O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Edição 1.825: EDITORIAL - Professora x Aluna um problema em discussão

A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século 20. Houve uma queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Mesmo com todas essas mudanças é crescente a disputa de espaço entre professores e alunos. Onde a falta de entendimento chega a gerar violência.
O fato originado na Escola Estadual Melquíades Bonifácio Espíndola, no Distrito Balneário Rincão, onde uma professora e uma aluna se agrediram verbalmente e fisicamente dá uma pequena amostra de algo vai mal na educação neste país. É um problema que tem que ser discutido, pois a violência gera violência. O que aconteceu na manhã de ontem no pátio da escola somente as duas sabem, mesmo que outras pessoas tenham testemunhado o fato.
Os educadores fazem que ensinam e os alunos fazem que aprendem e essa cumplicidade de desaprendizagem gera pessoas despreparadas para enfrentar a realidade do mundo atual. Cabe uma reflexão sovre o assunto.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (33)


Era ao pôr do sol, os raios derradeiros de um sol de outono deitavam os reflexos sobre o espelho de ametista das águas da lagoa de Urussanga Velha, na localidade de Terra Firme. Parecia um momento mágico da natureza, quando escutei pela primeira vez a história comovente da vida de dois jovens nascidos naquele lugar. E como a vida imita a arte, ou a arte imita a vida, daria com certeza um belo romance, me falou a pessoa que ouviu e que me repassou o acontecimento ocorrido na década de 1890, quando o Brasil deixava o regime Imperialista e inaugurava no novo tempo o regime Republicano.
Por sua vez, a província de Santa Catarina emancipava novos municípios e migrantes refaziam caminhos percorridos a algumas décadas nas idas e vindas por novas datas de terras.
Juvêncio e Maria, um casal residente em Terra Firme viveram felizes por algum tempo. Os filhos e as lidas da terra, entre safras e plantações davam o ritmo que era comum na vida de todas as pessoas.
A chegada de José e Jovita foi recebida com carinho. Ali juntos, passaram a conviver e se tornaram tão amigos que não poderiam repensar a vida sem a presença de um ou de outro. Ficaram compadres, como era natural em verdadeiras amizades. As crianças cresciam e a vida parecia que trazia só boas novas. Não fosse as inconveniências que muitas vezes o destino prega, a história passaria para a memória coletiva somando apenas união e boas recordações.
Mas... como nada é prefeito, José, em uma festa do padroeiro da localidade de Urussanga Velha, São Sebastião, ao ser convidado para a carreira de cavalo que ocorreria no sábado à tarde, desafiou o compadre Juvêncio. E como o compadre se mostrasse reticente quanto a participação, José desafiou-o para jogar a junta de boi. Juvêncio se tornou ainda mais distante pois só possuíam aquela junta para o trabalho e para a canga em todas as situações, perdê-la seria desastroso para ambos. Mas como José insistisse muito, Juvenal, o filho de Juvêncio aceitou a aposta.
Até amanhã com a continuação da história de José e Juvêncio.

POLITICA - Baldissera critica vereadores que não mantêm a palavra

Durante a reprovação do projeto do vereador Geraldo Baldissera, que é contrário as ações da Mina 101 no muncípio, houve exaltação por parte do público que acompanhava no plenário.



Após a reprovação do Projeto de Lei PL 001/10, do vereador Geraldo Baldissera (PDT), que proíbe o beneficiamento, a lavagem e o depósito de rejeitos do carvão mineral no município, rejeitado por cinco votos contrários, o próximo passo, conforme o pedetista será, realizar, uma reunião, ainda nesta semana, com os representantes do Movimento Içarense pela Vida (MIV), além de alguns representantes dos agricultores das localidades de Santa Cruz e Esperança, em Içara, para o grupo decidir que providências deverão tomar.
Em relação a votação, ele afirma que “os vereadores não tem palavra. Se eles tivessem, a teriam mantido, pelo bem do munícipio”, declara, afirmando que alguns vereadores, como Antônio de Mello (PMDB), relataram a ele que pessoas das próprias comunidades foram falar que a instalação da mina traria melhorias para a população, inclusive economicamente falando.
Baldissera também relatou que, durante a votação, os demais vereadores humilharam os agricultores que estiveram presentes, e que devido ao resultado da votação, se exaltaram, sendo retirados do local. Quando perguntado sobre os motivos que o levaram a não acompanhar os demais vereadores durante visita nas Minas Novo Horizonte e a polêmica 101, que ainda está em processo de construção, ele foi enfático. “Eu já conheço as minas, e nada do que for apresentado me fará mudar de idéia, elas danificam o meio ambiente”, finaliza o vereador.
A obra em andamento da Mina 101, na localidade de Santa Cruz, não recebeu liberação de documentos da Fundação Ambiental de Içara (Fundai) por falta de detalhamento do projeto hidrosanitário o que levou a Secretaria de Obras, após fiscalização, embargar a mineração, no final da tarde desta terça-feira, 23.
“Foi solicitada a complementação do projeto com os devidos detalhamentos para que a documentação volte a ser analisada”, explicou o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Como existe toda uma polêmica em torno desse projeto, ele foi retirado para, que assim, possa ser melhor estudado e voltar depois ao plenário”. Frase do vereador Joaci Domingos Pereira (PP), que retirou de pauta o projeto que solicitava uma CPI para averiguar as multas com os carros da Secretaria de Saúde, que deve terminar em pizza.

Aldo Wagner Fernandes

empresário e presidente do Partido Republicano do Brasil (PRB) de Içara, que e pré-candidato à deputado estadual, participou da Convenção Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), no dia 20 de março, em Florianópolis, que lançou a senadora Ideli Salvatti como candidata a governadora, e o deputado federal Claúdio Vignatti, ao Senado.
Ele foi convidado pela legenda, que apoia o PT nas eleições de outubro de 2010.

A agressão
ocorrida entre uma professora e uma aluna, na Escola Melchíades Espíndola, no Balneário, é uma pequena prova de que a educação vai mal.
Acredito que os professores tem que se preocuparem em educar e deixar a política de lado.
Porque se os alunos são rebeldes é porque os professores estão deixando a desejar. O educador faz de conta que ensina e o aluno faz de conta que aprende.

Hoje a noite
às 19h, será realizada uma reunião, onde a Associação de Pais e Professores da Escola Melchíades Espíndola fará prestação de contas de 2009.
É claro que o assunto mesmo da noite vai ser a agressão ocorrida na manhã de terça-feira, até porque a menor envolvida é filha do vice-presidente da APP, Lourival dos Reis.
Espero que o encontro não caia no bate-boca e lavagem de roupa suja.

Parece
que a Fundai, presidida pelo ambientalista e advogado Walternei Reús, deu uma resposta a reprovação do projeto que era contra a lavagem de resíduos de carvão na Mina 101.
Embargou, através da Secretaria de Obras, a mineração por falta de detalhamento do projeto hidrosanitário, no final da tarde de terça-feira.
Já deveriam ter visto isso há mais tempo, afinal a fiscalização deve ser constante e não casualmente. Se a mina vai afetar o meio ambiente, cabe ao Ministério Público e os órgãos ambientais tomar partido e evitar que os vereadores, que não tem capacidade para isso, venham a decidir sobre a instalação da mineração em Içara. E isso já venho falando há muito tempo.

Leonel Pavan
que deve assumir o governo amanhã, está fora das eleições deste ano. Há quem diga que os tucanos não coligam com o Demo-cratas e nem com o PP, mas apoiao PMDB. Será?

Deputado federal
Paulo Maluf (PP) afirma que vai entrar com um processo contra a Promotoria Distrital de Nova York, nos EUA, que incluiu o nome dele como foragido e procurado pela Interpol. Por quê, hem?

Frase
A política é uma delicada teia de aranha, em que lutam inúmeras moscas mutiladas”.
Alfred De Musset - Dramaturgo francês

GERAL - Ciretran passa a funcionar em Içara

Autoridades e moradres de Içara estiveram presentes na inauguração do Ciretran, durante a tarde de terça-feira, e falaram da importância dessa conquista para a cidade.



O Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Içara foi inaugurado, nesta terça-feira, no Jardim Elizabete, com a presença de várias autoridades, como o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, o delegado regional, Jorge Koch, o delegado de Polícia Civil, Rafael Iasco, o diretor geral do Detran, Vanderlei Rosso, o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, o secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, vereadores içarenses e moradores.
Para o prefeito, o Ciretran é uma grande conquista, “pois não será preciso o deslocamento até Criciúma para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e essa é mais uma ação social do município, que as pessoas precisam”.
Já Benedet, relata que uma cidade que está passando de pequeno para médio porte, não poderia ficar sem essa conquista.
Para Rosso, também é uma conquista, ainda mais pela modernização do espaço e pela facilidade que irá proporcionar a população içarense, que não precisará mais se deslocar para Criciúma para retirar CNH.

POLÍCIA - Corpo de Bombeiro registra outro incêndio e faz um alerta as pessoas

Os Bombeiros de Içara registraram na manhã de ontem, na localidade de Vila Nova, mais um incêndio em uma residência, onde foram gastos 2 mil litros de água para poder conter as chamas.



A guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara registrou na manhã de ontem, mais um incêndio, desta vez, na localidade de Vila Nova, em Içara.
De acordo com informações dos bombeiros, o fogo teve início às 9h, quando os vizinhos sentiram um cheiro forte de queimado e chamaram a guarnição, já que não havia ninguém na residência no momento.
A casa, que tinha cerca de 50m2, ficou totalmente destruída pelas chamas, os bombeiros gastaram dois mil litros de água e levaram cerca de 40 minutos para eliminar todo o foco de incêndio. As causas do fogo ainda não foram confirmadas.
Emmenos de duas semanas essa casa é a terceira residência que é consumida pelo fogo, as outras duas estão localizadas no Distrito Balneário Rincão.
A principal recomendação repassada pelos bombeiros para as pessoas que vivem em casas de madeiras é de redobrarem a atenção durante o prepararo de comida ou mesmo enquanto fuma um cigarro, para evitar incidentes.
O capitão Alexandre Viera comenta sobre o caso: “Uma casa de madeira sempre requer mais cuidados, já que depois que o fogo se espalha o local é consumido em questões de segundos, diferente de uma casa de alvenaria, quando o processo é bem mais lento. Pode-se perceber que os três casos de incêndio foram em casas de madeiras. Estamos sempre alertando a população com cartilhas sobre cuidados básicos mas a população esquece de se cuidar”, disse.

VARIEDADES - Mantendo a tradição da Páscoa com criatividade

Há cinco anos, Juliane Goulart Borges e mais quatro funcionárias, confeccionam, com papéis e jornais, cestas para serem vendidas na Páscoa, cuja produção esse ano chegou a sete mil.






Nada melhor para representar o simbolismo da Páscoa, que é a renovação, esperança, contada através da história de Jesus, que morreu na sexta-feira e ressucita no domingo, que os tradicionais ovos de chocolate, do que presentear alguém, ou então decorar a casa com cestas que remetem a tradição da data.
Pensando nesse motivo, e em busca de melhorar a renda familiar, há cinco anos, a artesã Juliane Goulart Borges, confecciona cestas de Páscoa.
Ela relata que a técnica teve início quando a mãe, Marlene Faraco, foi morar em Brusque, e a partir de então ela aperfeiçou o modo de fabricação e montagem. “A cesca inteira é montada com papel, e para isso utilizamos o papel paraná e papelão. Já nos detalhes, utilizamos materiais como crepon e cetim, e os ovinhos são feitos com jornais e depois embrulhado, com o mesmo cuidado como se fosse de chocolate. Muitas vezes, já aconteceu de as pessoas irem abrir os enfeites, pensando serem mesmo de chocolate”, diverte-se a jovem artesã.
Só neste ano, a produção foi de aproximadamente sete mil cestas do tamanho médio, e a produção, que é realizada por quatro funcionárias, teve início no mês de dezembro, logo após o Natal. Cada peça é vendida pelo valor de apenas R$ 7,00.
A encomenda desse ano foi feita por uma rede de supermercados de Içara, assim como uma fábrica de chocolates e lojas atacadistas. “Conforme a loja, eles me mandam as fitas e o modelo de como querem a cesta. Geralmente os trabalhos são personalizados”, declara Juliane, relatando também que devido ao grande número de encomendas que recebeu, “não teve tempo de sair oferecendo as cestas para as pessoas”.
Durante o resto do ano, seu trabalho concentra-se em realizar biscuit.
Para quem quiser encomendar ou conhecer os produtos de Juliane, ainda há tempo: basta ligar para o telefone 9921 4635 e marcar uma visita.

ESPORTES - LAI realiza congresso técnico do Içarense 2010 com poucas mudanças

Em reunião realizada nesta terça-feira, na sede da Liga Atlética Içarense, ficou determinado que os titulares serão divididos em duas chaves de seis equipe, enquanto os aspirantes serão federalizados.



A Liga Atlética Içarense, LAI realizou na noite de ontem o primeiro congresso técnico para tratar do Campeonato Içarense 2010, com a participação dos representantes dos clubes.
Ficou decidido que a competição deverá ter 12 equipes, divididas em duas chaves.
Na categoria aspirante a idade ficou livre e a novidade é que as equipes tem que ser federadas.
Os dirigentes dos clubes, descontentes com a arbitragem do ano passado, sugeriram que nenhum dos árbitros residam nos bairros em que os times estão representados, para evitar problemas futuros.
Também pediram punição para as equipes, cujas torcidas venham a invadir o campo.
Mas esses problemas disciplinares deverão ser discutidos na próxima reunião, que deve acontecer, segunda-feira, dia 29, na sede da LAI.
As prováveis equipes que devem participar do Içarense são: Presidente Vargas, Praia, União do Sul, Atlético Içarense, Barão, Barracão, São José, União da Praia, Jaqueline, Vila Nova, Barra Velha e SER Liri. Destas, oito já confirmaram presença no campeonato municipal.
Cristo Rei e União Pedreira manifestaram interesse em participar do Içarense 2010.
Como a competição será federada o Caiçara, que não enviou representante na reunião, deverá ficar de fora. No ano passado o time colorado participou em parceria com o Jaqueline. É que o time já é vinculado a Liga Atlética da Região Mineira (LARM).

DISTRITO - Professora e aluna alegam agressão em escola do Rincão

As duas registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, nesta terça-feira e devem fazer exame de corpo de delito ainda hoje, e para tratar deste assunto a APP se reúne a noite.



Na manhã de terça-feira, um caso inusitado ocorreu na Escola Melchíades Espíndola, no Distrito Balneário Rincão, em Içara,
Uma professora e uma aluna se agrediram verbalmente e fisicamente, no pátio da escola. As duas alegam serem vítimas.
O Conselho Tutelar esteve na escola e colheu as informações da adolescente, que foi suspensa por três dias pela direção.
A professora, L.S., afirmou estar dando aula normalmente , quando se sentiu incomodando com a movimentação fora da sala, onde avistou a sobrinha andando pelos corredores com uma colega, e que am-bas falavam alto atrapalhando as demais salas. Ao chamar a atenção das duas para voltarem a sala a colega começou ameaçá-la com palavras de baixo calão. “Falei para ela que iria levá-la para a secretaria para resolver o caso, mas foi nesse momento que a jovem começou a ficar ainda mais alterada, apertou o meu braço e me deu empurrões”, comentou.
A professora acabou entrando em estado de choque e ficado muito nervosa, os colegas tiveram que chamar o Corpo de Bombeiros, que a encaminharam até ao Hospital São Donato, em Içara, onde recebeu medicação para diminuir o nervosismo. Depois ela foi até a Polícia Civil onde registrou um boletim de ocorrência, e aguarda para fazer exame de corpo de delito para confirmar as agressões.
Já a estudante de 17 anos, por sua vez, afirma que foi agredida verbalmente quanto fisicamente pela educadora, que puxou os se-us cabelos e a espetou com uma caneta. “Ele me xingou com palavras de baixo calão, e o marido dela ofendeu a moral dos meus pais”, se defende a menor.
Ocorre hoje, às 19h, reunião da Associação de Pais e Professores, para prestação de contas e tratar deste assunto.