O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.167 - Içara, 11 de agosto de 2011

Unitá inaugura concessionária Fiat em Içara
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


OS de pavimentação da 3ª Linha será entregue no mês de setembro
(Divulgação)


Karatecas içarenses fazem a diferença no Panamericano
(Mariana Alexandre/Jornal Içarense)

Polakinho disse que a cidade vem em 1º lugar
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Polakinho quer o melhor para Içara

Um dos nomes mais cita-dos na cidade é o do verea-dor André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polaki-nho, que assumiu a presi-dência da Câmara Legisla-tiva Municipal, no lugar de Darlan Carpes, afastado do cargo pelo Ministério Público devido o caso das cédulas marcadas.
Polakinho afirma que o momento é de cautela e de não colocar o “carro na frente dos bois”, pois não sabe quanto tempo vai ficar com a vaga. Ele pensa em chamar as forças políticas para pensar Içara, que é maior que todos.
O tucano tem que ser sensato e deixar os fatos acontecerem, pois a vez dele vai chegar.

CHARGE


POLÍTICA - Polakinho é cauteloso ao falar de presidência e cassação

André Jucoski, o Polakinho (PSDB), assumiu a presidência da Câmara de Vereadores após o afastamento de Darlan Carpes (PP), que está envolvimento no caso das cédulas marcadas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), está passando por um momento conturbado na vida política desde a última semana.
Como vice-presidente da Câmara Municipal de Içara, Polakinho assumiu a cadeira de presidente, com o afastamento de Darlan Carpes (PP) do cargo, e com a ameaça de cassação do prefeito Gentil Dory da Luz, o vereador está a um passo de assumir também a prefeitura da cidade.
Polakinho chegou a ser chamado pelo prefeito pa-ra uma conversa, referente à possibilidade de assumir o Executivo. “O prefeito es-tava preocupado com o possível afastamento dele do cargo. Conversamos sobre o andamento de alguns projetos como pavimentação, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), educação, entre outros, que estão sendo levados à nível estadual e federal para conquista de recursos”, ex-plicou o presidente interino da Câmara.
Polakinho disse que escutou a explanação do prefeito sobre os projetos e que, caso haja a cassação, vai trabalhar em conjunto para não perder os benefícios já conquistados.
Na pauta da conversa, Polakinho incluiu a situação da malha viária do mu-nicípio e subsídios para empresas que queiram se instalar na cidade.
“Existem várias especu-lações sobre como será se o prefeito for cassado. Mas, como eu tenho dito, se vier a acontecer, é preciso chamar todas as forças políticas para pensar em Içara. Içara é maior que nós todos. Temos que ter a cidade em mente. É preciso muita humildade, pois é um momento delicado. É preciso ter o pé no chão”, comentou o vereador tucano.

GERAL - Servidores do Samae de Içara entram em estado de greve

Os servidores do Samae comunicaram, através do sindicato, que podem paralisar as atividades a qualquer momento, eles querem um Plano de Carreira; o Samae não reconhece o estado de greve.

(Divulgação)

Após reuniões e pressão junto à direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara, para a implantação do Plano de Carreira, os 27 funcionários efetivos entraram em estado de greve a partir desta quarta-feira, dia 10. Caso não haja acordo entre a autarquia e os servidores, os trabalhos po-dem ser paralisados a qualquer momento.
A decisão foi aprovada em reunião realizada na noite de terça-feira, dia 9, entre trabalhadores e direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi).
“O Plano de Carreira é um direito e garantia para esses servidores. Vamos manter nossa posição e lutar por essa conquista”, disse a presidente do sindicato, Vera Regina Vieira.
Ainda de acordo com a presidente, na manhã desta quarta-feira a direção do Samae chamou o sindicato e pediu prazo até sexta-feira para viabilizar nova proposta.
O Sindserpi está negociando com a autarquia desde 2006, quando ela foi implantada, e esta foi a principal reivindicação das Cláusulas Sociais da Convenção Coletiva, negociada em maio desse ano.
Em 2010, o prefeito Gentil da Luz prometeu protocolar o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, com melhorias em relação ao plano dos servidores da prefeitura, mantendo o regime celetista do Samae.
Segundo Vera, antes do envio observaram que o projeto poderia ter implicações jurídicas por ser cele-tista, enquanto o da prefeitura é estatutário e, nesse caso, seria necessário a administração pública ou Sa-mae fazer consulta no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Vera afirmou que o Samae não deu resposta e o sindicato formou uma comissão com servidores para cobrar uma posição.

POLÍCIA - Cinco anos da Lei da Maria da Penha no País

A lei, que leva o nome de biofarmacêutica que lutou para o seu agressor fosse condenado por agressões, foi criada para proteger as mulheres, que são vítimas da violência doméstica.

(Divulgação)

A Lei nº 11.340 fundada em 7 de agosto de 2006, completou neste domingo, cinco anos. Mais conhecida como “Lei Maria da Penha”, foi criada com o intuito de proteger as mulheres brasileiras contra a violência doméstica. O silêncio de grandes vítimas se tornou a denúncia de um criminoso.
Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofar-macêutica brasileira que lutou para que o agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, hoje e-la é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.
Em 1983, o ex-marido, o professor universitário Marco Antônio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou contra ela, simulando um assalto, e na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões, Maria ficou paraplégica. Nove anos depois,o agres-sor foi condenado a oito anos de prisão.]
De acordo com os parágrafos do Art. 7º da Lei, as formas de agressão familiar ou doméstica contra mulheres são: violências física, sexual, patrimonial, psicológica e moral.
“Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar a saúde física e mental e o aperfeiçoamento moral, intelectual e social.” Art. 2º da Lei 11.340.
Segundo insformações da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente e Proteção à Mulher e Idoso de Cri-ciúma, são feitos registros no boletim de ocorrências todos os dias. Conforme os dados, só neste ano, pelo menos 874 registros foram realizados, cerca de quatro denúncias por dia, e aproximadamente mais de 1500 por ano, só em Criciúma.
Em Içara, não foi possível obter informações a respeito dos registros.

VARIEDADES - EJA está com matriculas abertas até 31 de agosto

Jovens e adultos de Içara que não tiveram a oportunidade de concluir a formação escolar têm a chance de terminar os estudos; o programa Educação para Jovens e Adultos está matriculando.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O programa de Educa-ção para Jovens e Adultos (EJA) de Içara, modalidade de educação supletiva, está com matriculas abertas pa-ra pessoas a partir de 15 a-nos. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.
Os interessados podem efetuar a matricula na Es-cola Quintino Rizzieri, ba-irro Jardim Elizabete, de se-gunda a quinta-feira, das 19h às 22h, com cópia do documento de identidade.
De acordo com o secretá-rio de Educação, Antônio de Melo, a busca pela for-mação e pela qualificação deve ser constante.
“O mercado está cada vez mais exigente; cami-nhando neste sentido bus-camos proporcionar os me-ios para que as pessoas consigam atingir seus obje-tivos profissionais através dos estudos”, salientou.
As aulas acontecem no período noturno, com du-ração de um ano.
“Ao longo dos anos de funcionamento a EJA vem suprindo a escolarização regular para jovens e adul-tos que não tenham segui-do ou concluído os estudos na idade apropriada. Com as exigências do mercado de trabalho, muitas pesso-as voltam aos bancos esco-lares para recuperar o tem-po perdido”, salientou a coordenadora do EJA/Iça-ra Dóris Iolanda Dagostim dos Santos.

ESPORTE - Karatecas de Içara conquistam 12 medalhas no Panamericano

Oito medalhas de ouro, duas de prata, dois bronzes e dois troféus, esta foi a premiação que os karatecas içarenses trouxeram de São Paulo depois de representar o Brasil no Panamericano.

(Mariana Alexandre/Jornal Içarense)

Sete karatecas da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Içara, participaram da Seleção Brasileira de Karatê no Campeonato Panamericano realizado em São Paulo, entre os dias 3 e 7 de agosto, que resultou na conquista de dois troféus e 12 medalhas, sendo oito de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Doze países sul-americanos, e um convidado especial, a Romênia, por ser campeã internacional, participaram do evento.
A adolescente Eduarda Wunieski Marcelino, 12 a-nos, moradora do Bairro Pedreiras, em Içara, concorreu na categoria Sub13. Dos oito ouro ganhos, quatro deles foram conquistados por ela, e um dos dois troféus também.
O irmão, Guilherme Wu-snieski Marcelino, 10 anos, também foi ouro. Ele jogou pela categoria masculina, Sub-11 e garantiu mais duas medalhas. A mãe dos campeões, Jucélia Wusni-eski Marcelino, que também acompanhou a equipe em todos os jogos de São Paulo, se emociona. “É u-ma imensidão de orgulho, uma emoção muito grande ver meus filhos lutando e serem campeões” exclama orgulhosa. Conta também que no dia da entrega de medalhas estava de aniversário. “Cada medalha que recebiam era mais um presente para mim”, ressaltou.
Além dos campeões de ouro, outro morador de Pedreiras também obteve conquistas. Jayor Nesi Tei-xeira, 13 anos, trouxe para casa medalhas de prata e bronze, na luta pela faixa laranja.
O professor Gustavo Santiago, também participou do campeonato. Apesar de não conseguir medalhas, está muito feliz com as consquistas dos a-lunos. “É uma grande realização, e muito gratificante. É algo fora dos padrões, pois muitos atletas treinam mais de cinco anos para conseguir o que eles conseguiram em pelo menos dois anos de treino” conta.
Segundo um dos professores dos karatecas içaren-ses, Everaldo Pereira, a Seleção do Brasil foi “campeão estourado” no campeonato panamericano.