O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

DISTRITO - Mais uma Ação Social da Família Feliz no Balneário Rincão

Voluntários da entidade içarense se revezaram nesta segunda-feira, dia 22, para realizar trabalhos sociais as pessoas carentes da Divinéia, no Balneário Rincão, e o corte de cabelo foi o primeiro deles.

Voluntários da Associação Beneficente Família Feliz, de Içara, mais uma vez fizeram presente na realização de trabalhos sociais no município.

Nesta segunda-feira, dia 22 de junho, as famílias carentes (adultos e crianças) da localidade de Divineia, no Distro Balneário Rincão, receberam os serviços de cortes de cabelo.

A cabeleireira Dircéia Dalmolin não mediu esforços para ajudar o próximo, fazendo uma boa ação com o fio da tesoura.

“Ela é mais uma voluntária que faz parte da Entidade Família Feliz, e ficamos muito felizes por ter pessoas assim, de grande coração, haja visto que é muito gratificante podermos fazer algo especial aos menos favorecidos”, enfatiza o presidente Daniel Fernandes.

“Tudo o que fizermos em favor do nosso próximo, um dia, perante a Deus teremos a nossa recompensa”, lembra.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Oito jogos deram início à 2ª fase do Municipal de Bocha

As equipes vencedoras nos jogos de ida abrem vantagem para as partidas de volta, que ocorrem nesta quinta-feira, pela 2ª fase do Municipal de Bocha 2009, em canchas espalhadas por Içara.

Na noite desta terça-feira foram realizados os oito primeiro jogos da 2ª fase do Municipal de Bocha de Içara.

A rodada foi disputada nas canchas das equipes que tiveram o melhor desempenha na primeira fase da competição e quem jogou em casa aproveitou a vantagem.

Para a próxima fase, que ínicia no dia 30, se classificam apenas seis times.

Bocha:
Figueira B 2x1 Santa Cruz
Salmi A 2x0 Barracão
Lalo C 2x0 Gonçalves
Amigos 1x2 Nori
Vânio B 2x0 Ademir A
Mãe Luzia 0x2 Ser Liri
São Rafael 2x0 Boa Vista
Nanico 1x2 V sta. Luzia

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Cidade de Deus é o 4º na lista dos melhores filmes estrangeiros

Revista americana selecionou os 25 filmes essenciais desta década e a indicação ao Oscar seria “um dos raros momentos de clareza da Academia”, superando outras produções internacionais.

A revista norte-americana “Paste” selecionou os 25 filmes estrangeiros mais importantes da década e colocou a produção brasileira “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, na quarta colocação.

O longa está à frente de produções assinadas por importantes cineastas, como Pedro Almodóvar, Wong Kar-Wai e Alejandro González Iñárritu.

De acordo com a revista, as quatro indicação ao Oscar do filme brasileiro em 2004 deixaram muitos chocados, mas teria sido “um dos raros momentos de clareza da Academia”.

O texto afirma ainda que o longa de Meirelles não precisa, no entanto, de prêmios para garantir seu lugar na história do cinema.

“Universalmente aclamado por sua honestidade visceral em descrever o crime organizado no Rio de Janeiro, o filme é o melhor tipo de obra de arte: aquela que vem de um talento não conhecido em um lugar improvável”.

Antes de “Cidade de Deus”, figuram na lista “O Labirinto do Fauno”, do mexicano Guillermo del Toro, “O Tigre e o Dragão”, do diretor taiwanês Ang Lee, e “O Escafandro e a Borboleta”, produção francesa assinada pelo diretor americano Julian Schnabel.

Constam ainda na lista “Fale com Ela” e “Volver”, de Pedro Almodóvar, o alemão “A vida dos outros”, “Amores brutos”, de Iñárritu, o romeno “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, o francês “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, entre vários outros.

Confira a lista completa dos filmes:
1. O Labirinto do Fauno
2. O Tigre e o Dragão
3. O Escafandro e a Borboleta
4. Cidade de Deus
5. Fale com Ela
6. A Viagem de Chihiro
7. Amor à Flor da Pele
8. A Vida dos Outros
9. Amores Brutos
10. Cache
11. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
12. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
13. E Sua Mãe Também
14. The Best of Youth
15. Ninguém Pode Saber
16. Entre os Muros da Escola
17. Yesterday
18. Paradise Now
19. A queda – As Últimas Horas de Hitler
20. Gomorra
21. Oldboy
22. Deixe Ela entrar
23. Volver
24. Persépolis
25. Maria Cheia de Graça

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ocorre hoje a formatura de 564 alunos do Proerd de Içara

A Polícia Militar de Santa Catarina, através da 2ª Companhia de Polícia Militar de Içara, inicia hoje, a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas, no Ginásio Ergino Januário Borges, em Içara.

A formatura acontece em duas etapas, a primeira hoje a noite, quando serão formados 564 alunos, de 11 escolas içarenses (municipais, estaduais e particulares).

A segunda será nsexta-feira, 26 de junho, no Ginásio da E.E.B. Melchíades B. Espíndola, no Balneário Rincão, onde serão formadas mais 254 crianças.

Todos os formandos cursam o 5° ano do Ensino Fundamental e têm em torno de 10 anos de idade.

O Proerd acontece em nove encontros semanais em sala-de-aula e, no décimo encontro, é a formatura, na qual os estudantes recebem camisetas do programa e certificados de conclusão.

“É o mais importante programa de prevenção da Polícia Militar. Os resultados são colhidos depois de um certo tempo quando as crianças se tornam cidadãos”, diz o major Jorge Luiz da Silva, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Um ano de Lei Seca e número de acidentes não são reduzidos

Em Içara, a fiscalização policial foi intensificada desde a aplicação da Lei 11.705 de 2008 e o número de autuações aumentou, mas o número de infratores embriagados não diminuiu.

A Lei 11.705, apelidada de “Lei Seca” no Brasil, estipulada em 19 de junho de 2008 modificou o Código de Trânsito Brasileiro e fez com que qualquer condutor que apresentasse em um teste de bafômetro 0,1mg de álcool por litro de ar expelido ou 2dg de álcool por litro de sangue fosse considerado transgressor e sujeito à pena de multa, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até detenção, em casos mais graves.

Entretanto, em Içara, após um ano de aplicação da lei, o número de trans-gressores não diminuiu, apenas aumentou o número de autuações.

Segundo o relatório da Polícia Militar Rodoviária (PMRV) de Içara, em um comparativo entre um ano antes e um ano depois da aplicação da lei, isto é, entre junho de 2007 até maio de 2008 e junho de 2008 até maio 2009, foram emitidas 15 autuações a mais desde a aplicação da lei.

Entre junho de 2007 e maio de 2008, 67 autuações foram feitas no Posto Rodoviário de Içara. Sendo que de junho de 2008 até maio de 2009, o número aumentou para 82 casos.

Segundo a soldado Cristina, da PMRV, a diminuição visível ocorreu mais no primeiro mês de aplicação da Lei, mas depois, mesmo com a fiscalização maior, os motoristas continuaram como antes, dirigindo embriagados.

Em nível estadual, a PMRV registrou no ano que antecedeu a Lei, 791 autuações e, no último ano, caiu para 766. Acidentes com motoristas não-embriagados em 2007 foram 82% do total, contra 18% de embriagados. Em 2008, os acidentes causados por motoristas embriagados foi para 13,41% do total.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Discussão sobre o Plano Diretor

A partir do dia 30 de junho, em calendário programado para 10 micro-audiências, será discutido com a população içarense o Plano Diretor (PD). Nestas reuniões também devem estar presentes além de representantes do Poder Público, entidades organizadas do município e a Coordenadora do PD de Içara, Yona Bresciani, do Consórcio Hardt Engemin, empresa responsável pelo Plano.

De acordo com o secretário de Planejamento, Diego Vittorassi, as oficinas antecedem as Audiências Públicas, que devem ser realizadas no segundo semestre de 2009, e tem como objetivo fazer explanação sobre o Plano Diretor. “Nestas reuniões a comunidade terá oportunidade de esclarecer dúvidas e elencar as necessidades de cada local”, explica acrescentando que o PD é um processo de discussão pública “que analisa e avalia a cidade que temos para depois formular a cidade que queremos. Assim, a Administração Municipal de Içara, em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento conforme a visão de uma cidade coletivamente construída, tendo sempre como prioridade a qualidade de vida”.

A primeira etapa já foi realizada. Um grupo de pesquisa da empresa contratada levantou, na fase do diagnóstico, cinco aspectos: uso do solo, meio-ambiente, condições econômicas, serviços, habitação e arrecadação de tributos. O prefeito Gentil da Luz ressaltou a importância de planejar as ações para superar os problemas existentes e cobrou empenho. “Peço empenho de toda a equipe, dos técnicos e secretários para que a elaboração do Plano Diretor ganhe agilidade e que o processo seja realizado de forma, realmente, participativa onde todos os moradores assumam a tarefa de construir um futuro melhor para a cidade promovendo, assim, o direito da cidadania”.

O PD é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, edeve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Área do antigo lixão no Poço Oito sem data para ser recuperada

Promotoria de Justiça aguarda cópia do processo integral do licenciamento da Fatma. Procurador da Prefeitura não tem tempo de agendar reunião com CSN e Santec não dá declarações.

A área que o antigo lixão ocupava, no Poço Oito, em Içara, ainda não foi recuperada e parece que não será tão cedo.

De acordo com o promotor Márcio Rio Branco de Gouvêa, da 1ª Promotoria de Justiça de Içara, responsável pelas questões de ambientais, foi solicitado à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) uma cópia integral do processo de licenciamento da área. A Fatma, no entanto, teve um prazo de 90 dias para fazer a entrega e até agora não o fez.

Conforme Gouvêa, o não manifestamento da Fatma após o prazo poderá ser caracterizado como crime.

Segundo o promotor de justiça, a Fatma não entregou os documentos alegando não tê-los todos ainda.

O promotor contactou também o procurador geral do município, Walterney Réus, pois a administração municipal pretendia construir uma zona industrial no local. Réus ficou de procurar documentos para o promotor, mas ainda não deu retorno.

O procurador disse que precisa marcar uma reunião com as empresas Santec e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que teriam ficado responsáveis pela recuperação do local, e que ainda não tinha feito por falta de tempo.

“A CSN foi a empresa que minerou a região e, por uma sentença judicial, ficou também responsável pela recuperação”, explicou Réus.

A empresa Santec Resíduos, segundo o promotor, disse que estaria apenas esperando a decisão da prefeitura, se iria construir a zona industrial ou não, após isso a Santec estaria pronta para iniciar a recuperação do local.

A auxiliar administrativa da Santec, Naiara Brina, recusou-se a dar entrevista ao Jornal Içarense, solicitando que as perguntas fossem enviadas previamente por e-mail, que seria respondido em pelo menos um dia. Mesmo assim, o e-mail não foi respondido até o fechamento da matéria.

Assim, não há previsão para a recuperação da área.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - André Juncoski pede melhorias na SC-444

Preocupado com o descaso por parte do Governo Estadual com a Rodovia SC-444 o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, do Partido Social Democracia Brasileira, (PS-DB) solicitou a mesa diretora da Câmara Municipal Legislativa para que seja realizada no próximo mês de julho uma audiência Pública, para tratar do assunto.

A audiência foi marcada para o dia 31 de julho, no Salão Paroquial do Bairro Vila Nova, em Içara. E contará com presença do secretário de infra-estrutura do Estado, Mauro Mariani, o diretor regional do Departamento Estadual de infra-estrutura (Deinfra), Lourival Pizzolo, e o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.

Tendo, aproximadamente, 21,2 km de extensão, é a principal via que liga o Distrito Balneário Rincão, em Içara, à Criciúma.

O vereador tucano já fez contato com o Deinfra. “A principio eles não queriam realizar a obra alegando falta de dinheiro, foi então que senti a necessidade de realizar uma audiência pública com os Içarenses”, salientou.

Segundo Polakinho será preciso fazer melhorias em toda a malha viária, pois a situação é precária em todos os trechos. Além disso seria necessário a construção de três trevos alemão, como forma de facilitar o acesso dos motoristas aos bairros cortados pela rodovia estadual.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil se reunirá com vereadores semanalmente antes das sessões

Os vereadores de Içara, por intermediação de Jurê Bortolon, foram convidados pelo prefeito Gentil Dory da Luz, para se reunirem com ele e os secretários, todas as segundas-feiras, às 17h.

A bancada de vereadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), encaminhou segunda-feira, uma iniciativa para tentar aproximar o Poder Executivo do Legislativo de Içara.

Por iniciativa do vereador Jurê Bortolon (PMDB) será realizada uma reunião entre so representantes do dosi Poderes, todas as segundas-feiras, as 17h, no antigo gabinete do prefeito, atual sala de reuniões, no Paço Municipal.

O presidente da Câmara de Vereadores, Acirton Costa (PMDB), acredita que iniciativa será produtiva para o municipio. “Com isso iremos trabalhar juntos, Prefeitura e Câmara” informa o vereador.

Segundo ele muitos projetos que são encaminhados, só é tomado o conhecimento no momento em que eles vão avaliar. “Vamos acabar com esse vácuo entre os dois poderes e fazer uma administração totalmente unida” enfatizou.

O prefeito Gentil Dory da Luz avalia como positiva a posição dos vereadores para administrar em conjunto, mas acredita que está união será apenas reforçada. “Os 40 projetos que encaminhamos à Câmara, foram aprovados, a maioria por unaniminidade. Isso mostra que já há um elo, e que iremos apenas reforçá-lo”, afirma o prefeito.

O encontro contará todas as semanas com a presença de dois secretários do município.

Para próxima segunda feira, dia 29 de junho, estarão presentes o vice-prefeito de Içara e Presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae), José Zanolli e a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 1)

O vento gelado não deixava dúvidas de que estávamos vivendo o Inverno. Especialmente, o primeiro dia de Inverno.

Era de manhã cedinho, e eu estava vindo pela rua Anita Garibaldi. Lembrei de meus dias de estudante no Ginásio Normal Dom Jaime de Barros Câmara. Era a rua Anita Garibaldi que eu percorria até o Colégio Estadual Antônio João (hoje Salete Scotti dos Santos). Lembrei de meus colegas de curso, alguns bem mais fixos em minha memória. Outros já se diluindo pelo distanciamento das vivências. São lembranças benvindas, com certeza.

Bem... ao atravessar a Rua Vitória, olhei para o Supermercado Moniari, lembrando o Mercado do Pedro Casagrande, que em nossa adolescência supria bem a freguesia da rua. A lembrança do sorriso de dona Palmira parece que iluminou a manhã gelada.

Entre o pote da manteiga caseira e a costelinha de porco, da hora, dona Palmira atendia às senhoras que supriam a mesa com a refeição matinal e já preparavam o almoço. Seu Pedro lhe fazia companhia e as crianças pegavam certo no horário em que não estavam na escola. Não era feio e nem proibido os pais conduzirem os filhos ao trabalho, no albor da vida.

Então quando cheguei à próxima esquina, tomei a direita e passei para a Rua São Donato, e dali à Rua Duque de Caxias. As árvores espalhavam a última florada, nas lajotas que revestem a rua, já fragilizada pelo frio. Espiei entre os arbustos e o meio-fio da calçada, e avistei no alto o educandário Cristo Rei.

Veio-me a lembrança de um tempo em que a rua era sem revestimento algum. O trilho da ferrovia cortava a rua e havia sempre as manobras do trem carvoeiro, que chegava ou saía, com os vagões carregados para os portos. Parece que ainda podia avistar o seu Doro a abrir a portinhola da caixa do embarque do carvão e, acima, os caminhões manobrando e descarregando o escuro minério na caixa. Seu Dorvino, seu Botinha (Ataíde Serafim), seu Salvino eram os motoristas que nas idas e vindas da mina à caixa de embarque do carvão, davam carona aos alunos e também aos professores que se dirigiam à outras comunidades para lecionar. Não havia horários de coletivo para suprir a demanda do horário escolar. Eram os motoristas da empresa carbonífera que davam este suporte aos educandos e educadores de Içara.

Tão profunda era a minha recordação que tive medo de acordar as pessoas que já dormem o sono da eternidade. Mas as saudades falaram mais alto e parece que eu ia tropeçar nos dormentes do trilho, quando despertei do devaneio ao som de uma buzina. Não era o tão conhecido apito do trem, era uma buzina de automóvel que me alertava. Desperta, não encontrei mais a paisagem que se descortinava a poucos instantes.

O que pude presenciar foi a mudança das três últimas décadas. Eu também já não era a menina daquele tempo.

Faltava, a poucos metros dali, a casa sempre cheia de aromas dos doces da dona Lora. Não havia também o vai-e-vem da juventude para os treinos no campo do Caiçara. Fechado entre muros, o Caiçara fica fora da visão dos caminhantes e fãs de um tempo em que tínhamos a visão nos craques da turminha: o Rogério, o Valdir, o Heitor (Valvassori), o Rafael (Mazzuchello) o Tarcísio, o Lembreia (Casagrande), o Ginho do Berdardinho, e vai por aí à fora.

A fachada da Casa do Rock, imponente e obtusa, me fez lembrar de que vivemos um tempo diferente. É o tempo de novas construções, onde o alicerce do que vivemos é a argamassa mais sólida na cultura de nossa gente, e na paisagem de nossa terra.

Até a próxima semana com a continuação deste assunto.

Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 1)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 2)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 3)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 4)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 5)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 6)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 7)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1648: EDITORIAL - Amadurecimento político em Içara

A Administração Municipal de Içara completa 6 meses de governo e pouco foi feito, o que é natural no primeiro ano do prefeito. E as maiores reclamações dos içarenses são melhorias nas ruas e nos atendimentos no postos de saúde, que ficaram até o mês de maio sem médicos e enfermeiros.

Para amenizar a situação e tentar manter uma harmonia com o Legislativo o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e secretários, se reúnem todas as segundas-feiras com os vereadores, graças a a intermedição de Jurê Bortolon.

Essa atitude dá uma pequena amostra do amadurecimento político entre os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, e quem ganha com isso é a comunidade.

É a primeira vez que um prefeito reúne vereadores de situação e de oposição numa mesma mesa para discutir problemas do município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.