O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

ESPORTES - Farben vence Praia nas penalidades

O goleiro Maicon, da Farben, defendeu o pênalti cobrado por Everaldo, artilheiro da competição, e garantiu a equipe o título do Campeonato de Futebol Suíço do Barracão.

O Centro Esportivo Barracão ficou totalmente lotado na decisão do Campeonato de Futebol Suíço do Barracão, na noite desta quinta-feira.

A torcida vibrou com a conquista do título da Farben, que depois de empatar no tempo normal, em 1 a 1, venceu o Praia na cobrança de pênaltis. Leonardo Esteves marcou para o Praia e Claudiomir empatou para a Farben.

O grande héroi da noite foi o goleiro Maicon, que depois de muitas cobranças de pênaltis, defendeu o chute de Everaldo, dando a vantagem para a Farben. Aí foi a vez de Danilo, ex-Criciúma, marcar e sair para o abraço dos companheiros e da torcida.

Antes da decisão, a Quarta Linha ficou com o terceiro lugar após vencer o Moniari por 6 a 3, num jogo disputado de muitos lances bonitos.

Depois de 46 jogos disputados, foram marcados 179 gols, com uma média de 3,9 gols por partida.

A arbitragem distribuiu 112 cartões amarelos e 13 vermelhos.

O artilheiro da competição foi Everaldo da Silva, jogador da Praia, que marcou 12 gols. O goleiro menos vazado foi Flávio Júnior, da Praia, que tomou apenas 12 gols.

A equipe mais disciplinada da competição foi o Inimigos da Bola.

O campeonato foi organizado pela Liga Atlética Içarense (Lai), que na avaliação do presidente Paulo César Crescêncio, o PC, ficou dentro da expectativa.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Senado aprova decreto e licença da Rádio Comunitária é ampliada

A licença para a Rádio Comunitária de Içara, Cidadania 104.9 FM, continuar funcionando agora é de dez anos. A autorização é do Senado e não mais do Ministério das Comunicações.

A Associação de Radiodifusão Comunitária de Içara 104,9 FM conseguiu, através de um Decreto Legislativo autorgado pelo Senado Federal, que a licença de funcionamento fosse extendida para mais dez anos.

Diariamente, a rádio comunitária tem programação variada, na qual, além do jornalismo, tem programação musical, esportiva, cultural, de utilidade pública, com participação ao vivo, entre outras.

De acordo com o diretor geral Cláudio Serafim, a licença para funcionamento dautorizada pelo Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) era de um ano, sob o número 15, de novembro de 2007.

Entretanto, um Decreto Legislativo que deveria por Lei ser promulgado pelo Senado Federal estava em andamento desde 2007 e só agora, no dia 17 de abril de 2009, foi aprovado.

O Decreto está sob o número 78/2009, que outorga a autorização da licença para dez anos.

A Rádio Comunitária é a única em Içara a ser autorizada para funcionamento.

É uma associação civil apartidária, democrática, ecumênica e sem fins lucrativos, promovendo a democratização dos meios de comunicação, com objetivos culturais e artísticos, ajudando a construir cidadania bem como incentivando ideias voltadas a melhoria das condições de vida da comunidade, além de atuar como canal de expressão das entidades organizadas da sociedade.

“Gostaria de salientar a importância dessa conquista para a comunidade de Içara e o comprometimento dos associados da Rádio Comunitária, em especial à direção e ao Albertino Armindo, ex-Diretor Geral da associação”, expôs Serafim.

A Associação de Radiodifusão Comunitária de Içara conta, desde o dia 19 de março de 2009, com uma nova diretoria: Cláudio Serafim, Diretor Geral, Gilmar Bonifácio, Diretor Administrativo e Edna Benedet da Silva, Diretora de Operação.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Acidente mata ex-jogador de futsal de Criciúma

Um acidente registrado no final da noite desta quarta-feira na BR-101 matou o empresário Márcio Meller. Ele seguia para Florianópolis com a esposa quando bateu o carro e capotou.

Meller foi socorrido, mas morreu minutos depois. A esposa chegou a ser levada ao Hospital de Imbituba e já foi liberada. Márcio faria 53 anos na próxima terça-feira.

Considerado um dos melhores jogadores de futsal da história de Criciúma, Márcio Meller sempre esteve ligado ao futebol, era empresário de alguns atletas do Tigre e também atuou como dirigente do Metropolitano e do Avaí. Ele também trabalhou na Cecrisa.

Ele foi o responsável pela venda do lateral Patrick, hoje no São Caetano, em São Paulo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

PRF apreende 30 quilos de maconha em ônibus no PR

Mais de 30 quilos de maconha foram apreendidos na manhã de ontem num ônibus que partiu de Foz do Iguaçu, no Paraná, e tinha como destino Criciúma. O veículo foi abordado durante uma blitz de rotina da Polícia Rodoviária Federal na BR-282, em Racho Queimado. A droga estava no bagageiro do ônibus, enrolada em redes.

Segundo investigadores da Polícia Civil de Rancho Queimado, o pernambucano C.L.L., 35 anos, foi preso em flagrante, por volta das 10h30min, e encaminhado para a Delegacia de Santo Amaro da Imperatriz. O vendedor ambulante confessou que teria comprado os 30,8 quilos da droga em Foz do Iguaçu e iria revender em Criciúma.

A droga seria repassada para os pontos de tráfico em pontos estratégicas da cidade, agora a polícia investiga estes pontos para tentar acabar com a movimentação de drogas dentro do município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Confira os procedimentos para obtenção e renovação da CNH

Em Içara, as auto-escolas têm basicamente os mesmos procedimentos. Saiba o que é preciso para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação ou renová-la, em diversas condições.

Após as mudanças em janeiro a respeito das condições para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o processo agora (embora mais caro e exigindo mais tempo do aluno) é simples.

Para retirar a primeira CNH, que custa o valor de R$ 1200,00, deve-se levar documentos pessoais como carteira de identidade, CPF e um recente comprovante de residência para o cadastro na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e bater uma foto digital do requerente, que deve fazer um exame psicotécnico e outro de vista.

Após isso, deve-se participar de um curso teórico de 12 dias (45 h/aula), no qual o aluno aprende questões como legislação de trânsito, direção defensiva, noções básicas de primeiros socorros, mecânica básica, meio ambiente e de cidadania.

Ao témino, um exame escrito é realizado e o aluno deve tirar no mínimo nota 7,0 para passar.

Segundo a diretora de ensino e instrutora de uma auto-escola, Joelma Bezerra, só depois dessas etapas o aluno poderá ter aulas de direção, mediante a liberação de um documento emitido pela Ciretran, a LADV (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular).

São 20 aulas de direção, para carro ou moto, e após as aulas, outro exame. Se aprovado, o aluno recebe a carteira em até dez dias.

Para renovações, que custam entre R$ 110,00 e 220,00, quem fez a carteira até dia 21 de janeiro de 1998, deve fazer outro curso teórico de atualização e a prova do Ciretran. Depois um exame físico e de visão.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Sindserpi pede 15% de reajuste

Administração Municipal de Içara e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserpi) negociam o dissídio coletivo, que vence em março. A pedida dos trabalhadores é de 15%, divididos em 7,5% cada para inflação e ganho real. A proposta foi aprovada em Assembléia Geral.

”A nossa inflação é um pouco mais alta porque nós estamos negociando 14 meses, pois no ano passado em função do ano eleitoral acertamos os valores referentes a dez meses apenas”, informou a presidente do sindicato, Edna Benedet, em entrevista ao Difusora Notícias desta quinta-feira, dia 30.

De uma pauta de dez itens, oito ainda permanecem e aberto. As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Criciúma monta estratégia contra gripe suína

Devido a duas suspeitas de gripe suína na cidade de Criciúma, o secretário do Sistema da Saúde, Paulo Conti, a gerente de saúde, Joyce Savi, e a técnica em enfermagem, Neiva Colle, estiveram reunidos com o prefeito, Clésio Salvaro, para montar estratégias para o município.

Esses dois homens viajaram para áreas afetadas, nos últimos 10 dias, e apresentaram o seguinte quadro clínico: febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Neiva explica que um deles apresentou o quadro durante consulta em uma das Unidades de Saúde. “Fizemos coleta de material para diagnóstico laboratorial e encaminhamos para o Lacen, em Florianópolis. Porém, enquanto não tem confirmação, este paciente está sendo monitorado em casa.

Já o outro foi até o Hospital São José apresentando os mesmos sintomas. Ele segue em observação em casa, conforme orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, 21º Regional da Saúde e Vigilância Epidemiológica local.

Conti alerta aos que apresentarem os sintomas e que estiveram em alguma área de risco que devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para dar esclarecimentos.

A Influenza Suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A, que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Em geral, este vírus não infecta o homem, no entanto, existem registros de transmissão pontual do vírus para os seres humanos. Es-te novo subtipo do vírus (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Campanha de Vacinação do Idoso segue até dia 8 de maio

A campanha nacional para a vacinação dos idosos teve início, também em Içara, no dia 25 de abril, e segue até o dia 8 de maio, em todas as unidades de saúde, nos horários entre 8 e 17h.

A Campanha de Vacinação do Idoso 2009 começou em todo o país no dia 25 de abril. Em Içara, são aproximadamente quatro mil idosos com mais de 60 anos e que deverão receber a vacina até dia 8 de maio.

Porém, de acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Suzana Novelli, normalmente a ação preventiva só atinge a 75% da população içarense.

“A nossa intenção é diminuir o número de gripe em idosos, já que esta é muito mais complicada em pessoas com maior idade”, explicou Suzana.

Para atender a esta expectativa, a Secretaria Municipal de Saúde determinou que os postos e unidades ficarão abertos de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17h. Exceto nesta sexta-feira, feriado do Dia do Trabalho.

A campanha nacional, que este ano tem como lema “Deixe a gripe na saudade. Vacine-se”, é de iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações e em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de saúde e tem como principal objetivo a imunização contra a Influenza (gripe) em pessoas idosas.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Da Luz se reúne com Benedet, Cherem e De Luca

Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, viajou a Florianópolis nesta quarta-feira, dia 29, de onde voltou com positivas definições.

Em audiência com o secretário de Segurança Pública do Cidadão de Santa Catarina, deputado Ronaldo Benedet, foram tratados os detalhes para a inauguração do Posto Policial do bairro Vila Nova, que já está pronto.

Benedet também intermediou a vinda do secretário de Estado de Saúde, Dado Cherem, para quem foi entregue o relatório da situação no municipio. Cherem estará em Içara na próxima quarta-feira, dia 6, junto ao secretário de Segurança para reunião com o prefeito.

Gentil também esteve reunido com o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminati, para tratar da recuperação de pontes e estradas do município. O projeto, no valor de R$ 1 milhão, já passou pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, na última reunião, e também foi aprovado na Capital do Estado.

Outra reunião aconteceu com o presidente da Companhia de Água e Saneamento (Casan), Valmor de Luca, com quem foi tratada a questão da gestão compartilhada com Samae e o saneamento de Içara.

Na próxima semana, De Luca também visita o município junto à equipe técnica para analisar projetos que a Casam estava executando. Existem recursos federais no valor de R$ 10 milhões que podem ser perdidos devido ao projeto mal elaborado e superfaturado pela administração anterior, onde constava até o saneamento de ruas que não existiam. “Precisamos urgenciar a questão do saneamento para que não sejam perdidos os recursos do governo Federal”, frisou Da Luz.

O prefeito de Içara encerrou a agenda em Florianópolis com jantar oferecido pela deputada estadual Ada Faraco de Luca, em sua residência.

Ontem Gentil despachou no Loteamento Jussara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Três assessores parlamentares já iniciaram trabalhos na Câmara

Há um mês fichados, os assessores parlamentares de três vereadores do PP já trabalham diariamente e recebem um salário mensal de cinco pisos, correspondente a mais de R$ 2 mil.

Trabalhar nos bairros, atender às necessidades da população e estar à disposição do vereador a quem assessora e ao presidente da Câmara Municipal. Por este trabalho, os três assessores parlamentares, que já foram contratados pelo Legislativo içarense, recebem salário de cinco pisos no valor de R$ 2.283,90.

Todos os assessores são ligados à bancada do PP.

O representante do Legislativo, Itamar da Silva (PP), tem Sadi Osvaldo Januário como assessor. Já Osmar Manuel dos Santos, o Marzinho, é assessorado pelo ex-vereador de Içara, Francisco Hortêncio Mota. Por último, o progressista Joaci Domingos Pereira, o Boca, indicou Paulo Silveira como assessor parlamentar.

Motta, que já foi vereador em três mandatos, fala da diferença entre trabalhar como vereador e posteriormente como assessor parlamentar. “As nossas funções são basicamente as mesmas. A diferença é que um vereador tem mais facilidade de acesso quando tenta, por exemplo, resolver algum problema. No meu caso, até aqui, não encontrei dificuldades, afinal as pessoas já me conhecem”, esclareceu.

“Estou à disposição do vereador e do presidente da Câmara, mas, principalmente, estou 24 horas a mercê da população”, contou o ex-vereador progressista, Francisco Hortêncio Motta, o Teco.

Segundo ele, a vaga de assessor foi um convite do partido, pela experiência de muitos anos.

Também assumiu o cargo de chefe de gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Jucemar da Silva Fernandes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentadoria por tempo de contribuição: Quem tem direito?

Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar três requisitos: tempo de contribuição, pedágio e idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade, 30 anos de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição).

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos, 25 de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição).

O professor que comprove tempo efetivo de exercício das funções de magistério na educação infantil, no ensino fundamental e médio, tem o tempo de contribuição reduzido em cinco anos, podendo, aposentar-se aos trinta anos de contribuição (homem) e vinte e cinco anos de contribuição (mulher).

A carência exigida para os segurados inscritos até 24/07/91 que implementaram todas as condições para se aposentar no ano de 2008 é de 162 contribuições. Esta carência aumenta em 6 contribuições a cada ano até chegar a 180. Para os segurados inscritos após 24/07/91, a carência é sempre de 180 contribuições mensais. Os períodos de recebimento de auxílio-doença ou de aposentadoria por invalidez não contam para carência, porém é contado como tempo de contribuição e manutenção da qualidade de segurado.

A renda mensal da aposentadoria por tempo de contribuição é de cem por cento do salário-de-benefício aos trinta anos de contribuição, para a mulher, e aos trinta e cinco anos de contribuição, para o homem.

O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Nos dois casos, será aplicado o fator previdenciário, que nada mais é do que um redutor do valor da aposentadoria que está relacionada com a idade do segurado e a expectativa de vida. O valor não poderá ser superior ao teto de contribuição e nem inferior a um salário mínimo. É prudente que o segurado planeje a aposentadoria e seja assessorado por especialista na área para não ter surpresas quando receber a carta de aposentadoria.

Até a próxima semana.

Marion Silveira é advogada especialista em direito previdenciário.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Hipocrisia, uma crise sem fim

O termo nos remete à falsidade, fingimento, ao contrário da sinceridade. É dissimular, falsear a verdade, as intenções, os sentimentos. Pois bem! Você se acha uma pessoa hipócrita? Não? Era essa a resposta que eu queria ouvir de você. Eu também não acho que eu seja uma pessoa hipócrita e acredito que poucas pessoas assumam ser hipócritas. Então continuemos... Hoje é um dia daqueles, li, vi, ouvi e aqui estou a desabafar mais uma vez. Está em todos os jornais: escândalo das passagens aéreas em Brasília; verbas de gabinete usadas ao limite para gastos pessoais; empreguismo; apartamento funcional hospedando a amante, etc... Dá vontade de rasgar o título de eleitor. O pior é que somos nós que votamos nessa gente. Mas me pergunto: será que estes são gente mesmo? Possuem um coração que ainda bate? Que igreja eles frequentam?

Argumentam que tudo é absolutamente legal, uma prática comum. Se comportam como legalistas, pois em nenhum momento citam a moral como balisa para suas decisões. A moral é um sentimento humano que nos difere dos animais, que firmada na ética nos anuncia quando estamos errados. A moral está intrinsicamente ligada à consciência e à escolha diária a que todos somos submetidos: fazer ou não fazer.

A verdadeira política está para a vida pública como o sacerdócio está para a religião: requer vocação e é para poucos. É algo sagrado. Você lida com a esperança de muitos. Uma decisão errada e você poderá influenciar toda uma geração.

Trabalho no Sistema Único de Saúde há muito tempo e lido com a dor todos os dias. Lá na faculdade, nos ensinam a não nos envolvermos tanto com a dor do outro, para que nós próprios não acabemos doentes. Mas não é fácil, a dor dói. Há dias em que tudo o que posso fazer é tão somente ouvir. E como aprendemos. O desabafo de alguém com dor é uma aula de vida, de cidadania, uma pós-graduação em humanidade. Dá vontade de gritar: por quê? Porque uns com tanto, achando tudo normal, legal... e outros tendo que ruminar as migalhas deste banquete chamado Brasil.

O verdadeiro político precisa estar junto do povo e saber ouvi-lo. Precisa saber que povo somos todos nós. Precisa saber a diferença entre política de estado e política de governo: a primeira deve permanecer, independente de partido.

Mas onde estão os verdadeiros? Junto com os hipócritas?

Um dia me perguntaram qual sistema econômico seria melhor, capitalismo ou comunismo, e eu respondi que na verdade não precisamos de um sistema novo, o que o homem precisa é de uma nova vida. Precisamos parar de mentir para o ou-tro e para nós próprios. A sociedade precisa de um derramamento de amor e de uma campanha institucional aos quatro ventos: “só a verdade liberta”. O homem sem amor é escravo do seu ego, mas aquele que ama ainda consegue se ocupar com a vida do outro. Gostaria de ser prefeito, governador ou presidente por apenas um dia e baixar o seguinte decreto:

“Doravante estão proibidos toda propina, apadrinhamento político e altos salários. São também ilegais a mentira, a falsidade e a hipocrisia. Ame o outro como se a si mesmo o fosse. Revoguem-se as disposições em contrário”.

Sonho, utopia... não sei, mas o pulso ainda pulsa.

Vilson Schambeck, cirurgião dentista

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1613: EDITORIAL - Político é gente ou ente?

A classe política nunca esteve com a moral tão em baixa como nestes últimos anos. Seja em âmbito federal, estadual e municipal.

O povo está cada vez mais incrédulo com aqueles que foram eleitos para representá-los e eles representam muito bem, são verdadeiros atores. Não se sabe quando estão falando a verdade, pois vivem na ciranda da mentira. Se precisarem chorar em um velório (não sabem quem morreu) ou sorrirem numa festa de aniversário da filha de um correligionário, eles o fazem, com a maior naturalidade. Não têm vergonha na cara e apenas estão interessados na próxima eleição. Olhando neste ângulo, os políticos têm um coração que bate, mas sem sentimento. E isso os fazem ser ente e não gente. Quem pensa o contrário, continue votando neles, sem reclamar depois.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.