O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Variedades Içarense semifinalista das Olimpíadas da Língua Portuguesa é homenageado

Rafael Borges Budni, estudante da 4ª série da Escola Municipal Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete, já está começando a ver os resultados de ter sido selecionado semifinalista da Olimpíada da Língua Portuguesa. Além de receber medalhas e livros, o pequeno escritor ainda foi homenageado em frente ao colégio inteiro na manhã de ontem. No auditório da escola, ele anunciou aos colegas que está na semifinal das Olimpíadas, incentivando-os a chegar onde ele está.
Com apenas 9 anos, na próxima semana , ele vai junto da professora Neli de Souza para Curitiba, onde irá representar o Sul do Brasil entre estudantes de todo o país. Para a educadora, ele vê a vida de um modo diferente, escreve com o coração assim como muitos outros alunos da turma. "Foi difícil escolher o melhor texto, todos são verdadeiros poetas", disse ela.
A mãe do garoto, Sirlene Borges, também esteve presente na comemoração. Segundo ela, a participação de Rafael é resultado do empenho dele na escola. "Ele sempre foi aplicado e se mostrou muito interessado por estudar", conta, orgulhosa, a mãe.
Rafael e a professora viajam para Curitiba, no dia 21 deste mês. Enquanto isso, o aluno se prepara para a nova etapa. "Eu estou estudando outros poetas", explica.

Políticia: Suspeitos de assassinar idoso em 2007 vai a Júri Popular

Os três homens acusados de terem participado do assassinato do mecânico aposentado Defende Plaskievicz, 58 anos, em meados de março do ano passado, irão a Júri Popular em cerca de um mês no Fórum de Içara.
Dois deles já estão presos. E. P. C., 25 anos, confessou a prática do crime e contou a ação, com riqueza de detalhes, durante interrogatório, em maio de 2007.
Plaskievicz foi morto com tiros na cabeça, dentro da caminhonete Ford Ranger que conduzia, às margens da SC-444, no bairro Lombas Pedreiras. Segundo a perícia, a vítima dirigia o veículo, quando as três balas atravessaram a cabeça e chegaram a quebrar o vidro da janela esquerda do carro.
Outro acusado que aguarda julgamento é A. A. A., 36 anos, que nega a participação no assassinato. No entanto, foram encontrados na residência do suspeito, no bairro Operária Nova, em Criciúma, dois cartuchos de arma de calibre 38 e uma pasta cujo dono era o aposentado morto. Os dois homens foram vistos por testemunhas caminhando próximos ao local do crime no horário em que Defende foi assassinado.
O delegado Alan José de Amorim contou, na época das prisões (dois meses depois do crime), que A. A. A. possuía uma dívida com o mecânico e, por isso, planejou o assassinato dele. Pediu, então, que o cunhado E. P. C., o auxiliasse no crime.
O julgamento será em 27 de novembro e o terceiro réu não foi identificado pelo Fórum da comarca.

Geral: Pescadores dão redada com 40 toneladas de corvinas

As areias do Balneário Rincão tiveram um colorido diferente durante todo o dia de ontem. Uma rede de pesca que foi jogada ao mar, como de costume, voltou com muito mais que o esperado: a maior captura de corvinas já registrada no balneário içarense.
Os pescadores da Colônia Z-33 do Balneário Rincão passaram envolvidos em um lance de cerca de 40 toneladas do peixe. Trabalhadores, familiares e visitantes ajudaram a levar os peixes para a areia, pois não foi possível puxar a rede de uma só vez para a praia devido ao peso. Muitos curiosos acompanharam a retirada do lance.
A rede de arrastão tem cerca 1,4 mil metros quadrado. O vento Leste e a maré baixa podem ter colaborado para a captura. Os pescadores afirmam que pressentiram a presença do cardume, pois alguns deles já haviam pescado corvinas com redes menores durante a noite de quarta-feira.
As corvinas pesam, em média, em torno de três quilos, embora algumas tenham apresentado peso superior a 10 quilos. O ponto da pesca fica um pouco mais de um quilômetro da Plataforma Entremares, na Zona Sul do Rincão.
Segundo pescadores, os peixes serão destinados para Laguna, Rio de Janeiro e São Paulo.

Edição 1.489 - Política: Senado dá esperança de emancipação ao Rincão

Uma notícia deixou motivada lideranças que tentam há anos emancipar o Balneário Rincão
Foi aprovada nesta quarta-feira pelo Senado Nacional o projeto de lei que regulamenta o procedimento para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. A aprovação pode evitar que 57 municípios no Brasil, criados a partir de 1996, que já têm prefeitos e vereadores, deixem de existir até o final do ano. O projeto precisa da aprovação da Câmara dos Deputados.
Os municípios foram criados através de leis estaduais, contrariando a Constituição Federal.
Esta decisão reativou o movimento pró-emancipação que começou a buscar informações para reativar o plebiscito realizado em 2003. "Esta-mos buscando informações com o depatamento jurídico para retomar nossa luta. A expectativa no balneário é grande", declarou a imprensa Na-elti Vianna, participante da comissão e também vice-prefeito de Içara.
O distrito teve a emancipação aprovada em plebiscito no dia 15 de setembro de 2003, por 53,20% dos eleitores de Içara, no Sul do Estado. A emancipação foi confirmada em lei 15 dias depois pelos deputados e homologada logo a seguir pelo governador Luiz Henrique da Silveira.
O prefeito eleito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), se manifestou favorável ao processo. "Se o processo for retomado eu aprovo. Sou favorável e nem poderia ser diferente. O Plebiscito aprovou e se os içarenses querem assim eu não seria contra", adiantou o novo prefeito ao Sul Notícias.
O vereador Jairo Celoy Custódio está bem confiante com a emancipação.

Variedades: O Bagageiro: mais um livro de Chico Poeta entra para o acervo cultural de Içara

A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes abre as portas na próxima sexta-feira (24), para o lançamento de mais uma obra do escritor Francisco de Souza, conhecido como Chico Poeta. O evento ocorre às 19h30min.
O Bagageiro é o segundo livro do autor de 84 anos.
Souza estudou até o terceiro ano primário e aprendeu a fazer poesias, poemas e versos enquanto observava fatos corriqueiros pela rua.
Sua principal tarefa ainda na adolescência era a entrega de almoço para mineiros. E o livro, conta toda a sua história de vida com riqueza de detalhes e lições de experiência.
Segundo ele, o nome o Bagageiro foi escolhido porque o livro conta sua vida, fala sobre a cultura de Içara e também deixa mensagens de lição de vida para os jovens.
Seu Chico iniciou no trabalho como mineiro aos 17 anos, onde permaneceu até 1960.
Entre muitas outras atividades ele foi jardineiro e funcionário da antiga Cesaca, em Criciúma. Foi também porteiro no Hospital São João Batista, por dois anos e com o passar do tempo, passou a comandar alguns setores daquele estabelecimento, como: telefone, internações e parte das finanças. Ele se considera içarense de coração, mas atualmente mora no bairro Renascer, em Criciúma.

Polícia: Registro dos BOs no conforto do lar

Furto ou perda de documentos e de aparelhos celulares; desaparecimento e encontro de pessoas e furto de automóveis são algumas das ocorrências que podem ser registradas através da internet.
O sistema vai facilitar a vida do cidadão, que não precisa se deslocar de casa para fazer o BO (Boletim de Ocorrência). Além disso, o uso da internet ajuda a diminuir as filas na delegacia de polícia.
Segundo o investigador Tadeu Polatto, da Delegacia de Polícia Civil de Içara, o meio ainda é pouco utilizado pela população do município. "As pessoas daqui ainda usam mal o serviço público. Se soubessem da delegacia on-line, poderiam deixar de vir até aqui, registrando suas denúncias no conforto de casa", explica o policial.
As informações registradas pelo internauta são repassadas para o sistema do Ministério da Justiça, onde todas as delegacias têm acesso on-line. Ao efetivar o registro, um policial fará a homologação do BO e será emitido um número de protocolo.
As autoridades advertem que a própria vítima terá de fazer o registro e que menores de 18 anos não podem efetivar o BO. Os casos de furto só poderão ser registrados, via internet, quando não há emprego de violência, ou seja, furto simples.
Em caso de qualquer tipo de violência, a vítima deve se dirigir até a delegacia. A polícia também garante que as denúncias anônimas são seguras e não há como identificar o denunciante, a não ser que o próprio autor da denúncia queira.
Como utilizar o sistema on-line
Após acessar o site http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao, o usuário deve identificar o tipo de incidente ocorrido. Depois disso, o internauta tem que preencher as infor-mações solicitadas no formulário e, em seguida, clique no botão ‘enviar’. Concluídos estes passos, será fornecido um número de protocolo, o qual deve ser anotado, pois somente com tal informação será possível acompanhar o andamento do processo.
Após estas etapas, as informações fornecidas serão analisadas pela autoridade policial, que disponibilizará o Boletim Eletrônico para impressão na delegacia.
Falsa ocorrência é crime e dá prisão
O sistema frisa que, pelo artigo 339 do Código Penal, dar causa à instauração de investigação policial contra alguém, imputando-lhe crime, sendo esta pessoa inocente, é crime, com reclusão de dois a oito anos, e pagamento de multa.
Por isso, o sistema deve ser utilizado apenas em casos sérios e com responsabilidade.

Geral: Cefet realiza homenagem aos professores

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Içara realizou nesta quarta-feira uma comemoração diferente para o dia dos professores. Música, poesia e comidas conduziram as homenagens. "Normalmente são canceladas as aulas e eles não são reconhecidos pelo trabalho. O nosso objetivo é estimular os educadores com essa valorização", explica Glória Mariano, coordenadora do Cefet de Içara.
E parece que o objetivo foi alcançado. Emanoela Cardoso Zanchi, professora de Informática Básica, afirma ter se sentido abraçada por seus alunos. "É gratificante ver que eles prepararam tudo isso. Eu me senti muito valorizada", conta a educadora.
Emanoela, que é engenheira civil, está tendo a primeira experiência como professora e afirma estar adorando a experiência.. "A minha turma é bastante mista em idade e escolaridade, mas todos estão tendo ótimo desempenho. O sucesso do Cefet vem de um todo, é o conjunto de alunos, coordenação e professores que faz com que dê certo", afirma.

Edição 1.488 - Política: Equipe de Transição do PMDB aguarda contato do PP

O prefeito eleito em Içara, Gentil da Luz (PMDB), reuniu-se com pares para definir a equipe técnica para o governo de transição. Farão parte os advogados Valterney Réus e Paulo Preiss Neto, o funcionário público Júlio Neis Cruz e ainda o vice-prefeito eleito, também funcionário público, Jozé Zanolli.
A solicitação para audiência com a atual administração municipal, segundo Da Luz, já foi encaminhada. "Aguardamos resposta nesta quinta para que o primeiro encontro aconteça na sexta-feira (17)".
A expectativa é de que o atual prefeito indique uma equipe para que as informações necessárias sejam repassadas. "Pretendemos fazer um diagnóstico pormenorizado da Prefeitura em todas as áreas. Precisamos conhecer os números, obras e projetos em andamento. Em algumas áreas como saúde, educação e esporte as ações são continuadas", salienta.
Gentil declarando que Içara tem características diferentes de outras regiões por ser uma cidade contemplada por praias e lagoas bastante procuradas por veranistas. "Vamos nos deparar com 200 mil habitantes por isso além de todo o trabalho administrativo temos que trabalhar em conjunto com a atual administração para recebermos os turistas. Esperamos que a transição ocorra tranquilamente para que o maior beneficiado seja a população içarense".
Conversas com o objetivo de buscar orçamento para as áreas da saúde, educação e pavimentação também já estão acontecendo. O primeiro contato foi com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Édio Castanhel, e a convite do senador Neuto De Conto e de deputados federais Gentil da Luz e José Zanolli estarão em Brasília na primeira semana de novembro buscando incluir obras e ações no orçamento do Governo Federal para 2009.