O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

ESPORTES - Carboníferas decidem o Coroa Bom de Bola

Depois de mais de 60 dias de disputa, ocorre neste sábado, às 16 horas, a decisão do Coroa Bom de Bola/Taça Cooperaliança 45 anos, entre Carbonífera Metropolitana e Cooperminas, batizado como o clássico das carboníferas.

Conforme Djalma dos Santos, diretor técnico da Carbonífera Metropolitana, o adversário tem potencial mas ele acredita na sua equipe que disputará até o fim do jogo pelo título. "Os jogadores estão bem motivados, com fome de bola e entrarão na arena para vencer de toda a forma", ressalta Santos.

Jorge Luiz dos Santos, treinador do Cooperminas, afirmou que está ainda mais confiante para o jogo da decisão. "Acredito que será uma partida bem tranquila, vamos procurar manter a regularidade e por ter termos feito uma das melhores campanhas da competição aposto numa grande vitória do meu time".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Vila Nova defende Içara na final do Praião 2008/2009

Neste domingo, será realizado o jogo da final do Praião 2008/2009 com as disputas entre o time do JR/Vila Nova e o da Carbonífera Criciúma, onde o mais experiente fica com o título.

Depois de um fim de semana de descanso para os atletas do Praião, para curtir um pouco as festividades do carnaval, é hora de pensar em uma estratégia de jogo para a grande final do Praião 2008/2009, 2ª Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, que ficou marcado para este domingo, dia 1° de março.

A disputa será entre o JR/Vila Nova, de Içara, e Carbonífera Criciúma, de Criciúma, que busca o bi-campeonato. Juntas, as equipes fizeram as melhores campanhas do ano na competição regional. No jogo da abertura do Praião a Carbonífera Criciúma levou a melhor e venceu por 2x1.

A partir daí o time içarense começou a se acertar e aplicou as três maiores goleadas do campeonato: foram dois 6x2, um contra o Comerciário e o outro sobre o Alô Você, e 6x1 contra o o Trilho, time de Siderópolis.

O responsável pela equipe de Içara, Edson Ari Viana, mostrou-se empolgado em disputar a final e disse que todos sabem que será um jogo difícil, já que a Carbonífera é o atual campeão da competição e fará de tudo para levantar a taça novamente. "Estamos prontos para fazer o melhor dentro do campo de areia", completou Ari, que colocará o time completo na disputa do fim de semana.

Por outro lado, o diretor da Carbonífera Criciúma, Valter Souza, o Sabiá, admitiu que não será um jogo fácil. "O time da Vila Nova é a mais cotada para a vitória, a gente vai indo por fora esperando um bom resultado no transcorrer do jogo", finalizou. Sabiá, que deverá contará com todos os titulares neste domingo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Não é só um corpinho bonito, Içara também é Cultura

Março não promete apenas a grande final do Garota Verão para Içara, a Casa da Cultura também está recheada de projetos e expectativas para o primeiro semestre deste ano.

Finalmente Içara sediará a final do concurso de beleza Garota Verão 2009 de Santa Catarina, durante a segunda semana de março, mas não pára por aí. A cultura içarense da mesma forma será destacada no município, com eventos produzidos pela Casa da Cultura e pela Secretaria da Educação, com apoio da Prefeitura.

Entre os dias 17 e 26 de março, haverá uma exposição de fotos de Elias Zilli, sobre os Colonizadores Italianos de Içara. O acontecimento será prestigiado pelos alunos das escolas de região, além da própria comunidade içarense, que, desde já, está convidada.

A abertura, no primeiro dia, será marcada com um bate-papo entre o fotógrafo e o público presente, acerca das fotos e da imigração italiana em Içara.

Já na próxima segunda-feira, dia 2 de março, ocorrerá a reunião do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), na Reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que definirá a cidade que vai abrigar a 16ª AÇUR (Festa da Cultura Açoriana).

De acordo com a chefe do departamento de cultura de Içara, Sanete Monteiro Dagostin, é um evento de nível estadual, o qual será pleiteado por várias cidades litorâneas do estado catarinense, tais como Florianópolis, São Francisco do Sul, Palhoça e até mesmo Criciúma, que também é de colonização açoriana.

Sanete irá com a coordenadora do departamento de cultura, Lilian Rosane Philippi, que juntas tentarão requerer o evento para Içara neste ano.

No dia 17 de maio, o Grupo Afro Chico Rosa promove a Festa Anual da Etnia Negra, a qual começará com a celebração na Paróquia de São Donato, no centro de Içara. Em seguida, haverá almoço, distribuição de convites, café à tarde, além de várias apresentações artísticas, pelas quais os grupos serão presenteados com troféus do evento.

Além desses, a Casa da Cultura ainda tem vários projetos a serem aprovados pela Prefeitura, como oficinas de teatro, música, Street Dance, pintura em tela e em tecido, além do curso profissionalizante de Informática (apenas para maiores de 16 anos).

Enquanto isso, as inscrições para as aulas de balé clássico estão abertas até a primeira semana de março (informações pelo telefone 3432-5847, das 8h às 17h).

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Rincão necessita de Policial Civil de plantão

Os Vereadores do município encaminharam um requerimento solicitando segurança no Balneário Rincão no mês que vai de março a novembro. Por enquanto, os serviços são no horário do expediente.

Atender às ocorrências que se dão durante a baixa temporada, tendo em vista que, quando se encerram as atividades do verão, as pessoas que residem no Balneário Rincão não possuem estes serviços: essa é a proposta que os vereadores Jurê Carlos Bortolon, Antônio de Mello e Acirton Costa, da bancada do PMDB, encaminharam pedindo policiamento civil durante 24 horas no Distrito.

O requerimento foi enviado ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, deputado Ronaldo Benedett que analisará a petição.

O Delegado Regional da Polícia Civil, Jorge Koch, que ainda não estava sabendo do requerimento, confessou que o Rincão realmente precisa dessa contratação, mas entretanto, neste momento ainda não será possível a liberação de um profissional. "É difícil porque pre-cisaríamos de três policiais para executar os serviços, já que eles trabalham por turno", explicou Koch.

Mesmo assim, ele garantiu que analisará o expediente junto ao secretário Ronaldo Benedett. "Eu nem estava sabendo dessa solicitação", ressaltou. "O Balneário Rincão realmente precisa de mais segurança por já dispor de 15 mil moradores fixos. Vamos analisar a situação e fazer o que for possível para atender o pedido da Câmara de Vereadores", completou.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Reús alerta que as enchentes podem prejudicar a safra de feijão e milho

"Se as chuvas continuarem nesse ritmo poderemos ter uma perda significativa de até 50%", assim destacou o presidente da Associação de Produtores de Milho e Feijão de Içara, Renato Réus.

De acordo com Réus os produtores estão tendo boas expectativas em relação ao feijão já que o preço da saca diminuiu em relação ao a-no passado. No início de fevereiro, onde os produtores deram início ao plantio, mais de quatro mil hectares foram utilizados para plantação.

Contudo, o atual problema vivido no cenário de Santa Catarina, pode afetar os produtores e até os consumidores: a seca na hora do plantio e a umidade do tempo provocam a quebra do produto. Com isso, o consumidor pode ter um produto de má qualidade na mesa ou até pagar mais caro por ele. "Se tiver que buscar em outras regiões o preço, pode sim, ser mais caro", previu o presidente da Associação.

A tendência será uma diferença de aproximadamente R$ 10 reais por saca.

Se o tempo "colaborar" e tudo ocorrer com normalidade a previsão para a colheita é para maio ou abril.

A plantação do milho diminuiu na região porque os agricultores optaram pelo feijão que está com um bom preço nas prateleiras do mercado.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Problemas na Escola Quintino Rizzieri continuam sem soluções

A escola municipal, reformada há quatro meses, tem problemas na fiação elétrica e infiltrações nas paredes, o que gera situação de perigo aos alunos. Até o momento, a construtora não resolveu os problemas.

Os alunos e a equipe de coordenação da Escola Fundamental Quintino Rizzieri, do bairro Jardim Elizabete, mais uma vez foram recepcionados pelas águas da chuva que encheram toda a parte da entrada do colégio. A estrutura foi construída no ano passado, contudo o prédio apresenta rachaduras no corredor superior e tem a parte elétrica danificada, já que as águas penetram na laje, molhando a fiação.

Desde o início do ano letivo a escola está sem energia elétrica. Isso compromete as aulas de computação e os arquivos da secretaria que agora são feitos manualmente.

De acordo com a secretária de Educação, Giovana dos Santos Borges, a Construtora Engemo, de Lages, responsável por todos esses transtornos, que não mandou equipe para reparar o trabalho mal feito, já esta sendo notificada judicialmente pelo procurador do município. "Por enquanto bloqueamos toda a parte elétrica para segurança dos alunos", garantiu.

De acordo com os dados dos engenheiros contratados pela prefeitura o problema está no telhado, que foi mal feito. Por não existirem calhas, as águas caem direto na parte elétrica, o que ocasionou todos os problemas. Agora a reconstituição só depende do tempo e de cessarem as chuvas. "Não tem como fazer a impermeabilização quando tudo está molhado", explicou Giovana.

Não foi possível fazer contato com a Construtora Engemo, pois não atendeu às chamadas do JI.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Prefeitura Municipal de Içara tem horário alterado

Em reunião do colegiado da Administração Municipal de Içara, ocorrida nesta sexta-feira, foi definido que alguns horários de atendimentos passam por alteração a partir de segunda-feira, dia 2 de março.

De acordo com a secretária de Administração, Pedra Silvano, todas as secretarias passarão pela alteração no horário para que as mesmas funcionem em harmonia e o atendimento ao público possa ser efetuado com mais eficácia. "Com o término do horário de verão, percebemos a necessidade de alteração no horário de atendimento. Isso, com certeza, fará com que todo o processo flua com mais agilidade e o atendimento à população ganhe mais qualidade", explica.

Na subprefeitura do Distrito de Balneário Rincão, o horário de atendimento também volta ao normal a partir de segunda-feira. O mesmo ocorre com a Secretaria de Educação, Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Saúde e Samae já estão funcionando normalmente das 8h às 12h e das 13h até as 17h.

Das 13h às 19h funcionarão o Paço Municipal, Fundai, Procon, Junta Militar, Sine, Departamento do Trânsito e Secretaria de Obras.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1572: POLÍTICA - Vereadores Darlan e Jurê viajam a Brasília junto com prefeito Gentil

Os representantes legislativos irão à Capital Federal junto ao prefeito Gentil da Luz, onde levarão projetos que serão deixados nas bancadas dos deputados federais de Santa Catarina.

Um ginásio poli-esportivo é uma das propostas que vai na bagagem do vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP) no dia 2 de março, quando viajará à Brasília com o prefeito Gentil da Luz e o vereador peemedebista Jurê Bortollon.

Segundo a assessoria da bancada do Partido Progressista, o vereador quer um centro esportivo que seja referência na região, incluindo vestiários e estrutura para a realização de jogos estaduais. O projeto será apresentado diretamente no Ministério dos Esportes e o valor é de R$2 milhões.

Além do centro esportivo Carpes leva pedidos para a pavimentação de seis ruas no município: Dona Maria, no bairro Jaqueline; Alamiro Garcia, Édio José Teodoro e José Demo no Bairro Aurora; esta última o vereador já conseguiu parte da pavimentação e pede recurso para a continuidade até o Poço 3, finalizando na BR-101. O bairro Nossa Senhora de Fátima também esta indo na viagem. Darlam pede o calçamento da Rua Antônio Frassetto.

A pavimentação da Rodovia 357, que liga a 477 na localidade da 3ª linha, também será filtrada nos orçamentos federais. O vereador do PMDB, Jurê Bortollon, não especificou os projetos que estará levando à capital, mas são vários também.

A viagem será feita no dia 2 de março. A proposta do prefeito Gentil da Luz é levar dois vereadores toda vez que for solicitar recurso em Brasília. Ele viaja sempre no início de cada mês com um vereador da situação e outro da oposição.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.