O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAPA: Edição2.108 - Içara, 18 de maio de 2020

CAIXA já atende em nova agência com mais espaço
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Futuro turístico do Rincão é tema de discussão
(Divulgação)


MP deve se pronunciar em 30 dias

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello

Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (16)

Os dias escorrem lânguidos e sutis como areias entre os dedos. Os segundos se faz minutos, os minutos se faz horas e as horas con-tabilizam dias, semanas e anos. Tudo passa e tudo mu-da! Para quem não tem o hábito de observar as mudanças que o tempo faz ocorrer na paisagem geográfica e na vi-da social de um povo, parece que nada está acontecendo.
Esses certamente não repetem: tudo muda! Eles sim-plesmente justificam: é a vida! E assim a vida caminha nos passos que se renovam a cada amanhecer de um novo dia.
Folheio entrevistas, que fiz com içarenses, há vinte a-nos passados, e rememoro detalhes que eles me deram de uma paisagem diferente e de pessoas que não cheguei a conhecer. Apenas as recordações daquelas pessoas me deram luzes para defini-las no lusco-fusco de um tempo distante. Mas vale relembrá-las para melhor entender os homens atuais e as paisagens que resultou das transformações sociais aos 50 anos de emancipa-ção política de Içara.
Era uma tarde de domin-go, quando falei com Isaías José da Costa, em Barra Ve-lha, Distrito do Balneáriio Rincão, em Içara. Como es-távamos no mês de junho, o dia era claro e uma brisa fria dava a tonalidade de um dia de inverno. Ele tinha um fo-gão a lenha aquecendo a cozinha de uma casa de pes-cador, caprichosamente asseada e um café quentinho no bule que estava sobre a chapa do fogão. E ali, no aconchego daquela casa de pescador, ele me falou de tempos imemoráveis para mim. O pai, José da Costa, ve-io do planalto catarinense, da Rocinha e a mãe era co-nhecida como Maria Laguna, natural de Laguna. Casados, passaram a residir no Arroio da Cruz, onde Isaias nasceu. Moço, ele casou com Maria Felipe, natural do Torneiro e viveu longo tempo na Carioca, mas participou da vida social de Urussanga Velha, em Içara.
Em 1916, as lavouras de mandioca foram atacadas por gafanhotos. A praga se repetiu por três vezes e as fa-mílias que dependiam da farinha para viver sofreram uma perda irreparável. Só no Governo Vargas o gafa-nhoto foi erradicado. Vargas mandou um avião pulveri-zar os campos e as lavouras com o veneno conhecido como pó-de-gafanhotos, dando um alívio aos pobres co-lonos. Havia também o maranduvá que atacava as ra-mas e o colono fazia mil simpatias e rezas para defender a lavoura. O colono era muito judiado.
Ele relatou o susto que levou quando, pela madruga-da, foi buscar lenha de carro de bois e encontrou uma forma voadora. Era por volta de 1928. Pareceu, a primeira vista, uma nuvem silenciosa. Depois ele olhou mais fixa-mente e viu que parecia uma imensa tora voando em di-reção ao sul. Àquela hora da noite não tinha como não sentir medo porque não sabia do que se tratava. Depois soube que era o Zapelin e que na volta houve um aci-dente aéreo e todos os passageiros morreram. Outro susto foi o tremor de terra que ocorreu em 1934. Mas não houve nenhum acidente grave com o povo. Depois disso a terra não tremeu mais e o povo até se esqueceu das promessas que fizeram a São Sebastião. Houve muitos pagamentos de promessas por anos a fio, até o completo esqueci-mento do fato. “Depois mudei para a Barra Velha atraído pela pesca. João Caixeiro, Mané Tereza, Júlio Tereza e João Amândio eram companheiros de pesca e de fartura de pescados. Pena que não havia para quem vender a produção. Se vendêssemos seríamos ricos. Mas posso afirmar que Içara é rica, bela e acolhedora. Sou içarense de coração e quem ama Içara nunca deixa de admirá-la”.

POLÍTICA - Possível fraude em votação da Câmara está sob investigação

Uma denúncia feita ao Ministério Público culminou na apreensão das cédulas usadas na votação do veto ao projeto que extingue a APA, o inquérito deve ser encaminhado em 30 dias.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A intervenção de uma Força-Tarefa do Ministério Público, Polícia Civil e Militar na sessão da Câmara de Municipal de Içara desta segunda-feira, dia 16, surpreendeu vereadores e comunidade presente.
Após a votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de Lei que prevê a extinção da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fun-dai), o delegado Airton Fer-reira, que comanda a Coordenadoria Regional de Investigações Especiais do Ministério Público Estadual em Criciúma, interrompeu a sessão, pedindo que a Mesa Diretora do Legislativo entregasse as cédulas usadas pelos vereadores para votação, que continham as opções: Aceito o veto ou Rejeito o veto.
A ação aconteceu devido a uma denúncia de possível fraude no processo le-gislativo.
De acordo com o promotor responsável pela Força-Tarefa de Criciúma, Eduardo Paladino, o grupo já vem trabalhando há alguns dias na apuração da informação, o que culminou no recolhimento das cédulas nesta segunda-feira. “A apuração da possível fraude levou-nos a fazer o pedido de busca e apreensão das cédulas ao juiz da Comarca de Içara. Depois de ele autorizar, fomos acompanhar a votação e, após finalizada, cumprimos a ordem judicial”, explicou Paladino.
Ainda de acordo com o promotor, a investigação continua. As cédulas passarão por um perícia e o in-quérito deverá ser encaminhado para a Comarca de Içara após 30 dias da instauração. “Acreditamos que em 30 dias o inquérito será encaminhado para Içara, a menos que haja um pedido de prorrogação”, o-bservou o promotor.
Informações como data da denúncia e autoria estão sob sigilo.
Paladino informou que, se eventualmente a perícia confirmar a marcação em alguma cédula, o autor deverá ser identificado e responderá por crime de falsificação de documento e prevaricação.
O presidente da Mesa Diretora do Câmara Municipal de Içara, Darlan Bi-tencourt Carpes, declarou que a votação aconteceu dentro da normalidade e que não sabia de suspeita de marcação de cédula.

GERAL - Inscrição para segunda etapa do PAC 2 começa em 15 de junho

Desde 2007, a Lei 11.445 estabelece a obrigatoriedade de todos os municípios criarem Planos Municipais de Saneamento até 2014, caso contrário eles poderão sofrer algumas restrições.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O município de Içara já foi contemplado na primei-ra etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Fede-ral, com quatro propostas.
Içara está no Grupo 2, composto de 11 cidade se-lecionadas que possuem de 50 a 100 mil habitantes.
Agora é a vez dos muni-cípios com menos de 50 mil habitantes, que poderão inscrever-se na segunda etapa do PAC 2, a fim de receber recursos para obras da modalidade água e esgoto.
O novo prazo, de 15 de junho a 15 de julho de 2011, foi divulgado pelo Ministé-rio do Planejamento, Orça-mento e Gestão durante a Marcha dos Prefeitos na s-emana passada.
Os proponentes (municí-pios, estados e prestadores de serviço de água e esgoto) podem encaminhar as car-tas-consultas por formulá-rio eletrônico disponível na internet, nos sites: www.cidades.gov.br ou www.funasa.gov.br.
“É de extrema importân-cia que os interessados não percam esta oportunidade para angariar recursos, se-ja por meio do Orçamento da União ou por financia-mento”, expressou o secre-tário de Articulação Nacio-nal, Acélio Casagrande.
Em um primeiro momen-to não é necessária a apre-sentação do projeto. Este será recebido 10 dias após a divulgação da pré-sele-ção, prevista para até 26 de agosto. O valor mínimo da proposta é de R$ 1 milhão, a serem aplicados em obras de água e esgoto.
Com relação aos muni-cípios já selecionados no PAC 2 pelo Ministério das Cidades, foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 3 de maio, a alteração no resultado do primeiro processo de seleção de pro-posta (Portaria número 534 de 11 de novembro de 2010). Mais de 50 municí-pios catarinenses, dos três grupos, estão incluídos e poderão receber recursos para projetos e obras de abastecimento, contenção de encostas, pavimenta-ção, macrodrenagem, ge-renciamento de resíduos, urbanização, manejo de á-guas pluviais, entre outras.

POLÍCIA - Juiz abandona caso da Operação Imigração e acusados são soltos

Operação que prendeu acusados de falsificar documentos em Criciúma e Içara, para quem pretendia viajar para o Estados Unidos, foi abandonado, e os acusados liberados pela justiça.

(Divulgação)

Por determinação da justiça as provas foram anuladas e os presos soltos. Este foi o desenrolar dos quarenta dias da Operação Imigração, desarticulada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).
Daniel Raupp, juiz da 1ª Vara Federal Criminal de Criciúma, aceitou o pedido do advogado Jefferson Damin Monteiro, declarando isentas as decisões, como interceptações telefônicas, buscas e apreensões e prisões cautelares, proferidas pelo juiz de Içara. Foi determinada a soltura do trio de empresários acusados de emitir documentos falsificados para obterem vistos e passaportes para quem pretendia viajar para o exterior.
Os meios utilizados, tanto durante a investigação até o final dos trabalhos repressivos, foram realizados de forma inadequada, segundo alegou o advogado. “Como trata-se de crimes federais, apenas o juiz federal poderia decretar os autos, não um delegado de Polícia Civil, como foi o caso. Todas as provas colhidas e os objetos apreendidos, a partir de então, não existem mais. Um juiz da Polícia Federal compôs a Força Tarefa, mas em nenhum momento, tem assinatura dele nos documentos. Já o juiz de Içara, até então responsável pelo caso, se julgou incompetente para o caso. Nem a perícia nos materiais foi feita”, justificou a imprensa.
Conforme a decisão, não somente os atos proferidos pelo Juízo Estadual são nulos, mas também todo Inquérito Policial. “O próprio Inquérito Policial foi instaurado por autoridade policial sem atribuição pa-ra tanto, já que, a toda evidência, tratava-se de infração penal praticada contra serviços ou interesse da União. Nesse caso, a função de polícia deve ser exercida, com exclusividade, pela Polícia Federal”, aponta os autos.
O caso
No dia 29 de março, foi movimentada para agentes da Polícia Civil de Cri-ciúma e de Içara, pois desenrolou-se uma operação envolvendo a Polícia Federal, além de representantes do Ministério Público com apoio de agentes de Floria-nópolis. O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha especializada em falsificação de documentos. Foram presos J.P.R., V.J.S. e J.O, que já estão em liberdade.
Segundo o promotor de Justiça Eduardo Paladino, toda documentação necessária para a obtenção de vistos de entrada em outros países eram falsificados pelos acusados, que tinham “clientes” inclusive fora do Estado. No total, foram cumpridos cerca de seis mandados.

VARIEDADES - Agência da Caixa Econômica de Içara está em novo endereço

Com espaço maior e novos equipamentos, a Caixa Econômica Federal de Içara passa a atender em novo endereço, na Rua Ipiranga; desde segunda-feira, dia 16, próxima de outras agências bancárias.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A agência da Caixa Eco-nômica Federal de Içara passou a atender em novo endereço nesta segunda-feira, dia 16.
O banco, que antes esta-va localizado na Rua Anita Garibaldi, nº 315, foi transferido para a Rua Ipiranga, nº 470, também no Centro da cidade.
A antiga agência pos-suía 350 metros quadra-dos. Agora os clientes con-tam com um espaço quase três vezes maior, de 960 metros quadrados.
“Mudamos com o objeti-vo de ampliar a capacida-de física da agência e me-lhorar o atendimento à po-pulação içarense”, enfati-zou o gerente Alcionir José Rabello, o Zico.
Na Rua Anita Garibaldi, a Caixa funcionava desde junho de 1989. “Várias re-formas e ampliações foram feitas naquela agência. Mas, chegou um momento que não foi mais possível. Esgotaram-se as possibili-dades de ampliação”, ex-plicou o gerente.
De acordo com Zico, a i-deia de mudar a agência para um lugar maior já vi-nha sendo discutida há quatro anos. “A dificulda-de era encontrar o lugar ideal. Então, conseguimos parceria com um investi-dor que construiu a nova sede segundo as exigências da Caixa Econômica Fe-de-ral”, observou.
A mudança física tam-bém propiciou a melhoria na parte de móveis e equi-pamentos, sendo os mais antigos trocados.
“Boa parte dos equipa-mentos foram substituídos, principalmente os de auto-atendimento. Além disso, temos novos móveis”, con-tou o gerente.
Para Zico, Içara já mere-cia uma nova agência da Caixa. “A Caixa que acre-dita no Brasil, também a-credita em Içara”, declarou.
Na noite desta segunda-feira, aconteceu a cerimô-nia de inauguração da no-va sede. “Foi um evento muito bom, que superou as nossas expectativas. As pessoas presentes repre-sentaram os demais clien-tes e a população içaren-se”, comentou Zico.
Participaram da inaugu-ração gerentes regionais e autoridades políticas.
Discursaram o superin-tendente regional da Caixa Econômica Federal, Jace-mar Bittencourt de Souza; o gerente geral da agência de Içara, João Carlos Gar-cia; o prefeito de Içara, Gen-til da Luz; o presidente da Câmara Municipal, Darlan Bitencourt Carpes, entre outros, que ressaltaram a importância da ampliação para a cidade.
Os convidados foram re-cepcionados com um co-quetel nas dependências da nova agência.
“Todo o nosso esforço tem sido com o objetivo de atender melhor os muníci-pes”, finalizou Zico.

ESPORTE - Primeira fase do Içarense de Bocha entra na reta final

Foi realizado na noite de ontem mais uma rodada do Municipal de Bocha, e sete equipes
entraram nas canchas para garantir um bom resultado para a próxima fase da competição.


(Joao Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Foi realizado na noite desta terça-feira mais uma rodada válida pelo Campeonato Municipal de Bocha, Taça Elevadores Castelo.
A competição içarense, que está na 13a rodada, teve a realização de mais sete confrontos.
Com as partidas fechadas ontem ficam restando apenas três rodadas para o término da primeira fase.
A próxima etapa está prevista para iniciar já no dia 7 de junho, com oito e-quipes.
Até o momento, dois times foram eliminados por falta de participação: o Barão e a Cancha do Zilly A.
Valdemar Rocha, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, que todos os anos organiza a competição, confirmou que nesta edição, os jogos estão muito mais bem disputados e que as equipes estão mostrando um potencial bem maior do que em edições anteriores.
Confira as melhores colocados de cada chave.
Chave A: Vidraçaria Santa Luzia (15), as demais equipes estão todas com 12 pontos cada.
Chave B: Argeu (12); Gonçalves (9) e Cooperali-ança (6).
Chave C: Transportes Raischaki (18); Darolt (12) e Bar Darolt (9).
Chave D: Cancha do Ar-geu B (15); Clube dos 50 (12) e Pedreiras (9).

DISTRITO - Futuro turístico do Rincão é discutido em mesa redonda

A primeira discussão ocorreu nesta segunda-feira, no Museu Arqueológico Igrejinha Navegantes, com representantes da Administração Municipal, da Rede de Ensino, de entidades e do comércio local.

(Divulgação)

A 9ª Semana Nacional de Museus iniciou nesta segunda-feira (16) com uma mesa redonda sobre o futuro turístico do Balneário Rincão, em Içara.
As discussões, feitas no Museu Arqueológico Igrejinha dos Navegantes, envolveram uma série de entidades do distrito que conheceram detalhes sobre o projeto Elo – Patrimônio Cidadão, da Prefeitura Municipal.
Conforme a coordenado-ria municipal de museus, idealizadora do projeto, as propostas passam por vi-as sinalizadas até os 11 sambaquis catalogados, com pontos de venda do artesanato local. Além disso, também será abordada a necessidade da prservação não só dos sambaquis, mas de toda a beleza natural das praias e lagoas do Distrito.
“Iniciamos um processo de consci-etização para ala-vancar os museus e provar que são peças fundamentais para o turismo cultural do Balneário Rincão e de Içara”, destacou Sanete Monteiro Da-gostin, coordenadora de museus de Içara. Segundo ela, “as discussões terão prosseguimento mesmo após a Semana Nacional de Museus”.
Participaram da mesa redonda representantes da Subprefeitura do Balneário Rincão, da Colônia de Pescadores Z-33, da Rede de Ensino Estadual, do Grupo Arte Rincão, da Associação Coral e do comércio.
Além do museu do Balneário Rincão, os outros três de Içara estão participando da Semana Nacional de Museus, que encerra na próxima sexta-feira.
Intitulada Museus e Memória, a programação organizada pela Administração Municipal, por meio da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, terá visitas monitoradas, mostras fotográficas e de acervos antigos e mesas redondas com explanação de projetos.
Programação
Museu Arqueológico Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes – Balneário Rincão · 16/05 – Mesa Redonda: O Museu e a emancipação do Distrito de Balneário Rincão· 16 a 22/05 – Das 14h às 16h: Visita guiada à rede de ensino municipal, estadual, particular e universidades
Museu Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes - Praça da Matriz São Dona-to – Centro · 16 a 22/05 – Das 8h às 17h: Visita guiada para a arquitetura de edificação: naves, pinturas internas e funciona-lidade do patrimônio· 18 – Das 16h às 18h: Palestra: Içara rumo aos 50 anos. Explanação de projetos direcio-nados à cultura local
Museu do Agente Ferroviário - Avenida Procópio Lima – Centro · 16 a 22/05 – Das 8h às 17h: Exposição – mostra fotográfica “Projeto locomotiva de Flores” – 3ª edição em 10/2011 – Desenvolvido a partir do evento anual do IBRAM – Primavera nos Museus. Palestra sobre a estrada de ferro e o progresso de Içara.