O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Esportes: Cromocil e Torrecid lideram o Interfirmas

Três jogos realizados neste terça-feira finalizaram a 4ª rodada do Campeonato Inter-firmas de Futsal, 3ª Taça Casa do Rock, disputados no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges. Confira: Kasburg 3 x 3 Giassi.com; Vitapan/Vo-ltrônica 2 x 10 Giassi Filial 11 e Castagnetti 3 x 8 Cromocil.
Na segunda-feira foram disputadas três partidas: Farben 4 x 5 Budny; Plasson 5 x 3 Auto Escola e Torrecid 4 x 1 Copaza.
A 5a rodada, a última da primeira fase da competição será aberta na próxima terça-feira (18) com os seguintes jogos: às 19h30min, Plasson x Copa-za, às 20h25min, Torrecid x JR/Kerubim, e ás 21h20min, Cromocil x Farben.
Pela Chave A liderança é da Torrecid, seguido da JR, ambas com 7 pontos. Já na B, a Cromocil tem 9 pontos, e o Budny, que tem 6, é o segundo.

Variedades: Içara desenvolve talentos

Nos dias 8 e 9 de novembro um grupo de dança de Içara mostrou que também tem talento e criatividade suficientes para vencer um concurso disputado por grupos de todo o país. Foi o 4º Festival Nacional "Garopaba em Dança", que envolveu grupos de dança de todo o país e dos mais variados gêneros.
O Grupo de Street Dance "Cultura e Estilo de Rua de Içara", coordenado pelo professor Edson Ferreira e pela professora de ballet, Jéssica dos Santo, ambos da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara, participaram das oficinas e o grupo concorreu no festival conquistando o 3º lugar na categoria Juvenil-avançado de Street Dance.
Segundo Ferreira, que é o coreógrafo do grupo, o Street Dance de Içara alcançou a média 7.6 com a coreografia "Estilo Malandro", uma mistura de samba de gafieira com hip-hop.
Este é o resultado do trabalho de Ferreira e do grupo de 12 jovens içarenses que vem há três anos ensaiando aos domingos na Casa da Cultura e aperfeiçoando ao movimento ritmico do hip-hop. E isso vem levando os bailarinos a participar de vários festivais de dança no municipio e na região sul catarinense em busca da conquista do primeiro lugar.

Polícia: Garoto de 11 anos viciado em drogas continua foragido do Conselho Tutelar

Em uma idade em que deveria estar estudando e brincando com os amigos, D.G. N., de 11 anos, já transita pelo mundo das drogas. Ele fugiu do Programa Família Acolhedora, do Conselho Tutelar de Içara, no dia 26 de outubro.
Conforme a conselheira de Içara, Maria Helena da Silveira, ele foi visto no bairro Vila Manaus, em Criciúma, mas logo se evadiu. "O pessoal nos ligou, mas quando chegamos lá, ele já havia fugido", afirma.
Esta é a terceira vez que o adolescente foge desde que é acompanhado pelo Conselho. Ele veio de Porto Alegre, onde morava com uma tia, que não teve mais condições de cuidá-lo devido às constantes fugas e furtos que ele já vinha cometendo. Por essa razão, foi devolvido, em 2005, à mãe, que mora no bairro Mirassol, no Balneário Rincão.
Como a situação não mudou quando veio para Içara, ele foi cadastrado no Programa Família Acolhedora, no qual uma família recebe uma criança voluntariamente para ajudar na sua recuperação. Entretanto, a nova casa também não conseguiu mantê-lo na linha.
Segundo Maria Helena, o atendimento mais preocupante realizado pelo Conselho Tutelar de Içara foi no início de setembro, quando elas encontraram o garoto embriagado.
Até o fechamento da edição, o adolescente não havia sido encontrado. Quem tiver informações pode entrar em contato com o Conselho Tutelar de Içara pelos telefones 3432-7668, ou no plantão 9994-4550.

Geral: Dnit promete construir rótula para resolver problema em Vila Nova

Uma comissão, composta de moradores, empresários e políticos do bairro Vila Nova, se reuniu na manhã de ontem com o diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Avanir de Sá, em Tubarão.
O objetivo do encontro foi a reivindicação para a construção de um trevo alemão na Rodovia SC-444, no sentido Içara-Vila Nova, em cima do viaduto. A obra facilitaria o acesso dos motoristas a outra parte do bairro. Hoje os condutores usam um acesso secundário, que atrasa em quase dois quilômetros a chegada.
Segundo Claúdio Blissari, proprietário do Restaurante Tio João, naquele trecho há posto de combustíveis, transportadoras, borracharia, oficina mecânica, que ficariam prejudicados sem o acesso. "Cerca de 300 pessoas usam diariamente aquele caminho, e por isso achamos que o trevo alemão seria a solução", ressalta.
Blissari acrescenta que Avanir de Sá se responsabilizou em resolver o problema com uma medida paliativa, pavimentando o acesso secundário. Ele também deve enviar uma equipe de topografia e engenharia para fazer o projeto de uma rótula que será construída há 150 metros do viaduto, na Vila Nova, que terá participação dos governos federal, Estadual e municipal.
Sá disse que o espaço é pequeno para que se faça o trevo alemão na SC-444.
Segundo Blissari, a reunião foi positiva. "A comunidade não quer criar um problema e sim buscar uma solução", finaliza.

Edição 1.508: Política: A trajetória de Aciston Costa é baseada na força e superação

As bagagens de sofrimento e perda não fizeram com que o vereador eleito, Acirton Costa (PMDB) desistisse de lutar pelo que sempre quis: ser um dos representantes do município de Içara.
O agente de produção da Sical, de 50 anos, se candi-datou pela primeira vez em 1996, mas com 400 votos não conseguiu se eleger. Posteriormente, em 2000, Costa continuou a busca pela vaga no Legislativo, foi nesse ano que ele se elegeu com a preferência de 952 eleitores. Em 2004, o vereador eleito, quis continuar o trabalho, mas não conseguiu atingir resultados suficientes nas urnas.
Ele explica que a falta do sucesso nas urnas se deu, devido ao partido contrário em que era filiado. Na época o ex-prefeito de Içara, Júlio César Cechinel, filiado ao PP, impediu muitos projetos propostos pelos vereadores. "O ex-prefeito podava muita gente. A maioria dos projetos eram engavetados", recorda o vereador eleito ressaltando que, durante os quatros anos que ficou fora do Legislativo continuou trabalhando para o povo e fazendo tudo que estava ao seu alcance.
Mas o ano que marcou a vida pessoal e profissional de Costa foi 2008. Em junho, perdeu a filha de 20 anos, vítima de acidente de trânsito. Mas foi por um desejo dela que persistiu na candidatura e no dia 5 de outubro conseguiu se eleger com 1.314 votos.
Costa, que pretende ser presidente da Câmara de Vereadores a partir de 2009, é a favor da instalação da Mina 101, nas localidades de Santa Cruz e Esperança, de propriedade da Rio Deserto.