mento, e também a Sub-prefeitura do Balneá-rio Rincão.
Backer já foi candi-dato a vice-prefeito de Içara pelo PPS, em coligação com o PT, que tinha como candidato à prefeito Ibanez Zanette, que já faleceu.
Ele já trabalhou na Prefeitura de Içara em outras gestões.

Já é hora
dos comerciantes do Balneário Rincão se orga-nizarem e criarem uma associação comercial. Tem que pensar grande.

Encerra
amanhã o prazo para o eleitor que não votou e nem justificou a ausência das urnas nas eleições de 31 de outubro de 2010.

GERAL - Após o Natal agora a troca de presentes movimenta comércio

Comércio tem atendimento intensificado com troca de presentes de Natal; lojistas são obrigados a trocar produto apenas se apresentar defeitos, segundo preconiza Código do Consumidor

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

A roupa não serviu, o calçado é de outro número, a estampa não agradou, em situações como estas nem sempre vale a intenção. Por isso, após a festa natalina inicia as trocas de presentes.
Conforme o Código do Consumidor, a troca é obrigatória somente se o produto apresentar defeitos.
No entanto, vários estabelecimentos realizam o procedimento mediante a-presentação da nota fiscal e não violação da etiqueta em caso de vestuário. Para garantir a possibilidade de troca o Coordenador Executivo do Serviço do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor, (PROCON), Giovani Martins da Silva, orienta a solicitação de um documento impresso. Segundo ele, somente uma garantia escrita obrigaria o lojista a realizar a troca, salvo em situações de vício do produto.
Para Martins é importante que o consumidor se informe sobre a pessoa a ser presenteada e pes-quise em vários estabelecimentos.
Nas compras efetivadas pela internet, telefone ou em domicílio, o consumidor tem sete dias após o re-cebimento do produto, pa-ra desistir do negócio. Para tal é necessário oficializar a decisão em carta registrada em cartório.

POLÍCIA - Motorista bate carreta em poste ao dar ré na Rodovia SC-444

Moradores do bairro Vila Nova e região litorânea ficaram sem energia elétrica por cerca de 40 minutos; trânsito registrou lentidão e outro veículo foi atingido pela fiação elétrica.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Lentidão no tráfego, casas sem energia e um poste danificado, estes foram o resultado de um acidente na manhã de ontem. Por volta das 9h, a carreta Volvo 2380, placas AJO-4687, de Criciú-ma, colidiu contra um poste de energia elétrica no Km 9.800, da Rodovia SC-444, na localidade de Barreira, bairro de Içara.
O condutor do veículo, S.M.J., de 27 anos, teria dado ré, sem perceber a presença do poste. Outro veículo que estava transitando pelo local foi atingido pela fiação.
O bairro Vila Nova e a região litorânea tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por cerca de 40 minutos, em razão do desligamento de dois ali-mentadores da Central da Cooperaliança.
Após o acidente, os técnicos da cooperativa estiveram no local providenciando as medidas provisórias. O engenheiro e-letricista, Ed-milson Mara-gno, estimou que até o fim da tarde o poste seria substituído.
Já na rodovia que liga os municípios de Forquilhinha e Nova Vene-za, um motorista veio a óbito ao perder o controle do veículo na madrugada desta terça-feira. L.L.S., 52, conduzia um caminhão de Nova Veneza que teria saído da pista e tombado. A vítima estava presa nas ferragens quando os socorristas chegaram ao local. Para retirar o corpo foi preciso realizar o desencar-ceramento.

VARIEDADES - Balconistas surpreendem clientes em clima de Natal

Simples iniciativas podem mudar o clima no ambiente de trabalho; as balconistas da padaria do Supermercado Giassi de Içara tiveram uma ideia para alegrar os clientes na época de Natal.

(Divulgaçao)


(Divulgaçao)

As balconistas da pada-ria do Supermercado Gias-si de Içara chamaram a atenção dos clientes que passaram pelo local du-rante a semana que antece-deu o Natal.
A ideia de usar o famoso gorro do Papai Noel foi das próprias funcionárias. “E-las vieram conversar co-nosco sobre o desejo de u-sar o adereço. Gostamos da ideia e incentivamos”, conta o gerente do super-mercado, Edson Pizzetti.
O objetivo das balconis-tas era passar à clientela a alegria do clima natalino. “Com os gorros, caracterís-ticos do Natal, elas traba-lharam muito mais motiva-das. Com isso, os clientes perceberam um ‘algo mais’ e comentaram o quanto e-las estavam bonitas e ani-madas”, ressalta Pizzetti.
Acessórios natalinos já foram usados por funcio-nários do supermercado em outros anos. Para o ge-rente, a iniciativa pro-porciona bem-estar no am-biente, tanto para os cola-boradores, quanto para os clientes.

ESPORTE - Três jogos movimentaram as areias do Suíço da Zona Sul

Teve continuidade na noite de ontem a segunda rodada do Suíço Noturno da Zona Sul, com a realização de três partidas nas areias do Balneário Rincão, que resultaram em oito gols.

(Divulgação)

Na noite desta terça-feira foram realizados três partidas válidas pela segunda rodada do Campeonato de Futebol Suíço Noturno da Zona Sul 2010/2011, realizada nas arenas da Zona Sul do Balneário Rincão, em Içara.
Na segunda-feira, dia 27, na abertura da segunda rodada o Restaurantes Haras venceu o Tela Gatos por 3 a 1 enquanto o RR Auto-center não passou de um empate em 1 a 1 com a Cre-disa.
Ontem, dando continuidade da rodada a Equilíbrio Balanças venceu por 2 a 0 a equipes da Emprei-teira Massiroli. Na sequên-cia, Real Amigos e Posto Barp empataram em 2 a 2. E finalizando os jogos da noite o Abimar Supermercados não teve dificuldades para ganhar do Pierini Forros, por 2 a 0.
De acordo com a comissão organizadora já foram marcados 48 gols em 15 jogos, com uma média de três gols por partida.
Por ser a única competição a ser realizada na orla do Balneário Rincão, o número de espectadores está acima do esperado, segundo avaliação de Altair Salvador (Kuquy), organiza-dor do evento.
“A competição está saindo de acordo com planejado, as equipes estão mostrando um bom desempenho como pode ser visto no número de gols em duas rodadas disputadas até aqui”, comentou.
A primeira fase da competição está marcada para encerrar no dia 18 de janeiro, quando se classificam 16 equipes, que, seguindo a tabela, jogam no esquema de mata-mata.

DISTRITO - Malha viária segue em obras de manutenção no Rincão

Máquinas e equipes de trabalhadores da subprefeitura dão seguimento aos serviços de manutenção das vias no Balneário Rincão; obras estão concentradas em dois pontos do Distrito.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Para receber os veranistas e melhorar a qualidade de vida da comunidade, se-guem as obras de manutenção na malha viária do Distrito Balneário Rincão.
Esta semana os trabalhos são intensificados na Rua Orleans, região central, onde as lajotas estão sendo retiradas e recolo-cadas para acabar com as ondulações.
“O trabalho já está em fase final”, enfatizou o sub-prefeito do Balneário Rin-cão, Jairo Custódio, acrescentando que para a realização da obra, a rua está parcialmente interditada.
Além da localidade, as Ruas Minas Gerais, Laguna e Lauro Muller e as Avenidas Leoberto Leal e Val-demar Carlos Petrini também receberam o mesmo serviço de manutenção.
Na manhã desta terça-feira, dia 28, foi realizada a abertura, patrolamento e colocação de saibro nas ruas da Vila dos Pescadores, Zona Sul.
Máquinas e caminhões estão trabalhando em regime de mutirão para fazer a manutenção das vias.
“Estamos obedecendo um crono-grama de manutenção de todas as ruas sem pavimentação no Balneário Rincão. Os trabalhos seguem na região e devem ser concluídos na quinta-feira, dia 30”, destacou o encarregado de obras da subpre-feitura, Airton Ferreira.
Foram revitalizados ma-is de dois mil metrôs de vias e os trabalhos na comunidade continuarão até o fim da semana. Pedreiras será o próximo bairro beneficiado, conforme cronograma.