O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 15 de março de 2011

CAPA: Edição2.064 - Içara, 15 de março de 2011

Blissari acusa omissão da FME na decisão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gentil aumenta em 10% o repasse para a APAE
(Divulgaçaõ)


Lion Clube Balneário completa 14º aniversário
(Divulgação)

EDITORIAL - Serviço da Setep deveria ser melhor

A Setep foi contratada pelo Samae para realizar os serviços de saneamento bá-sico no município de Içara. Mas a reclamação da comunidade é grande pois as ruas estão em péssimas condições.
Outro agravante, é que a Setep quebra as calçadas das residências mas diz que não tem obrigação de arru-má-las. Tem pisos que sai-ram de circulação. E agora, o que o dono da casa faz? Tira todos as cerâmicas ou coloca um piso de tonalidade diferente? Se o Samae não chamar atenção e pedir um serviço de qualidade, vai se incomodar no futuro.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



A sua escolha

Há quem se acorde e inicie o seu dia tirando dos seus armários os desafios de um novo desconhecido: o dia. Sempre haverão duas únicas alternativas para estabelecer os rumos do depois.
O raciocínio feliz levará à consequências louváveis através de fantásticos resultados .O raciocínio através das perdas iniciará, mais, uma vez o processo do alimento à depressão. Se depende da decisão que tomamos, o restante das horas acompanhará o alimento da nossa mente.
Alguns po-deram estar queixosos por entrar uma semana sem dinheiro, mesmo não administrando as finanças sabiamente no final de semana. Agora já passou e a tristeza da carência toma posse do dia a dia. Outros por sua vez sentem-se felizes por se livrarem de desperdícios desnecessários e suas reservas garantirão o sustento para os próximos dias.
Uns reclamam por ter de ir a um trabalho, a escola, à um trabalho doméstico esquecendo que possuem um emprego, um canal para o conhecimento, um teto que possa abrigar a família.
Por quê será que existem pessoas que nasceram para reclamar? Enquanto reclamam, esquecem-se que Deus deu o fôlego da vida que está sendo mal utilizado.
Você acaba de ganhar um presente: o dia de hoje! Um dia a mais na sua vida para fazer dos teus valores um grande motivo para mudar o rumo das coisas. Diante das pessoas é colocada uma folha em branco. As pessoas escrevem a história da forma que a mente direcionar e estarão assinando embaixo. Os autores dos textos são as próprias pessoas! Se enxergarem a vida vazia e sem brilho não terão tranqüilidade ao dormir. Não terão histórias para contar e as mentes estarão a mercê das desgraças produzidas por pessoas sem desejos de alegria. O momento é de constante recomeço, porém se recomeça para a felicidade, para um melhor dia, o demais, são ações. Pior do que crianças que tem medo do escuro são os adultos que tem medo da luz.

POLÍTICA- Vereador pede prazo para 24h da Próspera atender içarenses

A ameaça de que o Pronto Atendimento 24h da Próspera deixe de atender pessoas de outras cidades preocupou o vereador de Içara, Polakinho, que pediu prazo ao prefeito de Criciúma.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O vereador de Içara, An-dré Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), em conversa com o prefeito de Cri-ciúma, Clésio Salvaro, na semana passada, soube da intenção do prefeito em barrar pacientes de outros municípios na Unidade de Pronto Atendimento 24h da Próspera.
“Estive na prefeitura de Criciúma para visitar uma Secretaria e lá encontrei o prefeito. Durante a conversa, que mais adiante teve a participação da responsável pelo Hospital São José, Salvaro comentou que pretendia intervir, ainda em março, para conter os atendimentos a pessoas de outros municípios no 24h da Próspera, pois o mesmo estava ficando sobrecarregado”, disse Polakinho.
A informação preocupou o vereador, que pediu um prazo maior, até abril, para que os içarenses que necessitam da unidade possam ser atendidos.
“O prefeito perguntou como estava a situação do Hospital São Donato. Eu disse que estava melhorando, mas ainda sofrendo com o problema de falta de médicos plantonistas”, explicou Polakinho.
Para o vereador, enquanto a situação não estiver normalizada em Içara, Cri-ciúma deve dar apoio.
O assunto foi comentado por Polakinho em sessão legislativa na última semana, quando o Requerimento 018/11 entrou em apreciação, convocando uma reunião, no dia 22, às 17h, com responsáveis pela áre-a da saúde no município, a fim de tratar do cumprimento de horário de atendimento por alguns médicos que prestam serviço nos postos de saúde.
A reclamação dá conta de que os médicos contratados pela prefeitura não estão cumprindo as oito horas de trabalho, fazendo com que o Pronto Socorro do Hospital São Donato fique sobrecarregado.
Durante a sessão o vereador e presidente do Hospital São Dontato, Acirton Costa, disse que, caso Sal-varo baixe um decreto proibindo atendimento a pessoas de outras cidades, Içara também deverá tomar providências. Pois, só de Criciúma, são atendidas 400 pessoas por mês no Hospital São Donato.
O prefeito Clésio Salvaro foi procurado para comentar o assunto, mas estava em reunião.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Acho que o atendimento está falho, vou fiscalizar para que os funcionários cumpram o horário. Vou ficar na Câmara todos os dias das 13h às 19h e reduzir a carga horária na Cooperaliança”. Darlan Bitencourt Carpes (PP), na semana em que assumiu como presidente da Câmara Municipal de Içara.

O ex-presidente da Casan
Walmor de Luca, em visita ao prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, aproveitou para cumprimentar o amigo peemedebista pelo caminho político adotado nas elei-ções de 2010 e a postura visando o pleito municipal de 2012. “Gentil está certo na procura da união entre os partidos, não vejo diferença ideológica entre PP e DEM”, argumentou De Luca, completando: “Este arranjo na Câmara (eleição de Darlan Carpes) e cooperativa (reeleição de Pedro Gabriel na Cooperaliança) se for bem trabalhada, terá sucesso”, finalizou o içarense, co-locando um pouco mais de lenha na fogueira.
Claudiomir da Silva e Dalva de Mello Martignago, diretores das Escolas Municipais Paulo Rizzieri, do bairro Boa Vista, e Ângelo Zanellato, do bairro 1º de Maio, em Içara, apresentaram a agenda escolar 2011. Os primeiros exemplares foram entregues ao prefeito Gentil da Luz e Walmor de Luca.


Clésio Salvaro
que tanto votos levou em Içara e cidades da região, como Morro da Fumaça, Siderópolis, quer impedir atendimento no Posto 24h da Próspera de pessoas que residam fora de Criciúma.
Vai cuspir no prato que comeu.


Eike Batista
de 54 anos, dono de minerações, hoteis, entre outros ramos, com uma fortuna de US$ 34 bilhões, é o mais rico do Brasil e o oitavo do mundo, segundo a revista Forbes.
Batista é ex- de Luma de Oliveira, que o trocou por um bombeiro.

Um agravante
a Setep quebra as calçadas das residências mas diz que não tem obrigação de arrumá-las. Tem pisos que sa-iram de circulação. E agora, o que o dono da casa faz? Tira todos os ce-râmicos ou coloca um piso de tonalidade diferente? Se o Samae não chamar atenção e pedir um serviço de qualidade, vai se incomodar no futuro.
Por exemplo, em frente ao Jornal Içarense, eles foram quebrando o piso e disseram que a colocação é por conta do dono da casa o que não vou fazer.

Frase
“A calúnia e a injúria são as armas prediletas dos ignorantes”. (Aurore Dupin - escritora francesa).

GERAL - MTE busca solicitações de Seguro Defeso na Colônia Z-33

Os pescadores do Balneário Rincão, associados à Colônia de Pescadores Z-33, têm até esta terça-feira, dia 15, para entregar a documentação necessária a fim de receber o auxílio do Seguro Defeso.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego estarão na Colônia Z-33, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, nesta terça-feira, dia 15, para receber o último lote de solicitações de Seguro Defeso. O benefício é concedido ao pescador profissional que teve as atividades paralisadas no período de defeso.
Os trabalhadores que a-inda não fizeram a entrega da documentação para receber a assistência financeira têm até hoje para a-presentar o pedido. São a-proximadamente 150 pescadores retardatários.
Praticamente 600 seguros defesos da Colônia Z-33 já foram liberados para as contas dos pescadores e pescadoras.
Alguns ainda não receberam porque o posto da Caixa Econômica Federal no Balneário Rincão não comportou a demanda.
“É importante dizer que os defesos, em sua maioria, foram liberados na sexta- feira antes do Carnaval. Os pescadores que não receberam devem passar na Colônia a partir do dia 16, pa-ra saber o que houve”, explica o presidente da Colônia Z-33, João Picollo.
De acordo com presidente, quase R$ 1,3 milhão entra no município de Içara pelas mãos dos pescadores e pescadoras.
“Precisamos cada vez mais nos unir em volta da nossa Colônia, para forta-lecê-la. Lembrando que ela não é do governo, nem do presidente. Ela é só e unicamente gerenciada e sustentada com o dinheiro e a participação dos associados”, enfatiza Picollo.
Nos dias 9, 10 e 11 de março, a Colônia de Pescadores Z-33 esteve empenhada no recebimento das solicitações de Seguro De-feso dos pescadores associados. Haverá, ainda, u-ma segunda fase de recebimento, dentro de 30 dias.
“Agradeço ao Ministério do Trabalho e Emprego de Criciúma que, reconhecendo os direitos dos pescadores, não mediu esforços pa-ra atendê-los bem. Também aos funcionários do INSS e da Receita Federal que auxiliaram nas pendências documentais de alguns pescadores”, disse Picollo.
O presidente alerta, ainda, que os trabalhadores que estão com carteiras vencidas em 31 de dezembro de 2010, devem ir à Colônia. Mesmo aqueles cujas carteiras já estejam no local. É necessário estar munido com o documento NIT.

POLÍCIA - Polícia não tem pista do ladrão de cigarros

O motorista de uma kombi, carregada de cigarros, foi rendido no momento em fazia entrega em esta-becimentos comerciais no Centro de Içara e levado por assaltante, sendo deixado no Poço Três.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O motorista de uma Kombi que fazia a entrega de cigarros a estabeleci-mentos comerciais no Cen-tro de Içara foi rendido e levado por um assaltante, na tarde desta sexta-feira.
Conforme o depoimento, M.D.C., 28 anos, estava com o veículo estacionado na Praça da Matriz São Donato, por volta das 16h30, quando foi surpre-endido pelo desconhecido.
Ele afirmou que foi o-rientado pelo ladrão a fi-car abaixado dentro do veículo o tempo todo.
Na localidade de Poço Três, interior de Içara, o assaltante transportou os cigarros para outro veícu-lo, levou a chave da Kombi e fugiu com destino ignora-do. Então, C. chamou a Polí-cia Militar.
O caso pas-sou a ser inves-tigado pela Po-lícia Civil que até o momento não tem nenhu-ma pista do as-saltante.
No domingo, um jovem de 22 anos, mais co-nhecido pelo a-pelido de Sedex, foi detido pelo roubo de um car-ro no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
O ladrão foi localizado nas proximidades da Lagoa do Jacaré, onde se deu início a perseguição. Sedex, inter-ceptado em frente da casa da avó, onde mora, no Centro do Rincão, foi preso em fla-grante em poder de um Fiat Premium. O jovem já tem passagens pela polícia e deixou há alguns dias o Presídio Santa Augusta, em Criciúma, para onde foi le-vado novamente.

VARIEDADES - Lions Clube Içara Balneário comemora aniversário

Os 14 anos de fundação do Lions Clube Içara Balneário foram comemorados com um jantar festivo na sexta-feira, dia 11; a organização ajuda a comunidade carente prestando serviços.

(Divulgação)

O Lions Clube Içara Bal-neário completou na últi-ma sexta-feira, dia 11, mais um aniversário.
Os 14 anos de fundação do clube foram comemora-dos nas dependências do Rincão Praia Clube, no Distrito Balneário Rincão, com um jantar festivo.
Na ocasião, estiveram presentes, além da direto-ria e sócios do Lions Clube Içara Balneário, compa-nheiros e domadoras de outros clubes do Distrito LD 9. Também prestigia-ram o evento, o prefeito municipal Gentil Dory da Luz e a primeira dama Marielza Inácio da Luz.
A presidente do Lions Clube Içara Balneário, Izabeth Mendes Niero, presidiu a reunião junto com o mestre de cerimônia, Custódio Abílio da Silva.
Durante o evento, foi em-possado um novo casal, Eduardo Zaccarias e a es-posa Dilcineia Zaccarias, que se integraram ao Lions Clube Içara Balneário.
Após o jantar, foi cortado o bolo e cantado os para-béns aos 14 anos da entida-de. A presidente Izabeth Mendes Niero, junto com todos os ex-presidentes do clube, apagou as velas.
O Companheiro Leão Amarildo Niero saudou os visitantes em nome do clu-be e fez um breve relato das vitórias e conquistas du-rante os anos de trabalho.
Cumprindo mais um dos projetos de campanha da governadoria do Distrito LD 9, foram homenagea-das Salete da Rosa, inte-grante ativa da pastoral social do Balneário Rin-cão, e Maria Albertina da Silva, a Tina , que coor-dena a Associação das Mu-lheres do Mirassol.
Elas receberam das mãos de Izabeth e do ex-presi-dente Paulo Bitencourt, o Certificado Personalidade do Ano 2010, pelos rele-vantes trabalhos prestados às comunidades carentes do Balneário Rincão.
Os Leões atendem às ne-cessidades das comunida-des locais e do mundo. São mais de 1,35 milhão de associados em 206 países.

ESPORTE - Praia e CPAI decidem Praião

Os favoritos Vila Nova e Carbonífera Criciúma, foram surpreendidos pelo Esporte Clube Praia e CPAI, e se despediram da competição com derrotas, as únicas na competição regional de areia.

(Divulgação)

As equipes do CPAI e do Praia vão disputar o título do Praião 2011 - Taça Jorge Zanatta, no próximo do-mingo, dia 20, às 10h,na a-rena do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
Neste sábado, jogando pelo empate, o Vila Nova foi surpreendido pelo Pra-ia que venceu por 3 a 0 com gols de Felipe Soares, Ra-fael Mota e Dirceu.
No outro confronto, a Carbonífera Criciúma, que também jogava com a van-tagem do empate no tempo normal perdeu por 1 a 0 para o CPAI, graças ao gol de Alexsandro Stupp, que depois cedeu lugar para A-lexandre Dirceu.
O técnico do Vila Nova, Claúdio Blissari, foi sur-preendido na hora da par-tida de que Dido, um dos principais atletas da equi-pe, não poderia atuar pois estava com dois cartões a-marelos. Blissari afirmou que houve um equivoco por parte da Fundação Municipal de Esportes (FME), pois os cartões eram da primeira fase e foram ze-rados na segunda fase. “Conforme a ata do con-gresso técnico os atletas que tinham dois cartõees da primeira fase zeravam na fase seguinte . Estra-nhamento, na terceira fase, a FME excluiu o jogador prejudicando a nossa equipe.”. comentou, acres-centando que falou com presidente da FME, Flávio Felisberto, que não assu-miu a responsabilidade que era da competência dele. “O Flávio coordenou a reunião com as equipes antes da competição, tenho a cópia da ata, se for neces-sário vou entrar com uma representação na justiça desportiva”, finaliza o té-cnico do Vila Nova.
Até o fechamento da e-dição não foi possível fazer contato com o presidente da FME, para se posicio-nar sobre o assunto.
Também acontece no pró-ximo domingo, 20, a decisão do Praião Série B, entre Brasil Pedreiras e Quarta Linha, que garante uma vaga na Série A em 2012.