O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Esportes: Brasil goleia Nova Zelândia e passa para as quartas-de-final em Pequim

Com grande atuação de Ronaldinho Gaúcho, o Brasil goleou a Nova Zelândia por 5 a 0 na manhã de domingo, em Shenyang. Os gols do Brasil foram todos marcados por ex-jogadores da dupla Gre-Nal: Anderson, Pato, Ronaldinho (2) e Rafael Sóbis.
Com o resultado, a seleção olímpica brasileira garantiu vaga antecipada nas quartas-de-final da Olimpíada. O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, contra a China, ainda pela fase classificatória. Em caso de empate é campeão do grupo.
O jogo
O placar foi aberto logo aos 3 minutos de jogo. O meia Anderson recebeu na entrada da área e chutou forte. O goleiro Spoonley defendeu e próprio Anderson pegou o rebote de cabeça, marcando o primeiro gol na Olimpíada.
Com o gol, o Brasil diminuiu o ritmo, mas mostrava bom futebol. Depois de um início apagado, começou a aparecer o talento do meia Ronaldinho. Quem também mostrou qualidade foi o lateral Marcelo. Foi dos pés do jogador do Real Madrid que surgiu o cruzamento para o gol de cabeça de Alexandre Pato, aos 33 minutos.
No segundo tempo, a seleção consolidou o bom futebol principalmente pelos pés de Ronaldinho. Aos 9 minutos da etapa final, o meia do Milan cobrou falta rasteiro e fez o terceiro gol brasileiro. O lance ainda contou com participação de Pato, que fez um corta-luz.
O quarto gol veio de um pênalti sofrido e cobrado por Ronaldinho, que marcou o segundo gol. No fim do jogo, Rafael Sóbis, que havia entrado no lugar de Pato, recebeu passe de Lucas e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro, marcando o quinto gol.

Esportes: Jaqueline e Barão são finalistas do Sub-20

As equipe do Sub-20 também chegaram a reta final do Campeonato Içarense de Futebol 2008.
No jogo de volta da semi-final, no Complexo Esportivo Dego Rocha, o Barão, venceu o Vila Nova por 1 x 0, em uma partida bem nervosa, onde ocorreram duas expulsões, um atleta de cada lado. Na outra partida, no Presidente Vargas, o Jaqueline também ganhou de 1 x 0, do SER Liri e garantiu a vaga para a final da competição.
Assim como os jogos do titular, os times não têm mais vantagens, tendo que mostrar todo o potencial e lutar por um lugar mais alto do podium.
A final entre Barão e Jaqueline será no próximo domingo.
O Barão levantou a Taça Custódio Abílio da Silva em homenagem da LAI ao Neném do Abimar, pela conquista do 1º turno.

Esportes: São José e PV se enfrentam na final da competição

Fim de semana foi marcado por decisões no Campeonato Içarense de Futebol 2008.
São José e Presidente Vargas garantiram o direito de fazer a final da competição, após eliminar Praia e Liri, respectivamente.
Jogando no Complexo Esportivo Dego Rocha, o São José chegou a final vencendo o time do Praia por 2 x 0.
Já o Presidente Vargas, mostrou mais qualidade e derrotou, em casa, a equipe do Liri por 3 x 1.
Os dois clubes se enfrentam no primeiro jogo da decisão, no próximo domingo, no campo do Presidente Vargas, começando literalmente do zero e sem vantagens.
De acordo com o presidente da Liga Atlética Içaren-se (LAI), Valdir Damiani Alves, agora as equipes não tem mais vantagem nem saldo de gols nesta fase da competição. "O time que vencer por 1 a 0 no primeiro jogo e empatar no segundo, leva o título", diz Alves, acrescentando que es-te foi o melhor campeonato de todos os tempos em qualidade de arbitragem e principalmente em nível técnico.
A expectativa da LAI é de que no primeiro jogo no Presidente Vargas, o público chegue a 3 mil pessoas.
A liga também premiou os campeões do primeiro turno nas duas modalidades, no titular o Vila Nova recebeu a Taça Ademar Bitencourt.
O presidente do Presidente Vargas, Edgar Machado, afirmou que a equipe está bem confiante para a partida de ida da final, o deverá estar completo, sem nenhum desfalque.
A apreensão também está presente no time adversário, o São José que já sofreu muito durante a competição e conseguiu se superar e levar o time com sua torcida até a final. "A partida será complicada, mas estamos prontos", disse o presidente Simão Custódio.

Polícia: Motoristas embriagados e sem carteiras provocam acidente na SC-444

Duas jovens se machucaram no acidente que envolveu motoristas embriagados e sem carteira de habilitação.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, J.V, de 15 anos, e J.O.V, de 19 anos, foram encaminhadas ao Hospital São Donato. A segunda ,com várias lesões, inclusive, uma grave no joelho.
O acidente aconteceu na tarde de sábado, perto das 17h.
Os envolvidos foram os carros Fiat Uno, placa LYH 0043, de Içara e uma Brasília, placas MAE 5674, de Armazém. Os motoristas dos veículos eram A.G, de 35 anos, e N.V, de 45, respectivamente. O teste do bafômetro foi aplicado e ambos estavam em estado de embriaguez. Em A., foi constatado 0,98 miligramas por litro de sangue e, em N., a quantidade 1,18 miligramas.
Os dois estavam muito acima da média permitida por lei, que é de menos de 0,1mg /L.
Além disso, quando os policiais chegaram ao local, foram logo pedindo a carteira de habilitação dos condutores, que não as possuíam.
Os dois foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia de polícia.
Para quem costuma andar na linha, esse tipo de fiscalização é bem-vinda. Desde que a Lei Seca entrou em vigor, no dia 20 de junho, muitos motoristas já foram presos e multados.
Quem dirige bêbado não brinca apenas com a própria vida, mas com a de inocentes que podem ser atingidos e até perderem a vida.

Geral: Içara não atinge meta e vacinação contra a pólio é prorrogada

A Secretaria do Estado exige que as vacinas contra a paralisia infantil sejam aplicadas em no mínimo 95% das crianças de 0 a 5 anos. Em Içara, até agora, apenas 80,52% das crianças da cidade receberam a gotinha, o que fez com que a campanha seja prorrogada até o final da semana.
Conforme Susana Novelli Tassi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, falta muito interesse dos pais. "É importante que eles tenham consciência de trazer seus filhos", explica.
O novo prazo para a vacinação vai até dia 15 de agosto, em todas as unidades de saúde do município.
Faltam cerca de 14% para que Içara consiga atingir a meta de imunização contra a doença. Até o momento, foram vacinadas 711 crianças menores de um ano, e de 1 a 4 anos foram 2.911 crianças.
Em Criciúma, a Secretaria de Saúde da Prefeitura atingiu a meta preconizada pelo Ministério, vacinando 13.458 crianças, ou seja, 97% das 13.866. Depois de alcançar a meta, o objetivo dos profissionais será atingir o maior número possível de adultos na vacinação contra a rubéola.
Erradicação
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina é a única forma de manter a paralisia infantil erradicada do país. O último caso da doença foi registrado no Brasil há quase 20 anos, em 1989.
No entanto, em regiões africanas e asiáticas, a poliomielite ainda é uma realidade que continua matando ou paralisando pessoas.

Política: Coligação do PMDB realiza primeiro bandeiraço em Içara

O centro de Içara ganhou um colorido diferente na manhã deste sábado, com o tremular das bandeiras vermelhas, agitadas constantemente pelos militantes da coligação "Por uma Içara mais Humana" que, acompanhados de carros de som, mostraram uma grande disposição e cantaram os jingles da campanha animadamente pelos locais onde passavam.
O bandeiraço iniciou em frente à Câmara de Vereadores do município e percorreu as principais ruas da cidade. Além dos militantes, simpatizantes e candidatos a vereadores, participaram também os candidatos à prefeito e à vice-prefeito, Gentil Dory da Luz e José Zanolli.
"Estamos fazendo uma campanha com muita motivação e dentro de um plano que a coordenação estabeleceu e sentimos uma energia muito positiva nas ruas ao fazer o corpo a corpo com as pessoas e isso tem nos motivado cada vez mais", comenta Gentil da Luz.
Já o coordenador de campanha, Adílton Tramontim, avaliou como ótimo o manifesto organizado pelos militantes que mostra a união da coligação. "Estamos crescendo dia-a-dia e, com certeza, isso nos dará a vitória nas eleições municipais de 5 de outubro", finalizou.

Editorial: Saúde para as crianças é obrigação dos pais

Que a União, Estado e o Município tem obrigação de dar saúde para todos isso ninguém tem dúvida, mas o compromisso maior de primar pela vida é dos pais que tem o direito e o dever de protegerem as crianças de todos os tipos de doenças, sejam eles físicos ou morais.
Verificando os índices de vacinação percebe-se que os pais estão um pouco displicentes (relaxados) e não tem dado muita importância à saúde dos filhos e também deles próprios, pois a vacinação da Rubéola e Paralisía Infantil, não teve uma adesão de 100%.
Dizer que é falta de informação, não é verdade, pois além de campanhas na imprensa, todos os postos de saúde estão empenhados nesta causa e divulgando a vacinação. A Administração Municipal pode ter falhas, mas no que se refere a saúde, está fazendo a sua parte e cabe aos pais fazerem a deles.
Os pais devem ser mais atuantes e dar exemplo aos filhos. Afinal a saúde é uma dádiva divina que recebemos de Deus e preservá-la é um dever de cada um de nós.

Esportes:Sai neste domingo finalistas do Içarense

O Campeonato Içarense de Futebol 2008, conhece neste domingo os finalistas da competição municipal que teve início em maio.
As equipes titulares do São José e Presidente Vargas jogam com a vantagem do empate na partida de volta, por terem ganho o primeiro confronto contra o Praia e Liri, respectivamente.
Já na categoria Sub-20 quem fica com a vantagem do empate para o próximo jogo são o Liri, que venceu o Jaqueline por 1 a 0, e o Barão, que derrotou o Vila Nova, também por 1 a 0.
As quatro equipes não tem problema de desfalque para domingo e devem manter a mesma formação da primeira partida.
Pelo titular, o São José recebe o Praia, na Vila São José, às 15h10min, onde acontece também o confronto entre Barão x Vila Nova, pelo Sub-20, ás 13h30min.
O Presidente Vargas enfrenta, em casa, o Liri, pelo Titular, às 15h10min, enquanto na partida de fundo, às 13h30min, pela categoria Sub-20, jogam Jaqueline x Liri.

Variedades: Exposição da Etnia Polonesa busca recuperar história na Casa da Cultura

Reaver a história da etnia polonesa é o principal objetivo da exposição que está sendo realizada na Casa de Cultura Padre Bernardo Junkes.
Quem teve a idéia de levar a cultura dos poloneses à população foi o professor de História, Ederson Lucinski, quando a casa de seu avô, que era polonês, foi desmachada. "Ele fez a pesquisa e trouxe os documentos para cá com a intenção de não deixá-los se perder", explica a chefe de departamento de Cultura da Administração Municipal de Içara, Silésia Pizzetti Augustino. "A maior parte das peças pertencia ao avô dele", conta.
Na Festa de São Donato, o Museu da Casa da Cultura expõem as primeiras coletas de documentos e peças da pesquisa que enfoca a cultura polonesa. "Como é uma festa de etnias, o objetivo é mostrar a cultura deles", explica Silésia.
Estão expostos livros em polonês, documentos da imigração e objetos de uso doméstico da Família Lucinski.
A exposição fica aberta até 30 de agosto, em horário especial durante a festa.
"A intenção é receber os descendentes de poloneses que passarem por aqui", explica Silésia, que ontem já recebeu a visita da Família Budny.

Polícia: Médico acusado da morte de criciumense já tinha processo

O médico Éverson de Araújo, que realizou a cirurgia em que a criciumense Zulmara Maria Barbosa Côrrea, 44 anos, morreu, na terça-feira, em São José, na Grande Florianópolis, já estava sendo processado na Justiça por outra paciente.
A vítima, Josiane Oliveira Santana, 29 anos, disse que, depois de se submeter a uma cirurgia na barriga e a um implante de próteses de silicone nos seios com Araújo, teria saído mutilada da mesa de operação. Ela conta que as mamas ficaram flácidas e que uma ficou com mais volume do que a outra. Disse ainda, que um lado da barriga está maior que o outro, além de o umbigo ter ficado fora do lugar.
Josiane afirmou que foi o-perada duas vezes em dezembro de 2006.
A paciente declarou que, percebendo que seria processado, o médico marcou uma terceira operação. No entanto, não compareceu com me-do de novas complicações.
Médico não era especializado
Segundo a Regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o médico que realizou a operação não está entre os filiados. Araújo era somente cirurgião geral.
Dicas para quem quer fazer plástica
O secretário-geral da SBCP no estado, Vilberto Vieira, orienta paciente que desejam se submeter a plásticas a procurarem referências sobre o profissional escolhido, observarem a estrutura, condições de higiene e as instalações da clínica. Outra recomendação é fazer várias perguntas ao médico para medir a capacidade dele. A última recomendação é desconfiar de promessas mila-grosas e preços muito baixos.

Geral: Lançada hoje campanha "Brasil livre da Rubéola"

Começa hoje a campanha contra a rubéola em todo o Brasil. Em Içara, a vacinação já havia iniciado, porém os resultados atingidos foram pequenos. Apenas 4.026 pessoas foram vacinadas."Nós pretendemos atingir 18.948 pessoas e para isso estamos com vários postos de vacinação", conta a coordenado da Vigilância Epidemiológica de Içara, Susana Novelli Tassi.
Organização voltada para o bem
Para atender a população no dia de hoje, os responsáveis pela saúde dos içarenses terão postos de atendimento funcionando das 8h às 17h.
São 21 postos de saúde abertos por toda a cidade, além de barreiras de profissionais, que estão nos bairros Vila Nova (no caldo de cana) e Liri (na Polícia Rodoviária).
Para conseguir um maior número de pessoas livres da doença, ainda haverá profissionais da saúde na Unisul, em empresas do município, no Paço Municipal Ângelo Lodetti e em todos os setores da administração.
Além disso, ainda foi montado um estande da saúde onde uma equipe de profissionais está vacinando quem passa pela Festa de São Donato, no centro de Içara.
Porém, quem não puder se vacinar no sábado não precisa se preocupar. Segundo a coordenadora, a campanha continua por algum tempo. "A vacina contra a rubéola vai ser oferecida em todo o Estado até 12 de setembro, assim como no restante do Brasil. Além disso, ainda teremos mais um sábado em que haverá plantão em Içara: dia 30 de agosto", afirma.
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não devem se vacinar, assim como pessoas que foram submetidos a quimioterapia há menos de três meses.
Que doença é esta?
A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. A característica mais marcante são manchas vermelhas, que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.
A rubéola transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
A falta de cuidados
A campanha da poliomielite supostamente terminaria amanhã, contudo Susana relata que a falta de interesse dos pais fez com que nem 50% da meta de vacinação fosse atingida. "Eu acredito que os pais tenham medo de fazer a vacina da Rubéola e por isso, não trazem seus filhos para fazer a da pólio", conta.
Contra a Pólio, a meta era vacinar 841 crianças com idade menor de um ano e 3.657 crianças com idade entre 1 e 4 anos, em um total 4.498, mas o número atingido não chegou nem perto. Quem ainda não levou os filhos de 0 a 5 anos, deve se encaminhar o mais rápido possível à um posto de saúde.
A Poliomielite
A pólio é uma doença infecciosa causada pelo polio-vírus, que pode gerar paralisia ou morte. A infecção é mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos.

Política: Eleição é bipolarizada em Içara após 22 anos de disputa

Nos 46 anos de emancipação política de Içara a disputa pelo Paço Municipal, depois de 22 anos, será apenas entre dois candidatos: Heitor Valvassori da coligação "Por uma Içara mais forte" (PP/PT/PTB/PSDB) e Gentil Dory da Luz da coligação "Por uma Içara mais humana" (PMDB/DEM/PDT/PCdoB/PPS/PRB/PRP/PSC/PSDC/PSL/PTC/PTdoB/PR/PV).
Em 1986, Heitor Valvassori (PPB - atual PP) venceu Ibanez Zanette (MDB - hoje o PMDB).
Já em 1990, foi a vez de Arthur Zanolli (PPB) sair vitorioso, pela segunda vez, havia administrado Içara de 1980 a 1986, agora sobre Deobaldo Donato Pacheco (PMDB) e Henrique Guglielmi (PFL)
No ano de 1996, Deobaldo Donato Pacheco (PMDB) venceu o pleito, superando Júlio Cechinel (PPB) e José Clair Nietto (PT).
Em 2000, Júlio Cechiel (PP) supera Henrique Guglielmi (PFL) e Ibanez Zanette (PT).
Por último, em 2004, Heitor Valvassori (PP) é eleito pelo segunda vez para administrar Içara, vencendo Gentil da Luz (PMDB) e Quintino Pavei (PT).