O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 25 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1609 - sábado, 25 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Santa Catarina: Passa de 3,5 mil o número de desalojados.

Saúde: SC vacina contra febre amarela.

Encontrado gato de 400 anos.

Lugo pede perdão pela paternidade.

Juíz quer proibir nomes ridículos.

Mulher confessa morte do marido.

Menina de cinco anos é estuprada.

Mulher é ferida em Criciúma.

Forquilhinha: Polícia Militar apreende caça-níqueis.

Itapema: Dupla é presa com 1,5kg de cocaína.

Araranguá: Ladrão é preso ao passar em quartel.

Veterano em finais, Uendel não quer ver título bater na trave.

Corinthians não quer surpresas contra o Santos.

Cuca quer ganhar título em cima do ex-clube.

Judô da Unisul viaja para seletiva do mundial em São Paulo.

Semi-final do Barracão será disputada nesta segunda-feira.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Campeonato Feminino é uma atração a mais na tarde esportiva

A quarta rodada realizada neste sábado é válida pelo 2° Campeonato Feminino de Futebol Suíço, Taça Lan Hause Sun Shine, que reúne oito equipes de Içara e de cidades vizinhas.

O 2º Campeonato Feminino de Futebol Suíço, Taça Lan Hause Sun Shine, organizado pela Liga Esportiva Sul Catarinense (Lesc), que vem movimentando os finais de semana dos simpatizantes do futebol, chega a quarta rodada.

O ponto positivo é a presença do público masculino que tem comparecido em peso para incentivar as mulheres.

Até aqui o time do Bonsucesso se isola na competição com sete pontos, de forma invicta. Enquanto o a Farben está no oposto, não marcou nenhum ponto em três jogos disputados.

Em uma enquete realizada no site oficial da Lesc de quem vai ser a campeã, o líder Bonsucesso está na frente com 55% de votos dos 311 votos (171).

A equipe içarense com melhor pontuação na competição éo Cantinho dos Lanches que está em quarto lugar com 4 pontos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Primeira Mostra Coletiva de Artes encantou o público

Com música, dança e exposição de telas, deu-se início à Primeira Mostra Coletiva de Artes da Casa da Cultura de Içara, emocionando os expectadores que se fizeram presentes nesta quarta-feira.

Aconteceu no dia 23 de abril, quarta-feira, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, a Primeira Mostra Coletiva de Artes Plásticas, projeto criado pela coordenadora do departamento de cultura, Lilian Rosane Philippi, e pela chefe do departamento de cultura, Sanete Monteiro Dagostim, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Escola Sonho Dourado.

O evento iniciou com a apresentação da professora de ballet da Casa da Cultura, Jéssica dos Santos. De suas duas apresentações, a segunda foi em conjunto com a violinista de São Paulo, Patrícia Casadei, que deixaram o público maravilhado com a música e com a dança.

“Aproveitamos que essa paulista muito talentosa estava fazendo turnê em Santa Catarina para trazê-la para a Primeira Mostra, o que valeu muito a pena”, contou Sanete.

Em seguida, Patrícia tocou mais dez músicas, completando a abertura do evento, sendo aplaudida várias vezes pelo público presente.

A partir daí dezenas de telas e outros trabalhos artísticos estarão à disposição da comunidade para apreciação e também de vendas na Casa da Cultura.

Os trabalhos são de autoria de Ademir Gonçalves, Sérgio Shiro Yanaguita, Manoel da Silva, Júnior da Rosa e Ângela Borba.

Alguns desses artistas, como Júnior, são portadores de deficiência física, o que caracteriza a principal proposta da Mostra, de acordo com Lilian, a Persistência da Inclusão.

Além de telas, há reproduções artísticas em miniatura para a venda.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Conselho de Segurança do Mirassol tem novo presidente

A eleição para a nova presidência do Conselho de Segurança (Conseg) do Mirassol, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, ocorreu quarta-feita, no auditório Dona Noca, no Mirante da Caixa D’Água.

João Piccolo, atual presidente do Sindicato de Pescadores Z-33 foi empossado no cargo.

Compareceram à reunião representantes da Colônia de Pesca, da Associação de Moradores do Mirassol, da Associação Beneficente de Mulheres Voluntárias do Mirassol, da Associação Coral, da Rádio Comunitária, da Organização Não-Governamental Sociedade Ecológica, da Associação de Pais e Professores, da Polícia Militar e da Polícia Civil, totalizando aproximadamente 30 pessoas.

O nome de Piccolo foi aprovado por unanimidade. “Foi uma surpresa. Não esperava ser escolhido”, contou Piccolo, “mas eu estou sempre à disposição da comunidade e, se me escolheram, vou assumir o compromisso”.

Agora, é necessária a presença do coordenador estadual do Conseg, Edmilson de Souza, para que seja oficializada a posse da nova diretoria, em uma data a ser marcada.

“Pretendo reativar o Conseg do Mirassol e peço a participação de todas as entidades da região, pois precisamos melhorar a segurança”, anunciou o novo presidente.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Polícia Militar de Içara prende três suspeitos por tráfico de drogas

O Pelotão de Policiamento Tático de Içara (PPT) apreendeu, na tarde desta sexta-feira, 24, 26 pedras de crack, uma moto, R$ 950 em dinheiro e alguns objetos eletrônicos com os suspeitos.

Após receber a denúncia de que um ponto ilícito de comercialização de drogas funcionava no bairro Nossa Senhora de Fátima, a PPT de Içara - Pelotão de Policiamento Tático - foi ao local onde constatou a veracidade: a venda de drogas funcionava em uma residência e três pessoas, uma mulher e dois homens, foram presas em flagrante.

No local foram encontrados vários objetos eletroeletrônicos entre DVDs e televisão, uma moto Falcon com placa de Içara, R$ 950 reais em dinheiro e 46 pedras de crack.

De acordo com o soldado Alexandre, do PPT, no momento em que a equipe chegou ao ponto, além do casal que, supostamente comercializava os tóxicos, havia uma outra pessoa que, no momento, comprava droga.

O traficante E.L de 35 anos já tinha sido preso durante 13 anos pelo mesmo crime. Ele e a esposa K.R. F, de 25 anos, foram levados pela equipe do PPT junto com o usuário D.J.Z, para a Delegacia Civil de Içara.

Segundo denúncias que levaram a equipe ao local, a motocicleta Falcon, que era usada para intermediar a droga até o ponto, também foi apreendida.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Mesa do Prefeito chega ao Loteamento Jussara

Em reunião na manhã de ontem, com representantes no Loteamento Jussara, prefeito de Içara, Gentil da Luz definiu as ações que serão levadas à comunidade com o projeto itinerante Mesa do Prefeito nas Comunidades.

Presentes no encontro representantes da Associação de Moradores, Caep, APP, Pastoral da Criança, Conselho de Saúde, Clube de Mães e diretoras da escola e do CEI.

Segunda-feira acontece a abertura no centro comunitário do bairro, às 20h.

O bairro será adotado como modelo para o projeto porque nele foi detectado, entre outras necessidades, o baixo índice no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com média 2. Entre as ações está a de pavimentar 100% o bairro até o final do mandato. “Vamos investir, estar presentes e queremos da comunidade como contrapartida o envolvimento, a participação efetiva de todos”, salientou o prefeito Gentil Dory da Luz.

Nesta sexta-feira, na Barra Velha, o prefeito realizou o plantio de árvores com as crianças da Escola Municipal Professora Amélia de Souza Silva e do Centro de Educação Infantil (CEI) Por do Sol. As duas árvores plantadas em frente ao CEI receberam os nomes de Içara e de Barra Velha.

Hoje, os serviços prestados envolvem verificação de pressão arterial; realização de HGT (teste glicose); vacinação contra a gripe para idosos; mutirão da dengue; testagem DST/HIV, distribuição de preservativos e materiais educativos. Também colaboram com o evento neste sábado a equipe da Saúde e da Secretaria de Educação com atividades recreativas, canto da leitura, roda de violão, e a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes com atividades culturais, arte circense e teatro.

A Secretaria de Obras também dará continuidade nos serviços assim como a Fundação de Meio Ambiente (Fundai).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Ambulância da Ambar tem falhas no motor, multas e documentação atrasada

O convênio tão esperado pelos moradores do Balneário Rincão, que viabiliza o funcionamento da ambulância da Ambar, não ocorrerá enquanto o veículo não estiver em condições perfeitas de uso.

Após manifesto, reuniões e o “sim” da Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar) à proposta da Administração Municipal de Içara - de pagar as despesas da ambulância da entidade e ainda disponibilizar um motorista -, o impasse agora é do estado em que o veículo se encontra: com documentação atrasada desde 2006, com multas e com problemas mecânicos no motor.

A acareação foi feita nesta semana, na qual foram encontrados tais problemas. A Prefeitura só fecha o convênio se a ambulância estiver em perfeito estado de uso.

Segundo o presidente da Ambar, Manoel dos Santos, problemas como o de emplacamento são responsabilidades da própria Prefeitura, segundo o antigo convênio.

Quanto aos problemas do motor, Santos diz: “É claro que surgiriam problemas, como a ‘queima de óleo’, já que a ambulância está parada há mais de três meses”.

Ainda assim, ele diz que conversou com o vereador Jurê Bortolon (PMDB), o qual se prontificou a “dar um jeito” na situação.

Enquanto isso, a população que necessita do carro continua sofrendo as consequências.

A auxiliar de enfermagem, Márcia Valério, afirma que o pai de 62 anos é hemofílico e necessita dos serviços da ambulância três vezes por semana. “O veículo é importante para a comunidade e não pode ficar nesta situação. Em nenhum momento estou fazendo política, mas também não quero que a Ambar falte com a verdade”, contou Márcia.

Hoje, a partir das 13h, uma nova reunião acontecerá no auditório do Mirante, no Balneário Rincão, entre os associados da Ambar para discutir o que fazer em relação ao problema, segundo informações do presidente, Manoel dos Santos, que diz: “Ninguém quer mais a solução desse problema do que eu”.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Demitidos da Afasi aceitam redução de 10 % na rescisão

A decisão foi tomada no final da tarde de ontem numa reunião entre os vereadores, representantes do Sindiserpi e o prefeito Gentil da Luz. A rescisão será paga de 15 a 30 parcelas.

O impasse da não votação dos projetos na Câmara, que diz respeito ao redutor de 30% imposto pela prefeitura na rescisão dos demitidos da Afasi, teve mais um capítulo ontem.

Depois de cerca de três horas de muita discussão, os vereadores e os demitidos da Afasi aceitaram a proposta da Administração Municipal de Içara. As rescisões serão pagas de 15 até 30 parcelas com um redutor de 10%.

O parcelamento será conforme o valor da rescisão. Quem ganha menos receberá em mais rápido. A proposta anterior era de pagamento em 10 parcelas com um redutor de 30%.

Pela experiência em negociações a participação da advogada Edna da Silva Benedet, presidente do Sindserpi, foi de extrema importância para que o acordo fosse firmado.

Na avaliação do prefeito, Gentil Dory da Luz, o diálogo e consenso foi melhor para todas as partes.

Os comentários dos vereadores foram antes do acordo.

Confira a opinião dos vereadores de oposição e de situação:

Joaci Pereira (PP): “Tudo que esperamos nesse momento é que o prefeito cumpra com o que foi combinado, afinal a culpa é dele que demitiu o pessoal. Caso não haja proposta a bancada vai decidir o que será feito”.

Antônio de Mello (PMDB): “Sou a favor de que seja pago para a Afasi aquilo que foi acordado. Porém, os vereadores têm uma função e não deve fugir desta. A nossa obrigação é apenas aprovar ou não os projetos”.

Geraldo Baldissera (PDT): “Esses projetos precisam ser votados senão Içara sairá perdendo. Os vereadores de oposição não podem querer resolver as coisas dessa forma. Isso é chantagem e existem outras formas de resolução”.

Jurê Bortolon (PMDB): “A Câmara tem que legislar para a comunidade e não para apenas um seguimento. Trancar as pautas não é solução, afinal crianças carentes deixarão de receber merenda, isso é inadmissível”.

Darlan Carpes (PP): “Como vamos votar em ou-tros projetos sabendo que, lá na frente, o prefeito, pode não cumprir com o combinado? Essa foi a maneira que encontramos para fazer Gentil cumprir com a palavra”.

Neuzi Berto (DEM): “O pessoal da ex-Afasi deve receber os pagamentos. Contudo esse problema não pode interferir nas pautas. Sou a favor dos demitidos, mas contra a forma como estão querendo resolver o problema”.

Acirton Costa (PMDB): “Como não foi colocado o redutor na época da negociação fui contrário na rescisão dos demitidos. Mas não sou favorável ao trancamento da pauta, pois prejudica o desenvolvimento da cidade”.

André Mazzuchello Jucoski (PSDB): “Sou solidário aos ex-funcionários da Afasi, mas vejo que outras pessoas estão sendo prejudicadas. Nos próximos dias me reunirei com o partido para definir o que será feito”.

Itamar da Silva (PP): “A culpa da não-votação desses projetos não é nossa é do prefeito. Até aqui nós votamos em todos os projetos e nunca prejudicamos o município. O que que queremos é que Gentil cumpra com sua palavra”.

Osmar dos Santos (PP): “A população tem que provar isso do Executivo. Até aqui, nada do que pedimos a Gentil ele passou. Se o próprio Tribunal de Contas dis que não existe esse redutor, não há mais discussão”.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1609: EDITORIAL - Prevaleceu o bom senso entre PMI x demitidos Afasi x vereadores

Desde 2 de janeiro foram feitas várias reuniões entre os vereadores e a Administração Municipal, envolvendo, na maioria das vezes, o problema dos demitidos da Afasi. É... foi muito blá blá blá e pouca ação. A última delas ocorreu durante a tarde de ontem, as portas fechadas, mas o impasse está resolvido.

Depois de muita negociação, quase três horas, o diálogo e o bom senso prevaleceu e ficou acordado que as rescisões serão pagas de 15 a 30 parcelas com um redutor de 10% e não mais em 10 vezes com 30% de desconto. Segundo a Administração Municipal, o redutor é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado no que se refere as contas a pagar de 2008.

Depois disso, os vereadores aprovaram por unanimidade os projetos pendentes na Câmara Legislativa de Içara em sessão extraordinária nesta sexta-feira. Entre os quais, o do convênio com o Instituto Contato referente ao Projeto Segundo Tempo, cujo recurso do Governo Federal é de R$ 500 mil. Também foi aprovado o convênio entre o Samae a Liga Atlética Içarense (LAI).

A queda de braço entre as partes, que parecia não terminar, chegou ao fim e agora o caso envolvendo os demitidos da Afasi é coisa do passado. Mas isso não impede que outras entidades façam pressão daqui para frente em busca de soluções para problemas com o Executivo, pois os vereadores abriram precendente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.