O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAPA - Edição 1.911, Içara, 21 de julho de 2010

Telecentro de Pedreiras funciona precariamente






Plano de carreira do Samae está em discussão






Polícia Rodoviária realiza blitz das cadeiras infantis

EDITORIAL - PF vai estender investigações

Desde abril o nome do Hospital São Donato (HSD) foi colocado na lama com a suspeita de superfaturamento nas autorizações de internações (AIHs) do Sistema Único de Saúde e para piorar a situação houve um desfalque de R$ 100 mil no grêmio, que é mantido pelos funcionários.
O caso do SUS está nas mãos da Polícia Federal que deve estender as investigações em todos os setores do HSD, enquanto o grêmio ainda está na estaca zero e a nova diretoria ainda não disse pra que veio e continua sem rumo.
E o primeiro passo para que a instituição tenha credibilidade é acabar com os vícios antigos e priorizar a transparência.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Melo


Nuances de Vidas em Crônicas (54)

Logo que retornei de minha licença de tratamento de saúde, o professor Jairo Bitencourt me comunicou que teríamos um estudo de aperfeiçoamento dos professores da Escola Básica Antônio Guglielmi Sobrinho, no bairro Vila Nova. Este estudo seria orientado por ele, professor da disciplina de História. Como sou historiadora de Içara, ele pediu a minha colaboração já que ten-cionava usar uma metodologia inovadora. Estava planejando uma viagem aos limites do município e a explanação do assunto sócio-histórico e o político- geográfico abrangendo desde a demarcação territorial, a mobilidade social, os ciclos econômicos até os dias atuais. Um dos pontos de destaque seria a observação do Rio dos Porcos, desde a nascente, acompanhando os meandros, até a junção às águas do Rio Araranguá para desaguar na Barra. O Rio dos Porcos drena na bacia hidrográfica uma área de 127Km², ou seja, 42,5% do território de Içara. Além do mais, ele corta o bairro de Vila Nova, onde está situada a nossa escola.
Não poderia haver aula mais instrutiva e motivadora a aula que o professor planejara. Mesmo tendo algumas precauções com a minha saúde, não pude deixar de participar do estudo. Estava claro que o professor, conhecedor de todo o município e que também lecionou Estudos Regionais, sabe da necessidade do professor ter conhecimento sobre a cidade para poder contextualizar as aulas e assim obter êxito na aprendizagem dos alunos. Afinal não podemos ensinar o que desconhecemos. Conhecimento é fundamental para um professor que tem a prática de ensino como ferramenta de trabalho.
Nerilda, a diretora, achou uma idéia inovadora fazer o nosso estudo na fonte histórica e geográfica. Seria como ir à fonte em busca de informações para trazer para a sala de aula. Assim, dividido em etapas saímos em campo para pôr a prática e a teoria lado a lado. A Secretaria de Educação do município (Giovana dos Santos) forneceu o ônibus e o motorista, o prestativo Silmar, e lá fomos nós socializar com os colegas o que sabíamos e colher deles a sua participação. Beleza!
Nosso primeiro ponto foi buscar o limite entre Criciúma e Içara. Não temos mais o pórtico demarcando os limites, mas sabemos muito bem onde está a divisa de onde termina Içara e inicia o território criciumense. Descemos pela Linha Anta e seguimos rentes aos limites de Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Jaguaruna. Observamos a lavoura de fumo em vários estágios e comentamos a necessidade de um novo produto agrícola ou uma inovação econômica para os fumicultores. Afinal, não se pode tirar algo se não tivermos outra oferta para a segurança econômica dessas famílias. Trabalho é dignidade e o agricultor, geralmente está desqualificado para o mercado de trabalho urbano. Daí a preocupação em manter a família no contexto sócio-político. Deixar o homem do campo desocupado é o mesmo que contribuir com a escassez de alimentos, o encarecimento do custo de vida, o êxodo rural e a desestrutura das famílias. Entretanto é necessário olhar para a segurança e o bem estar da população rural. Mesmo estando no campo é necessário dar instrução aos filhos e qualificá-los para qualquer eventualidade. Este é o olhar que o professor Jairo e a equipe pedagógica têm com os estudantes dessas localidades longínquas e de difícil acesso.
Pois bem, em algumas localidades paramos para conversar e refletir as mudanças que o tempo se encarregou de fazer, quer no povoado ou na população. Entre os longos tapetes de lavouras avistávamos as moradas cuidadas; algumas muito boas mostrando o estatus de quem as habitava, outras bem modestas, mas nenhuma tinha o ar desolado de uma favela. Havia um envolvi-mento com a terra, com os animais, com as pessoas vizinhas ou familiares. Daí é que se pode observar o compromisso do homem com o meio ambiente, especialmente com as águas. Afinal o nosso primeiro objetivo era acompanhar a nascente e o processo de drenagem hidrográfico de nossa terra e, em contrapartida, olhar o ser e o fazer de nossa gente.
Até a próxima semana com mais um assunto de interesse dos içarenses.

POLÍTICA - Projeto do Samae de Içara aguarda segunda votação

Conforme o presidente da entidade, Paulo Preis Neto, o projeto que trata da isenção da taxa de coleta do esgoto aos isentos do IPTU está aguardando votação dos vereadores de Içara.

O presidente do Samae (Serviço Autonomo Municipal de Água e Esgoto) de Içara, Paulo Preis Neto, falou a respeito do projeto da taxa de isenção da coleta de esgoto para as pessoas que são isentas da taxa do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
Segundo o presidente, o Executivo enviou ao Legislativo a pauta com o projeto, que aguarda a segunda votação. “Mas com a questão entre o executivo e o legislativo não sei quando acontecerá a votação”, argumenta o advogado, referindo-se ao fato da notícia de que alguns representantes da Câmara pretendem respeitar a ordem do regimento da casa. Assim que o projeto for votado, retornará ao Executivo. “Após a tramitação na Câmara será sancionado e posto em prática, respeitando os prazos legais como a noventena”, elucida Preis.
Sobre o Plano de Carreira dos servidores da instituição, ele revela que está quase pronto, faltando apenas mostrar os estudos e encaminhá-lo para a votação. “O conteúdo do plano assemelha-se muito ao dos servidores da prefeitura”, finaliza Preis.
De acordo com o presidente do Legislativo, Acirton Costa (PMDB), não há prazo para que o projeto entre em votação. “Vou conversar com a bancada sobre o assunto”, argumenta o peemedebista.
O vereador Joaci Domingos Pereira (PP), requisitou ao Sistema Autônomo Municipal de Agua e Esgoto que sejam encaminhados as informações referentes à relação dos funcionários efetivos e contratados da autarquia, contendo a data de admissão, função, data do contrato e a finalidade.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero contar com o apoio dos içarenses durante as eleições, meu partido é Içara”. Candidato à deputado estadual Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB), que colocou o bloco na rua em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 3 de outubro.

A vereadora Tati Teixeira (PSDB)
usou o horário político, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma, nesta terça-feira, para se manifestar sobre a página da internet contendo informações difamatórias.
Tati falou por mais de dez minutos, aproveitando tempo cedido pelo presidente Edison do Nascimento (PMDB) e o vereador Vanderlei Zilli (PMDB). Os demais colegas também manifestaram solidariedade. Para Tati, o principal problema é o preconceito que ainda existe contra as mulheres, tanto na política, quanto em vários outros setores da sociedade. “Se fosse com um homem, certamente não haveria publicação com aquele conteúdo”, afirmou. Tati fez um histórico da participação na política. “Eu não cai de pára-quedas na eleição de 2006 como deputada federal. Enquanto as crianças brincavam, eu acompanhava meu pai em reuniões políticas. Enquanto os adolescentes saiam para dançar, eu estava no movimento estudantil”, destacou.
Tati afirmou que fará um novo Boletim de Ocorrências, agora contra quem auxilia na divulgação da página na internet. Segundo ela, o código de identificação do computador (IP, pela sigla em inglês) já foi detectado e a polícia está investigando o caso. Tati afirmou que esta foi sua última manifestação a respeito sobre o assunto.
As pessoas que fazem denúncias anônimas são baixas e vil e quando descobertos deveriam ser presos com os piores dos bandidos, pois o crime de atingir com a moral das pessoas é tão ou maior do que quem mata e rouba.

O Grêmio do HSD
está desde maio para dar uma resposta sobre o desfalque em caixa de R$ 100 mil, que deveriam ser repassados aos comércios de Içara, e ainda não se posicionou sobre o assunto. O povo quer saber o que vai ser feito, afinal a entidade é publica.

Torço
bem mais que muitas pessoas que o HSD dê a volta por cima. Mas depois que estourou a bomba não vi nenhum ex-presidente da entidade, que muitos deles fizeram política dentro da estrutura, se manifestar, ou mesmo, se prontificar para ajudar.

Os vereadores de Içara
aprovaram nesta segunda-feira, dia 19, o requerimento do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, solicitando a Cidasc, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma e Prefeitura Municipal de Içara, para que seja realizada uma parceria para a limpeza nos rios e córregos que cortam o município.
“Há uma preocupação referente às fortes chuvas que estão acontecendo na região. Em muitos rios existem canais que estão entupidos com entulhos e precisamos buscar parcerias para viabilizar a dragagem, para evitar as cheias”, comentou

Frase“Os acontecimentos políticos humilham e desabonam mais a sabedoria humana que quaisquer outros eventos deste mundo.” (Marquês de Maricá - político brasileiro - 1773-1848).

DISTRITO - Telecentro de Pedreiras está funcionando precariamente

Dos 11 computadores da unidade apenas, três funcionam e apenas a máquina da funcionária possui acesso à internet; gestora de Administração diz que foi identificado problema no sistema.

Comunidade de Pedreiras e de bairros do Distrito Balneário Rincão, em Içara, estão sem alternativa pública de pesquisa na internet desde abril deste ano.
Dos 11 computadores do Telecentro Comunitário Luiz Gustavo da Luz, apenas três estão em funcionamento, sendo que um pertence a funcionária Maria Aparecida Vieira. a Cida.
Segundo ela, quando os moradores recorrem ao local não é possível fazer pesquisas, pois só há acesso à internet no computador de sua propriedade. Assim, quando vão ao local os estudantes utilizam as máquinas com o único programa disponível: os de jogos cibernéticos.
Cida enfatizou que procurou por diversas vezes o Executivo, fazendo contato com o prefeito Gentil da Luz, com o vice José Zanolli e com a gestora de Administração, Pedra Silvano, em busca da retomar o atendimento no local.
Conforme Pedra Silvano, desde abril os técnicos foram enviados constantemente ao telecentro. Mas, somente na tarde de ontem, dia 20, teriam obtido o diagnóstico do problema, o qual seria uma falha no sistema das máquinas. Pedra relatou que o problema no sistema será encaminhado ao Ministério das Comunicações e que não há prazo para solução.
Ela acrescentou, que nos próximos dias irá se reunir com o técnico responsável para obter maiores detalhes sobre a falha, que para ela, seria apenas na conexão e não no funcionamento das máquinas.
Em plenário, segunda-feira, 19, o vereador Antônio de Mello, o Toninho (PMDB), entrou com uma indicação ao Executivo, voltada à recuperação dos computadores do Telecentro de Pedreiras.
O Tele Centro Comunitário Luiz Gustavo da Luz, foi fundado no dia 3 de setembro de 2008, com o intuito de possibilitar informação e tecnologia à comunidade local.

GERAL - Polícia Federal ampliará investigação no São Donato

Ministério da Saúde deverá ceder novos agentes para realização da investigação, por enquanto Polícia Federal aguarda conclusão de relatório e chapa do Grêmio continua sem regularização.

Em função dos trâmites burocráticos, a chapa do Grêmio do Hospital São Donato segue sem a formalização, desde do mês de maio de 2010.
Conforme o presidente interino, Sérgio Luiz Freitas, o Grêmio aguarda um documento do Grupo Vida, empresa de Porto Alegre, responsável pela assessoria da instituição. ‘’ A situação deverá ser consolidada até o final do mês”.
O acesso à conta bancária do grupo, só será possível após o registro da chapa, o que atrasa as investigações sobre o possível desvio do repasse financeiro dos servidores.
Os funcionários realizavam compras no comércio do município com 5% de desconto, logo a instituição deveria passar o pagamento aos logistas. Mas, devido a falta do repasse o Grêmio contraiu uma dívida de cerca de R$ 100 mil. E os comerciantes estariam agora, realizando cobrança individual aos funcionários. Ele relatou que os logistas têm conhecimento da situação do Grêmio.
No último dia 12, o grupo se reuniu na instituição para discutir possibilidades de negociação da dívida. Um contador deverá ser contratado para reavaliar a documentação.
Já a investigação sobre a fraude nos laudos do Sistema Único de Saúde (SUS), a Polícia Federal aguarda a conclusão do relatório, realizado pelos servidores regionais de Saúde.
Conforme o delegado responsável, Rafael Broeitti, foi necessário a solicitação de alguns documentos que não haviam sido entregues anteriormente pela instituição. O Ministério da Saúde requereu um ofício relatando a quantidade dos documentos, para que seja determinado o número de novos agentes para auxiliarem na expansão da investigação. Até o momento, a investigação havia sido direcionada apenas ao setor de reprodução.

POLÍCIA - Número de assassinatos no estado cresce 13,7%

O número de assassinatos cresceu cerca de 13,7% em Santa Catarina, sendo que a maioria dos casos está ligado ao tráfico de drogas e começa a preocupar os órgãos de segurança do Estado.

A proporção do número de assassinatos praticados com arma de fogo cresceu 13,7% em Santa Catarina (SC) entre 1999 e 2008. Era de 49,6%. Passou para 63,3%. Apesar disso, o estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado mostra que o Estado é o segundo menos violento do Brasil, atrás do Piauí. Entre as capitais, Florianópolis está em 10º lugar na quantidade de homicídios cometidos com armas de fogo.
A primeira colocada é Salvador, segundo o estudo Homicídios por Armas de Fogo no Brasil. Embora apareça como o segundo menos violento, o documento diz que Santa Catarina está em um "caminho perigoso".
Em SC é possível constatar que há uma evolução constante no acesso às armas, que não é interrompida com a promulgação do Estatuto do Desarmamento, no final de 2003.
O secretário de Estado da Segurança Pública, André Luiz da Silveira, disse não conhecer o estudo e prefere não debater os dados antes de analisá-los. Mas afirmou que o crescimento dos assassinatos está relacionado ao tráfico de drogas.
O Estatuto do Desarmamento acabou interferindo na vida de quem cumpre a lei. No caso das quadrilhas do tráfico, essa lei foi inócua. Nós precisamos descapitalizar o tráfico em nível nacional. E Santa Catarina ainda está em um nível bem baixo perto do país.
O delegado da Polícia Civil de Içara, Rafael Iasco Marin, informa que o problema com armas dentro do crime é muito grande. “É muito mais facil um marginal conseguir uma arma, que uma pessoa de bem. Há menos de um mês prendemos um armeiro, que abastecia os traficantes da região. É lamentável dizer isso mas eles tem mais recursos que a própria políci. Estamos muito focado no tráfico pois sabemos que uma coisa está ligada a outra”, finalizou.

VARIEDADES - Escola lembra Dia dos Avós com muita diversão

Escola Municipal Lúcia de Lucca, que atende alunos de 1ª à 5ª Séries, prestou homenagens antecipadas ao Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de julho, que coincide com as férias escolares.

A direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Lucca, localizada no Jardim Silvana, em Içara realizou, durante toda a terça-feira, homenagens aos avôs e avós dos cerca de 145 alunos do 1º ao 5º Ano.
Conforme a diretora da instituição, Vanderléia Pizzetti Nunes, apesar de a data ser 26 de julho, resolveram antecipar a comemoração pois neste período estarão de férias. Ela a-crescenta que a interação família e escola vem fazendo muito sucesso na comunidade escolar.
A diretora também acrescenta que a ação faz parte do projeto que está sendo trabalhado no trimestre do ano letivo de 2010, ‘Família e Escola Unidas na Construção do Saber’. “É importante estarmos trazendo os avós para contar histórias, participar de brincadeiras”, relata.
Dentre as atividades realizadas, a primeira foi uma roda de conversas dentro da sala de aula dos alunos, onde, por 30 minutos, os netos ouviram histórias sobre os costumes de antigamente e algumas peculiaridades a respeito de como era o sistema escolar, as brincadeiras e o modo de vida. Mais tarde, aconteceu um café, onde mais experiências foram compartilhadas e posteriormente, um show de valores, com declamações de poesias, a-presentações de gaita, com músicas e danças.
Para o aluno Marco Aurélio Goulart Teixeira, estudante da 4a série, a experiência foi ‘legal’. “Descobri que antigamente era diferente, não tinha tanta tecnologia quanto tem hoje, e as brincadeiras também eram diferentes, mais na rua”, revela o garoto, que foi companhado pela avó Olga Antônio Teixeira. “É importante essas ações para ingressar na educação dos alunos, para fazermos parte”, explica dona Olga, que é avó de mais quatro netos e participa do cotidiano das crianças.
“Meu vô e minha vó são tudo pra mim, por isso fiz essa música pra eles”. Com essa frase Laís Dal Farra Viana, 9 anos, resumiu o motivo de estar cantando para os avós materna Fátima e Valdir Dal Farra e a avó paterna Lurdes Viana.

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e essa data foi escolhida para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e o marido Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.
Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho, Jesus Cristo, que morreu crucificado por toda a humanidade.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

ESPORTES - Gonçalves e Raichaski levam vantagem no jogo de volta

Nesta terça-feira ocorreram as partidas da semifinal do Campeonato Municipal de Bocha e as equipes Gonçalves Esportes e Transportes Raichaski venceram por 2 a 0 os adversários.

Os dias tem sido de muito frio mas isso não desmotivou os bochófilos de saírem de casa e disputarem a semifinal do Campeonato Municipal de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria, nas canchas de Içara.
Com os resultados de on-tem, de 2 a 0, sobre a Vidraçaria Santa Luzia e Darolt, as equipes do Gonçalves Esportes e Transportes Raichaski, respectivamente, abriram vantagem sobre os adversários para o confronto de volta nesta quinta-feira, com inversão de canchas. As duas equipes aproveitaram o fator de jogar em casa com o apoio da torcida.
A final será na próxima semana, segundo o organizador Valdemar Rocha