O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.952 - Içara, 18 de setembro de 2010

Desmoronamenso interdita trânsito na Sete de Setembro
(Alex Cichella/Jornal Içarense)




Remédio vencido e falta de médicos preocupa moradores de PV
(Alex Chichella/Jornal Içarense)




Motorista constrói santuario em casa após graça recebida
(Bruna Borges/Jornal Içarens)

EDITORIAL - Briga entre LAI e Arbitragem

O Campeonato Içarense é uma das alegrias dos torce-dores de Içara, mas desde que a nova diretoria da Liga Atlética Içarense (LAI) assumiu as confusões fora de campo tem sido constantes.
Primeiro, foi a discussão com o ex-presidente Valdir Damiani, que virou caso de polícia, depois foi a paralisação do campeonato por falta de verbas, na sequência a briga com o coordenador da arbitragem, Pedro Paulo da Rosa, por falta de pagamento. Em pouco tempo a LAI virou um barril de pólvora, pronta a explodir, devido a desorganização,
O descrédito pode levar a entidade ao fundo do poço, sem volta.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Antraz - Guerra Bacteriológica (2)

O Antraz, também conhecido como terrorismo químico-biológico, termo ultimamente muito difundido devido aos últimos acontecimentos mundiais. Nada mais é do que a liberação intencional de produtos quí-micos ou agentes infecciosos muito prejudiciais à saúde.
Tais produtos ou agentes causadores de infecções podem ser liberados no ar por meio de poeiras ou através da colocação dos produtos nas fontes de água que abastecem cidades, principalmente. Tal atitude tem a única e clara intenção de prejudicar as populações dos países onde ocorre, acrescida da possibilidade de alastrar doenças pelo mundo todo pois quem garante que alguém que se contaminou não irá fazer uma viagem antes de saber que está doente?
A contaminação pode ocorrer de três formas: contato com a pele, por digestão de algum alimento e por via respiratória.
E como conseguir, em curto espaço de tempo, vacinas suficientes para todos os trabalhadores dos hospitais para que eles possam continuar atendendo a população? Falando especificamente do anthrax, doença causada por uma bactéria chamada Bacillus anthracis, a contaminação normalmente ocorre pela pele, com maior incidência em trabalhadores do campo, que têm mais contato com o gado. Quando há inalação, há doença respiratória, inicialmente confundida com uma gripe. Após alguns dias, com a função pulmonar prejudicada, há piora do estado geral com sintomas muito parecidos com os de hantavirose. A liberação dessa bactéria se torna possível porque fica suspensa no ar e pode ser manipulada, como foi feito nos Estados Unidos para que ficasse misturada à poeira, ou pó, e entrasse em contato com a pele das vítimas. E isso causou um medo na população mundial.
O tratamento, quando a doença é descoberta em tempo, é feito por agentes antibacterianos específicos, com grande chance de cura.
Um bom final de semana a todos e até semana que vem! Beijos...

POLÍTICA - Carpes sai de licença e Della Bruna assume

O suplente progressista Fábio Della Bruna Vieira assume a cadeira de Darlan Bitencourt Carpes, na Câmara de Vereadores de Içara, segunda-feira, dia 13, e promete lutar pelo Balneário Rincão.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, o vereador Fábio Della Bruna Vieira, primeiro suplente do Partido Progressista (PP), assume o lugar do líder da bancada de oposição, Darlan Bitencourt Carpes, na Câmara de Vereadores de Içara.
Carpes solicitou licença de até 90 dias, através de requerimento na sessão de segunda-feira, dia 13, para que pudesse ser realizado o rodízio entre os parlamentares do partido.
Segundo Carpes, a decisão foi tomada pelos integrantes do PP em reunião. “O partido pediu para que eu cedesse o lugar e estou dando minha parcela de contribuição”. Além disso, o vereador destaca o fato de ser candidato à presidência da Câmara. “Tenho o apoio do presidente, Acirton Costa (PMDB) e do André Jucoski, o Polakinho (PSDB). Estou em campanha para conseguir mais votos”.
Na sessão desta quintafeira, dia 16, Carpes falou, durante o Horário Político, que o vereador peemedebista Jurê Bortolon também manifestou apoio em alguns veículos de comunicação.
Della Bruna conta que pretende colocar em pauta na Câmara alguns projetos em benefício do Distrito Balneário Rincão, lugar onde mora, e fazer pedidos de informação sobre trâmites da Administração Municipal.
Entre as propostas está a revitalização da Lagoa dos Freitas; a extinção da exploração imobiliária no balneário e a cobrança diferenciada de alvará entre os comerciantes que ficam só no verão, dos que permanecem o ano inteiro. Ele está insatisfeito com o descaso em que se encontra o balneário. “Para mim, a Administração Municipal está sem bússola, totalmente desorientada. A praia está largada”, critica o pepebista.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Temos o objetivo de humanizar a saúde de Içara, melhorando a qua-lidade no atendimento e garantindo conforto a todos os usuários". Pre-feito Gentil Dory da Luz, sobre as construções de nove unidades de saúde que estão sendo feitas pelo sua administração.

Moradores de Três Ribeirões
reunidos no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, nesta quinta-feira, com vereadores, solicitaram ao Presidente do Samae, Paulo Preis Neto, a necessidade da instalação de rede de abastecimento de água para atender 15 famílias na localidade, conforme requerimento de autoria dos vereadores Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello.
“Estivemos em reunião na comunidade, onde foi solicitado da possibilidade de levar a água do Samae até estas famílias, que em dias de chuva, a água dos poços artesianos fica com pouca qualidade”; explicou Mello.
Para o Presidente do Samae a distribuição de água encanada é fundamental para a qualidade de vida da população e prometeu fazer um estudo preliminar para abastecer essas famílias. “Vamos levar um engenheiro até o local para estudar como deve ser feito a obra para a distribuição de água, pois não adianta apenas levar os canos e depois termos dificuldades de levar a água até essas famílias”; ressaltou Preis.

Considerando

a obrigatoriedade de apresentação do Título Eleitoral e um documento com foto para votar nas Eleições 2010, o Cartório Eleitoral de Içara estará funcionando em regime de plantão neste sábado e domingo, das 14h ás 18h para atendimento aos eleitores que necessitarem emissão de segunda via do Título de Eleitor.

A AMI
(Administração Municipal de Içara) realizará em 27 de setembro, às 14h, no Fórum, a primeira praça de leilão de bens móveis e imóveis por preço igual ou superior a avaliação do bem; em decorrência de execuções judiciais. A segunda praça será dia 8 de outubro e a terceira, se houver necessidade, no dia 27 do mesmo mês.

Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa
promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Co-marca de Içara informou que vai solicitar ao Cartório Eleitoral uma avaliação sobre a situação das placas de políticos em áreas públicas.
Conforme a Lei nº 12.034, de 2009, é permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

Frase
“Um homem não está acabado quando ele é derrotado, mas quando desiste..” (Richard Nixon ex-presidente norte-americano que renunciou ao cargo).

GERAL - Aposentado do PV recebe remédio vencido de posto

Aposentado recebe medicamento vencido da Farmácia Municipal; comunidade do bairro Presidente Vargas reclama de carências no atendimento médico e Mira assume que existem dificuldades.

(Alez Cichella/Jornal Içarense)

Com a receita e medicação na mão, dona Lurdes de Oliveira conta as dificuldades que o marido, Valdério de Oliveira tem enfrentado. No mês passado, o aposentado de 65 anos foi até a Farmácia Municipal receber o medicamento bromidrato de citalopran, para a depressão. Após tomar alguns comprimidos, ele percebeu que a validade da medicação havia expirado.
O aposentado retornou à farmácia para solicitar a troca das cartelas inserviveis por um medicamento no prazo de uso, mas as atendentes teriam negado que a medicação fora entregue no local. “Meu marido sofre também da próstata e de mal de parkisson. Ele precisa de cinco remédios e não temos condições de comprar. Cada um da família ajuda um pouquinho para comprar”, relatou.
A gestora de Saúde, Mira Dagostim, diz não ter conhecimento do caso e reforça que quatro farmacêuticas trabalham no local, sendo que uma das funções é fiscalizar a validade das medicações.
“Alguns remédios são provenientes de doações, alguns de licitação e o restante de recursos do Ministério da Saúde e do governo estadual”, explica Mira.
A falta de médicos também compõe as reclamações dos içarenses. Como no bairro Presidente Vargas, onde a médica responsável não estaria cumprindo o horário devido de trabalho, além de não atender nas sextas-feiras.
“Conversei com a secretária de Saúde há umas três semanas sobre o atendimento, mas não houve mudança”, afirma o presidente da associação de moradores local, Paulo Silveira.
A gestora assume que existe dificuldade em garantir o cumprimento do horário dos médicos. “Utilizamos artifícios como o ponto, mas contamos principalmente com as informações dos Conselhos Locais de Saúde para sabermos o que acontece nas unidades”, ressalta.
As unidades dos bairros Liri e Terceira Linha estão temporariamente sem médicos, em função de licença.
Ela explica que de acordo com o Ministério da Saúde, os médicos têm que cumprir oito horas de trabalho produtivo, realizar 32 consultas diárias, com duração mínima de 15 minutos. “Estamos fazendo o que está no nosso alcance para proporcionar o melhor para comunidade”, finalizou a gestora.

POLÍCIA - Novo posto da PMRv próximo da conclusão

Guarnição da Polícia Militar Rodoviária Estadual deverá em breve deixar garagem e atender em nova estrutura; que foi realizada com colaborações de materiais e trabalho voluntário de policial.

(Alex Cichella/Jornal Iaçrense)

Com doações e muito trabalho, os policiais rodoviários de Içara terão em breve uma nova estrutura.
Atuando como policial há 24 anos, o cabo Milton César Farias Felipe, aprendeu com o pai a trabalhar na construção civil e pode colocar em prática as habilidades na obra da sede da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), localizada às margens da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), no bairro Liri, em Içara.
A estrutura vem substituir o antigo posto que teve a instalação comprometida após a colisão de uma roda de caminhão que se desprendeu, atingindo o local. Desde então, os 25 soldados da guarnição estão a-brigados no local que funcionava como garagem.
“Me prontifiquei a trabalhar voluntariamente na construção da nova sede porque vi que estávamos mal instalados e não tínhamos uma boa estrutura para quem nos procurasse”, relatou o militar.
O cabo contou com o auxílio de um reeducando do Presídio Santa Augusta, de Criciúma, e de outros policiais que doaram os esforços durante os dias de folga. “Fico muito satisfeito de ver que a obra está quase pronta e saber que logo vamos nos mudar”, disse.
“Sacrifiquei minhas folgas e trabalhei na construção durante minha escala, somente pela gratificação própria. Vesti a camisa para poder proporcionar um pouco mais de conforto para quem usa a rodovia e a nós que trabalhamos aqui. Só tenho a agradecer a todos que ajudaram na obra”, ressaltou.
O novo posto de 48m² é composto por uma sala de recepção, sala de trabalhos internos dos soldados, uma sala para o comandante e um banheiro. Os materiais de construção foram doados por terceiros.
Nas próximas semanas deverão ser feitos os últimos serviços no posto rodoviário de Içara, como a finalização da pintura, a colocação de portas e janelas e a instala ção dos móveis.

VARIEDADES - Caminhoneiro escapa da morte e constrói gruta

Agenor Antônio Destefani ficou por quatro horas refém de assaltantes em Santos/SP, escapou da morte e mandou construir uma gruta em agradecimento ao Sagrado Coração de Jesus.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O caminhoneiro Agenor Antônio Destefani, 64 anos, natural de Içara e morador do bairro Cristo Rei, passou por momentos de angústia há três anos, quando foi assaltado na cidade de Santos, estado de São Paulo.
A gruta que mandou fazer, em frente à residência, possui as imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus, aos quais o caminhoneiro diz ser devoto e atribui o fato de ter escapado da morte e ter recuperado o caminhão roubado. “Fiquei por quatro horas com uma arma na cabeça e quando os assaltantes me tiraram do cativeiro, fui jogado numa vala para morrer. Foi, então, que a arma falhou e consegui fugir. Nesse tempo só pensava no Sagrado Coração de Jesus e tinha muita fé. Ele que me dava força”, narra, emocionado.
Destefani conta que, antes de tudo acontecer, já havia prometido construir uma gruta em casa para Nossa Senhora Aparecida, por um grande benção recebida. “A graça que recebi vale mais do que essa cidade inteira, nada pode pagar. Mas, não posso contar e mesmo se contasse ninguém acreditaria, pois é uma coisa muito grandiosa”, enfatiza.
Das duas bençãos que diz ter recebido, a que pode revelar, e que atribui ao Sagrado Coração de Jesus, é o livramento da morte.
“Foi uma coisa muito terrível que me aconteceu. Evito falar sobre o assunto porque é muito triste. Foi horrível ficar naquele lugar. Eu disse ao Sagrado coração de Jesus, naquele momento que, se me livrasse da morte eu colocaria ele na gruta, junto com a Nossa Senhora Aparecida”, lembra e chora, emocionado.
O caminhoneiro explica que na mesma vala de onde conseguiu escapar, haviam sido encontrados nove cadáveres. “Era um lugar de ‘desova’ dos corpos, para onde os assaltante levavam as vítimas”, acrescenta.
O caminhão era a única coisa que Destefani tinha e que foi resultado do trabalho de uma vida toda.
Após 17 dias do assalto, o caminhão foi recuperado ainda com a carga dentro.
“Nenhum outro caminhoneiro da região havia conseguido recuperar um caminhão roubado. Poderia estar em qualquer lugar do Brasil. É como achar uma agulha dentro do mar. Ele estava no mato e pronto para ser desmanchado”, conta Destefani.
O caminhoneiro diz que, na época, depois do assalto, tinha o desejo de ir à igreja e testemunhar a todos, mas não teve coragem.
A gruta e as imagens ficaram prontas há cerca de um ano e meio. “Mandei fazer essa gruta não para mostrar para o povo que é uma coisa bonita, mas pela fé naquilo que consegui. Peço a todos que tenham fé. Com fé a gente consegue tudo”, finaliza.

ESPORTE - Caiçara e Atlético Içarense brigam por pontos na LARM

O Caiçara e o Atlético Içarense entram em campo neste fim de semana, o primeiro fora de casa e o segundo em seus domínios, visando três pontos, na Primeira e Segunda Divisão Regional.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Mais um fim de semana chegando, e com ele mais uma rodada do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
Pela Primeira Divisão serão disputados os jogos da sétima rodada, enquanto os atletas da Segunda Divisão brigam por pontos em mais uma rodada.
O Caiçara representante de Içara na competição, ostenta o quarto lugar na tabela classificatória com 10 pontos. A equipe volta a campo depois de um empate em 2 a 2, no Estádio Diomício Freitas, contra o Cocal do Sul.
O jogo contra o Carbonífera Criciúma será um dos mais complicados nesta primeira fase, pois é uma das equipes candidatas ao título, e o colorado içarense sabe que não poderá facilitar para não ser goleado, fora de casa.
Na Segunda Divisão, o Atlético Içarense vai em busca da primeira vitória, sábado, no Estádio Dego Rocha, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, Centro de Içara. Na estreia os içarenses perderam para o Figueira por 3 a 1 e vão aproveitar o apoio da torcida para sair de campo com três pontos.