O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Edição 1.741: EDITORIAL - Justiça tem pesos e medidas diferentes

O Brasil é considerado um antro de corrupção, seja nas esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É claro que existem pessoas nestas áreas que salvam a pátria, mas não são muitos não.
Em muitos casos o Judiciário julga as ações com pesos e medidas diferentes, dependendo do ponto de vista do magistrado. Seja na área trabalhista, civil ou criminal. Mas se a lei é uma só deveria ser visto em ângulo do que é certo e o que é errado.
Por exemplo, um ladrão de galinha, é acusado por ter roubado para saciar a fome da família, e sem direito a defesa, vai direto para a cadeia. Já um empresário ou político, acusado, com provas cabíveis e paupáveis, de corrupção, consegue a absolvição e está solto para continuar dando seus golpes.
Está na hora do Judiciário rever seus conceitos e passar a ter a sabedoria de Salomão.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Pré-candidatos do Rincão a espera da disputa eleitoral

Partidos se organizam no Balneário Rincão de olho nas primeiras eleições do novo município e algumas lideranças já defendem as pré-candidatura, enquanto que outras se resguardam.



Enquanto aguardam a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a data das eleições no Balneário Rincão, lideranças políticas trabalham em prol de pré-candidaturas, mesmo que o discurso seja polido.
O representante do Democratas (DEM) nesta disputa, o empresário Olírio José Lino, mostra-se decidido. “Tenho certeza que hoje sou o pré-candidato mais forte do Rincão. Temos que fazer a vontade do povo e agora o povo quer o Lino”, declarou.
Para ele uma chapa de consenso pode ser formada se o candidato à prefeito for apontado por maioria de vo-tos em pesquisa. Lino es-pera que as eleições aconteçam, realmente, em 2010 e já visita familiares e amigos em busca de apoio.
O Partido Popular Socialista (PPS) aposta as fichas no comerciante Volnei Lino. Ele comenta que alguns colocaram o bonde na rua muito cedo. “Estou mais tranquilo, tem que se esperar algo concreto”, explicou Elei espera que as eleições sejam em breve e defende que assim o Balneário se desenvolverá, conquistando autonomia. “A primeira eleição vai direcionar os rumos do novo município, por isso já estou orientando sobre um voto mais consciente”, ressaltou.
Já o ex-vice-prefeito, Na-elti Vianna, é o pré-candidato do Partido Progressista (PP). Com a cassação do prefeito, Gentil Dory da Luz, e a possibilidade de realização de novas eleições ele volta o foco para o pleito em Içara. “Fui o primeiro a colocar meu nome”, contou sobre a lista de 11 pepe-bistas que se dispuseram a concorrer as eleições em Içara. Ele acredita que o pleito será em 2012.
No momento o PP não desenvolve nenhuma atividade específica com vistas na campanha e, de acordo com Vianna, trabalha pela efeti-vação da emancipação. “Seria prematuro iniciar esse trabalho agora, temos que trabalhar ainda como município içarense sem colocar os carros na frente dos bois”, analisou.
O Partido dos trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) não definiram pré-candidato. Ex-vereador, Jairo Celoy Custódio, afirmou que não está trabalhando pré-candidatura pelo PMDB. “Não estamos mexendo com essa situação, estou ajudando na temporada de verão”, relatou.
O vereador Jure Bortolon faz uma linha ainda mais diplomática. “O candidato do PMDB será decidido com consenso dos militantes. Meu nome está à disposição, mas cabe ao partido a decisão” afirmou.
Quanto ao ex-prefeito, Deobaldo Pacheco, a pré-candidatura parece mais frágil, visto que o peeme-debista declara que a possibilidade de disputar eleição é praticamente zero. “Estou cuidando da minha vida, dificilmente eu sairia candidato. Só aceitaria se fosse um mandato tampão, através de consenso. Não tenho disposição para ma-is uma disputa eleitoral”, confessou.
O PT tem como um dos pré-candidatos o presidente da Colônia de Pesca Z33, João Piccollo. Segundo ele o partido ainda não definiu nome, mas está analisando projeto para desenvolvimento do Rincão e organizando o sub-diretório.“Há 90% de chance de termos chapa própria. O PP e o PMDB estão desgastados, por isso surge a necessidade de uma terceira força, que pode ser PT ou outro partido”afirmou.
Outros nomes petistas co-tados são da presidente do partido em Içara, Maria Canever, e da professora Lidiane Santos. “O trabalho que estamos fazendo é dentro das bases para sair da mesmice e não ter sempre as mesmas caras, que não fazem nada pelo Rincão”, dis-parou Lidiane.
Já Maria Canever reafirmou que o partido tem prioridade pelo projeto Governo e que isso é o foco.
Até o fechamento da edição a redação do Jornal I-çarense não conseguiu fazer contato com o pré-candidato do PSDB, o comerciante Ídio Zanette.

POLÍTICA - Iniciada atividades do Programa Projovem Trabalhador em Içara

A Administração Municipal de Içara está disponibilizando, gratuitamente, cursos profissiona-lizantes para as pessoas interessadas, que também ganham lanche, transporte e material didático.



Administração Municipal de Içara, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), através da secretaria de Assistência Social, iniciou nessa semana as atividades do Programa Projovem Trabalhador. As aulas estão acontecendo na Escola Professora Salete Scotti dos Santos, no período noturno, com 35 alunos do curso de Assistente de Vendas.
O mesmo curso será iniciado no dia 9 de novembro, no bairro Vila Nova (à noite), e outra turma está fechada para o começo das aulas no período vespertino, no Colégio Salete Scotti dos Santos, dia 10.
“Essa é uma preocupação da Administração Municipal de Içara e da Secretaria de Assistência Social, estarmos oferecendo cursos de capacitação para qualidade do trabalho e encaminhamento para o mercado. O município conta com o projeto do Ministério do Trabalho que se encaixa na proposta do prefeito Gentil da Luz, colocada no plano de governo, que é a de oferecer qualificação e oportunidade de trabalho para a população”, salientou Silvana de Vasconcelos, Gestora de Assistência Social.
Também estão sendo disponibilizados, gratuitamente, além do curso de Assistente em Vendas, os cursos de Secretariado, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Padeiro, Corte de Cabelo, Corte e Costura, Pedreiro e Soldador. Os alunos ainda recebem lanche diário, transporte, seguro de vida, material didático e bolsa auxílio no valor de R$ 600.
O curso tem duração de seis meses e a formação será dividida em social: onde serão abordados os temas ética e cidadania, educação ambiental, qualidade de vida, noções de direitos e deveres trabalhistas, estímulo à elevação da escolaridade e inclusão digital e a formação profissional em conceito de vendas, per-fil do vendedor, negociação com os clientes e técnicas de vendas.

POLÍTICA - Vereador questiona transferência de soldado da Praia de Barra Velha

A remoção de um soldado militar divide as opiniões na localidade de Barra Velha, o que levou o vereador Osmar Manoel dos Santos a pedir explicação ao Secretário de Segurança Pública.

A transferência há duas semanas de um soldado militar, plantonista do Posto policial da Barra Velha, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, divide opiniões.
O soldado Claudeci Alves foi transferido para outra cidade por determinação do comando do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma.
Soldado Jocimar, o único policial a atender a comunidade, informou que a falta de um companheiro na localidade é sempre pre-judicial aos moradores, já que o acúmulo de ocorrências tornam-se maiores. O mesmo afirmou que o repasse da dispensa do soldado veio direto do comando de Criciúma, mas não soube explicar o motivo.
Segundo explicações do Capitão André Alves, do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, os principais pontos que motivaram a dispensa do soldado foi a reivindicação de alguns moradores e comerciantes, que em reunião com o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, acharam melhor a transferência do soldado, pois o perfil dele não era compatível com a comunidade. “Por ser uma localidade pequena, o soldado em questão tem que estar ligado completamente aos moradores” , completou o capitão.
O oficial também adiantou que com a chegada da Operação Veraneio, novos soldados serão transferidos e escolha de um novo fixo também será feita em breve. “Será bem melhor para todos da localidade já que terão tempo de escolher uma pessoa compatível com seus ideais”, finalizou.
Conforme o vereador Osmar Manoel dos Santos, (PP), a contrariedade ficou entre alguns moradores da localidade, que foram contra a saída do soldado, mas que uma grande parte dos moradores ainda querem a permanência do soldado Al-ves confirmando o bom trabalho feito pelo mesmo.
Até o fechamento da edição não foi possível falar com o soldado Alves.

VARIEDADES - Alunos da Escola Antônio Colonetti lançam livro

O Livro de poesias “Mergulhando no Passado”, com as vivências do primeiro ano escolar dos alunos da oitava série, da Escola Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline, foi lançado nesta quinta-feira.



Alunos da oitava série da Escola Estadual de Ensino Básico Antônio Colonetti, localizada no Bairro Jaqueline, em Içara, desenvolveram, com a professora de Língua Portuguesa Rosane Pedro Viana, um livro com poesias, cujo tema foi relacionado com a experiência que tiveram no primeiro ano de escola, quando aprenderam a ler e a escrever.
O lançamento oficial da produção literária “Mergulhando no Passado” aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 4 de novembro, com a entrega de exemplares aos pais dos educandos e convidados. “O objetivo é tornar a escrita significativa para o a-luno. A lição do livro vai além por interagir com a comunidade e dar aos discentes o reconhecimento por suas produções”, en-fatizou a professora.
A coletânia é composta de 46 poemas produzidos pelos próprios educandos.
De acordo com a assessora de direção do estabelecimento escolar, Marilza de Lagos Inácio, o trabalho possibilitou aos estudantes diversas aprendizagens sobre os textos poéticos e produção de livro.
“Os alunos realizaram atividades para aprender a redigir as poesias e como construir um livro”, afirmou Marilza. Segundo ela este projeto contribui para o desenvolvimento de habilidades inerentes à leitura e à escrita e, além disso, faz bem para o ânimo dos alunos e de toda a escola, visto que trabalha a autoestima, dando-lhes liberdade de criação e mostrando que são capazes de produzir textos literários de qualidade.
“Os discentes comentam que poderão mostrar o livro para os filhos e alguns demonstram interesse em continuar a escrever”, contou a assessora.
Segundo Rosane pretende-se despertar o gosto pela escrita e o retorno esperado é o surgimento de no-vos escritores. A distribuição dos livros para família, alunos e convidados será gratuita, pois a obra não tem fins lucrativos, almeja apenas difundir o amor pela literatura entre os educandos.
A produção abordou áreas diferentes do conheci-mento, seguindo a linha educativa da interdisciplinariedade em contra-posição a conteúdos isolados e sem significado para a vida do aluno.

GERAL - Venda da Vectra não tem prazo para ser concretizada

Lance de ex-funcionários da Vectra Revestimentos Cerâmicos foi rejeitado, com o consequente anulamento do último leilão da massa falida da empresa, não há previsão de novo arrematamento.



O último leilão da Vectra Revestimentos Cerâmicos, ou Coopervectra, foi anulado na tarde desta quinta-feira, 4 de novembro.
Na ocasião os ex-funcionários deram lance de cerca de R$ 4,6 milhões, como forma de receberem os créditos da dívida trabalhista, proposta que fora rejeitada.
De acordo com o assessor Daniel Garcia, o calendário de 2009 está com poucas folgas. E por isso, o processo corre o risco de se alastrar ainda até 2010, pois não há previsão de um novo leilão o que estende a espera dos ex-funcionários, que aguardam as indenizações trabalhistas.
A empresa Carrocerias Librelato demonstrou interesse por adquirir o patrimônio da Vectra por R$ 4,7 milhões em 10 pagamentos, mas o edital do leilão não permite esse negócio.
O valor do patrimônio da empresa falida é de aproximadamente R$ 8,8 milhões, com a correção monetária sobe para mais de R$ 9,1 milhões, dos quais devem ser pagos no mínimo 50%, no próximo leilão, para se bater martelo.
O Sindicato dos Ceramistas de Criciúma e Região está convocando os ex-funcionários da Vectra Revestimentos Cerâmicos para participarem de uma Assembléia Geral no dia 11 de novembro, às 18h30min, na sede da entidade, para discutir assuntos pertinentes a massa falida.

GERAL - BR-101 tem barreiras fixas construídas no km 371

Barreiras fixas foram construídas na via lateral em nível diferente ao da pista duplicada da BR-101, no km 371, próximo ao acesso a Esplanada, em Içara, onde também foi liberada uma ponte.



Barreiras fixas do tipo “New Jersey” são as mesmas utilizadas para a separação das faixas nos trechos duplicados.
Nas vias laterais, as barreiras são equipamentos de segurança para evitar acidentes causados por queda de veículos ou de pedestres. A via lateral em nível diferente ao da pista duplicada da BR-101 Sul, no km 371, próxima a passagem inferior de acesso ao Balneário Esplanada, em Içara , recebeu a construção de barreiras de proteção no sentido Sul-Norte da rodovia.
Também no sentido Sul-Norte, na via lateral de acesso às indústrias cerâmicas no km 364, em Sanção (SC), estão em instalação as barreiras fixas. No trecho, a diferença de nível entre a via lateral e a pista de rolagem é superior a cinco metros de altura.
Em continuidade ao cronograma das obras a ponte sobre o Rio Esperança, no km 372, em Içara, está liberada para o trânsito de veículos. Essa é a primeira ponte do traçado antigo liberada depois de receber reforço e alargamento para adequação ao padrão atual.
As obras de restauração e reforço na ponte sobre o Rio dos Porcos, no Km 379,8, estão bem avançadas.

DISTRITO - Trabalhos de limpeza são intensificados no Rincão

Nesta quinta-feira foram fechados os acessos a orla marítima do Balneário Rincão e neste final de semana quem circular pelo local estará sujeito a ser multado pela Polícia Militar de Içara.



Administração Municipal de Içara, junto à sub-prefeitura, intensifica ações de limpeza, melhorias e segurança no Distrito Balneário Rincão.
Além dos trabalhos de recuperação de ruas, com reposição de lajotas, na manhã desta quinta-feira, 5, funcionários fecharam os acessos à orla. Quanto a delimitação da área permitida para circulação de veículos o subprefeito e secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, informa que uma reunião com o comando da Policia Militar de Içara está agendada para que o assunto seja definido ainda neste final de semana.
A limpeza e o embelezamento de todo o balneário, segundo o subprefeito acontecem paralelamente ao Projeto da Administração “Gincana Verão Mais”, que tem como objetivo principal unir comunidade, funcionários públicos, lideranças do município e de toda AMREC, em torno de atividades que promovam e melhorem a qualidade de vida dos moradores e veranistas do Balneário. “Entre as programações da Gincana está o mutirão de limpeza marcado para os dias 14 e 15 de novembro. “Após está data os moradores e veranistas que deixarem entulho em frente às casas receberão multas. Domingo, dia 15, como divulgado anteriormente, é a data limite”, explica.
Os moradores comemoram os serviços executados e principalmente o fechamento das entradas para a beira mar. “É de extrema importância para nós, que moramos nas proximidades da orla, o fechamento destes acessos. Existem muitos motoristas que entram à beira mar em alta velocidade colocando em risco os banhistas. Com as vias fechadas e os espaços para veículos demarcados nos sentimos mais seguros”, declarou Fabrício da Silva.
Larvicida
Nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 9h, o coordenador da Vigilância Sanitária (VISA) do município Gilmar Ghislandi, acompanhado de fiscais, estará aplicando larvicida biológico em alguns pontos do arroio para extinguir as larvas do ‘famoso mosquito borrachudo’.
De acordo com Ghisladi o arroio será fechado na proximidade da Lagoa do Jacaré para que o produto obtenha a eficácia desejada. “Este procedimento será feito a cada 15 dias por tempo indeterminado”, salientou o coordenador.
Funcionamento
Decreto assinado no dia 3 de novembro, pelo prefeito Gentil Dory da Luz, altera o horário de atendimento na subprefeitura do Balneário Rincão, que passa a ser das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

ESPORTES - Criciúma vence o Avaí e ajuda Joinville a conquistar a Copa SC

De folga, o time da Manchester conquista o turno da Copa de Santa Catarina, após a vitória do Tigre sobre o Avaí B, e segue na briga por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.

O único time que não en-trou em campo pela rodada da Copa Santa Catarina foi o que mais comemorou na noite desta quinta-feira, dia 5. O Joinville (JEC), de folga nesta última rodada do turno, assistiu de cama-rote à goleada do Criciúma por 3 a 0 sobre o Avaí B.
O resultado no Heriberto Hülse rendeu ao time do Norte do Estado o título do turno da competição, com 15 pontos. Com isso, o JEC assegurou vaga na final da Copa Santa Catarina e segue na luta por uma vaga na Série D do Brasileirão do ano que vem.
O Avaí B era o único time que poderia tirar o título do turno do JEC. Mas, para is-so, teria que vencer o Criciúma por uma diferença de cinco gols dentro do Estádio Heriberto Hülse.
Porém, o Leão da Ilha acabou goleado pelo Tigre com Roni, aos 21 minutos do primeiro tempo, e Marcel, que marcou duas vezes no segundo tempo, aos 31 e aos 37 minutos.
O time da Capital encer-rou o turno com 12 pontos e o Criciúma, com nove.
O técnico Itamar Schulle tem que vencer o returno, caso queira se manter no cargo. E para isso tem que mudar a forma de jogar no segundo turno da Copa SC.
Próxima rodada
A abertura do returno da Copa Santa Catarinense ocorre neste domingo, dia 8. Às 16h, o Atlético recebe o Metropolitano, em Ibira-ma, e, às 20h30min, o Criciúma recebe o Brusque. Na segunda-feira, a rodada tem sequência com clássico Figueirense x Joinville, às 17h. O Avaí fica de folga na rodada do returno.